• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC completo - Até 2.5K - Gaming e multimedia - Fevereiro/Março de 2023

Boa tarde,

Neste momento só tenho o portátil do trabalho e equaciono comprar um desktop para algum gaming mas principalmente multimedia (navegar na internet, ver vídeos em streaming, etc., tudo na ótica do utilizador, não criador).

Junto o questionário:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Não quero gastar mais de 2.500 euros, a menos que me digam que hoje em dia um PC por esse valor não dura mais do que 1/2 anos sem ficar muito obsoleto e não correr nada.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080p, 1440p e 4K, eventualmente; jogos de ação (tipo Assassin’s Creed mais e menos antigos), RPGs, RTS (Total War) e Turn based strategy (Europa Universalis), com potenciais adições de alguns de desporto. - 80%
c) Office / Navegação web / Filmes - 20%

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

3 a 4 anos após a compra

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Portátil do escritório.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não sei.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Não sei, mas prefiro coisas mais sóbrias e discretas, sem luzes ou coisas desse género.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Não sei.

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não sei.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Não sei.

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Não sei.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD, o espaço de armazenamento não é prioritário face a velocidade.

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Nenhuma, mas queria ter a possibilidade de por, se no futuro for preciso.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Não sei.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Colunas e comandos para gaming.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Bluetooth.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Sim.
11) Contexto, comentários adicionais.
 
Up - vou antecipar a compra até ao final do ano. Estive a investigar um pouco e já tenho uma configuração mais ou menos pensada, para um valor à volta dos EUR 3K (na loja em que vi).

Junto questionário atualizado (não consegui editar o primeiro post):

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

~3.000 euros, até ao final do ano.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080p, 1440p e 4K, eventualmente; jogos de ação (Hogwarts Legacy, Assassin’s Creed, etc. ), RPGs, RTS (Total War) e Turn based strategy (Europa Universalis), com potenciais adições de alguns de desporto. - 80%
c) Office / Navegação web / Filmes - 20%

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

Pelo menos 4 anos após a compra

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Portátil do escritório.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Possível, juntamente com OC da RAM.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Corsair 4000D Airflow (já comprado).

b. Processador (Intel ou AMD)
> i5-13600K (não comprado)

c. Motherboard (chipset, formato)
>MSI MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (não comprado - sei que tenho de fazer um update da BIOS, mas esta Mobo tem o botão para isso). Ponderei a Z790 desta Mobo mas segundo li faz o mesmo que esta e é muito mais cara. Além disso, li que a DDR5 é uma tecnologia muito recente (e cara), pelo que prefiro continuar em DDR4 (mas aberto a alternativas).

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>G.Skill Trident Z Neo DDR4-3600 CL16-19-19-39 1.35V 32GB (2x16GB) (Não comprado).

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>PALIT GameRock OC GeForce RTX 4080 16 GB (na loja em que vi, esta está práticamente ao mesmo preço que as 3080 12gb e as 3090 TI

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Samsung 970 Evo Plus 2 TB M.2-2280 PCIe 3.0 X4 NVME (já comprado).

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Não.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Corsair RM1000x (não comprado)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Bluetooth.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Windows 11.

11) Contexto, comentários adicionais.

EDIT: PSU mais potente.
 
Última edição:
Dado o teu orçamento e pendência para jogar jogos intensivos para o processador, consideraria subir para o i7-13700KF.

A tecnologia DDR5 é recente e cara mas a verdade é que trará desempenho superior ao DDR4, e não é tão interessante assim investir nestes CPUs para depois perder desempenho ao colocar DDR4. Compraria 2 sticks de 16 GB DDR5, tens por exemplo 5600 MT/s CL36 no site da Corsair por menos de 200€. E uma motherboard DDR5 claro (por exemplo a Z690 Aorus Elite AX a 280€). Não vale a pena investir demasiado em DDR5 muito jardada porque provavelmente vais querer trocar por DDR5 melhor no futuro na mesma.

De resto, vi que não falaste de nenhum cooler, considera um NH-D15 ou um AIO de 240 mm para colocar no topo da caixa. Atenção que ela diz que suporta 280 mm, mas o mais certo é dar 💩 e acabares por ter de meter à frente; compra de 240 mm, ou mete um de 360 mm à frente. De resto, procura usar todos os slots disponíveis para ventoinhas de 120 mm (3 à frente, 1 atrás, 2 no topo). A caixa só traz duas.
 
Última edição:
Dado o teu orçamento e pendência para jogar jogos intensivos para o processador, consideraria subir para o i7-13700KF.

A tecnologia DDR5 é recente e cara mas a verdade é que trará desempenho superior ao DDR4, e não é tão interessante assim investir nestes CPUs para depois perder desempenho ao colocar DDR4. Compraria 2 sticks de 16 GB DDR5, tens por exemplo 5600 MT/s CL16 no site da Corsair por menos de 200€. E uma motherboard DDR5 claro (por exemplo a Z690 Aorus Elite AX a 280€).

De resto, vi que não falaste de nenhum cooler, considera um NH-D15 ou um AIO de 240 mm para colocar no topo da caixa. Atenção que ela diz que suporta 280 mm, mas o mais certo é dar 💩 e acabares por ter de meter à frente; compra de 240 mm, ou mete um de 360 mm à frente. De resto, procura usar todos os slots disponíveis para ventoinhas de 120 mm (3 à frente, 1 atrás, 2 no topo). A caixa só traz duas.

My bad, esqueci-me da refrigeração

Cooler CPU: ARCTIC Liquid Freezer II 240 A-RGB (Em cima)
Fans da caixa: ARCTIC P12 PWM PST A-RGB (3 para a frente, 1 para trás, em substituição das originais).

Quanto à Mobo e à RAM, percebo o teu ponto. Em termos comparativos, essa board vale mais a pena que as Z790 no mercado? Em particular a Tomahawk Z790? Díria que a resposta será sim, mas só para confirmar.

Finalmente, qual é o kit da Corsair que estás a falar? No site da Corsair só encontro DDR4 com CL16.
 
Acho que estás muito bem orientado com a solução de refrigeração, embora te vá sair caro. Imagino que a ideia seja mandar vir isso tudo do site da Arctic dada a falta de stock?

Quanto à motherboard, vale a pena se for mais barato, porque as diferenças de Z690 para Z790 são escassas. Como as Z790 como Wi-Fi parecem começar nos 350€...

SKU da RAM: CMK32GX5M2B5600C36. Mete isso no site da Corsair (em português) e verás o kit a 198€. Eu escrevi CL16 inicialmente por lapso, é CL36.
 
Acho que estás muito bem orientado com a solução de refrigeração, embora te vá sair caro. Imagino que a ideia seja mandar vir isso tudo do site da Arctic dada a falta de stock?

Quanto à motherboard, vale a pena se for mais barato, porque as diferenças de Z690 para Z790 são escassas. Como as Z790 como Wi-Fi parecem começar nos 350€...

SKU da RAM: CMK32GX5M2B5600C36. Mete isso no site da Corsair (em português) e verás o kit a 198€. Eu escrevi CL16 inicialmente por lapso, é CL36.

Não, foi um misto de lojas portuguesas (não sei bem se é permitido dizer quais) e Amazon FR.

Não me expliquei bem, na verdade o que perguntava era se DDR5 já compensa face a DDR4. No reddit esta questão parece uma discussão de futebol, todos ralham e ninguém sabe bem. Do pouco que consigo entender de RAM, parece que consegues sacar performances mais ou menos equivalentes a DDR5 de algumas DDR4, mas tens de andar a fazer OC e eu não sei até que ponto isso é facil de fazer. É assim?

Eu estou aberto a comprar uma Mobo DDR5, mas queria ver se essa Mobo fosse minimamente competitiva e pudesse receber RAM a velocidades que neste momento são proibitivas mas mais tarde podem ser bem mais em conta.

Quanto às RAM da Corsair, depois vi o teu post editado e percebi a que te referias, obrigado!
 
Não tens nenhuma DDR4 equivalente a DDR5 mesmo com OC, DDR5 é simplesmente melhor ponto final parágrafo. O reddit vale o que vale, tens de tudo ali e deves ter alguns consumidores que tentam validar as suas escolhas como consumidor.

A unica questão que podes colocar é se o incremento de performance justifica o preço, porque de facto consegues comprar DDR4 a preço bastante barato. Mas a DDR4 que chega sequer algo perto também é cara. Pelo que na minha perspectiva ou compras DDR4 acessivel de forma a poupar dinheiro e investir noutro componente se for possivel, ou compras DDR5.
Numa build de 2.5k acho que justifica o salto para DDR5, um kit decente deverá ficar entre os 200-300€.
 
Trocar a z790 por uma z690 concordo. Já quanto à DDR5 nem por isso, o 13700K fica ligeiramente atrás do 13600K se este estiver a usar DDR5 e visto que o objectivo da build é gaming, os cores extra não vão servir para nada.

hub.png
 
Obrigado aos dois.

Além da Aorus Elite AX, que 690 recomendam para aquela RAM, tendo também em vista que a ideia é ter margem para, mais à frente, poder comprar RAM DDR5 com mais largura de banda?

Antes da 790 Tomahawk vi a 690 Tomahawk (DDR5, claro) e a 690 Aorus Ultra, mas esta RAM já ia aos limites de ambas, pelo que optei por ir para as 790 que já estão preparadas para RAMs com larguras de bandas maiores. Está mal visto? Em termos de OC não posso descartar fazer algo mais além de ativar o XMP, se necessário.
 
Trocar a z790 por uma z690 concordo. Já quanto à DDR5 nem por isso, o 13700K fica ligeiramente atrás do 13600K se este estiver a usar DDR5 e visto que o objectivo da build é gaming, os cores extra não vão servir para nada.
Falei de DDR5 por ser ultra jardada, até porque recomendei DDR5 desde o início. A diferença entre DDR5 5600 CL36 (200€) e DDR5 6400 CL32 (300€) permite a melhoria do processador.

Obrigado aos dois.

Além da Aorus Elite AX, que 690 recomendam para aquela RAM, tendo também em vista que a ideia é ter margem para, mais à frente, poder comprar RAM DDR5 com mais largura de banda?

Antes da 790 Tomahawk vi a 690 Tomahawk (DDR5, claro) e a 690 Aorus Ultra, mas esta RAM já ia aos limites de ambas, pelo que optei por ir para as 790 que já estão preparadas para RAMs com larguras de bandas maiores. Está mal visto? Em termos de OC não posso descartar fazer algo mais além de ativar o XMP, se necessário.
Quando quiseres mudar a RAM vais querer mudar de CPU também, e não será com esse socket que já não vai ter mais gerações de processadores. Não vale a pena pegar numa Z790 por isso.
 
Falei de DDR5 por ser ultra jardada, até porque recomendei DDR5 desde o início. A diferença entre DDR5 5600 CL36 (200€) e DDR5 6400 CL32 (300€) permite a melhoria do processador.


Quando quiseres mudar a RAM vais querer mudar de CPU também, e não será com esse socket que já não vai ter mais gerações de processadores. Não vale a pena pegar numa Z790 por isso.

Obrigado, vou para uma 690 DDR5. Gosto muito das specs das MSI, as Aorus parecem me apostar muito forte em VRM para OC mas segundo leio têm problemas de estabilidade quando se usa o XMP. É verdade, ou recomenda-se mesmo a Aorus?

Quanto à escolha do CPU, li em vários sítios que a i5 era melhor que a i7 para gaming, achas que este CPU pode limitar a performance do GPU?
 
Back
Topo