• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC Completo (streaming obs) ~1000€

mecker

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1000€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
60% Gaming e streaming 1080p
30% Edição video e imagem levezinhos
10% Office / Navegação web / Filmes


4)Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
4 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Ryzen 7 1700
Rx 570
Seasonic S12II 520W
DDR4-3000MHz CL16 2x8GB
Samsung 970 Evo 250GB MLC V-NAND NVMe
Crucial MX500 3D TLC SATA
rog strix b350-f gaming
Asus VG248QZ TN 24" FHD 16:9 144Hz


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Ajustes simples se necessário


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Vi uma MSI que achei bonita em promoção numa loja nacional conhecida mas esgotou. Vai ser muito pelas promoções

b. Processador (Intel ou AMD)
> Ryzen 5 5600 parece-me uma boa opção

c. Motherboard (chipset, formato)
> Assumo que ATX seja a melhor opção. As mATX permitem placa de captura interna?

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Estava a pensar usar as RAM do PC antigo (3000MHZ CL16 2x8) pois pode ficar encostado por uns tempos até chegar a placa de captura

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Tenho algumas duvidas aqui porque não sei se o encoder da amd já será viável em relação ao nvenc


f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Usar os discos do PC antigo até o eventual upgrade

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Suficiente para o PC idealizado

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Investirei no futuro numa placa de captura assumindo que não existe nenhum problema de compatibilidade com o PC antigo.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
A minha RX570 já está cansada e não deve aguentar muito mais
Pelo que entendo ryzen 1700 já dá bottleneck aos gpu mid-level mais recentes
A ideia seria tentar aproveitar eventuais boas promoções nestes dias
 
Gigabyte b450 aorus alite v2 e ryzen 5 5550 são más apostas?

No que toca a gpu:
3070 609€
3060ti 509€
6650xt 345€
6750xt 467€

Tendo em conta toda o uso do obs e uma vez que planeio usar uma placa de captura o encoder nvenc deixa de ser tão importante, certo?
 
A tua board com um update da Bios já é compatível com ryzen 5xxx. Neste caso o mais recomendável é o ryzen 5600 por ~160€
De resto podes manter tudo...e trocar de grafica claro.
Já agora a nível de placa de captura, eu não vejo razão desse investimento, a menos que queiras capturar também da consola...do pc usas o obs que é gratuito...
 
Obrigado pela ajuda, @mata-pombos !

A ideia da placa de captura é porque reparei que perdia fps e qualidade de imagem ao streamar com a rx570.
Foi há uns anos e nessa altura o encoder da amd estava menos evoluído.
O obs passou a suportar um novo encoder, o av1.

Nunca fui de comprar nvidia só porque sim as amd estão mais chamativas pelos preços.
No entanto, vejo muita informação dizer que o encoder nvenc n tem rival.
 
quer uses encoder por cpu ou por gpu muito provavelmente terás sempre um dos dois com folga para fazer isso. E já agora uma rx570 é uma gráfica de baixa gama é normal haver limitações...
o av1 só é suportado na nova geração de gráficas que já sai muito do teu orçamento
 
Vi umas páginas que davam a entender que o av1 já podia ser usado com gráficas tipo 6600 ou rtx3060 mas é mesmo só paras as novas 4xxx, certo?
Também li algumas coisas sobre o encoder da intel mas com tanta informação discordante acabo por ficar baralhado.
Assim sendo, ryzen 5 5600 + 3060ti será boa opção para correr o obs com output a 1080p sem sacrificar demasiados fps?
As rx comparáveis são mais chamativas no que toca ao preço mas sendo que não tenho processador intel uso encoder nvenc duma rtx nova.
 
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1100 descontando IVA. Nas próximas semanas.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
Gaming e streaming 1080p
Edição video e imagem levezinhos
Office / Navegação web / Filmes


4)Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
3 ou 4 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Ryzen 7 1700
Rx 570
Seasonic S12II 520W
DDR4-3000MHz CL16 2x8GB
Samsung 970 Evo 250GB MLC V-NAND NVMe
Crucial MX500 3D TLC SATA
rog strix b350-f gaming

Vou deixar este PC para o resto da fam usar cá por casa. Talvez use um ou ambos os discos.


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Ajustes simples se necessário


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Tenho visto alguns modelos mencionados noutros tópicos mas a amazon complica um pouco a disponibilidade. A 4000D esteve em promo por lá mas não era a versão airflow. Não encontro lian-li ou as fractal design disponíveis.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Sendo streaming um dos principais objetivos devo optar por algo da Intel ou é preferível R5 5600+NVIDIA?

c. Motherboard (chipset, formato)
> Caso seja Ryzen: Gigabyte B550 Gaming X V2 €127

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Corsair Vengeance RGB Pro SL 32GB (2x16GB) DDR4 3600 (dizem que são otimizados para AMD) €115

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Se usar Intel no OBS deixa de ser recomendável optar por NVIDIA uma vez que as AMD apresentam preços mais chamativos?
Idealmente com três portas dp e uma hdmi.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Posso utilizar ambos os discos do PC que mencionei.
Acho que a MB suporta até 2 NVME. Caso caiba no orçamento poderei escolher um de ~1TB.

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Cooler Master MWE 650 Gold V2, Thermaltake GF1 650

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Fora do orçamento: Colunas, Interface de áudio, Headphones.
Tenho visto as Presonus Eris 3.5 e os Arctis 7+
Quanto às interfaces de áudio procuro uma budget que permita ligar as colunas + mic xlr


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Acabei por adiar a compra e alterei um pouco os planos.
Atualizei assim o tópico para evitar criar outro.
 
Boas mecker, dá uma vista de olhos nesta build:
ComponenteModeloPreço
CPUAMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz284,52€
CPU CoolerThermaltake Toughair 51055,90€
MotherboardGigabyte B550 GAMING X V2129,09€
RamCorsair Vengeance 32GB RGB Pro SL DDR4 3600116,89€
DiscoKingston NV2 1TB SSD PCIe 4.0 NVMe Gen 4x464,40€
GPUInno3D GeForce RTX 3060 Ti GDDR6X X3 OC 8GB GDDR6X447,17€
FonteBitFenix Formula 650W 80Plus Gold81,90€
CaixaMSI MAG FORGE M100R Vidro Temperado USB 3.2 ARGB Preta65,04€
Custo total1244,91€
Excluindo a fonte é tudo componentes da mesma loja.
 
Última edição:
Oye @digsilver, obrigado pela ajuda!

Tirando um ou outro componente em que compense, vou fazer a compra na amazon. Gostei da caixa e parece estar disponível por preços semelhantes em lojas nacionais.

Quanto a gráfica estava disponível por €489 a 3060 ti eagle da gigabyte mas já voltou aos ~535... também vi a 3070 com 3 fans a cerca de €580

Tenho estado a considerar o 5800X que até está ligeiramente mais barato na amazon.
 
Nao concordo com essa build trocar de board para ficar novamente em AM4, e andar a gastar dinheiro e nao progredir, mas eu so um critico lol...

30% Edição video e imagem levezinhos

Nao me parece que deves te focar nisto mt excessivamente , ate pk qql CPU bom/recente para gaming a 1080p, que e a resolucao em que o CPU mais importa tenha dificuldades nisto.

Tens ai no forum uma Build similar mudar o CPU para o i7 13700F, e metes ddr5 claro.
 
Também tenho essa dúvida @DiogoAntunes

As boards que tenho estado a ver b550 nem são propriamente baratas...

Qual seria a alternativa am5?

O i7 que mencionas parece-me esticado para o meu orçamento
 
Última edição:
Intel Core i5-13600KF 3.5 GHz Box 336€
MSI MAG B660M MORTAR DDR4 145€
MSI PRO B760-P WIFI DDR4 198€
--------------------------------------------
Kioxia Exceria G2 Unidade SSD 1TB NVMe M.2 2280 65€
Team Group T-Force Vulcan Z DDR4 3600MHz 32GB 2x16GB CL18 105€
PowerColor Fighter AMD Radeon RX 6700XT 12GB GDDR6 476€
ASUS Dual GeForce RTX 3060 Ti OC Edition 8GB GDDR6X 487€ ( 500€, as graficas continuam um roubo autentico)
Nfortec Vanth 650W 80 Plus Gold Modular 81€
Thermaltake Toughpower GF1 650W 80 Plus Gold Modular 98€

Total 1222€


Notas a considerar: As board B660 podem ou nao trazer microcode na BIOS para os intel 13th,dai a B760 tar ali.
Nota 2: Eu tenho de avisar que 500€ por qql 1 dessas opcoes VGA nao e o melhor negocio. (a minha 3080 foi 800€)
Tenta re-utilizar um SSD desses para windows, e a caixa do PC sera a msm que tens agr.

Nota: Ha um motivo de eu nao postar builds, chamase vivier na ilha com ADSL de 400 kbts.
 
Última edição:
Eu apenas flashava a bios, colocava um ryzen 5700, colocava mais 16GB de ram e actualizava a gráfica para uma intel arc 750/770 que ja tem o codec AV1.

Nota: As gráficas da intel são novas então basicamente irias ser um beta tester mas os drivers tem optimizado bastante as gráficas logo eu considero que a intel está no caminho certo mas é um risco que corres
 
Back
Topo