PC - Configuração peça-a-peça

nunoflip

Membro
Ora vivam.

Vou comprar um desktop brevemente e ando a ver especificações para ele.
Desde já uma notificação: não vai ser para jogar. Mas quero uma máquina que corra bastante bem desde Windows até às mais conhecidas distribuições de Linux (sou estudante de informática, gosto de experimentar :-D).
Agradeço sugestões.

Configuração desejada:
Processador: Intel Core 2 Duo E6600 (€330)
Motherboard: ASUS P5WDG2 WS Professional (€280) (estou muito inclinado para esta, mas aceito sugestões)
RAM: 3/4 x Kingston DDR2 1Gb 800MHz CL5 (€120 cada) (ou igual mas 667MHz por €80 cada)
P. Gráfica: XFX GeForce 7300LE 256Mb (€65) (estou mais inclinado para nVIDIA do que ATI)
Disco Rígido: Aceito sugestões (até €100/€150)
Monitor: 19" panorâmico ou não. Aceito sugestões (até €200/€250)
Caixa, fonte de alimentação, outras configurações: aceito sugestões.

Mais uma vez, reforço a ideia de que a máquina não é destinada a jogar (como é visível pela gráfica das mais baratas que por aí anda).
Outra coisa: não sou fanático do overclock, longe disso. Mas estou tentado a puxar este processador até aos 3GHz.
Os preços são apenas para referência. Se acharam altos, digam-me onde se arranja mais barato ;).

Cumprimentos.
 
Última edição:
A board podia ser a ASUS COMANDO, relativamente mais barata e com melhores desempenhos!!!
Em relação à grafica, opta por uma 7600GS pois essa limita-te e muito o desempenho do PC!
Fonte: uma LC Power de 550W é suficiente.
Disco Rígido: WESTERN DIGITAL 400GB SATAII 16MB CACHE 4000AAKS por 130€
Caixa uma NOX COOLBAY
 
Desde já agradeço a resposta rápida.
Quanto às sugestões:
O Disco Rígido parece-me bem. Se não houver outras sugestões, vou nesse. Se houver, também vou estudá-las. Aviso que dou mais importância à velocidade que à capacidade.
A Placa Gráfica: se dizes que a outra limita o desempenho do PC eu acredito. É que queria gastar o menos possível, mas obviamente sem limitar o desempenho do resto.
A Motherboard é que estou reticente. Não por causa do preço (claro que quanto mais barato, melhor). Primeiro o chipset (975X contra P965). Não que note grandes diferenças nas especificações, mas algo de melhor deve ter o 975X :-D. E principalmente porque, segundo li, a Commando não se dá muito bem com instalações de algumas distribuições de Linux. Alguma opinião?

Mais uma vez agradeço a sugestão. Já começa a ficar mais nítida a ideia final.

PS: já agora, quanto a monitores, alguma sugestão?
 
Monitores tem um ASUS V192S e so posso dizer bem!!!
em relação à board não posso confirmar isso... O ***** 975X é mais rápido em Default que o 965, mas o 965 para OC é o melhor!!!!

Por exemplo eu tenho uma P5W-DH DELUXE WIFI ED e estou muito satisfeito!!!
 
Essa motherboard (ASUS P5W-DH Deluxe) é a minha segunda escolha.

Já agora:
Moro na zona de Aveiro e baseei estes preços nos da loja *****, que parecem-me dos mais baratos de lojas aqui da zona. Mas a tal fonte, tão aclamada por aqui, LC Power 550W não existe por aquelas bandas. Alguma outra sugestão? Seja de outra fonte ou de outra loja.
 
Última edição:
Esta:
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=22761&cat=520


ou:
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=22784&cat=520

ou:
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=22760&cat=520
 
Linux?

Dependendo da distro, é provável que vás ter problemas com o controlador JMicron. Neste momento, sei que Fedora (ou OpenSuse, ja nao tenho a certeza) funciona, Ubuntu 6.10 funciona de certeza absoluta (7.04 ainda nao funciona, mas dentro em breve funcionará), Mandriva penso que tb funciona, Debian tb.

Depois, nVidia all the way :D Penso que para o pc nao ficar compremetido futuramente, compravas uma 7600 GT. E sinceramente, 4 GB de RAM? Compra 2 GB agora, e duma marca melhorzita. Depois, é provavel quem elas baixem de preço (passar do tempo, entrada do DDR3 no mercado), e ai sim, se tiveres mesmo necessidade, compras mais 2 GB.

Esse disco é optimo, boa capacidade, boa velocidade. Fonte tenta encontrar a todo o custo a LC. Montior, pah. Eu estou em frente a um LG L194WT, e posso dizer maravilhas dele. Mas um Samsung 940BW (ou o modelo que o veio substituir) nao era nada mal jogado.
 
7.04 ainda nao funciona, mas dentro em breve funcionará
Mas não funciona porque só será lançada essa versão no final de Abril ou não funciona mesmo na versão beta?
É que para as versão actual (6.10) li que dá problemas com discos IDE, mas com umas instruções no load do kernel funciona tudo bem.

Depois, nVidia all the way :D
Também foi o que li. Para Linux é aconselhável, a comprar novo, optar por nVIDIA.
Penso que para o pc nao ficar compremetido futuramente, compravas uma 7600 GT.
€150? Ainda vou pensar, mas acho que me fico pela 7600GS. Sempre são €40 ou €50.

E sinceramente, 4 GB de RAM? Compra 2 GB agora, e duma marca melhorzita. Depois, é provavel quem elas baixem de preço (passar do tempo, entrada do DDR3 no mercado), e ai sim, se tiveres mesmo necessidade, compras mais 2 GB.
És capaz de ter razão. Acho que me fico pelos 2Gb. Marca melhor? Aceito sugestões.

Os monitores parecem-me todos óptimas sugestões. E estão todos perto do orçamento do €200.


Muitíssimo agradecido pelas sugestões.
 
Não funciona porque tem havido uns problemas com o controlador. Há pessoas que dizem que com as build diarias vao conseguindo bootar e instalar, mas eu, com o meu sistema (ver ao lado), nao consigo. Vamos esperar que com a RC (que nao falta muito) ou em ultimo caso, com a release final, este irritante problema seja corrigido.

Em relação à gráfica, era só mesmo para teres um bocadinho mais de longevidade no PC. Penso que que ficarias bem servido com qualquer das duas, mas com a GT, duravas mais tempo.

RAM's, Gskill, Corsair, TeamGroup, CellShock (sonhando um bocadinho mais alto). Eu tenho umas Corsair (ver ao lado, novamente), e estou contente com elas. Mas com qualquer uma das outras marcas, estavas bem aviado.

Monitor, eu ia para o Samsung, e so depois para o LG. Podes sempre ve-los ao vivo, e ai sim, decidires.
 
Em resposta ao CrazyMonkey: €120?
É assim de tanta importância uma fonte de alimentação? A ponto que justifique a diferença entre os €15, €20, €30 a que já há algumas para os €100, €120 e daí para cima, tendo a mesma potência?
O que é que as diferencia, além do ruído que algumas possam fazer a mais que as outras, para que justifiquem a diferença?
 
É assim de tanta importância uma fonte de alimentação? A ponto que justifique a diferença entre os €15, €20, €30 a que já há algumas para os €100, €120 e daí para cima, tendo a mesma potência?
O que é que as diferencia, além do ruído que algumas possam fazer a mais que as outras, para que justifiquem a diferença?


acima de tudo a eficácia em carga e a potência na linha dos 12v


com uma fonte da treta arriscas queimar a maquina toda


a fonte é o coração da maquina.......
 
Essa história do JMicron está-me a fazer pensar. É que não me apetecia nada gastar €1500 num computador que vai ter problemas de compatibilidade a torto e a direito. Era suposto durar uns anitos. Sei que com Windows não é assim, mas eu não vou (não quero nem posso) usar só Windows.
Já vi que o esquiso tem uma Motherboard que usa este controlador e usa Ubuntu 6.10. Por aí não houve problemas? Segundo percebi, o problema está nas drives IDE, que são ligadas ao JMicron, em vez do controlador da Intel. É isso? As drives IDE não são detectadas?
Já agora, e já que estou numa de perguntas, o resto do equipamento funciona sem problemas de maior, aí pelo Ubuntu? Placa de rede, som, ...? E wireless, é automático ou através do ndiswrapper?

Agradecido

Edit: Falta de atenção minha: a motherboard que estou a pensar comprar (ASUS P5WDG2 WS Professional) não usa o controlador JMicron. Tem antes um controlador SATA Marvell 88SE614x e penso que o IDE seja controlado pelo Intel ICH7R. Alguém sabe se nesta MB há estes mesmos problemas?
 
Última edição:
Eu tb gastei quase 1500, e tenho-me divertido com estes problemas :D

Wireless depende muito da placa/usb sticky que usas. A minha placa onboard da P5B-Deluxe Wifi funciona bastante bem com o ndiswrapper, mas só em 32 bits. 64 acho que ainda é para esquecer (o que é uma pena). 1º vê qual é a placa que vais usar, e procura pelos forums da tua distro. Facilmente encontras info, e se nao tiver, perguntas :p

Em relação aos controladores, nao faço a minima ideia. IDE nao costuma dar problemas em Linux, SATA já não é tao linear. Mais uma vez, procura.

BTW, o meu problema estava nas drives SATA (HDD e drive optica) que estao ligadas ao JMicron. ;) Se as drives IDE sao detectadas, nao sei, nao tenho nenhuma.
 
Quando falei de wireless referia-me precisamente à onboard dessa placa.

O meu problema (ou não, já nem sei bem :freak3:) IDE/SATA é que eu quero comprar um disco SATA II, mas continuar a usar duas drives de DVD IDE que por aqui tenho.
Mas pode ser que não haja crise. A ver vamos
 
Eu apostava a minha mão esquerda em como a placa wireless onboard é igualzinha à da minah P5B-Deluxe. WiFi-AP igual, posição na board igual, tamanhos iguais.

Se for, é bastante fácil por o wireless a funcionar. Mas eu só consegui por a funcionar no Ubuntu 6.10 i386

Em relação aos discos, é como disse acima. IDE nao dá problemas, SATA é que dá mais chatices. Mas em principio, és capaz de ter isso out-of-the-box :)
 
em relaçao ás memorias sou a favor dos 4Gb de ram, mas nao a favor de 4 modulos de 1gb de Kingston a 120€ cada, ja tens kits de 2x2gb a 4xx€ Gskill DDR2 PC5300 MQ 4GB 411€ na *****...
 
Back
Topo