1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC - Configuração peça-a-peça

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nunoflip, 28 de Março de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 1457)

1. Ora vivam.

Vou comprar um desktop brevemente e ando a ver especificações para ele.
    Desde já uma notificação: não vai ser para jogar. Mas quero uma máquina que corra bastante bem desde Windows até às mais conhecidas distribuições de Linux (sou estudante de informática, gosto de experimentar :-D).
    Agradeço sugestões.

Configuração desejada:
    Processador: Intel Core 2 Duo E6600 (€330)
    Motherboard: ASUS P5WDG2 WS Professional (€280) (estou muito inclinado para esta, mas aceito sugestões)
    RAM: 3/4 x Kingston DDR2 1Gb 800MHz CL5 (€120 cada) (ou igual mas 667MHz por €80 cada)
    P. Gráfica: XFX GeForce 7300LE 256Mb (€65) (estou mais inclinado para nVIDIA do que ATI)
    Disco Rígido: Aceito sugestões (até €100/€150)
    Monitor: 19" panorâmico ou não. Aceito sugestões (até €200/€250)
    Caixa, fonte de alimentação, outras configurações: aceito sugestões.

Mais uma vez, reforço a ideia de que a máquina não é destinada a jogar (como é visível pela gráfica das mais baratas que por aí anda).
    Outra coisa: não sou fanático do overclock, longe disso. Mas estou tentado a puxar este processador até aos 3GHz.
    Os preços são apenas para referência. Se acharam altos, digam-me onde se arranja mais barato ;).

Cumprimentos.

Última edição: 28 de Março de 2007
  2. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

A board podia ser a ASUS COMANDO, relativamente mais barata e com melhores desempenhos!!!
    Em relação à grafica, opta por uma 7600GS pois essa limita-te e muito o desempenho do PC!
    Fonte: uma LC Power de 550W é suficiente.
    Disco Rígido: WESTERN DIGITAL 400GB SATAII 16MB CACHE 4000AAKS por 130€
    Caixa uma NOX COOLBAY

3. Desde já agradeço a resposta rápida.
    Quanto às sugestões:
    O Disco Rígido parece-me bem. Se não houver outras sugestões, vou nesse. Se houver, também vou estudá-las. Aviso que dou mais importância à velocidade que à capacidade.
    A Placa Gráfica: se dizes que a outra limita o desempenho do PC eu acredito. É que queria gastar o menos possível, mas obviamente sem limitar o desempenho do resto.
    A Motherboard é que estou reticente. Não por causa do preço (claro que quanto mais barato, melhor). Primeiro o chipset (975X contra P965). Não que note grandes diferenças nas especificações, mas algo de melhor deve ter o 975X :-D. E principalmente porque, segundo li, a Commando não se dá muito bem com instalações de algumas distribuições de Linux. Alguma opinião?

Mais uma vez agradeço a sugestão. Já começa a ficar mais nítida a ideia final.

PS: já agora, quanto a monitores, alguma sugestão?

4. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Monitores tem um ASUS V192S e so posso dizer bem!!!
    em relação à board não posso confirmar isso... O ***** 975X é mais rápido em Default que o 965, mas o 965 para OC é o melhor!!!!

Por exemplo eu tenho uma P5W-DH DELUXE WIFI ED e estou muito satisfeito!!!

5. Essa motherboard (ASUS P5W-DH Deluxe) é a minha segunda escolha.

Já agora:
    Moro na zona de Aveiro e baseei estes preços nos da loja *****, que parecem-me dos mais baratos de lojas aqui da zona. Mas a tal fonte, tão aclamada por aqui, LC Power 550W não existe por aquelas bandas. Alguma outra sugestão? Seja de outra fonte ou de outra loja.

Última edição: 28 de Março de 2007
  6. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Tudo excepto Eurotech ou OEM!!!
    Mas eu vo ja dar uma vsita de olhos e digo ***** coisa!!!

7. esquiso

esquiso Power Member

Linux?

Dependendo da distro, é provável que vás ter problemas com o controlador JMicron. Neste momento, sei que Fedora (ou OpenSuse, ja nao tenho a certeza) funciona, Ubuntu 6.10 funciona de certeza absoluta (7.04 ainda nao funciona, mas dentro em breve funcionará), Mandriva penso que tb funciona, Debian tb.

Depois, nVidia all the way :D Penso que para o pc nao ficar compremetido futuramente, compravas uma 7600 GT. E sinceramente, 4 GB de RAM? Compra 2 GB agora, e duma marca melhorzita. Depois, é provavel quem elas baixem de preço (passar do tempo, entrada do DDR3 no mercado), e ai sim, se tiveres mesmo necessidade, compras mais 2 GB.

Esse disco é optimo, boa capacidade, boa velocidade. Fonte tenta encontrar a todo o custo a LC. Montior, pah. Eu estou em frente a um LG L194WT, e posso dizer maravilhas dele. Mas um Samsung 940BW (ou o modelo que o veio substituir) nao era nada mal jogado.

8. Mas não funciona porque só será lançada essa versão no final de Abril ou não funciona mesmo na versão beta?
    É que para as versão actual (6.10) li que dá problemas com discos IDE, mas com umas instruções no load do kernel funciona tudo bem.

Também foi o que li. Para Linux é aconselhável, a comprar novo, optar por nVIDIA.
    €150? Ainda vou pensar, mas acho que me fico pela 7600GS. Sempre são €40 ou €50.

És capaz de ter razão. Acho que me fico pelos 2Gb. Marca melhor? Aceito sugestões.

Os monitores parecem-me todos óptimas sugestões. E estão todos perto do orçamento do €200.

Muitíssimo agradecido pelas sugestões.

9. esquiso

esquiso Power Member

Não funciona porque tem havido uns problemas com o controlador. Há pessoas que dizem que com as build diarias vao conseguindo bootar e instalar, mas eu, com o meu sistema (ver ao lado), nao consigo. Vamos esperar que com a RC (que nao falta muito) ou em ultimo caso, com a release final, este irritante problema seja corrigido.

Em relação à gráfica, era só mesmo para teres um bocadinho mais de longevidade no PC. Penso que que ficarias bem servido com qualquer das duas, mas com a GT, duravas mais tempo.

RAM's, Gskill, Corsair, TeamGroup, CellShock (sonhando um bocadinho mais alto). Eu tenho umas Corsair (ver ao lado, novamente), e estou contente com elas. Mas com qualquer uma das outras marcas, estavas bem aviado.

Monitor, eu ia para o Samsung, e so depois para o LG. Podes sempre ve-los ao vivo, e ai sim, decidires.

10. Em resposta ao CrazyMonkey: €120?
    É assim de tanta importância uma fonte de alimentação? A ponto que justifique a diferença entre os €15, €20, €30 a que já há algumas para os €100, €120 e daí para cima, tendo a mesma potência?
    O que é que as diferencia, além do ruído que algumas possam fazer a mais que as outras, para que justifiquem a diferença?

11. steelballzz

steelballzz Folding Member

acima de tudo a eficácia em carga e a potência na linha dos 12v

com uma fonte da treta arriscas queimar a maquina toda

a fonte é o coração da maquina.......

12. Essa história do JMicron está-me a fazer pensar. É que não me apetecia nada gastar €1500 num computador que vai ter problemas de compatibilidade a torto e a direito. Era suposto durar uns anitos. Sei que com Windows não é assim, mas eu não vou (não quero nem posso) usar só Windows.
    Já vi que o esquiso tem uma Motherboard que usa este controlador e usa Ubuntu 6.10. Por aí não houve problemas? Segundo percebi, o problema está nas drives IDE, que são ligadas ao JMicron, em vez do controlador da Intel. É isso? As drives IDE não são detectadas?
    Já agora, e já que estou numa de perguntas, o resto do equipamento funciona sem problemas de maior, aí pelo Ubuntu? Placa de rede, som, ...? E wireless, é automático ou através do ndiswrapper?

Edit: Falta de atenção minha: a motherboard que estou a pensar comprar (ASUS P5WDG2 WS Professional) não usa o controlador JMicron. Tem antes um controlador SATA Marvell 88SE614x e penso que o IDE seja controlado pelo Intel ICH7R. Alguém sabe se nesta MB há estes mesmos problemas?

Última edição: 29 de Março de 2007
  13. esquiso

esquiso Power Member

Eu tb gastei quase 1500, e tenho-me divertido com estes problemas :D

Wireless depende muito da placa/usb sticky que usas. A minha placa onboard da P5B-Deluxe Wifi funciona bastante bem com o ndiswrapper, mas só em 32 bits. 64 acho que ainda é para esquecer (o que é uma pena). 1º vê qual é a placa que vais usar, e procura pelos forums da tua distro. Facilmente encontras info, e se nao tiver, perguntas :p

Em relação aos controladores, nao faço a minima ideia. IDE nao costuma dar problemas em Linux, SATA já não é tao linear. Mais uma vez, procura.

BTW, o meu problema estava nas drives SATA (HDD e drive optica) que estao ligadas ao JMicron. ;) Se as drives IDE sao detectadas, nao sei, nao tenho nenhuma.

14. Quando falei de wireless referia-me precisamente à onboard dessa placa.

O meu problema (ou não, já nem sei bem :freak3:) IDE/SATA é que eu quero comprar um disco SATA II, mas continuar a usar duas drives de DVD IDE que por aqui tenho.
    Mas pode ser que não haja crise. A ver vamos

15. esquiso

esquiso Power Member

Eu apostava a minha mão esquerda em como a placa wireless onboard é igualzinha à da minah P5B-Deluxe. WiFi-AP igual, posição na board igual, tamanhos iguais.

Se for, é bastante fácil por o wireless a funcionar. Mas eu só consegui por a funcionar no Ubuntu 6.10 i386

Em relação aos discos, é como disse acima. IDE nao dá problemas, SATA é que dá mais chatices. Mas em principio, és capaz de ter isso out-of-the-box :)

16. j118

j118 Power Member

em relaçao ás memorias sou a favor dos 4Gb de ram, mas nao a favor de 4 modulos de 1gb de Kingston a 120€ cada, ja tens kits de 2x2gb a 4xx€ Gskill DDR2 PC5300 MQ 4GB 411€ na *****...

17. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Alguém com bom senso!!!!:x2:

18. esquiso

esquiso Power Member

Que exagero. 4GB para que? Nao me cheira que ele em Linux va trabalhar em AutoCAD.
    Eu apostava em 2 agora e 2 depois.

Partilhar esta Página