1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC congela (sem solução à vista)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por amolador, 3 de Julho de 2008. (Respostas: 0; Visualizações: 749)

1. Boas.
    Desde há algum tempo para cá tenho-me deparado com um problema que não consigo resolver…
    O computador encrava do nada, não consigo mover rato, trabalhar com o teclado, nada… a única solução é fazer reset.
    O Windows nunca dá BSOD nem cria relatório de erros, simplesmente congela ficando completamente bloqueado.
    Desde então que tenho tentado várias soluções.
    · Verifiquei as temperaturas (tudo dentro do normal). (Processador anda a volta dos 50 mas parece.me normal e consegue estar horas sem encravar, porem pode estar nos 46 e encravar...)
    · Fiz teste às memórias com o memtest (tudo OK).
    · Fiz teste ao Disco (tudo OK)

O crash é completamente aleatório, posso estar horas a trabalhar como minutos…
    Noto que a incidência quando estou na internet é muito maior.
    Já troquei de Pen Wireless (a minha é uma Belkin) mas o problema continua…

Não me parece que seja da placa gráfica, pois consigo estar a jogar horas sem bloquear…

Se estiver na internet (Firefox ou IE) a probabilidade de encravar aumenta e se estiver com Azureus ou utorrent ligado a probabilidade é altíssima e normalmente nunca aguenta mais de 30/45 minutos sem encravar…
    Porem se estiver apenas com skype e msn ligados a probabilidade de encravar é bastante baixa…

Mas se estiver numa conversação audio/video via skype a probabilidade de encravar aumenta…

Já formatei o computador e durante uns dias ficou ok mas depois voltou ao mesmo…

Já saquei os drivers mais recentes para a Placa Gráfica, Pen Wireless, Placa som (onboard) e tenho os updates do windows todos em dia

Quando encrava se estiver a ouvir música fico a ouvir cerca de ½ segundo da música (onde estava a ouvir no momento) repetidamente… (não sei se ajuda para alguma coisa :P)

Já fiz procuras intensivas na internet sobre as várias possibilidades e nunca encontrei nada de relevante..

Chego a estas hipóteses:

· Algum driver que por alguma razão continua a dar erro (não me parece senão havia mais pessoas a queixarem-se e provavelmente já teria encontrado numa pesquisa…)
    · Disco Rigido algum erro que faz encravar quando a informação é gravada num determinado espaço danificado e dai a incidência ser maior quando estou na internet ou a fazer downloads (Já fiz vários testes com software da WD e desfragmentei e tudo parece estar OK)
    · Algum problema relacionado com as portas USB (Tenho outros dispopsitivos que ligo e nunca tive problemas…)
    · Algum vírus ou spyware (já corri o avast, Windows defender e software anti-spyware e nada…)
    Depois de toda esta explicação alguem me consegue sugerir mais algum teste e/ou causa que não tenha levado em conta?
    Um abraço
    Especificações
    Proc: AMD Athlon 64 x2 4200+
    Board: ASUSTeK M2N-MX
    Mems: 2x DDR2 1GB PC2-6400 Team Elite
    Gráfica: Asus EAX1300Pro/TD/256M
    Som: n (utilizo a onboard)
    Disco: WDC 250GB Sata2
    Fonte: 500W
    SO: Windows XP Professional SP3
    Pen Wireless: Belkin Wireless G USB

Edit: Esqueci-me de referir que quando congela a luz do HDD na caixa fica apagada... não mostrando qualquer sinal de funcionamento

Última edição: 3 de Julho de 2008

Partilhar esta Página