PC Crasha >.<

Excesso

Power Member
Tirei o OC que tinha feito devido a este problema e mesmo assim ele persiste... Quando tento instalar um jogo, passado algum tempo o PC crasha totalmente e n tenho outra opção senão fazer restart forçado... Já corri prime, já verifiquei as temps e está tudo normal...

Alguém tem alguma ideia de qual poderá ser o problema? :confused:
 
Humm... Olha que isso das temperaturas tarem normais não significa obrigatoriamente que não tenhas causado nenhum dano a algum componente que possa estar a dar origem a esses bloqueios mas se quiseres umas dicas vais ter que ser mais especifico e dizeres o que é que clockas-te (gráfica, processador, memórias) e também como é que são esses bloqueios (ecra azul de erro fatal, desaparece a imagem ou fica parada, ouves alguns beeps do speaker?... etc etc etc...
 
O OC que fiz foi apenas ao CPU, de 2.4 para 3.6. Os crashs, a imagem fica parada e o rato tb e nada de beeps...

Como posso ter causado algum dano se dps de fazer OC testei prime durante horas e memtest...? >.<
 
Última edição:
Lembrei-me de ir á bios e por o CPU novamente a 3.6GHz quando volto ao windows ligo e speedfan e...
tempsyc1.jpg


Depois disto voltei a fazer restart, pus o CPU a 2.4GHz e quando volto a ligar o speedfan vejo isto...
temps2gr5.jpg


:sad::sad::sad:
 
O bloco está bem montado, certifiquei-me disso quando o montei! :)

Desta vez desliguei o pc, desliguei a fonte voltei a ligar e já passou 1h e as temps tão normais <.<
 
Então ninguem sabe a razão pra isto? :'(

Penso que depois deste teste posso concluir que o sensor deu mesmo o berro...
tempspt4.jpg


As temps mantiveram-se +/- assim durante todo o teste... já estava a pegar fogo n? :004:
 
Para pegar fogo ainda faltava muito... agora para danificar o socket e marar o processador...:nie2:
Mas de qualquer maneira não me parece lá muito possivél que esse processador tenha ido aos 81ºC assim sem teres dado por ela e ainda para mais as oscilações de temperaturas que aparecem no SpeedFan 4.33 parecem-me rápidas de mais. Eu não quero tar a mandar tiros no escuro mas estou desconfiado que com o O.C que fizeste o processador devia de aquecer bem depressa em load e também arrefecia igualmente depressa em idle o que deve ter marado o sensor devido a choques de temperatura porque a 81ºC devias de notar uma grande instabilidade e se foi preciso veres isso nesse programa não me parece que ele esteja pifado.

Cá para mim tá é a tentar arranjar uma desculpa para meter baixa:D

PS: Só um pequenissimo aparte... para que é que queres o RivaTuner e o ATITool (no teu ambiente de trabalho) ao mesmo tempo? Just curious...
 
Última edição:
Para pegar fogo ainda faltava muito... agora para danificar o socket e marar o processador...:nie2:
Mas de qualquer maneira não me parece lá muito possivél que esse processador tenha ido aos 81ºC assim sem teres dado por ela e ainda para mais as oscilações de temperaturas que aparecem no SpeedFan 4.33 parecem-me rápidas de mais. Eu não quero tar a mandar tiros no escuro mas estou desconfiado que com o O.C que fizeste o processador devia de aquecer bem depressa em load e também arrefecia igualmente depressa em idle o que deve ter marado o sensor devido a choques de temperatura porque a 81ºC devias de notar uma grande instabilidade e se foi preciso veres isso nesse programa não me parece que ele esteja pifado.

Cá para mim tá é a tentar arranjar uma desculpa para meter baixa:D

PS: Só um pequenissimo aparte... para que é que queres o RivaTuner e o ATITool (no teu ambiente de trabalho) ao mesmo tempo? Just curious...
Porque prefiro usar o rivatuner para fazer OC á grafica e só uso o ATITool para testar a estabilidade :)
Não percebo o que um update á bios pode resolver o problema visto que estas temps maradas tanto dão na bios como no speedfan ou everest... a ser problema é algo relacionado com os sensores n?
Outra coisa, visto que a temp dos cores tá sempre normal, o sensor que pode estar pifado faz parte da MB certo?
 
Não te posso responder a essa ultima pergunta com 100% de certeza mas pelo que sei os sensores vêm no CPU e esse envia os dados para a bios e para programas de monitorização que os requesitem através do sistema operativo. O que também faz toda a lógica porque para se fazer uma leitura correcta da temperatura de um CPU tem de ser a temperatura interna e não a exterior que era a que seria detectada através de sensores na board. Mas como te disse não tenho certeza absoluta por isso é melhor esperares por outras respostas.
 
estas coisas resolvem por eliminação de hipoteses .... esta é a hipotese mais provavel ... mas meu amigo como tens tantas certezas faz o q quiseres ... se tens medo de fazer o update não custa nada ....
mas é como te digo faz o q quiseres ... boa sorte e desculpa estar a incomodar ...
 
Não te estou a criticar, simplesmente n estou a ver porque é que um update á bios me iria "melhorar" as temps que são dadas no speedfan, mas de qq forma estou aberto a sugestões e vou fazer update á bios assim que chegar a casa!
 
Pelo que entendi do primeiro post, o pc crasha ao instalar um jogo, mas tal não acontece nos testes de stress. É isso?
Se assim é só vejo duas possiveis causas. Ou o sector no disco onde ele está a tentar gravar está estragado e crasha, ou então há um problema com o cd/dvd e ao ler, passa-se (isto se estiveres a instalar de um cd/dvd).

Já agora, temperaturas medem-se com um termometro termopar e não com sensores da motherboard. Custam a volta de €10 e é equipamento obrigatório para um Overclocker.
 
termopar ou não .. o sensor com 17ºC so pode ser bug ... em 90% dos casos todos os problemas se resolvem com update da bios ... claro q ele pode estar na faixa de 10% ... mas até fazer o update não se pode concluir mais nada ... pois se fosse o disco não era so a instalar o jogo q tinha o crash ... a menos q os badsectores agora sejam selectivos ...
 
Pelo que entendi do primeiro post, o pc crasha ao instalar um jogo, mas tal não acontece nos testes de stress. É isso?
Se assim é só vejo duas possiveis causas. Ou o sector no disco onde ele está a tentar gravar está estragado e crasha, ou então há um problema com o cd/dvd e ao ler, passa-se (isto se estiveres a instalar de um cd/dvd).

Já agora, temperaturas medem-se com um termometro termopar e não com sensores da motherboard. Custam a volta de €10 e é equipamento obrigatório para um Overclocker.
O problema é exactamente esse e as temps... quanto ao termopar eu comprei 1 Aquaero á pouco tempo, estes sensores n são suficientemente bons?

termopar ou não .. o sensor com 17ºC so pode ser bug ... em 90% dos casos todos os problemas se resolvem com update da bios ... claro q ele pode estar na faixa de 10% ... mas até fazer o update não se pode concluir mais nada ... pois se fosse o disco não era so a instalar o jogo q tinha o crash ... a menos q os badsectores agora sejam selectivos ...
De referir que n é só a instalar 1 jogo mas sim vários, e tb já tive alguns crashs idênticos ao jogar...Logo quando chegar a casa vou fazer update á bios e logo digo o resultado!
 
Back
Topo