PC da Universidade

Lord_Snake

Power Member
Boas..

É o seguinte: na universidade querem montar um pc super potente para fazer uns cálculos meios esquisitos.. Tive a falar com um prof, e o software que eles utilizam já consome 7 Gb de RAM...

Eles compraram uma board com 16 entradas para RAM e dois processadores Xeon.. (é uma board de servidor)...

Agora o problema é que sistema operativo instalar.. Convém ser uma versão de 64bits para ter mais estabilidade, fiabilidade e aproveitar melhor os processadores

Tipo, o mais estável, seria Linux, e o prof já trabalha bem com Ubuntu, o problema é que o software que eles utilizam para os cálculos é incompatível com o Linux...

O Vista não é possível, pois esta board apenas tem 32Mb de memória gráfica onboard...

O XP tem o problema de não reconhecer mais de 8 Gb de RAM...

Será que podemos usar o Linux como base e criarmos uma máquina virtual com VirtualBox (ou outro) e assim ao usar o Vista 64 ele aproveitar toda a RAM disponível?? É que pelo que estou a ver, não nos resta outra hipótese dado que nem com o Wine conseguimos usar este software... Só dá mesmo em Windows...

Agradecia que me ajudassem...

Cumps
 
Última edição:
Boas..


Tipo, o mais estável, seria Linux, e o prof já trabalha bem com Ubuntu, o problema é que o software que eles utilizam para os cálculos é incompatível com o Linux...


Shame on them... peguem noutro software :P É que o poder linux é poder fazer um cluster assim sem mais nem menos! É poder ganhar Megas e Gigas aos potes.

Em relação à questão técnica da máquina virtual, se não forem mostrar resultados 3D, parece-me uma (má apesar de tudo) escolha razoavel; E XP 64bit, também só suporta os 4Gb??? Win2003 server?


Mas a melhor solução é mm mudar de software (e montarem um cluster :P )
 
Shame on them... peguem noutro software :P É que o poder linux é poder fazer um cluster assim sem mais nem menos! É poder ganhar Megas e Gigas aos potes.

Pah, este software foi escrito por professores da universidade.. Se fosse para passar para Linux seria necessário reescrever o código todo de novo.. Tens noção disso o que é??


Em relação à questão técnica da máquina virtual, se não forem mostrar resultados 3D, parece-me uma (má apesar de tudo) escolha razoavel; E XP 64bit, também só suporta os 4Gb??? Win2003 server?


Mas a melhor solução é mm mudar de software (e montarem um cluster :P )

Será que a melhor solução não será a máquina virtual? E que OS? Convinha que fosse algo fácil de configurar e fiável...
 
lol gastam milhares e milhares de euros num hiper pc, mas não podem gastar 50 euros numa gráfica para correr o vista... :lol:
o servidor deve dar, concerteza, para adicionar uma gráfica, nem que seja com uma placa pci-riser
 
XP x64 suporta 128GB de RAM ;) e 2003 Server x64 também... E não sei como estão as máquinas virtuais para mais de 4GB acho que só agora começam a suportar Guests x64 sobre Hosts x64 e não sei qual o limte de RAM para o Guest ;)

Se precisas mesmo de Windows vai para o XP x64 ou 2003 Server x64
 
lol gastam milhares e milhares de euros num hiper pc, mas não podem gastar 50 euros numa gráfica para correr o vista... :lol:

Omg, esta é uma board específica... E não está preparada para placas gráficas... Só se fossem PCI (normal)... Não podes usar uma placa PCI-Express por exemplo ou mesmo uma AGP...

Conheces alguma board que suporte 32GB de RAM e 2 processadores Xeon que tenha entrada para PCI-Express?? Eu não...

XP x64 suporta 128GB de RAM ;) e 2003 Server x64 também... E não sei como estão as máquinas virtuais para mais de 4GB acho que só agora começam a suportar Guests x64 sobre Hosts x64 e não sei qual o limte de RAM para o Guest ;)

Se precisas mesmo de Windows vai para o XP x64 ou 2003 Server x64

Pelo que vejo na net, o XP x64 só dá 16 Gb.. O 2003 Server x64 é que parece que dá até 2 TB!!!

Bem, parece que esta será a melhor solução...
 
Última edição:
Mas com o 2003 Server 2003 R2 Enterprise x64 consigo os 2TB, certo?
Consegues!

EDIT
Pronto afinal é só 1TB mas chega não chega??

from Wikipedia
Windows Server 2003, Enterprise Edition is aimed towards medium to large businesses. It is a full-function server operating system that supports up to eight processors and provides enterprise-class features such as eight-node clustering using Microsoft Cluster Server (MSCS) software and support for up to 32 GB of memory with addition of the PAE parameter in the initialization file. Enterprise Edition also comes in 64-bit versions for the Itanium and x64 architectures. The 64-bit version of Windows Server 2003, Enterprise Edition [64-bit] is capable of addressing up to 1 Terabyte (1024 GB) of RAM. Both 32-bit and 64-bit versions support Non-Uniform Memory Access (NUMA). It also provides the ability to hot-add supported hardware.
 
ui.. o cell..

quando os users do folding@home viram um cell (a ser usado em condições não aproveitadas) a deixar as suas estatísticas de restos ui ui
 
Desculpa lá, mas isso de por um tipo qualquer a montar uma bruta máquina numa universidade é puro lol
A primeira coisa que se faz nestes casos é falar com alguém do departamento de informática da propria universidade ou de algum instituto ou assim com quem a universidade tenha...

Desculpa lá tar a "deitar abaixo" mas esse "projecto" parece ter sido mal planeado contrastando com os custos... normalmente quando maior os custos, maior o planeamento... pensar nisso depois de comprar...
 
realmente é verdade...

alem que por exemplo teria sido mais inteligente escrever um programa para linux IMHO
é que licensas do Windows Server não são nada baratas por isso nem o recomendei
 
Back
Topo