1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC de 'marca' ou por peças?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por xaquim, 7 de Setembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1504)

1. Olá

O meu tio pretende comprar um PC para as minhas primas, e como é logico andou a ver os preços nas grandes superficies tipo ***** e *****, PC's de 'marca' tipo HIGHSCREEN, HP, ASUS...

Do vosso conhecimento tecnico o que fica mais barato, comprar um PC destas marcas ou mandar uma loja especializada em informatica montar o mesmo PC?

2. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Compensa mais montar um pc às peças...
    Essas lojas que referiste são muito caras em termos de componentes de pc. Dirige-te antes a uma loja especializada em informática...

3. Pinto55

Pinto55 Power Member

Fica sempre mais barato comprar o computador "por peças", porque na ***** e afins o material está quase sempre desactualizado, e bastante caro.
    Cumps,

4. Eu bem suspeitava que aqueles PC's eram um bocado desactualizados e desequilibrados em termos de componentes. qual é a vantagem de 3GB de memória em relação a 2GB num core 2 duo dos mais fracos? Só se estiverem emparelhados em 2x512MB + 2x1024MB mas é um bocado estranho...

Depois acho fantástico a esperteza dos 'técnicos' dessas grandes superfícies dizerem, com uma extrema altivez, que um PC com as mesmas características dos PC que eles vendem fica mais caro comprando as peças separadamente.

Fomos ver os PC em duas lojas e mesma resposta de dois ‘experts’… hehe

5. zericpxt

zericpxt [email protected] Member

Às peças, separadamente, fica quase sempre mais barato, a não ser que se trate de uma mega promoção (é raro...).

Além disso, por peças sabes sempre o que tens lá dentro quando compras.

3GB RAM é o máximo reconhecível pelo windows XP, penso que o vista reconhece 3.5GB, falando em versões de 32 bits.

Eu próprio tinha 2x1024 + 2x512 e vendi os 2x512, mas não porque não nota-se desempenho, mas sim para ter 4x1024mb a curto prazo.

Eu penso que em qualquer C2D até média gama 2GB chegam bem. Falo por mim que tenho uma 9600GT e um Pc normal com 2GB de ram. Neste momento, a jogar Call of Duty 4 com tudo no máximo, a 1280x1024, não noto qualquer break quando mudo do jogo para o Desktop com alt+tab, e ainda assim tenho 800mb livres (com o jogo em cima).

Mas lá está, tudo depende de prioridades. Na maioria dos PCs actuais 2GB chegam bem. Se for pra edição de vídeo e extreme gamers, convém ter 4GB (ou os tais 3GB para processadores 32bit).

Cumprimentos.

6. Henriqueb416

Henriqueb416 Banido

Por peças fica mais barato e ninguem te burla na compra, mas se se avariar tens que chamar um técnico particular e sai bem mais caro que se pedires à ***** por exemplo para te arranjar aquilo.

O meu pai comprou este PC já montado mas também nao foi a uma loja, foi a um amigo informático que nos aconselhou.

7. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

Se quiseres uma configuração do pessoal responde a um dos questionários..

Cumps

8. Mitch

Mitch Banido

um computador não é um automóvel, se algo avariar é fácil de ver o que foi.
    e se comprares tudo na mesma loja, em caso de problemas é a mesma coisa. levas a máquina e a garantia está lá por algum motivo, não é?

9. Obrigado a todos pelas respostas.
    Exacto existem grandes vantagens em escolher as peças que se quer, mas o meu tio e primos estavam tão entusiasmados em comprar/ter um PC novo em casa que acabaram por comprar um dos melhores disponiveis na *****, e não ter de esperar pela montagem... Mas da próxima vez já sei...

Foi um Core 2 Quad Q9450, 4GB RAM, 1 TB de disco (2x500GB), ATI Radeon HD4650, DVDRW... cerca de 800EUR.
    Quanto é que isto poderia custar separadamente?

10. erdnagama

erdnagama Power Member

em relação ao preço, sem saber exactamente o que trás não me posso pronunciar porque por exemplo em motherboards tens gamas de preços e qualidades completamente diferentes.

o que te posso dizer é que é um configuração algo desiquilibrada, pois é provida de um processador do melhor que existe no mercado (actualmente o Q9450 foi substituido pelo Q9550, mas a diferença é muito pouca) e ao lado uma placa gráfica sofrivel...

no entanto para o preço é complicado ter uma placa gráfica melhor

resumindo para fazer uma avaliação do preço teriamos de saber exactamente os componentes, mas pessoalmente nunca compraria um pc completo nessas lojas.

cumps

11. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Então e em relação ao sistema operativo? Já vi que na globaldata por exemplo cobram 30€ pela montagem+instalação de software. Mas temos que pagar pelo windows? É que só o windows é quase o preço do computador :P Se comprar na ***** já vem incluído...

12. Juve89

Juve89 Power Member

compensa mais comprar um PC por peças ;)

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Uma HD 4670?

Não conheço nenhuma loja que as tenha, nem sequer em "brevemente", foi lançada estes dias!

Da *****, só vejo esta maquina e não é 800 € e só tem 3 GB de ram, mas tem uma 4870 e o resto que descreveste

http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=04121593&oid=10|27|151|&c

Do resto aposto que as primas não vão dar uso nem a 10% das capacidades disso

Última edição: 14 de Setembro de 2008
  14. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

O Windows não é tão caro quanto um computador...

Mas só para verem o quão desajustados são os preços nestas lojas, o outro dia vi uma gráfica com o GPU da minha mas sem OC de fábrica, uma 7900GS, fiquei curioso e fui ver o preço... Estava a 199 euros!!!:wow::wow:

A lado estavam 8800GT e 4850 mais baratas... e são várias vezes melhores, penso que devem ter aquela em stock há imenso tempo e o preço mantém-se igual a quando a placa saiu... Imagino que um dia alguém a leva a pensar que como é mais cara é melhor...

Às peças é melhor e mais barato, o melhor é sabermos o que lá está, invés de termos boards e memórias da treta...

É que anunciam 3 ou 4GB mas não indicam muitas vezes nem a velocidade, e também já vi máquinas com grandes CPUs e depois tinham 4GB mas de memórias a 667 mhz e gráficas de baixa gama...

15. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Mas custa no mínimo 100eur, que se calhar é menos do que a diferença de preço entre um computador da ***** e um computador montado por nós. Já agora, e o office? Também temos de comprar à parte certo?

Eu percebo que vocês prefiram comprar um computador às peças. Eu também prefiro, arranjamos uma configuração mais equilibrada, escolhemos o que queremos, etc. Depois vamos lá buscar as peças, montamos e instalamos o windows (e eu como tenho acesso ao Windows através do MSDNAA nem pago nada por ele).

A questão é que a maioria das pessoas não percebe nada de computadores. Querem comprar um computador, chegar a casa, ligar à ficha e pronto. E querem que traga anti-virus, firewall, office, etc.
    O meu pai vai comprar um Desktop brevemente e não o estou a ver a instalar o Windows sozinho... O argumento: "compra às peças que é mais barato e eu instalo-te isso" funcionaria se ele não tivesse que pagar o windows e office à parte (o que consequentemente torna o computador mais caro).

16. Stlkr

Stlkr Power Member

boas...comprar as peças que foi o que eu fiz a este pc (ver mys system) à um ano atraz e saiu muito mais barato do que comprar "pc de marca"... incluído monitor e tudo... com o preço que montei este pc a comprar nessas grandes superficies ficava com um pc muito pior...

em relação ao ficar pc mais caro ao comprar o windows, discordo um bocado, pois pelos preços que vejo os pc's nesses lugares saem bastante mais caros...

um primo de um colega meu comprou um pc com kuase mesmas referências que o meu no ano passado +/- na mesma altura...comprou todo pronto e a difrença do dele para o meu era na board era mais rafeirazita e noutros componentes como a grafica e assim...pagou mais 250€ do que eu... agora dos 250€-100€ para windows=150€

ainda há lucro...com esses 150€ se acrescentasse ou melhorasse a config ainda tinha pc melhor mesmo...

agora como foi dito antes...só se for com mega promoções e assim...de resto não vejo grandes vantagens. Em relação ao software de protecção,... pode usar-se sempre "free edition" e pelos resultados de testes que já encontrei os "free" conseguem ser melhores que os pagos... mas isso é outro assunto...Mas com os 150€ que sobra da para comprar software de protecção e ainda sobra...o custo de um suite de protecção não ultrapassa salvo erro (não me atropelem se tiver dizer asneiras é que ainda são 8 da manha xD) 70€.

como já disse dos 250€ em software não incluindo SO da pa muita coisa...também havendo a hipotese das distros do linux que são muito boas e algumas bastante user friendly...mas não é para aqui chamado xD

e agora os pc's que vêem com o SO é sempre Windows vista e há muito boa gente que não o quer, embora esteja bastante melhor depois do SP1, mas preferem o XP e têem de levar com o vista...

conclusão: vai muito de pessoa para pessoa, se quer comprar o pc e está a andar ou se quer estar a escolher melhores configs, comparar preços de lojas em lojas,...

EDIT: pode sempre ir à parte onde tem o questionário acerca das configs, preencher e ver quanto fica comprar as peças e comparar com pc's de marca e tirar as conclusões...

Última edição: 14 de Setembro de 2008
  17. Mitch

Mitch Banido

o vista custa menos de 100 euros. o basic já se compra por 66 euros, o premium à volta dos 90.
    o computador da ***** tem (regra geral) componentes maus, desadequados e um preço muito alto.
    e os office que costumam vir são apenas versões para experimentar durante 60 dias. depois acaba.

18. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Exacto, duvido que venham com Office completo incluído, mesmo alguns HP trazem só o Word e mais nada.

Os antivírus que trazem também têm um tempo de duração e depois obrigam a pagar para renovar a licença.
    Os HP até trazem o péssimo Norton que além de pesadíssimo parece uma peneira...

De resto também existem opções grátis para o Office como o StarOffice.

19. Stlkr

Stlkr Power Member

exactamente o office grande parte das vezes não vem incluido...vem uma versão trial...

Partilhar esta Página