PC deixou de arrancar. Possivel causa??

20COMER

Power Member
Boas.

Hoje de manhã quando ia a ligar o PC, liguei mas quando me sentei na cadeira reparei que ele tava desligado.
Lá fui eu ligar de novo e reparei no problema. Ora ele liga fica ligado durante alguns 3segundos e pelo barulho tá a fazer o arranque normal mas quando chega +- á parte em que o disco começa a trabalhar (faz barulho pela primeira vez) o PC pura e simplesmente desliga-se.
No começo ele antes de se desligar fazia 3 "bip´s", estilo aviso de problema com a memória RAM mas agr nao sei porque razao ja nao faz isso mas continua a desligar-se.


Alguém ja viu algo parecido ou me sabe dizer do que será?







Cumps.
 
boas

Vai ao manual da board ver o que significam os três bips.
Tinhas o computador ligado à ficha electrica? (algum pico de tensão a fazer das suas).
Dá uma vista de olhos dentro do pc e verifica se tem muito pó e vê também na fonte.


Fica bem e boa sorte com isso
 
Na minha board os 3 beep´s signficam precisamente memoria mal colocada ou inexistente. Mas é que isso sem mais nem menos dasapareceu. Ou seja, ele liga e aguenta-se ligado durante uns segundos antes de se desligar mas ja nao faz os beep´s.

Clear á CMOS foi a primeira cena que me lembrei de fazer, mas nao resultou :(


Estou fiado que será msmo memoria queimada. Porque antes de isto acontecer a ultima cena que tinha tado a fazer era mexer na bios. Fiz "Restore defaults" e como cada vez que faço isto ele me faz descer o FSB, o CPU fica em "underclock" e la tenho eu que ir aumentar o FSB manualmente para 166mhz. Será que ao fazer isto, ao reinciar ele me queimou as memorias.
As memorias sao umas OEM fraquitas mas têm tado sempre a funcionar assim por isso também nao será la grande justifcação. :'(
 
O melhor é mesmo experimentares com outras mems.
Podes também pedir a um amigo para testar as tuas, ou mesmo leva las a uma loja de informática.

Quanto a descida do fsb, isso não é muito normal (se calhar estará a acontecer por causa das mems).
A descida do fsb em principio não afectará as memorias (alem da velocidade delas).

boa sorte
 
Última edição:
vitor_daniel disse:
O melhor é mesmo experimentares com outras mems.
Podes também pedir a um amigo para testar as tuas, ou mesmo leva las a uma loja de informática.

Quanto a descida do fsb, isso não é muito normal (se calhar estará a acontecer por causa das mems).
A descida do fsb em principio não afectará as memorias (alem da velocidade delas).

boa sorte



Obrigado :)

É o que vou fazer na proxima semana. Vamos la ver em quanto é que fica o estrago. lol ...
 
Se o PC já não estiver na garantia poderás mexer nele internamente.
Retira os módulos de memória (mas fixa qual era o módulo 1 e qual o 2), limpa os contactos com uma borracha de lápis e volta a colocá-los, mas agora com a ordem trocada e certifica-te de que ficam bem encaixados. Aproveita e verifica também o encaixe da gráfica.
Se não resultar, podes ainda experimentar alternadamente com 1 único módulo de memória de cada vez, pois mesmo que seja das memórias é muito improvável que tenham ficado logo as duas danificadas.
Se nada disto resultar e tiveres essa possibilidade, experimenta com outra gráfica (atenção às voltagens!).
 
Última edição:
Tira o OC para comecar pois com estas temps :(

Podes por quaisquer DDR400 na tua board mesmo que trabalhem a uma frequencia inferior
 
Chegaste a experimentar o que te disse?

1º experimenta com as tuas memórias e depois senão resultar então tenta arranjar outras...
 
Última edição:
Techdoctor disse:
Chegaste a experimentar o que te disse?

1º experimenta com as tuas memórias e depois senão resultar então tenta arranjar outras...

Já tinha experimentado lg quando me apareceu o problema. Cheguei a por-lhe umas memorias DDR400 (de notar que a minha board suporta no maximo 333mhz) e deu no mesmo.

Estou com medo que seja processador.
 
atlante disse:
Tira o OC para comecar pois com estas temps :(

Podes por quaisquer DDR400 na tua board mesmo que trabalhem a uma frequencia inferior


Nao estava com OC. A alteraçao que fiz ao FSB foi para repo-lo nos 166mhz que o CPU usa em stock.
 
Dizes q "quando chega +- á parte em que o disco começa a trabalhar (faz barulho pela primeira vez) o PC pura e simplesmente desliga-se...".

Consegues experimentar com outro Disco? Ou mesmo sem Disco, fazendo 1 arranque por Disquete.

Só para ver se n é nada com o Disco...
 
20COMER disse:
Já tinha experimentado lg quando me apareceu o problema. Cheguei a por-lhe umas memorias DDR400 (de notar que a minha board suporta no maximo 333mhz) e deu no mesmo.

Falso. Qualquer memória PC2100+ (mais que DDR333) funciona a 166MHz, i.e., PC2700/3200/3500/4000/4500/etc.
 
Back
Topo