Pc deixou de ligar

david_sm

Power Member
Boas pessoal, tenho um PC que esteve parado algum tempo. E à 1 semana que o liguei, instalei um ssd tudo ok, hoje do nada desligou-se, pensei que o problema viesse da fonte fui comprar uma. Mas tem o mesmo sintoma. Ele dá sinal de ligar, mas vai logo à vida

Deixo o vídeo para tentar ser mais perceptível. https://streamable.com/z6xonm
 
Esse tomada na motherboard que falas é 4+4 Cpu Power. Esse cabo dá energia ao cpu, logo se o ligas e não dá nada é possivelmente problema com o cpu.
Podes tentar um cabo diferente ou experimentar esse cpu numa board diferente. Podem ser alguns problemas diferentes, mas neste momento diria que o principal suspeito é o cpu.

Outros potenciais problemas: Pinos dobrados ou em falta no cpu/socket. Motherboard. Má ligação com a fonte, má ligação na tomada cpu 4+4 da board, curto circuito da board com a caixa ou com algum corpo estranho como parafuso perdido.
 
Última edição:
Esse tomada na motherboard que falas é 4+4 Cpu Power. Esse cabo dá energia ao cpu, logo se o ligas e não dá nada é possivelmente problema com o cpu.
Podes tentar um cabo diferente ou experimentar esse cpu numa board diferente. Podem ser alguns problemas diferentes, mas neste momento diria que o principal suspeito é o cpu.
Pois acaba por ser uma situação estranha, é que foi do nada, estava a funcionar normalmente, desligou-se e já não ligou. fui comprar de prepósito uma fonte nova e nada adiantou. Tenho de tentar ver essa situação que disseste. obrigado
 
Mas o user atrás não está errado. Geralmente cpus são mais resistentes que as motherboards. Se fosse a ti testava o cpu primeiro noutra máquina porque é o mais fácil. Caso funcione deves ter problemas com os reguladores de voltagem da motherboard que fornecem energia ao cpu, isto depois de verificares se está tudo bem ligado e não existe algum corpo metálico a fazer curto circuito na board.

@david_sm se conseguires colocar uma fotografia de alta resolução da motherboard pode ajudar a verificar se existem condensadores da motherboard danificados.
 
Mas o user atrás não está errado. Geralmente cpus são mais resistentes que as motherboards. Se fosse a ti testava o cpu primeiro noutra máquina porque é o mais fácil. Caso funcione deves ter problemas com os reguladores de voltagem da motherboard que fornecem energia ao cpu, isto depois de verificares se está tudo bem ligado e não existe algum corpo metálico a fazer curto circuito na board.

@david_sm se conseguires colocar uma fotografia de alta resolução da motherboard pode ajudar a verificar se existem condensadores da motherboard danificados.

Pois secalhar o melhor é ir por aí, meter o cpu noutra máquina. E vou dar uma vista de olhos à procura de alguma coisa metalica que possa estar a fazer curto circuito.

Amanhã já tento tirar também uma foto à boar com boa qualidade. Obrigado pela ajuda.
 
Aparentemente não tem nada metálico a encostar à board, fiz um teste que me disseram para fazer, retirar todos os componentes ligados à board e tentar arrancar e ela não arrancou na mesma. Dizem que se assim for é mesmo a board no galheiro.
 
É assim ja fica mais dificil. Uma motherboard com socket lga1156 compativel com esse cpu, fica muito mais cara que o cpu que arranjas por 10 euros ou menos no ebay.
 
@nullus Pois grande galo mesmo. O que é aconselharia? Uma board + processador já mais recente. A gráfica mantia. Uma board e processador assim jeitoso ficava para que valores?
 
@nullus Pois grande galo mesmo. O que é aconselharia? Uma board + processador já mais recente. A gráfica mantia. Uma board e processador assim jeitoso ficava para que valores?

Felizmente cpu e motherboards recentes arranjas facilmente. Depende de quanto quer gastar. O problema é que tem de trocar a ram já que as DDR3 não funcionam em motherboards DDR4. Felizmente vender ram no mercado de usados é facil e rapidamente costuma-se arranjar comprador. Eu vendia essas Rams e comprava um cpu+ram+motherboard novos.

A máquina é para trabalho ou para que tarefas?
 
Última edição:
Felizmente cpu e motherboards recentes arranjas facilmente. Depende de quanto quer gastar. O problema é que tem de trocar a ram já que as DDR3 não funcionam em motherboards DDR4. Felizmente vender ram no mercado de usados é facil e rapidamente costuma-se arranjar comprador. Eu vendia essas Rams e comprava um cpu+ram+motherboard novos.
Pois já me esquecia das Rams, se calhar é isso mesmo que vou fazer. Com isto tudo posso aproveitar a fonte comprei nova (Seasonic B12 BC 550w 80+ Bronze)?
 
Pois já me esquecia das Rams, se calhar é isso mesmo que vou fazer. Com isto tudo posso aproveitar a fonte comprei nova (Seasonic B12 BC 550w 80+ Bronze)?

Sim. Isso é compativel. Fontes e caixa e ligaçoes motherboard é tudo a mesma norma ATX, é algo que já existe na industria desde 1995 se não estou em erro. A fonte funciona em qualquer máquina que não passe da capacidade dela.
 
Felizmente cpu e motherboards recentes arranjas facilmente. Depende de quanto quer gastar. O problema é que tem de trocar a ram já que as DDR3 não funcionam em motherboards DDR4. Felizmente vender ram no mercado de usados é facil e rapidamente costuma-se arranjar comprador. Eu vendia essas Rams e comprava um cpu+ram+motherboard novos.

A máquina é para trabalho ou para que tarefas?
Eu actualmente estava a usar na impressão 3d. Ultimaker Cura e fusion 360, mas coisas muito simples, e até corria tudo tranquilo, por isso acho que não precisava nada muito puxado.

Não sei se 300€ conseguiria algum jeitos cpu, board e ram o que achas?
 
Eu actualmente estava a usar na impressão 3d. Ultimaker Cura e fusion 360, mas coisas muito simples, e até corria tudo tranquilo, por isso acho que não precisava nada muito puxado.

Não sei se 300€ conseguiria algum jeitos cpu, board e ram o que achas?

Sim consegues, até por menos do que isso
 
Dentro desse orçamento ia por exemplo para:

Ram - G.Skill Aegis 2400mhz 2x4GB CL 17 ~ 40€
Motherboard - Msi A320M-A PRO MAX ~ 40-50€

Cpu - Ryzen 5 1600 AF ~ 130 €
ou
Cpu - Ryzen 3 1200 AF ~ 76€

A principal diferença entre um processador e outro é o numero de nucleos, para o autodesk Fusion o 1600 é capaz de ser mais util para tarefas mais complexas. Ambos os processadores não tem gráfica integrada, mas já tens uma da máquina anterior que podes usar neste porque pci-express é retro compativel.
 
Dentro desse orçamento ia por exemplo para:

Ram - G.Skill Aegis 2400mhz 2x4GB CL 17 ~ 40€
Motherboard - Msi A320M-A PRO MAX ~ 40-50€

Cpu - Ryzen 5 1600 AF ~ 130 €
ou
Cpu - Ryzen 3 1200 AF ~ 76€

A principal diferença entre um processador e outro é o numero de nucleos, para o autodesk Fusion o 1600 é capaz de ser mais util para tarefas mais complexas. Ambos os processadores não tem gráfica integrada, mas já tens uma da máquina anterior que podes usar neste porque pci-express é retro compativel.
Top amigo pensei que teria de gastar muito mais.

Nesse caso mais vale optar pelo 1600, mais vale ter um que em situações mais complexas se safe melhor. Obrigado mais uma vez
 
Back
Topo