1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC demora a ter energia

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por igordafonseca, 22 de Agosto de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1304)

1. igordafonseca

igordafonseca Power Member

Viva. Estou aqui com um problema que não sei se é de hardware ou software. Quando ligo o PC este nem sinal de vida dá e tenho de esperar uns valentes segundos até ele estar pronto a ligar.
    Fonte de alimentação? Motherboard? Bios? Software?
    Sendo mais claro simplesmente parece não ter corrente electrica e demora um pouco a ficar disponivel.
    Agradeço a ajuda ;)

Última edição: 22 de Agosto de 2006
  2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Uhm...podias dar mais alguns detalhes? q fonte a motherboard tens?

cumps

3. igordafonseca

Tenho uma revoltec chromus 450W com uma asus a7n8x dlx e o winxp SP2. Recentemente formatei o pc e pus raid 0 e não sei se ajuda mas tinha uma tomada contra picos ligada ao usb do pc, fazia com que os perifericso ligados á tomada modem e monitor só tivessem energia quando ligava pc. Acontecia que nenhum material tinha power devido ao pc não dar a "ordem" para isso.
    Pnsei que a tomada poderia estar avariada e já a troquei mas o problema persiste.
    Obrigada pela ajuda.

4. PoolMania

PoolMania Banido

Isso aconteceu com o meu novo PC....Eu carregava no POWER e nada de nada....Esperava e depois voltava a carregar e já dava....Até que um belo dia, poucos dias, nunca mais deu sinal de vida. Foi para a loja, estava na garantia, e o problema era duma memória que estava avariada.

Pode ser o teu caso.

5. igordafonseca

De facto os sintomas são semelhantes. Que programa posso usar para testar as mems?

6. spastikman

spastikman Banido

o pc não ligar por uma memoria tar queimada ?

hmm ... é suspeito ....

7. PoolMania

PoolMania Banido

Ela não estava queimada....Só sei que a loja me disse que o problema era a memória.
    Não posso ir contra a loja, é a palavra deles e como o pc está na garantia..... Só sei que depois de ter de novo o pc já não acontecia o mesmo.

Ah é verdade: Ele chegava a nem entrar no xp, eu ficava para ali a ver a luz do disco rigido acesa e o ecrªan de carregamento do xp mas ficava assim e não acontecia mais nada...Até que eu fazia reset e depois já entrava no xp....Aquela cena passou-se algumas vezes. Agora já não acontece.

O curioso foi que eu corri o Memtest durante horas e horas e ele nada detectou!!!! depois o pc fooi para a loja e já sabem.....Será que o Memtest é falivel? ou foi a loja?

8. igordafonseca

Corri o memtest e deu-me 2 erros. Não sei se é significativo mas mesmo que a memoria estivesse danificada ao menos havia um aviso da bios ou erros. O que acontece é que quando carrego no botão de ligar, nada ,nem luz do disco, é como se não estivesse ligado á corrente.
    Espero uns segundos, carrego no power novamente e depois já liga normalmente.

9. WindWalker

WindWalker Power Member

Ligas a fonte antes de ligares o PC no botão?

Eu «aposto» na fonte de alimentação.

O meu PC também foi à loja, mudaram a fonte (queimou) e a motherboard, mas não disseram que a motherboard não dava mais :p eu reparei porque a retenção da placa AGP era diferente e o dissipador do CPU estava cheio de dedadas >(

10. atlante

atlante Power Member

Estás a assumir coisas que nao devias, isto é,

por isso existe esse programa, porque a bios nao te vai detectar isso, a nao ser que seja mesmo critico,

mas tem ai a fonte dos teus problemas

Se perceberes o que acontece no PC quando carregas no botao Power, percebes que o circuito que percorre e as voltagens aplicadas na memoria, ao nao existir correspondência da parte desta ele nao liga

11. igordafonseca

Ou seja é provavel que sejam as memorias que estoa danificadas?

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Ou com mau contacto.

Desliga o PC e desencaixa-as, volta a encaixar e testa com o Memtest.

Se continuar com os erros, é trocar a(s) memória(s).

Se tens mais que um módulo de memória testa cada um individualmente. Algo me diz que se tiveres 2/3/4, só com um é que vai dar erros. Usa o teste 5 do Memtest.

Se depois da troca dos módulos o problema persistir (não me parece), eu iria por esta ordem para excluir problemas: fonte e depois motherboard.

13. rav3n

rav3n Power Member

para apanhar erros o teste 8 é mais fiavel, no entanto o 5 tb é bom

cumps

14. igordafonseca

Obrigado pelas dicas. Coloquei a bios nos valores "optimal" e voltei a correr o memtest no teste padrão e desta vez não obtive erros.
    Não sei se é importante mas a situação só se verifica se o pc estiver desligado por muito tempo 3-4 horas da corrente electrica.
    Amanha já corro o teste 5 e depois digo qualquer coisa.
    Uma vez mais obrigado pela vossa ajuda ;)

Edit: No modo 5 do memtest bastaram 4 pass para ter 24 erros e a festa continuava de certeza. Vou testar cada modo individualmente e depois RMA, creio que aceitam.

Edit 2: Verifiquei individualmente cada modulo e nenhum deles apresentou erros. Presumo então que durante a instalação dos SATA possa ter deslocado ligeiramente um do modulos e dai os erros nos primeiros testes, uma vez que agora estã aparentemente bem.
    Em todo o caso vou deixar o pc desligado e ver se o erro se repete

Última edição: 23 de Agosto de 2006

Partilhar esta Página