PC desliga-se sozinho

Hanzo

Power Member
Olá a todos.

Há uns tempos postei aqui, para falar sobre um ruido que o meu PC andava e ainda anda a fazer, principalmente logo quando o ligo(ruido semelhante ao de uma varinha mágica). Por vezes, o ruido desaparece ao dar uma pequena pancada na torre, mas mais cedo ou mais tarde acabava por voltar. Isso já nem me incomoda muito, visto que já acontece há cerca de 1 ano.

Há cerca de 2/3 semanas, notei que o PC começava a desligar-se sozinho. Normalmente isto acontecia cerca de uns 5/10 minutos após a protecção de ecrã ser activada. Como pensei que pudesse ter algo a ver com a protecção de ecrã, que por acaso até é bastante "pesada", resolvi desactivá-la. Depois disto, o PC deixou de desligar-se sozinho, e assim permaneceu, até há cerca de 3/4 dias. Agora já não se desliga com tanta frequência, mas acaba sempre por acontecer, após estar cerca de 6/7 horas(+/-) ligado.

Como já tinha lido sobre casos semelhantes aqui no fórum, resolvi instalar o everest, para ver a temperatura do PC:




--------[ EVEREST Corporate Edition ]-----------------------------------------------------------------------------------

Version EVEREST v4.20.1170
Benchmark Module 2.3.212.0
Homepage http://www.lavalys.com/
Report Type Quick Report [ TRIAL VERSION ]
Computer BRUNO
Generator Ninpo
Operating System Microsoft Windows XP Home Edition 5.1.2600 (WinXP Retail)
Date 2007-11-11
Time 23:18


--------[ Sensor ]------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sensor Properties:
Sensor Type Winbond W83627HF (ISA 290h)
Motherboard Name ASRock M266(A) / P4AL-800 / P4i45D / P4i45GL / P4VT8
Chassis Intrusion Detected No

Temperatures:
Motherboard 30 °C (86 °F)
CPU 77 °C (171 °F)
Aux 16 °C (61 °F)
Hitachi HDS728080PLAT20 [ TRIAL VERSION ]

Cooling Fans:
CPU 2909 RPM
Chassis 2220 RPM

Voltage Values:
CPU Core 1.44 V
Aux 2.00 V
+3.3 V 3.31 V
+5 V 4.95 V
+12 V [ TRIAL VERSION ]
+5 V Standby 4.95 V
Debug Info F E8 98 FF
Debug Info T 77 30 16
Debug Info V 5A 7D CF B8 CE CF D6 (01)
Debug Info I 21 5241



Como percebo muito pouco disto, espero que alguém me possa dar uma ajuda.
 
este é o teu prob --> CPU 77 °C (171 °F)
desmonta o cooler , limpa bem o po disso tudo por dentro, mete pasta termica no cpu e volta a montar.
 
Última edição:
se nao sabes, e tens receio entao não te ponhas a inventar muito...
alem disso ve se o teu pc tem selos de garantia nos parafusos...
se nao te sentes a vontade, leva a uma loja, ou pede a alguem que te faça isso...
 
as pancadas k foste danto podem ter feito o cooler desprender... verifica se esta bem preso, se n o keres tirar podes sempre comprar uma lata de ar comprimido e tirar o po k esta agarrado ao cooler...
 
as pancadas k foste danto podem ter feito o cooler desprender... verifica se esta bem preso, se n o keres tirar podes sempre comprar uma lata de ar comprimido e tirar o po k esta agarrado ao cooler...

Isto já acontece há mais de 1 ano. Eu só dou pancadas porque elas fazem com que o barulho pare. Também estou desconfiado que seja sujidade, pois eu já limpei o pc, menos a parte do cooler. E só de olhar dá para ver que tem algum pó entranhado, logo na superficie. Imagino lá por dentro...
 
abre a caixa, tenta ver se esta a abanar (cuidado p n te keimares)

Olá.

Já tinha aberto a caixa, para tentar ver de onde vem o barulho. Não vi nada a abanar, mas parece-me vir do cooler.

Neste momento o que mais me preocupa não é o barulho, mas sim o facto do pc se desligar sozinho, de vez em quando.
 
Como diz o warlord provavelmente não tens o cooler em contacto directo com o cpu e dai a temperatura, também deves ter a ventoinha com poeira ou a necessitar de ser trocada e dai o barulho.
 
Como diz o warlord provavelmente não tens o cooler em contacto directo com o cpu e dai a temperatura, também deves ter a ventoinha com poeira ou a necessitar de ser trocada e dai o barulho.

Ontem abri a caixa e reparei que as fendas para passagem de ar, debaixo da ventoinha, estavam entupidas de pequenos novelos de pó. Como não queria desmontar o cooler, arranjei um pequeno objecto, para me ajudar a remover algum daquele pó. Neste momento a temperatura já baixou um pouco. Antes, anava entre os 74 e os 87, agora tem andado entre os 53 e os 64. O problema deve mesmo ser uma grande quantidade de pó acumulada.
 
Ontem abri a caixa e reparei que as fendas para passagem de ar, debaixo da ventoinha, estavam entupidas de pequenos novelos de pó. Como não queria desmontar o cooler, arranjei um pequeno objecto, para me ajudar a remover algum daquele pó. Neste momento a temperatura já baixou um pouco. Antes, anava entre os 74 e os 87, agora tem andado entre os 53 e os 64. O problema deve mesmo ser uma grande quantidade de pó acumulada.
ja e melhorzinho, mas mesmo assim sao temps mt elevadas...
 
boas, por experiencia propria, digo-te que ele desliga-se sozinho por causa do pó! o meu teve mais de um ano sem ser limpo, de um momento para o outro começou a desligar-se sozinho quando lhe apetecia. levei ao compressor do trabalho e regulei a força do ar para pouco, conclusao passei de 76º para 51º!!!!!! amd athlon xp3000+

por isso limpa bem o pó da caixa toda, e nao foi preciso tirar o cooler!!! hehehe

cumps
 
Back
Topo