1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema PC desliga-se sozinho

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por blinding, 16 de Junho de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 2319)

1. blinding

blinding Power Member

Boas,

Ora o problema é o seguinte, o meu pc quando começo a jogar Mass Effect com tudo no maximo, apos ai uns 30-40min desliga-se, não reinicia nem nada desliga-se sozinho como se faltasse a luz, mas o monitor fica ligado, mas isto so acontece quando jogo, pois ja exprimentei deixar o pc ligado montes de tempo a fazer outras coisas e nunca se desligou. O meu sistema ta no profile e se precisarem de mais dados é só dizer. O meu obrigado desde já

2. Tweak88

Tweak88 Power Member

sobreaquecimento talvez.
    quais são as temperaturas?

3. syqe

syqe Power Member

Ou temperaturas ou fonte.

Verifica as temperaturas enquanto jogas com o HWMonitor.

Consegues testar com uma fonte melhor? (Não Nox/Halfman/OEM)

4. blinding

blinding Power Member

Bem fiz o que me aconselharam e fiz download desse programa que monitoriza as temperaturas e tirei um screenshot após cerca de 20min a jogar e aqui vai o resultado, espero que seja esclarecedor:

5. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Boas, para começar, essa fonte não está a aguentar a maquina.

Vamos por partes:

Fonte:
    Os 12V deviam estar a 12.00V e não a 11.50V.

Grafica:
    Está um bocado quente. O ideal seria andar pelos 50º/60º em load. Está nos 72º

Caixa:
    que caixa tens?

e ainda;
    Tens ai uma Temp a 90º!!! ou é erro do programa ou tens um problema bem grande!

Começa por abrir a caixa, e verificar se algum componente está demasiado quente ao toque, desmasiado é acima dos 50º.
    Depois limpar o pó, verificar se os dissipadores estão bem colocados, se se mexeram, se as ventoinhas rodam bem.

O mais certo é ser um conjunto de coisas e não um problema só.
    Mesmo que resolvas o problema actual, a grafica a 72º não vai durar muito, e essa temp de 90º... nem se fala.

6. ricardomacedo86

ricardomacedo86 Power Member

ja tive problemas desses e era aquecimento do processador, comprei um ASUS Artic Squaree o problema ficou resolvido.

7. blinding

blinding Power Member

A caixa é uma Linkworld LC313-10 C2228 pelo que pesquisei acho que não é grande coisa mas não fui eu que configurei este pc. O cooler do cpu é o que vinha com o cpu também pois era a versão Box. Então que medidas me aconselham para resolver esta situação ? Obrigado

8. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

Ninguém reparou nas temperaturas do CPU? Usa este programa pra ver se é erro do programa ou do sensor; se bem que acho que o problema está mais na fonte do que nas temperaturas, apesar de serem um pouco altas.

9. blinding

blinding Power Member

Bem como sugerido corri agora este ultimo programa que aconselharam mas desta vez tirei o screenshot após apenas 10min de jogo (ao contrário do screenshot de cima que tirei após 15min de jogo) porque apesar de não perceber muito disto ate eu percebo que ja estava a aquecer um bocado. Aqui vai o dito ss :

10. j-m-m-n

j-m-m-n 1st Folding then Sex

temp minima 90º?:wow:

11. canano

canano Power Member

Estás com umas temperaturas bem agrestes.

Essa caixa também é mesmo má, eu sei porque também já tive uma caixa da Linkworld e em termos de ventilação deixa algo a desejar. Aconselho-te a mudar de caixa... (e se puderes de fonte).

Depois segue-se a compra de um cooler para o CPU, é sempre aconselhável, visto que o stock cooler é naquela... massa térmica tens? Bota no CPU antes de colocares um novo cooler (caso compres).
    Aconselho-te também a comprares um cooler para a gráfica, e tal como no CPU, aplica massa térmica.

Verifica se tens um airflow bom na caixa. Por acaso, quantas ventoinhas tens e como estão posicionadas?

Cumps.

PS: às vezes isso é a mobo que está marada, aconteceu isso ao meu irmão, trocou, e magia... ficou bom.

12. blinding

blinding Power Member

Em relação a isso da massa térmica e das ventoinhas não percebo muito, o pc veio assim da loja por isso o que tenho é o que vem de fabrica com os respectivos componentes, eu não mexi em nada ainda. Visto isto, se calhar vou criar um novo topico na parte das configurações para me aconselharem aos respectivos componente novos (caixa,fonte e cpu cooler) para ver se desta vez fico com alguma coisa de jeito, mas já agora podiam me dar alguns conselhos em relação a estes componentes tendo em conta o meu sistema já existente? É que eu em relação a estes componentes não percebo muito. Obrigado

Última edição: 16 de Junho de 2009
  13. Chaosweaver

Chaosweaver [email protected] Member

Recomendo não jogares até fazeres o dito upgrade à máquina, essas temperaturas ultrapassam bem os limites! Nâo vá o teu PC dar o berro.

Cria um tópico no Configurações, de certeza que te dirão o melhor para resolver o teu problema.

14. canano

canano Power Member

Tudo dependerá do teu orçamento disponível.
    Gastas 5€ em massa térmica (a que vem é uma boa porcaria), e por acaso chegou agora mesmo o meu irmão de Leiria com uma MX-2 para mim eheheh.

Caixa, tens muitas opções, a CM 590 e a CM 690 são muito boas em termos de arrefecimento, quanto a mim, das melhores em termos de preço/qualidade (abaixo dos 100€).

Fonte, OCZ StealthXStream 600w ou algumas da Corsair, sempre a partir também dos 60€ dão-te garantia de qualidade.

E coolers, quanto a mim o melhor é o Noctua NH U12P, também a partir dos 55€.

As vezes o barato sai caro, e sei o que estou a dizer... também passei pelo menos que tu.

15. mr.bohemia

Há aí algo errado com as leituras. No Real Temp, clica em Settings; mesmo lá em cima há um botãozinho que diz Set Tjmax e há frente tens uns valores. Clica no botão e altera todos os valores para 100. Depois posta um printscreen. Não precisas de jogar, podes tirar print mesmo em Idle. 90ºC em Idle não é nunca normal, a esta temperatura já se teria desligado, penso eu.

edit: Quem te montou o PC? A não ser que tenhas o PC no deserto ou tenhas a caixa cheia de espuma, os coolers de origem servem perfeitamente (dado que não fazes Overclock). Aponto mais para má instalação dos componentes...

Última edição: 16 de Junho de 2009
  16. canano

canano Power Member

Se a caixa dele vier como a minha Linkworld veio, só vem um cooler para o processador, o que até bastaria, mas com o calor a apertar, com a massa térmica dele, e sem ventoinhas (repito, se a caixa dele vier como a minha - sem ventoinhas), a coisa fica agreste.

Agora sim tens toda a razão mr.bohemia, não é normal e há algo de errado, só sugeri este upgrade caso o user queira preservar ao máximo os componentes. E a caixa, bem como a fonte dão perfeitamente para aproveitar no futuro.

Não conheço nenhum processador que tolere temperaturas a 90ºC sem se "desminfrar" todo.

17. blinding

blinding Power Member

Bem segue então o ss com as alterações que o mr.bohemia sugeriu mas quando fui la fazer essa alteração tava td a 100 já, foi tirado em idle :

Em relação a montagem do pc eu comprei o pc na ***** do montijo por isso foram eles que fizeram toda a montagem, a fonte de alimentação foi inclusive sugerida por eles visto que eu não percebia muito disso.

18. mr.bohemia

A avaliar pela temperatura da gráfica podemos dizer que a temperatura na caixa está alta, sim, mas estas temperaturas no CPU querem dizer que ou o dissipador está mal montado ou o sensor está marado.

Dado que não aparentas ter muito à vontade na coisa sugiro que leves o PC à ***** e exponhas a situação, antes de gastares mais dinheiro. Já agora outra pergunta: há quanto tempo tens esse PC?

19. blinding

blinding Power Member

O pc faz exactamente 1 ano no dia 20 deste mês, nunca me tinha dado nenhum problema desta ordem até hoje. Sim vou expor o problema a eles para ver o que me dizem. Obrigado pelas respostas

20. canano

canano Power Member

É o que fazes de melhor, está na garantia.
    Eles lá devem testar isso, pede para que o façam na tua presença ;)

Partilhar esta Página