PC desliga :(

MPedroso

Power Member
Boas!

Pessoal estou com um problema um tanto bizarro!

A máquina é a seguinte:

AMD XP 3200+
ASUS A7N8X-X
1GB DDR 400 OCZ
GeForce 6800GT
2 drives opticas e 1 disco rigido

Ora bem, o meu PC desliga-se sozinho, ja pensei que fosse de temperatura, usei o Everest para ler as temperaturas e o maximo que obtive em LOAD foi 57º, isto lido pelo programa, se me guiar pelas temperaturas indicadas pelo CPU diode, vejo algo perto dos 105º!!!!!

Ja tentei de quase tudo!, liguei o computador com as drives desligadas e o mesmo acontece.
Tentei tb varias versoes da bios, tenho neste momento a mais recente, o problema mantem-se.
Nao sei o que poderá estar a provocar isto, uma coisa é certa, seja a usar o DVD Shrink ou a jogar o grandioso Call OF Duty 2, é uma questao de minutos até o computador reiniciar e desligar logo, ou simplesmente se desligar, apos isso tenho de esperar uns bons minutos, se o ligar volta-se a desligar sozinho.
Voltagens medidas pelo software ou mesmo por um voltimetro, parecem estaveis.

Se alguma alma caridosa me puder ajudar ou dar sugestoes/dicas, fico eternamente agradecido!

Notas importantes: a fonte é uma Be QUiet 370W e o coller tem como base um Bad Boy, Arctic Silver e uma Noiseblocker S3, o pc em idle ate agora nao se tem desligado
 
Para ele estar a reiniciar é quase de certeza protecção da board para não danificar o CPU.
Ve se o dissipador está bem colocado e as fans a trabalhar bem.
 
ja retirei o coller e voltei a colocar(aproveitei para retirar o pó), as fans parecem estar a funcionar bem, o problema mantem-se, um promenor importante, as temperaturas que a BIOS forenece sao sempre com oscilaçoes ridiculas, num momento está a 24º, no momento seguinte a 70º e sempre assim inconstante, com o Everest consigo ler a temperatura do CPU Diode, neste momento em idle encontra-se a 68º, leitura do CPU indica 35º
 
podem ser sensores marados, e como a board se fia por esses valores o COP faz-te o pc rebootar
se nao for disso, outra possivel causa pros reboots instantaneos podem ser modulos de ram pifados


cumps
 
boas
double check o cooler....ve se está mesmo bem assente
estas de stock cooler?
mete o speedfan.....verifica se a fan do cpu cooler roda...
parece mesmo temps

boa sorte
 
Voltei a colocar o cooler, pode ser defeito meu, mas parece-me bem fixo, tb nao é ciencia nenhuma instalar um cooler, como ja referi trata-se de uma base bad boy com noiseblocker S3, girando entre os 2500 e 2800rpm constantes
 
O que está a acontecer pode ter mesmo várias causas possíveis. Faz o seguinte, partindo do principio que o cooler está mesmo bem montado..:

- Desmonta a board para fora da caixa e assenta-a numa superficie solida, com a parte esquerda (onde estão as conexões das placas) para "fora" dessa superficie (de maneira a permitir o encaixe perfeito das placas)
- Tira todas as placas PCI que não necessites (Som, LAN, etc)
- Tira os módulos de RAM e limpa os contactos dos mesmos com alcool e papel (papel de cozinha serve perfeitamente). Em relação aos slots, passa um pincel limpo sobre eles e se possivel aspira (para retirar qq pó que se encontre nos contactos)
- Liga as conexões da fonte, aproveita para limpar também os contactos de pó
-

Agora que temos tudo limpo, sem caixa para interferir (sim, porque a propria caixa pode estar a causar estáticas/EMI, etc), vamos passo a passo:

- Liga o sistema fazendo "shunt" do Power-Switch com uma chave de fendas/clip/qq coisa metalica condutora
- Vê a versão da BIOS. Se houver uma versão da BIOS superior, saca, monta a drive de disquetes e instala a versão mais recente.
- Vai imediatamente à BIOS e faz load Setup Defaults ou Optimized Defaults
- A partir dai, configura a BIOS (espero que saibas +/- o que fazer), grava, sai e volta a entrar
- Vê a temperatura do CPU. Monitoriza, desde a temperatura depois de ligado, até ao IDLE. Regista num papel.
- Em seguida faz MemTest. Dizes q depois de 30 min desliga-se, a fazer MemTest, mas acho que em 30 min um AMD como o teu nem chega a fazer uma pass no MemTest para 1GB RAM certo? Se continuar a desligar antes de testar a memoria toda (1 pass), ou tens fonte avariada, CPU, RAM, ou board... infelizmente pode ser qualquer uma destas coisas :rolleyes:

Se acabar o MemTest, entra para o Windows (o ideal era instalar o Windows de novo, noutro disco) e faz Prime95 ao CPU. Aproveitas para meter novos drivers de tudo, incluido nForce2.. que é importante.

Fora isto não me lembro de mais nada... se desligar a meio do MemTest troca a fonte (pede uma emprestada ou isso) e faz novamente... de resto, só experimentando com outro CPU, gráfica, etc para resolver por exclusão de partes.
Se nada disto resolver, podes sempre contar com a minha ajuda pessoalmente..

Um abraço!
 
O dissipador esta bem posto, ja testei com outro cooler, limpei tudo e voltei a por pasta, e o problema permanece, voltei a por o cooler anterior,estamos por agora na mesma :(
 
So para actualizar a situação:
Tive possibilidade de testar vários coolers, fontes e memorias, infelizmente nao consegui nenhuma board nem processador, nao cheguei a nenhuma conclusao pois o problema sempre se manteve, acabei por levar o computador para uma loja perto da minha casa, no final desta semana ja devo ter resposta.
Estou a rezar que seja problema de board, porque se for do processador estou feito como podem imaginar...
 
Recomendo vivamente todos os conselhos descrevidos no post do TurboX.
Segundo o técnico que me reparou a maquina, ele simplesmente desmontou toda a makina,, fez uma intensa limpeza do pó, e voltou a montar tudo, e o problema simplesmente desapareceu, ja tenho a temperatura de CPU Diode igual á do cpu, em LOAD nao passo dos 50º isto com caixa fexada! nao sei ate que ponto as temperaturas serao reais visto ser uma ASUS mas o que é certo, é que o meu problema desapareceu, apenas com uma limpeza e desmontagem completa da maquina!
 
Back
Topo