Avaria PC desligou-se / não liga

Plenton

Power Member
Bom dia,

Ontem estava a utilizar o PC ao final do dia quando ele se desligou sozinho. Parecia que tinha faltado a luz em casa.
Depois disso não consigo ligá-lo. Já troquei de cabo, de tomada, não dá nenhum sinal. Parece que não chega qualquer energia ao PC.

Desconfio que seja a fonte de alimentação... mas há maneira de testar? Para evitar perder tempo com a garantia, assim avançava já com um pedido para o que fosse necessário.
É estranho porque a fonte é uma BitFenix Formula 450W 80+ Gold, com 8 meses de uso. Não contava com uma avaria tão cedo.

Aguardo a vossa ajuda, obrigado!

Edit:
Questão adicional: Desconfio que problemas de garantia, ainda por cima tem de ser tudo enviado por transportadora, vai demorar muito tempo!
E eu preciso da máquina para trabalhar, não posso ficar sem ela. Não tenho ninguém perto que me possa ceder uma fonte de alimentação.
Se eu quiser comprar algo para desenrascar, há alguma coisa que se encontre até 15/20€?
 
Última edição:
Boas. A regra é que se está na garantia é para ser devolvido para troca ou reparação. Se a caixa estiver selada perdes logo a garantia.

No entanto aqui vão umas dicas
- Verifica se o computador tem corrente, por exemplo se os leds acendem ou se o dissipador do CPU trabalha, ou até mesmo se o cooler da GPU trabalha.
- Se não houver corrente em princípio o problema é da fonte de alimentação, podes verificar se a fonte queimou a motherboard removendo o conector de corrente ATX (20+4 pinos) e vendo se os pinos estão queimados.

há alguma coisa que se encontre até 15/20€
Por esse preço só vi umas fontes de 500W na Worten, por acaso tenho uma igual que comprei na *****, mas são muito limitadas nem conector de corrente para a GPU têm.

EDIT:
A fonte que tenho actualmente custou-me 60€ é uma Aero cool VX plus series 750W, nada de especial mas é boa para desenrascar.
 
Última edição:
Boas. A regra é que se está na garantia é para ser devolvido para troca ou reparação. Se a caixa estiver selada perdes logo a garantia.

No entanto aqui vão umas dicas
- Verifica se o computador tem corrente, por exemplo se os leds acendem ou se o dissipador do CPU trabalha, ou até mesmo se o cooler da GPU trabalha.
- Se não houver corrente em princípio o problema é da fonte de alimentação, podes verificar se a fonte queimou a motherboard removendo o conector de corrente ATX (20+4 pinos) e vendo se os pinos estão queimados.


Por esse preço só vi umas fontes de 500W na Worten, por acaso tenho uma igual que comprei na *****, mas são muito limitadas nem conector de corrente para a GPU têm.
A caixa foi montada por peças, não está selada.
A fonte sim está selada, e essa não vou mexer. É para ir para a garantia. Não queria era mandar a fonte, e depois não ser dela, para ir outra peça... e com isto o tempo a passar.

- Não há corrente nenhuma, nenhum cooler ou fan, nem leds
- Estive agora a ver e parece não haver nenhum conector da MB queimado.

E quanto a comprar uma nova fonte, também reparei que não há com ligação à gráfica, e eu não tenho gráficos integrados...


@ZMneeed vou ver isso, obrigado!
Edit: Acabei de testar e faz o mesmo, dá um pequeno "click" mas não arranca. Quase de certeza então será a fonte
 
Última edição:
Se a fonte não arranca com o Shunt, é mandares para a garantia. A minha Seasonic de 430W também morreu, mas esta ao fim de 2 anos e meio. Se a compraste cá, envia para RMA da loja que compraste. Fica mais barato que enviar para a marca ( Aka enviar por correio internacional) .
 
Acabou de seguir por CTT para a loja onde comprei. Pelos vistos tem mesmo problema e vai ser substituída, assim que detetarem a avaria.
Obrigado pessoal, ajudaram-me a poupar imenso tempo! ;)
 
Back
Topo