PC/Mac Dragon Age: Origins

É mais provável que sejam os jogadores de consola a queixarem-se porque o jogo tem demasiado texto, diálogos, complicações e não tem fast travel, entre outras maravilhas modernas que contribuem para a estupidificação dos jogos. Quando virem que isto não é um Mass Effect medieval vão criticar e as próprias reviews devem seguir o mesmo caminho.

Digo isto porque, a avaliar pelos vídeos, há uma enorme preocupação com os aspectos mais importantes dos RPGs (diálogos, liberdade, decisões, textos, etc), nas entrevistas não se vê um idiota extremamente entusiasmado com o "quão grande as explosões são" ou "quantos pedaços de carnes são arrancados do mutante", vê-se alguém que realmente sabe o que está a fazer.

O que espero deste jogo é uma mistura de Baldurs Gate com as inovações técnicas do Mass Effect (vozes, caracterização, expressões faciais, etc).

Eu não sou jogador de consola, mas a forma como falas de quem joga consola faz parecer que é tudo uma cambada de burros que só querem é graficos, e que tu es o inteligente que quer jogos profundos, nao te fica bem.
Em relação a este jogo Dragon Age : Origins do qe vi ate agora parece-me bastante promissor, adorei o Baldurs Gate e este faz lembrar bastante esse grande jogo.
 
O meu comentário foi baseado em factos, não inventei nada, é conhecimento geral que a esmagadora maioria dos jogadores de consola não aprecia este tipo de jogos menos fast paced e com grandes quantidades de texto e diálogos. O que não quer dizer que sejam burros, isso já és tu a por-me palavras na boca.
 
Uma das vantagens apontadas às consolas é não haver problemas de compatibilidade, tweaks necessários para optimização dos jogos, etc.

Por outras palavras, é só meter o jogo e tá a andar.

Grande parte dos jogadores de consola são-no por esta razão. Porque não se estão para chatear muito e querem divertimento rápido.

Nessa óptica, é lógico que quem os tem por público alvo tenda a fugir da complexificação nos jogos.

Por outro lado há quem aprecie jogos complexos, pelas mais variadas razões (tempo disponível, grande historial de gaming que se torna um entrave à possibilidade de grandes surpresas, etc.) e é normal que tenha "medo" da tendência de mercado das consolas, no que toca à adequação dos produtos ao mainstream coiso.
 
è preciso é calma

o Bio Shadow tem toda a razão...jogos fast paced são mais jogaveis na consola...
mas cada um é que sabe do que gosta
e ninguem ta a chamar ninguem de burro lol
RELAX...dont do it...etc
 
Não me digam que vamos recomeçar aquela (des)conversa do tópico do Fallout 3? :p

Eu mudei-me para uma consola pelas razões acima referidas: não há necessidade de estar constantemente a fazer upgrade ao PC. Sinto falta dos velhinhos RPGs ocidentais mas também tirando a expansão do NW2 e o The Witcher parece que não ando a perder nada. Com o Dragon Age: Origins espero fazer um upgrade...

É um facto que por norma os jogos para consola não são tão complicados mas discordo com os comentários de que isso é uma estupidificação. É mais uma simplificação e quem em alguns casos, tendo em conta a forma de controlo (comando), é bem implementada.
Tomemos o exemplo do Mass Effect, achei uma excelente opção usar aquela forma de combate para um jogo sci-fi. A história não é nada que envergonhe ninguém. Não foi escrita pelo David Gaider (o lead writer do BG2, NWN: HoU, SW: KotOR e deste Dragon Age) mas tirando um ou outro detalhe é bastante boa. Continua a ter bastantes elementos de RPG e excelentes diálogos como é apanágio da Bioware. Claro que não é uma experiência massiva como o BG2 mas também a própria Bioware diz que nunca mais fará um jogo tão monstruoso.

Só mais uma coisa: o Bio Shadow refere-se ao 'fast travel' como um índicio de "estupidificação". Não compreendo porquê, primeiro é uma feature opcional (no caso do Oblivion e Fallout 3 que penso ser o alvo do comentário) e segundo porque em practicamente todas as velhas glórias de RPGs que conheço existem formas de 'fast travel' (e nesses casos nem era opcional).
 
Só mais uma coisa: o Bio Shadow refere-se ao 'fast travel' como um índicio de "estupidificação". Não compreendo porquê, primeiro é uma feature opcional (no caso do Oblivion e Fallout 3 que penso ser o alvo do comentário) e segundo porque em practicamente todas as velhas glórias de RPGs que conheço existem formas de 'fast travel' (e nesses casos nem era opcional).

Nisto não podia estar mais de acordo. Nunca percebi muito bem o problem de features opcionais como é o caso de "fast travel", só faz quem quer.
 
O meu comentário foi baseado em factos, não inventei nada, é conhecimento geral que a esmagadora maioria dos jogadores de consola não aprecia este tipo de jogos menos fast paced e com grandes quantidades de texto e diálogos. O que não quer dizer que sejam burros, isso já és tu a por-me palavras na boca.

Post Original de Bio Shadow
É mais provável que sejam os jogadores de consola a queixarem-se porque o jogo tem demasiado texto, diálogos, complicações e não tem fast travel, entre outras maravilhas modernas que contribuem para a estupidificação dos jogos. Quando virem que isto não é um Mass Effect medieval vão criticar e as próprias reviews devem seguir o mesmo caminho.

Digo isto porque, a avaliar pelos vídeos, há uma enorme preocupação com os aspectos mais importantes dos RPGs (diálogos, liberdade, decisões, textos, etc), nas entrevistas não se vê um idiota extremamente entusiasmado com o "quão grande as explosões são" ou "quantos pedaços de carnes são arrancados do mutante", vê-se alguém que realmente sabe o que está a fazer.

O que espero deste jogo é uma mistura de Baldurs Gate com as inovações técnicas do Mass Effect (vozes, caracterização, expressões faciais, etc).
 
Mais uma vez, nunca disse que os jogadores de consola eram burros, tu é que interpretaste dessa maneira.

Garm os jogos antigos tinham teleports por questões técnicas, nos jogos recentes tudo é simplificado, o fast travel é apenas um exemplo, as setas mágicas que indicam exactamente para onde se deve ir e o que fazer é outro exemplo, eu chamo a isto estupidificação. O Morrowind é um excelente exemplo de um bom jogo que não utiliza estas "simplificações" e no entanto funciona perfeitamente bem.
 
É verdade, um bom exemplo é o Dead Space. Carrrega-se numa tecla e aparece uma linha no chão a dizer para onde ir. Eu não apreciei a ideia, daqui a pouco enfia-se um botão para o piloto automático.

Sim, o uso destas ajudas não é obrigatório, mas acaba por ser utilizado e lá se vai a exploração e descoberta mais para a beira do esquecimento (oops, oblivion em inglês :D ).
 
Este jogo está a ter pouco amor. :cool:

Aconselho ao pessoal que esteja interessado mas tem andado afastado que visite o site oficial, tem um vídeo novo e também tem alguns updates no lore (mini-biografias de personagens, creaturas, locais, etc...).

Também aconselho a leitura desta revista gratuita: PCGZine. Além de ter algumas informações novas (como o número de origins, aparentemente são 6) e imagens também tem um pequeno vídeo de gameplay. Ao contrário do que tenho visto noutros vídeos, neste vídeo a camara utilizada é a isómetrica. Ah...a nostalgia.
 
O Dragon Age: Origins tem os dois modos: uma câmara na 3ª pessoa (à lá The Witcher e mesmo Mass Effect) ou então uma espécie de câmara isométrica. Quando falo em nostalgia queria mesmo falar no Baldur's Gate, o Neverwinter Nights 2 é mau exemplo de nostalgia. :cool:

Baldur's Gate II:
Baldr211.jpg


Dragon Age: Origins:
DAO.jpg
 
O Dragon Age: Origins tem os dois modos: uma câmara na 3ª pessoa (à lá The Witcher e mesmo Mass Effect) ou então uma espécie de câmara isométrica. Quando falo em nostalgia queria mesmo falar no Baldur's Gate, o Neverwinter Nights 2 é mau exemplo de nostalgia. :cool:

Baldur's Gate II:


Dragon Age: Origins:

Não estava a deitar a baixo a cena da nostalgia BG é o PAI deles :cool: Só referi o NWN 2 porque dá para rodar a camera e zoomar.
Opa Já estou em pulgas...é da Bioware e basta, por isso só pode ser mais um sucesso
 
We wanted to give the community a heads-up on a recent decision to move the launch of Dragon Age: Origins for the PC to the last half of 2009. That’s a change from the previously announced date of March 2009.

Why is this happening? Both EA and BioWare are really excited about the potential of the game on both PC and consoles and we want to ensure we deliver a blockbuster, AAA BioWare-quality title - as the game is shaping up so well already. An incredible amount of time and effort has gone into Dragon Age: Origins and this extra time will ensure we deliver the quality kind of launch you have come to expect from our games.

At BioWare, our fans and community have always been top priority, so we wanted to you to hear this news from us first. Please discuss this topic here: Click Here

Desde que seja para polir o jogo não há grande problema. Contudo, parece que não é esse o caso:

During EA's earnings call, CEO John Riccitiello said the decision to delay Dragon Age: Origins was tied to a desire for the initial PC release to "coincide" with the console releases, and maximize the game's marketing potential. He also specified a fiscal Q3 launch, between October and December 2009.

Aparentemente este adiamento deve-se às versões para consolas, o que não augura nada de bom. Sempre falaram dele como o "sucessor espiritual" do Baldur's Gate em termos de complexidade, maturidade e personalização, pelo andar da coisa ainda acaba como mais um jogo simplificado para as massas.
 
Mesmo que tenham adiado o jogo para coincidir com o lançamento da versão para as consolas em que é que isso tem a ver com o estado da versão para PC?

Se a ideia era lançar a versão para PC em Março/Abril isso significa que o jogo já está muito avançado. Assim, além de trabalharem na versão para as consolas também continuarão a melhor o jogo para PC. É chato o adiamento mas acho que acaba por ser positivo a longo prazo (teoricamente teremos um jogo mais polido).

Acho engraçado o comentário (da praxe) sobre a EA quando o assunto é o adiamento duma data de lançamento...
 
Mesmo que tenham adiado o jogo para coincidir com o lançamento da versão para as consolas em que é que isso tem a ver com o estado da versão para PC?

Se a ideia era lançar a versão para PC em Março/Abril isso significa que o jogo já está muito avançado. Assim, além de trabalharem na versão para as consolas também continuarão a melhor o jogo para PC. É chato o adiamento mas acho que acaba por ser positivo a longo prazo (teoricamente teremos um jogo mais polido).

Se o tempo realmente for aproveitado para polir o jogo, não vejo quaisquer problemas. Contudo, fica a ideia que pode estar por trás algumas mudanças mais drásticas para manterem ambas as versões equivalentes, daí quererem coincidir as datas de lançamento. A nível de marketing é mais fácil se forem lançadas ao mesmo tempo, por outro lado pode indicar que não estão dispostos a lançar duas versões diferentes.

Há que lembrar que só recentemente é que se falou duma possível versão de consolas, agora nesta última notícia já se fala que o adiamento foi em grande parte incentivado por essa decisão, por isso fica a dúvida se o tempo extra vai realmente ser utilizado para polir o jogo ou por outros motivos.

Acho engraçado o comentário (da praxe) sobre a EA quando o assunto é o adiamento duma data de lançamento...

Não aponto críticas à EA nesse aspecto, desde que a nova administração tomou posse que as coisas têm vindo a melhorar bastante, desde que o adiamento seja para o melhor não vejo grandes problemas. Vamos a ver se é isso que se verifica.
 
Novo grande update no site oficial. O novo update consiste em informação e imagens sobre cada uma das 6 Origins.

Cliquem aqui (requer Flash)

Quem anda a seguir este jogo provavelmente já conhece o conceito das Origins. Basicamente, quando se cria uma personagem além de se escolher a raça e a classe também será possível escolher a origem (escolha limitada à classe e à raça). Cada uma das 6 origem implica um inicio de jogo diferente. Não falo de pequenas alterações nas escolhas nos diálogos mas sim de inícios de jogo completamente diferentes. Eventualmente cada uma das origens converge para a historia principal mas ao longo do resto do jogo a origem escolhida continuara a ter alguma influência.

Tenho pena que os humanos só tenham 1 origem (se excluirmos a Mage Origin que é exclusiva da classe) mas fora isso as origens do Dwarf Commoner e City Elf parecem bastante interessantes.

------------------

Além disso há um novo trailer na Gamespot. Podem vê-lo aqui.


Sem duvida o jogo que mais aguardo de 2009, ou não fosse o Baldur's Gate 2 o meu jogo preferido...
 
Este jogo vai-me roubar horas e horas sem fim, ainda nem sequer o joguei, e já sei que vou querer voltar a jogar (depois de chegar ao fim, óbvio) com todas as raças e origens. :-D Dos jogos que mais anseio, e a Bioware ainda não me desiludiu.
 
Back
Topo