Rentável para alguns? Aparentemente é rentável para muitos, e o número continua a aumentar. Já foi dito inúmeras vezes que pirataria não corresponde a vendas perdidas. A esmagadora maioria dos utilizadores que vão piratear software não têm qualquer intenção de o comprar se não tiverem a possibilidade de o arranjar gratuitamente. Quanto aos restantes, é impossível determinar quantos deles iriam comprar o jogo se não tivessem essa opção e outros tantos que acabaram por o comprar depois de experimentar.
A pirataria está presente em todas as plataformas e indústrias de entretenimento, sempre esteve e irá continuar a estar, e ainda assim as respectivas indústrias continuam a crescer. As editoras apenas têm de se focar em recompensar os utilizadores legítimos, em vez de quererem "combater" a pirataria penalizando os seus consumidores.
Pior do que a situação da pirataria para as editoras é o mercado de aluguer e venda de jogos usados, de que muitas delas se queixam. Nesses casos as editoras não vêm um cêntimo, vai tudo para os retailers que sobrevivem principalmente à custa disso - a maioria dos lucros de retailers como a Gamestop é proveniente da venda de jogos usados por exemplo - e tratam-se de utilizadores que estavam dispostos a pagar pelo jogo, tendo aproveitado para o comprar mais barato em segunda mão. Esse é um dos problemas que pouco afecta o mercado de PC Gaming, não só pelo uso de serials e contas associadas ao utilizador como pelo crescimento exponencial dos serviços de distribuição digital.
Relativamente ao Demigod, como o Brad Wardell já disse as vendas estão dentro do esperado e no bom caminho para ser mais um sucesso comercial para a empresa, e o jogo ainda nem está disponível na Europa (apenas pelo Impulse). Dado que a Gamestop quebrou a data de lançamento, o jogo foi parar à Internet antes da maioria dos utilizadores o terem recebido, daí os tais números de ligações no dia de lançamento - que são naturalmente maiores nos primeiros dias em que os jogos são disponibilizados nos trackers - juntamente com a polémica em redor dessa situação que levantou mais atenção. Isso é outra das coisas que não faz sentido, postarem notícias a dizer que o jogo X ou Y já anda a circular na Internet, que consequentemente vai adicionar mais uns milhares de downloads ilegais de quem nem tinha conhecimento disso.
Ignorar? No próprio report estão os dados do WoW, que correspondem a cerca de mil milhões de dólares. E os outros 10 mil milhões (ou 11.7 se contarmos com os últimos números)?
A pirataria está presente em todas as plataformas e indústrias de entretenimento, sempre esteve e irá continuar a estar, e ainda assim as respectivas indústrias continuam a crescer. As editoras apenas têm de se focar em recompensar os utilizadores legítimos, em vez de quererem "combater" a pirataria penalizando os seus consumidores.
Pior do que a situação da pirataria para as editoras é o mercado de aluguer e venda de jogos usados, de que muitas delas se queixam. Nesses casos as editoras não vêm um cêntimo, vai tudo para os retailers que sobrevivem principalmente à custa disso - a maioria dos lucros de retailers como a Gamestop é proveniente da venda de jogos usados por exemplo - e tratam-se de utilizadores que estavam dispostos a pagar pelo jogo, tendo aproveitado para o comprar mais barato em segunda mão. Esse é um dos problemas que pouco afecta o mercado de PC Gaming, não só pelo uso de serials e contas associadas ao utilizador como pelo crescimento exponencial dos serviços de distribuição digital.
Relativamente ao Demigod, como o Brad Wardell já disse as vendas estão dentro do esperado e no bom caminho para ser mais um sucesso comercial para a empresa, e o jogo ainda nem está disponível na Europa (apenas pelo Impulse). Dado que a Gamestop quebrou a data de lançamento, o jogo foi parar à Internet antes da maioria dos utilizadores o terem recebido, daí os tais números de ligações no dia de lançamento - que são naturalmente maiores nos primeiros dias em que os jogos são disponibilizados nos trackers - juntamente com a polémica em redor dessa situação que levantou mais atenção. Isso é outra das coisas que não faz sentido, postarem notícias a dizer que o jogo X ou Y já anda a circular na Internet, que consequentemente vai adicionar mais uns milhares de downloads ilegais de quem nem tinha conhecimento disso.
ZyPhAX disse:O que muita gente prefere ignorar é a percentagem do valor total que o WoW tem.
Ignorar? No próprio report estão os dados do WoW, que correspondem a cerca de mil milhões de dólares. E os outros 10 mil milhões (ou 11.7 se contarmos com os últimos números)?
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