1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC-E Nikkor 24mm f/3.5D ED

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por dasens, 30 de Janeiro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1434)

1. dasens

dasens Power Member

Brutal! O meu saco já está a pedinchar por uma destas :P
    Disponível a partir de Março 2008

Outra informação com algum interesse:

Última edição: 30 de Janeiro de 2008
  2. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

as tilt shift estão para mim num patamar parecido às fisheyes, são objectivas muito engraçadas (ponto).
    as fotos de uma tilt shift parecem sempre saidas do photoshop.. :P

alguns bons resultados com objectivas do género:

:P

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

PC-E? wtf?

o que é aquela coisa por baixo da lente, com uma escala e 1 roda?

Mas parece-me uma lente com qualidade monstruosa. O preço também será monstruoso, cerca de 1600€

nabo, a dos jogadores de american football e do nascar parecem mais miniaturas :D

4. dasens

dasens Power Member

Na minha opinião excedem o engraçado. Para algumas pessoas, são pura e simplesmente necessárias. Se perguntares a um fotografo de arquitectura, por exemplo, percebes rapidamente que o facto de se poder ajustar a inclinação da lente e de se poder fazer correcções à perspectiva são características fundamentais para se eliminar a distorção, dentro do possível, no momento da captura da imagem.
    É verdade que quem fotografa arquitectura "a sério", não usa (D)SLRs, mas usa também objectivas que permitem algum controlo sobre a distorção, até porque é fundamental manter a película / sensor paralelo à superfície a fotografar para que as linhas que a compõe serem captadas também paralelas.
    Concluindo, mais do que engraçadas, estas lentes são para um nicho do mercado, e para aqueles que gostam de fotografar arquitectura como eu, são muito bem vindas!

Destroyer, PC acho que significa Perspective Control, mas mais tarde confirmo, e aquele mecanismo serve para mudar a inclinação da lente em relação à montagem na máquina, assim como fazer certos ajustes de perspectiva, mas tenho de investigar um pouco melhor as especificidades técnicas destas lentes, e depois digo aqui qualquer coisa.

5. cantara

cantara Power Member

Sim, o nicho de mercado a sério é para os fotografos de arquitectura. Para outro tipo de fotografia, produzem fotos muito engraçadas. Há sempre a possibilidade de fazer um fake tilt-shift, através de photoshop, se bem que nem todas as fotos permitem esse efeito miniatura. Por exemplo, esta que fiz (não foi tirada de propósito para isto):

Depois há o tilt-shift dos pobres, através de uma lensbaby

6. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

obrigado pela explicação, sou sincero, ainda não tinha descoberto uma "utilidade" para este género de objectivas. mas agora já me alargaste os horizontes. ;)

7. timber

timber Zwame Advisor

Quando um fabricante arranja "tempo" para se dedicar a estas lentes que praticamente ninguém usa ou precisa é muito bom sinal.

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, é voltado para fotografia e o meu irmão anda de uma Sony P93 :D Nem dinheiro para uma bridge ou reflex de entrada tem...

Não estou a ver um arquitecto que trabalhe por contra própria andar com uma lente de 1600 €, fora o resto do material :P Só está ao alcance de grandes empresas do genero.

9. dasens

dasens Power Member

Então, confirma-se que PC = perspective control, PC-E julgo que é a designação nova destas lentes pois trazem dois novos contactos de modo a que as aberturas possam ser mudadas electronicamente por máquinas com diafragma electromagnético (D3 e D300), coisa que era impossível nas lentes PC anteriores.

Mais info sobre lentes com correcção de perspectiva e profundidade de campo
    http://en.wikipedia.org/wiki/Perspective_correction_lens

Edit: Destroyer, é para quem precisa e tem dinheiro para as comprar..
    Não são só arquitectos que fotografam arquitectura..

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Estas lentes são as mesmas usadas para arquitectura? Eu pensava que a lente que corrigia a inclinação dos edifícios era chamada excêntrica, que não é o mesmo que tilt.

11. dasens

dasens Power Member

Esclarecido?

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Yup. Eu por acaso logo a seguir googlei e vi que as lentes são chamadas tilt-shift e que a diferença é que nem todas fazem tilt, mas o propósito é o mesmo. :) De qualquer forma obrigado.

Partilhar esta Página