PC-E Nikkor 24mm f/3.5D ED

dasens

Power Member
dpreview disse:
PC-E NIKKOR 24mm f/3.5D ED Major Features
  • Wide shifting and tilting range (shift: ±11.5 mm; tilt: ±8.5°)
  • ±90° lens revolving capability for versatile tilt/shift effects
  • Maximum reproduction ratio of 1/2.7 (at 0.21 m/0.7 ft.)
  • Three ED (Extra-low Dispersion) glass elements for superior sharpness and color correction by effectively minimizing chromatic aberration
  • Three aspherical lens elements minimize various types of lens aberration
  • Nano Crystal Coat virtually eliminates internal lens element reflections, effectively reducing ghosting and flare
  • High-performance Nikon Super Integrated Coating delivers superior color reproduction while substantially reducing ghosting and flare
  • Rounded 9-blade diaphragm for more natural appearance of out-of-focus image elements
  • Lens aperture can be preset by using aperture ring and aperture stop-down button
  • With the Nikon D3 and D300, auto aperture control with electromagnetic diaphragm is possible
PC-E NIKKOR 24mm f/3.5D ED specifications

Focal length 24mm
Aperture f/3.5 - 32
Lens construction 13 elements in 10 groups (with three ED glass elements, three aspherical lenses, one with Nano Crystal Coat)
Picture angle • 84° • Maximum 101° when fully shifted
Closest focus distance 0.21 m / 0.7 ft
Maximim reproduction ratio 1:2.7
Aperture blades 9 (rounded)
Filter attachment size 77 mm
Focusing Manual focus
Dimensions Approx. 82.5 x 108 mm / 3.2 x 4.3 in. Weight Approx 730 g / 25.7 oz
Supplied accessories • Bayonet Hood HB-41 • Flexible Lens Pouch CL-1120
Selling price £1099.99/ €1642.00

Additional images

nikkor_24_pce_formula.jpg


URL: http://www.dpreview.com/news/0801/08012907nikkorpce24.asp

Brutal! O meu saco já está a pedinchar por uma destas :P
Disponível a partir de Março 2008

Outra informação com algum interesse:

dpreview disse:
Nikon UK is also pleased to share important news about two more lenses to expand and strengthen our PC NIKKOR lens lineup. The new PC-E NIKKOR 45mm f/2.8D ED and PC-E Micro NIKKOR 85mm f/2.8D ED will be exhibited at the PMA 2008 International Convention and Trade Show in Las Vegas, USA from January 31 to February 2, 2008.
 
Última edição:
as tilt shift estão para mim num patamar parecido às fisheyes, são objectivas muito engraçadas (ponto).
as fotos de uma tilt shift parecem sempre saidas do photoshop.. :P

2122806357_6affec6e40.jpg


2200776906_7bdce76224.jpg


alguns bons resultados com objectivas do género:

2228050113_ee5afe8a1c.jpg


1436164352_66c92bd8b8.jpg


:P
 
PC-E? wtf?

o que é aquela coisa por baixo da lente, com uma escala e 1 roda?

Mas parece-me uma lente com qualidade monstruosa. O preço também será monstruoso, cerca de 1600€

nabo, a dos jogadores de american football e do nascar parecem mais miniaturas :D
 
Na minha opinião excedem o engraçado. Para algumas pessoas, são pura e simplesmente necessárias. Se perguntares a um fotografo de arquitectura, por exemplo, percebes rapidamente que o facto de se poder ajustar a inclinação da lente e de se poder fazer correcções à perspectiva são características fundamentais para se eliminar a distorção, dentro do possível, no momento da captura da imagem.
É verdade que quem fotografa arquitectura "a sério", não usa (D)SLRs, mas usa também objectivas que permitem algum controlo sobre a distorção, até porque é fundamental manter a película / sensor paralelo à superfície a fotografar para que as linhas que a compõe serem captadas também paralelas.
Concluindo, mais do que engraçadas, estas lentes são para um nicho do mercado, e para aqueles que gostam de fotografar arquitectura como eu, são muito bem vindas!

Destroyer, PC acho que significa Perspective Control, mas mais tarde confirmo, e aquele mecanismo serve para mudar a inclinação da lente em relação à montagem na máquina, assim como fazer certos ajustes de perspectiva, mas tenho de investigar um pouco melhor as especificidades técnicas destas lentes, e depois digo aqui qualquer coisa.
 
Sim, o nicho de mercado a sério é para os fotografos de arquitectura. Para outro tipo de fotografia, produzem fotos muito engraçadas. Há sempre a possibilidade de fazer um fake tilt-shift, através de photoshop, se bem que nem todas as fotos permitem esse efeito miniatura. Por exemplo, esta que fiz (não foi tirada de propósito para isto):

564550620_a03c6988b4_o.jpg


Depois há o tilt-shift dos pobres, através de uma lensbaby
 
Concluindo, mais do que engraçadas, estas lentes são para um nicho do mercado, e para aqueles que gostam de fotografar arquitectura como eu, são muito bem vindas!

obrigado pela explicação, sou sincero, ainda não tinha descoberto uma "utilidade" para este género de objectivas. mas agora já me alargaste os horizontes. ;)
 
Quando um fabricante arranja "tempo" para se dedicar a estas lentes que praticamente ninguém usa ou precisa é muito bom sinal.
 
Pois, é voltado para fotografia e o meu irmão anda de uma Sony P93 :D Nem dinheiro para uma bridge ou reflex de entrada tem...

Não estou a ver um arquitecto que trabalhe por contra própria andar com uma lente de 1600 €, fora o resto do material :P Só está ao alcance de grandes empresas do genero.
 
Nikon UK disse:
Perspective Control (PC-E) wideangle NIKKOR for architecture and landscape photography that delivers class-leading levels of tilt and shift movement

Então, confirma-se que PC = perspective control, PC-E julgo que é a designação nova destas lentes pois trazem dois novos contactos de modo a que as aberturas possam ser mudadas electronicamente por máquinas com diafragma electromagnético (D3 e D300), coisa que era impossível nas lentes PC anteriores.

Mais info sobre lentes com correcção de perspectiva e profundidade de campo
http://en.wikipedia.org/wiki/Perspective_correction_lens

Edit: Destroyer, é para quem precisa e tem dinheiro para as comprar..
Não são só arquitectos que fotografam arquitectura..
 
Estas lentes são as mesmas usadas para arquitectura? Eu pensava que a lente que corrigia a inclinação dos edifícios era chamada excêntrica, que não é o mesmo que tilt.
 
Estas lentes são as mesmas usadas para arquitectura? Eu pensava que a lente que corrigia a inclinação dos edifícios era chamada excêntrica, que não é o mesmo que tilt.

Wikipedia disse:
Tilt Shift Photography

The technique has been around since the very early days of the large format camera where the front glass element could be moved independently of the other to create a sweet spot of focus. The technology has since then been made available for 35 mm cameras where a lens has an element in the front that moves independently of the other. The lens is frequently used in architectural photography to correct distortion, which rather than create sweet spots of focus keeps an entire frame in focus but minimizes the effects of convergence. Other photographers have popularized the lens by using it in portrait photography, a technique which has been compelling as the sweet spot of focus draws the viewer in immediately. Walter Iooss Jr. of Sports Illustrated, Vincent Laforet and many other photographers have images using this lens/technique on their respective websites.

Esclarecido?
 
Yup. Eu por acaso logo a seguir googlei e vi que as lentes são chamadas tilt-shift e que a diferença é que nem todas fazem tilt, mas o propósito é o mesmo. :) De qualquer forma obrigado.
 
Back
Topo