PC encrava sem razão aparente

ac99

Membro
Viva,

Peço desculpa por começar logo a minha participação a pedir ajuda, mas já esgotei as possibilidades para resolver este. Recentemente, adquiri dois pc's, e um deles encrava a uma média de 2 a 3 vezes por dia, sem razão aparente:

- tanto encrava com muitos programas abertos, como apenas com o Windows e o antivírus
- não há vírus, nem spywares, nem nada do género
- o disco está desfragmentado e o registo limpo (com o TuneUp)
- penso que não é da memória pois nunca cheguei ao limite, e já me encravou com cerca de 90% de memória livre
- não creio que seja da placa gráfica porque não coincide encravar com os programas/jogos que mais puxam por ela. Encrava aleatoriamente sem relação com o que está a funcionar ou não
- as temperaturas dentro do PC estão normais, e também não coincide encravar com o número de horas a que está ligado
- por último, para despistar ser um problema do Windows (que me levaria a uma formatação), criei uma nova partição no disco rígido e instalei o Ubuntu Linux. Umas horas depois, também nele encravou...

Que hipóteses me restarão? Ocorrem-me duas: configurações da BIOS e problema de hardware. Na primeira, já carreguei as 'optimized defaults' e não resolveu. Carreguei as fail-safe mas a performance desce muito e preciso do PC operacional para trabalhar, pelo que não sei se encrava nessas definições ou não. Na segunda, então terei de levar á garantia, no entanto queria deixar esta opção para último recurso, pois já sei que vou ficar sem o PC algum tempo e nesta altura do 'campeonato' não dá mesmo.

Já pesquisei na net pelos problemas mais comuns e nada se verifica aqui. LI até um tópico em que um computador só não encravava se estivesse na horizontal, sinceramente ainda não experimentei mas se resolver que se lixe, nem que o tenha de virar de pernas pró ar :D

NOTA: Ao encravar, não aparece qualquer erro. A imagem simplesmente para, rato e teclado deixam de responder, colunas deixam de tocar, etc etc etc

Agradeço desde já qualquer ajuda :)
 
Pode ser muita coisa... Podes, se tiveres acesso a esse material, começar por trocar a fonte. Também formatar o pc era um bom ínicio... Depois se isto não resolver, tirar e pôr novamente as ram´s ou trocar por outras. Experimentar outro disco e por fim outra board...

Não sei bem o que poderá ser mas assim vais excluindo todas as possibilidades... A descantagem é que terás que ter acesso a este material ou então pede algum a um amigo ou assim...

Cumps
 
@ Quietdrive - 1GB, nunca cheguei ao limite e já me encravou sem qualquer programa a funcionar (excepto o próprio sistema operativo claro).

@ Kruder - o problema é que se eu abrir o PC perco de imediato a garantia, eu pessoalmente acho estúpido mas já sabia disso quando os comprei e portanto tenho de aceitar. Se houver alguma peça avariada, convém ter a garantia para a substituir sem custos adicionais :)

Cumps
 
não sei se adiantará de muito, mas verifica as temps...

eu não deixaria a garantia para ultimo recurso, pensa, se o pc é novo e já te tá a dar problemas, o que não fará daqui a uns tempos? usa e abusa da garantia!

só é mesmo chato pelo facto de ficares enrascado, sem pc....

cumpz
 
Viva,

Peço desculpa por começar logo a minha participação a pedir ajuda, mas já esgotei as possibilidades para resolver este. Recentemente, adquiri dois pc's, e um deles encrava a uma média de 2 a 3 vezes por dia, sem razão aparente:

- tanto encrava com muitos programas abertos, como apenas com o Windows e o antivírus
- não há vírus, nem spywares, nem nada do género
- o disco está desfragmentado e o registo limpo (com o TuneUp)
- penso que não é da memória pois nunca cheguei ao limite, e já me encravou com cerca de 90% de memória livre
- não creio que seja da placa gráfica porque não coincide encravar com os programas/jogos que mais puxam por ela. Encrava aleatoriamente sem relação com o que está a funcionar ou não
- as temperaturas dentro do PC estão normais, e também não coincide encravar com o número de horas a que está ligado
- por último, para despistar ser um problema do Windows (que me levaria a uma formatação), criei uma nova partição no disco rígido e instalei o Ubuntu Linux. Umas horas depois, também nele encravou...

para a proxima lê melhor :D e se a garantia existe é para ser usada ao MINIMO erro lol o PC deveria vir perfeito
 
Viva,

Obrigado pelas respostas ;)

O meu único problema com a garantia é mesmo o ficar sem o PC, porque apesar de ser chato encravar de um momento para o outro duas a três vezes ao dia, o que é certo é que de resto funciona na perfeição. Mas paciência, levo-o lá e faço um pressing para que se despachem lol.

Cumps
 
ui

fds eu tenho exactamente o mesmo problema....ac99 cmo é k resolveste ?!?!? é k eu n posso ficar sem pc...tá dentro da garantia mas n posso mesmo ficar sem ele :/

tipo tanta enpanca ao arrancar, cmo enpanca knd escolho a sessao, cmo só enpanca knd entro num jogo...tenho drivers d hardware software ao maximo , td limpo, sem virus, temperaturas perfeitas...fds...d k é k pode ser? cumps !
 
Back
Topo