PC/Mac Europa Universalis III

Já nem me lembrava desta thread!

Acabei por comprar o EU3 HTTT no Gamersgate, pois Steam nunca mais! Desde que estive um dia sem net e depois queria jogar um jogo do Steam e não dava, aprendi a lição!
O EU3 Complete comprei novo no Ebay, pois o jogo oferece uma cópia nos servidores do Gamersgate caso se perca o disco. Isto sim, é o que os outros deviam fazer, especialmente o Steam! Se eu compro um jogo em disco, quero poder ter um back-up desse MEU jogo na Cloud caso precise de o aceder ou instalar noutro PC sem ter o disco por perto.

O EU3 é mesmo daquelas obras-primas de Grand Strategy. É bastante diferente do resto, e vale bem o dinheiro.
O Heir To The Throne, que requer o EU3 Complete, no início não valia o dinheiro, pois estava cheio de bugs. E no entanto em apenas alguns meses com novos patches a cada 15 dias posso dizer que o jogo agora está estável desde o último patch que saíu em Abril.

Recomendo este jogo a quem gosta de estratégia, de história e de geografia.

E quem quiser juntar-se a um grupo de jogadores internacional no nosso jogo de multiplayer aos domingos e terças das 19 às 22 horas, contacte-me por PM.
Jogamos a expansão HTTT com o último patch.
 
humm, o steam faz isso que tu dizes. já varias vezes joguei o braid em modo offline pois não tinha net.
e comprei o orange box em dvd, registei no steam e agora posso fazer download as vezes que quiser. e outros jogos de outras companhias também funciona, os que não dá deve ser a steam que não consegue acordo com as companhias.

em relação ao europa, nunca fui grande fã de jogos de estratégia, mas este está realmente a tentar-me.
 
Ao ver algumas pessoas aqui a falar tão bem do jogo, especialmente o Icekimi, lá decidi comprar o UE3 completo no Steam.
Admito que já faz alguns anos que não me dedico a sério a um jogo de estratégia, mas se calhar vai ser mesmo este que me vai fazer voltar a estas lides. Por 8.5 euros não arrisco muito e bem pode ser que tenha aqui horas e horas de diversão.
 
Quando estás para escolher o país com que queres começar o jogo, vai aos Options e muda o nível de dificuldade para Very Easy. Eu comecei a jogar em Normal e estava a levar porrada dos rebeldes que apareciam por todo o lado e não sabia porquê. Foi tão frustrante e irritante que joguei umas horas e depois estive duas semanas sem voltar a tocar nele porque pensava que o jogo era estúpido.
Afinal era só uma questão de aprender a jogar, num nível mais fácil. :p
Winjer compra também o Heir To The Throne e mete-lhe o último patch.
 
Quando estás para escolher o país com que queres começar o jogo, vai aos Options e muda o nível de dificuldade para Very Easy. Eu comecei a jogar em Normal e estava a levar porrada dos rebeldes que apareciam por todo o lado e não sabia porquê. Foi tão frustrante e irritante que joguei umas horas e depois estive duas semanas sem voltar a tocar nele porque pensava que o jogo era estúpido.
Afinal era só uma questão de aprender a jogar, num nível mais fácil. :p
Winjer compra também o Heir To The Throne e mete-lhe o último patch.

Vou seguir o teu conselho de começar a jogar em easy, pelo menos até aprender a jogar.
Até pensava que o EU III Complete era mesmo o pack completo, agora é que repare que não inclui o Heir To The Throne.
De qualquer das formas, não o vou comprar, senão começo a gastar demasiado, ainda por cima, ainda nem sei se vou gostar do EU III, pois ainda não o joguei e não quero arriscar.
 
Vou seguir o teu conselho de começar a jogar em easy, pelo menos até aprender a jogar.
Até pensava que o EU III Complete era mesmo o pack completo, agora é que repare que não inclui o Heir To The Throne.
De qualquer das formas, não o vou comprar, senão começo a gastar demasiado, ainda por cima, ainda nem sei se vou gostar do EU III, pois ainda não o joguei e não quero arriscar.
Nem eu tenho ainda o Heir to the Throne, ainda está carote.

Tal como já te disseram, joga em easy. Faz os tutoriais e escolhe um pais com recursos. Tem atenção à inflação ela pode-te dar cabo dum jogo, não sejas muito agressivo com os teus vizinhos, usa bem a diplomacia para ires ganhando influencia e poder e... deixa-te levar, muita da beleza do jogo está na improvisação a situações inesperadas que se cruzam à tua frente. Embora à primeira vista possa parecer confuso, acredita que o EU sempre foi um jogo que balanceou muito bem a complexidade com a acessibilidade. É MUITO mais acessível que os Civ, ou do que os outros pesos pesados da paradox como o Hearts of Iron e o Victoria. Não tens muito micro-managment o que é sempre bom para quem está a começar.
 
Já estou a ver que vou ter de investir umas boas horas para conseguir entrar no sistema do jogo.
Mas nada de preocupante, desde que seja tempo bem passado e com alguma diversão.
 
Ainda não comecei a jogar. Quando o comprei estava a fazer uma maratona de Half Life 2, para reviver estes excelentes jogos e depois comecei com o Zeno Clash, mas como este é curto devo acaba-lo em breve.
Depois começo no EU3.
 
Já andei a tentar jogar EU3, comecei por ver os tutoriais e já me perdi completamente com os botões e informações.
Tentei fazer um dos trials, na parte dos tutoriais e nem sequer consigo fazer uma acção como mover um exercito.

Normalmente um jogo de estratégia obriga-me a pensar sobre que estratégias funcionam melhor, que aspectos da economia são mais importantes, etc, mas neste EU3 nem sequer consigo fazer as coisas mais simples.
Não consigo perceber quase nada do jogo.
 
na parte dos tutoriais e nem sequer consigo fazer uma acção como mover um exercito.
Então? Botão esquerdo do rato seleccionas o exercito, botão direito no destino e voilá. Nunca fiz o tutorial no EU3, mas no EU2 eles eram muito bons e explicavam muito bem as coisas.
 
Aparecem umas bandeiras. Apenas posso seleccionar uma e diz-me para mandar um exercito que está num sitio para outro, mas nem sei para onde tenho de o mandar, apesar de andar a procurar o nome.
Consegui mover o exercito, mas nem sei para onde tenho de o fazer.

Se o jogo já é tão complicado no tutorial, nem quero ver quando chegar a jogar o jogo mesmo.
 
Eu também tive bastantes dificuldades em mover o exército curiosamente. O problema é que nem toda a parte do boneco é clicável, o que engana. Mas se tens dificuldades faz o rectângulo à volta do boneco como se fosses escolher várias unidades.

Tens mesmo de fazer os tutoriais. Só após dominares os tutoriais estás pronto para o jogo.
Mas a malta ajuda-te, não há espiga.
 
Mesmo a assim EU é fácil. Joguei o II e o III e é fácil de fazer as coisas.

Quando se passa para HOI ou Arsenal of democracy, aí é que já fica pior.

Mas sem dúvida, paradox é a minha editora preferida.

Se compraram o jogo o fórum dá-vos uma grande ajuda.
 
começei a jogar a alguns minutos, de uma maneira geral estou a perceber mais ou menos o que é pra fazer, lool, ou vou inventando, lool, agora apareceu uma missao pra atakar uma terra, mas como sei onde é isso? lol e como começar a guerra? 0.o

preciso de atakar Tangiers , onde raio é isso?
 
começei a jogar a alguns minutos, de uma maneira geral estou a perceber mais ou menos o que é pra fazer, lool, ou vou inventando, lool, agora apareceu uma missao pra atakar uma terra, mas como sei onde é isso? lol e como começar a guerra? 0.o

preciso de atakar Tangiers , onde raio é isso?
É do lado de lá do estreito de Gibraltar. Atenção que não precisas de seguir à risca as missões que te dão. Não as faças se não estiveres preparado ou se forem contra os teus próprios planos e forma de jogar. Se não quiseres uma politica de expansão no norte de africa para que precisas de Tanger?
 
O jogador principiante deve seguir as missões assim que estiver preparado.
Conquistar Tânger no In Nomine é mais fácil do que no Heir To The Throne, mas aqui a questão é seguir a história do país.

Alia-te com Castela antes de partir para a luta e certifica-te que és o primeiro a chegar à província com as tropas. Se Castela tem lá uma unidade antes da tua, eles é que conquistam a província e não tu. Isso quer dizer que quando estiveres a fazer exigências de paz com Marrocos e pedires Tânger, Marrocos dá a província a quem a conquistou.
Claro, se Marrocos vos atacar em Tânger antes do siege acabar e ganhar-vos, corre com as vossas tropas de lá, por isso pode-se voltar a tentar novamente. Mas não deves deixar que isto aconteça. Leva um general bom em Shock. Fire ainda não interessa para nada, pois os europeus não usam setas e a pólvora ainda não foi inventada. ;)

Leva bastante cavalaria para matar tropas marroquinas. Durante muitos anos a cavalaria é superior à infantaria, até pelo menos aparecer a Gustavian Infantry.
 
Back
Topo