PC/Mac Europa Universalis III

Ando a pensar em comprar ou o HoI ou o Europa Universalis 3 ( sobretudo com o desconto que tem )mas experimentei as demos e aquilo assusta e depois fico perdido sem saber muito bem o que fazer :(
 
Na altura que joguei pela primeira vez (foi o primeiro EU) também andei sei saber o que fazer, na minha cabeça era criar um exército e limpar tudo pela Europa a dentro (era um miúdo). Quando saiu o 2, e mesmo o 3, sempre comecei com Portugal, os primeiros anos construía sempre um exército básico para deixar em terra e a primeira idea nacional que fazia unlock era uma que permitia descobrir terra incognita, ou seja, a parte cinzenta, e partia para o Brazil, ganhar os recursos de lá e fazer a bolsa de Lisboa subir bastante.

Agora acho que nas últimas expansões do EUIII esta ideia já não é tão fácil e rápida de desbloquear, mas básicamente tu defines o que queres atingir. Podes ser simplesmente um país a sobreviver se isso te agrada, ou começar assim e se o teu país estiver estável diplomaticamente e economicamente podes depois partir para um objectivo mais ganâncioso. A melhor aprendizagem é mesmo o tutorial e jogar, mesmo não percebendo bem, joga-se e começa-se a perceber tudo o que podemos fazer e como o fazer.

Mexe nos ícones, lê todas as abas sobre o teu país (os ícones no topo), etc. Vais ver que vale a pena, então se puderes jogar com amigos, a piada dobra. :D Escolhe bem as alianças (o jogo segue a história), porque se um país tem aliança contigo e te pede ajuda tu tens obrigação de responder com reforços ou perdes a aliança, a reputação com eles, e se não me engano, estabilidade do teu país. Enfim, eu podia ficar aqui a falar eternamente, porque o jogo é mesmo assim, "infinito" nas opções, portanto se o jogo te atrai minimamente, joga, não te assustes.
 
Última edição:
Vinha aqui perguntar se alguém sabe onde arranjar o EU3 Complete cá em Portugal. Vi um numa loja ***** ha umas semanas, mas hoje quando lá voltei, já lá não estava.

Mas entretanto vi a promoção do GamersGate, e fiquei indeciso. Está mesmo muito barato. Mas por outro lado, gosto de ter os jogos em formato físico. Bah

No GamersGate aquilo é tipo a Steam, dá para sacar o jogo que adquirimos quantas vezes quisermos, ou só se saca uma vez?
Edit: Encontrei a resposta na FAQ deles: Any game bought on GamersGate is yours to download and install as many times you like.

__

Btw, eu sou o único que só consegue jogar EU com Portugal? Sempre que vou a começar um jogo, não me dá pica escolher outro país que não o nosso xD. Além disso, países grandes parecem mais dificeis de gerir, logo de início lol.
 
Última edição:
Jogar com Portugal é sempre engraçado, mas a piada do jogo é poderes variar com outros países.
Já joguei com Portugal, Inglaterra->Grã-Bretanha, Burgundy (Borgonha), Holanda->Países Baixos, Império Otomano, Império Mughal, Áustria, Ming e Brandenburg->Prussia->Alemanha->HRE(quase quase, é praticamente garantido). Com excepção do jogo com os Mughal, comecei sempre em 1399.
E em multiplayer joguei com outros (França, Castela, Delhi, etc.).

E com o Divine Wind comecei um com Muscovy no sábado, mas não sei se é por ser a versão de jornalistas ou se há mesmo um problema com o jogo, mas o savegame foi crescendo exponencialmente até chegar a quase 1GB por ficheiro, demorando mais tempo a gravar do que a jogar 1 mês. Espero que não seja um bug presente na versão final.

Este jogo é amado por tanta gente porque permite esta variedade toda. Se fossem sempre os mesmos países aborrecia.
 
Em que site / revista trabalhas? xD

Por acaso não acho que seja muito conhecido. Pelo menos em Portugal. Sempre que falo do jogo a alguém, ninguém o conhece.

Contactei a PlayGames / Porto Editora, sobre a disponibilidade do jogo em Portugal:

"Bom dia,
Agradeço, desde já, o seu contacto.
Lamento informar que, efectivamente, o jogo Europa Universalis III – complete esgotou, não se encontrando já à venda em Portugal."

Comprei na Gamers Gate:
-Europa Universalis III Complete
-Europa Universalis III - Heir to the Trone
-Europa Universalis Rome Gold
-For the Glory - A Europa Universalis Game (btw, o que raio é isto, e em que difere do EU III? lolol)
Tudo ficou por £11.05 GBP. É que para além dos preços de promoção, existe outra promoção que na compra de 4 jogos, oferecem o mais barato, ou seja, so pagamos os 3 mais caros. O For the Glory saiu de borla.

___


Também começo a jogar sempre o mais cedo possível. Até porque Portugal parte com vantagem nas Colonizações, e quanto mais cedo começarmos, melhor.
Agora com o HTTT tenho de fazer o primeiro jogo com Portugal, claro. Depois, a Rússia parece-me um desafio muito interessante.

A nova expansão, por enquanto não compro. Já tenho muito com que me entreter, pois ainda só tinha jogado EU3 sem qualquer expansão. Algum conselho para as 3 expansões? Na verdade, nem sei muito bem do que diferem do jogo original, mas logo se vê xD



Edit: A promoção do GamersGate acabou. Comprei mesmo a tempo! :)
 
Última edição:
Em que site / revista trabalhas? xD

Não trabalho! xD
Mas tenho contactos, estás a ver? ;)

Edit: A promoção do GamersGate acabou. Comprei mesmo a tempo! :)

Yep! :)


O FTG é baseado no EU2 e por isso não tem nada a ver com o EU3. Foi criado por fãs do EU2 e publicado pela Paradox na mesma. É capaz de ser giro, mas não conheço ninguém que o tenha jogado. Depois dá feedback.

Um dos jogos que mais gozo me deu foi o de Brandenburg->Prussia->Alemanha->HRE. Mas é um percurso difícil, só para os mais experientes. E começar com a Ordem Teutónica em vez de Brandenburg e seguir o mesmo percurso é ainda mais difícil. Talvez um dia o tente.
Mas pegar em Muscovy ou Novogrado e formar a Russia também deve dar uma pica bestial.

Alguém daqui já formou a Espanha com Portugal? Eu não suportei o amarelo e voltei logo atrás no savegame. Para jogar de amarelo começo com Castela. :p

Se precisares de ajuda, apita.
 
Ora bem comecei a jogar isto e gosto bastante do jogo mas tenho uma dúvida.

Ocupei Galicia, agora como faço para tomar a cidade?

É que pelo que percebi tanto eu como Castilha controlamos a cidade mas como é óbvio quero ser o único a controlar.

Obrigado.
 
Ora bem comecei a jogar isto e gosto bastante do jogo mas tenho uma dúvida.

Ocupei Galicia, agora como faço para tomar a cidade?

É que pelo que percebi tanto eu como Castilha controlamos a cidade mas como é óbvio quero ser o único a controlar.

Obrigado.
Tens que esperar que a cidade capital da província se renda. Ou então assaltas a cidade, mas no inicio do jogo ainda não dá, o teu exercito precisa de mais "experiencia"
 
Ora bem comecei a jogar isto e gosto bastante do jogo mas tenho uma dúvida.

Ocupei Galicia, agora como faço para tomar a cidade?

É que pelo que percebi tanto eu como Castilha controlamos a cidade mas como é óbvio quero ser o único a controlar.

Obrigado.

Viva. Essa é mesmo uma das dúvidas mais iniciais! Provavelmente quando leres a minha resposta já percebeste o que precisavas fazer.
Mas pronto, à partida estás em guerra com Castela, certo? E tu enviaste as tuas tropas e conseguiste vencer o cerco em Galiza.
Mas para Castela aceitar ceder essa província tens que conquistar mais províncias e matar mais exércitos inimigos para que o teu War Score suba o suficiente para convencer Castela que ceder Galiza até é bom para eles. Claro que se conquistares ainda mais províncias e derrotares ainda mais tropas mais províncias podes exigir em acordos de paz.

No entanto cuidado com o manpower que tens de reserva, Castela tem mais que Portugal, e também é caro manter a moral das tropas a 100% (isto é, pagar o salário dos soldados a 100%), e por isso tens que ter muito cuidado com a inflação.
Se estás a começar o melhor é não te meteres em guerras começadas por ti, explora primeiro as guerras em que os teus aliados te chamam a participar.

Estás a jogar com que versão? IN, HTTT ou DW?
 
Obrigado pela resposta.

Estou apenas com o primeiro jogo.

As expanções compensam? Que é que trazem de novo?

E de que forma posso aumentar a minha riqueza? Colonizando outros sitios?

Obrigado e desculpem lá as dúvidas chatas!
 
Se a cidade é controlada por ti, ou seja, ter as linhas verdes de Portugal em cima das amarelas de Castela, só te cedem a cidade se fizeres "Sue for Peace" e pedires Galicia como recompensa. É óbvio que se não tiveres eliminado vários tropas inimigos, ou ocupado outras zonas (para te subir o War Score, como o user acima de mim disse), é mais provável que Castela não te ceda a cidade.

Tudo isto supondo que já fizeste "Assault" e conseguiste ocupar a cidade (ou eles renderam-se depois de estares a fazer cerco durante bastante tempo).

Aumentar riqueza (só com o EUIII) podes sim, partir para o Brasil por exemplo, depois de desbloqueares a ideia do "Quest for the New World" (ou algo do género, que com as expansões demora bem mais tempo a conseguir ter essa ideia), não te esqueças de mandar os teus mercadores para uma boa banca de forma a eles conseguirem gerar algum income para o teu país. Cuidado com a colonização, pois pode sair bem cara, além do dinheiro e recursos para conseguir transformar a colónia em cidade/vila, manter as colónias tem custos, como é óbvio. Escolhe bem o que queres colonizar.
 
Última edição:
O jogo que tenho é o Europa Universalis III. Sem expanção sem nada.

Não estou a perceber quando dizes versão.

Se me pudessem responder às minha dúvidas.

Agradecido.

@GlassPrisioner:

Como faço para mandar os meus mercadores para uma banca?
 
Última edição:
Back
Topo