PC/Mac Europa Universalis III

@GlassPrisioner:

Como faço para mandar os meus mercadores para uma banca?
Escolhe por exemplo uma província em Castela, vais reparar que na janela que abre abaixo (não estou a ver muito bem de cabeça, mas penso que é abaixo do tipo de producto em que aquela área é rica) diz lá Andalucia (é o Center of Trade se não me engano), clicas aí e abre-te outra janela, com o income, os mercadores que lá estão, etc, e tu fazes "Send" para enviares os teus para lá. Repara que há locais que o income é maior, mas também é mais difícil entrar (ou seja, os teus mercadores têm de expulsar de lá muita gente antes de conseguirem ter um bom lucro).
 
O jogo que tenho é o Europa Universalis III. Sem expanção sem nada.

Não estou a perceber quando dizes versão.

Não sabes que versão compraste? :confused:

Quando estás no menu principal, no canto inferior esquerdo diz lá a versão e 4 letras do checksum (que é necessário teres igual para poderes jogar online com outras pessoas; mas para single player não faz diferença).
Eu tenho a versão 4.1b (HYTM).

A versão 1.x é o EU3 "vanilla" que saiu em 2007.
A versão 2.x é a primeira expansão, chamada Napoleon's Ambitions.
A versão 3.x é a segunda expansão, chamada In Nomine. O primeiro pack, que junta estes três é chamado EU3 Complete e também começa por 3.x.
A versão 4.x é a terceira expansão, chamada Heir To The Throne.
A versão 5.x é a quarta e mais recente expansão, que saiu em Dezembro de 2010, chamada Divine Wind.
Está previsto sair o segundo pack, juntando os 5 jogos, chamado EU3 Chronicles. Está previsto para Março 2011.

Cada versão tem as suas regras e estratégias, por isso é fundamental dizeres-nos qual é a tua versão.
Eu comecei a jogar a isto na versão 2.2 (Napoleon's Ambitions, mas pirata) e gostei bastante. Comprei o EU3 Complete e mais tarde o HTTT.
Recomendo todos estes, valem o dinheiro.
O DW saiu agora e ainda não tem nenhum patch, e há alguns bugs que me incomodam um bocado, por isso tenho andado a jogar Starcraft 2 antes de o comprar. No entanto, dado que tu estás a começar, recomendo logo ires para o Divine Wind. Todas as expansões melhoraram o jogo, não há nada para dizer que ficou pior. E todas as expansões requerem a expansão anterior para funcionar.
 
ja ca canta,quem e que anda a jogar?=comprei o complete de 4 euros mais a expansao por 1.80 nem sei se fiz bemXD

também eu, até agora não pesco nada disto xD

fiz uma experiêcia só mesmo a gozar de atacar logo os castelhanos. Escusado será dizer que levei uma tareia descomunal, e os sacanas dos inglêses não honraram a aliança.
 
também eu, até agora não pesco nada disto xD

fiz uma experiêcia só mesmo a gozar de atacar logo os castelhanos. Escusado será dizer que levei uma tareia descomunal, e os sacanas dos inglêses não honraram a aliança.
Não há mal nenhum nisso, tens que aprender de alguma forma. Mas pergunta aqui à malta que dúvidas é que tens.
Que futuro visionas para a tua nação? Colonização nas américas? Conquista de África? Conquista da Índia? Conquista da Europa?
Bem, se és Portugal provavelmente queres aguentar aí os cavalos. Conquistar Castela sozinho logo no início do jogo é para esquecer. E conquistar Aragão idem idem aspas aspas. Talvez consigas alguma coisa, mas só se tiveres a ajuda de Castela.

De facto no início do jogo não há muito para fazer nas versões anteriores ao Divine Wind. Com o DW começa-se a construir edifícios muito mais cedo.
Portanto concentra-te em encontrar bons Centres of Trade para enviares os teus mercadores (vê no ledger a melhor percentagem) e faz alianças matrimoniais com países grandes e médios, aqueles que dão jeito herdar um dia (acontece). Tenta seguir as missões, excepto se apanhares uma ridícula (tipo construir mais barcos do que Inglaterra, que só te iria enterrar em dívida em manutenção).
Quando fores atacar Marrocos lembra-te de levar bastantes tropas. Vais precisar de Cogs (barcos que transportam tropas) em bom número para que as tuas tropas não sejam papadas ao desembarcar. Se a missão for conquistar Tânger tenta logo conquistar Ceuta e vice-versa, senão o jogo manda-te outra missão para declarares guerra novamente e sinceramente não compensa a inflação pois só Sus compensa alguma coisa (tem Ouro) e está longe e isolada, pois só Ceuta e Tânger têm uma boa Tax base.
 
Não há mal nenhum nisso, tens que aprender de alguma forma. Mas pergunta aqui à malta que dúvidas é que tens.
Que futuro visionas para a tua nação? Colonização nas américas? Conquista de África? Conquista da Índia? Conquista da Europa?
Bem, se és Portugal provavelmente queres aguentar aí os cavalos. Conquistar Castela sozinho logo no início do jogo é para esquecer. E conquistar Aragão idem idem aspas aspas. Talvez consigas alguma coisa, mas só se tiveres a ajuda de Castela.

De facto no início do jogo não há muito para fazer nas versões anteriores ao Divine Wind. Com o DW começa-se a construir edifícios muito mais cedo.
Portanto concentra-te em encontrar bons Centres of Trade para enviares os teus mercadores (vê no ledger a melhor percentagem) e faz alianças matrimoniais com países grandes e médios, aqueles que dão jeito herdar um dia (acontece). Tenta seguir as missões, excepto se apanhares uma ridícula (tipo construir mais barcos do que Inglaterra, que só te iria enterrar em dívida em manutenção).
Quando fores atacar Marrocos lembra-te de levar bastantes tropas. Vais precisar de Cogs (barcos que transportam tropas) em bom número para que as tuas tropas não sejam papadas ao desembarcar. Se a missão for conquistar Tânger tenta logo conquistar Ceuta e vice-versa, senão o jogo manda-te outra missão para declarares guerra novamente e sinceramente não compensa a inflação pois só Sus compensa alguma coisa (tem Ouro) e está longe e isolada, pois só Ceuta e Tânger têm uma boa Tax base.

Obrigado pelas dicas. Já agora, pelo que vi existem também vários modos como o Magna Mundi (http://forum.paradoxplaza.com/forum/forumdisplay.php?498-Magna-Mundi-Platinum-2-Free). Será que valem a pena?

Cumps
 
Obrigado pelas dicas. Já agora, pelo que vi existem também vários modos como o Magna Mundi (http://forum.paradoxplaza.com/forum/forumdisplay.php?498-Magna-Mundi-Platinum-2-Free). Será que valem a pena?

Cumps
Só para quem já é muito experiente no jogo e gosta de sofrer. :)
Tem ideias muito giras, mas penalizam muito o jogador. O CPU tanto se lhe dá se um conjunto de eventos lhe rebentam com o país, ele tem dezenas deles para gerir por segundo. Mas tu só tens um, e causa muita frustração e raiva quando é o mod que te lança um evento que te lixa o país e o progresso que estavas a fazer, porque o dono do mod entende que a vida na idade média era difícil e que não te podes esticar.
Ora para mim um jogo de estratégia só me deve penalisar quando cometo um erro, não quando NÃO cometo erros e que por isso o jogo entende que mereço ser castigado.
 
Só para quem já é muito experiente no jogo e gosta de sofrer. :)
Tem ideias muito giras, mas penalizam muito o jogador. O CPU tanto se lhe dá se um conjunto de eventos lhe rebentam com o país, ele tem dezenas deles para gerir por segundo. Mas tu só tens um, e causa muita frustração e raiva quando é o mod que te lança um evento que te lixa o país e o progresso que estavas a fazer, porque o dono do mod entende que a vida na idade média era difícil e que não te podes esticar.
Ora para mim um jogo de estratégia só me deve penalisar quando cometo um erro, não quando NÃO cometo erros e que por isso o jogo entende que mereço ser castigado.

obrigado
 
o meu objectivo e limpar os espanhois e ingleses:P

Joga com a França e és capaz de conseguir com relativa facilidade depois de unir a Francofonia na tua nação (assimilar vassalos, etc).
Nem penses em atacar Inglaterra sem ter supremacia naval. E dado que Inglaterra começa o jogo sendo a maior potência naval de 1399, tens que ter paciência.
A melhor forma de conquistar as posses inglesas na França é através de Patriots. Se eles conquistam a província é só uma questão de tempo até declararem independência ou transferirem a província para ti.
Se a Escócia ainda não tiver sido assimilada e for tua aliada, desembarca lá as tropas e começa a conquistar de norte para sul. No entanto não te esqueças de três coisas muito importantes:
1- Tens que ter Large Ships (Carracks, Caravels, Galleons, etc) em número suficiente para que os teus Cogs/Flytes/Merchantmen não sejam caçados pelas frotas inglesas.
2- A Inteligência Artificial do jogo é extremamente batoteira no que toca a barcos. Assim que os teus barcos saem da doca o AI sabe onde eles estão e irá iniciar a caça se vir que poderá sair vencedor. Tu não sabes que eles vêm aí, tu não sabes onde é que os seus barcos estão, mas o AI sabe onde estão os teus!
3- A batota é tão grande que se tu mudas de direcção dos barcos o AI muda de direcção também no próprio dia, tendo sempre vantagem sobre ti. Não fiques surpreendido se te vires encurralado por uma frota inimiga, onde ela chega pelo menos um dia antes de ti a esse mar ou chega ao teu mar antes de saires dele. Xitanço puro.
O melhor é seguires sempre o ponto 1 e ser senhor dos mares.
Ah 4- os barcos já construídos nunca sofrem upgrades. Ou vais construindo barcos novos assim que sai a tecnologia e desmobilizando os antigos ou então ainda não chegaste a 1700 e sofres derrota atrás de derrota nos mares. Só as unidades terrestres é que levam upgrade. Obviamente que estar sempre a construir barcos rebenta com a economia, por isso tens que usar de estratégia e experiência para ver quando compensa o quê.


Quanto aos espanhóis castelhanos, é só esperar por uns meses após uma guerra com Aragão ter começado e saltar-lhes para cima.
Vai construindo unidades assim que vires que tens economia para as suportar (não insistas em enviar merchants para um CoT onde está sempre a ser corrido de lá, só estás a queimar dinheiro) e reduz a manutenção das tropas para menos de 50% (aí uns 25% deve ser o ideal) em tempo de paz. Assim que a guerra começar aumenta a manutenção para o máximo e espera uns 3 meses para a moral atingir o máximo (que sobe no dia 1 de cada mês caso não esteja em batalha). Declara guerra e faz D. João I orgulhoso de ti. ;)
 
Uma pergunta pessoal, eu tenho um exercito com umas 40.000 unidades aproximadamente, no entanto, tenho alguns grupos de unidades que não recuperam e ficam sempre no 0, alguém me pode explicar como faço para que recuperem tropas, se isto é possível.

Cumprimentos.
 
Uma pergunta pessoal, eu tenho um exercito com umas 40.000 unidades aproximadamente, no entanto, tenho alguns grupos de unidades que não recuperam e ficam sempre no 0, alguém me pode explicar como faço para que recuperem tropas, se isto é possível.

Cumprimentos.
Ou tens a manutenção do exercito num nível baixo (é necessário dinheiro para refrescar as tropas) ou então não tens manpower suficiente. Se for o primeiro caso tens de ir à parte das finanças (ou lá ao lado) e aumentar a barra que estabelece a % da manutenção. Se for o 2º caso tens de esperar uns tempos até teres tropas de reserva.
 
Adicionando ao que o IceKimi disse, vê quantos tropas podes ter na província onde está esse exército (se esses 40 mil estiverem juntos), pois após algum tempo perdes tropas devido ao atrito. Se, por exemplo, estiveres numa província que "aguenta" com 10 regimes (ou seja 10 mil tropas) não vais conseguir recuperar tudo, separa os tropas e direcciona-os para outro local.

Já não me lembro se isto acontecia desde o EUIII sem as expansões, mas penso que sim.
 
Back
Topo