Pc faz overclock sozinho [urgente]

uma coisa o Processador é de 3.00Ghz e a velocidade do core está a 2.8Ghz? ele não está em overclocking... está em underclocking... lol. Quanto ao problema do erro ao ligar experimenta a pilha como já disseram, e testa a RAM com o memtestx86.
 
semttuloih1.jpg
o multiplicador devia estar a 15x
já experimentas-te ir à bios e meter "load defaults"?
 
o multiplicador devia estar a 15x
O Pentium 4 630 stepping N0 já tem EIST/C1E, o que significa que o multiplicador desce para 14x quando está em idle. Não é por aí, essa parte está OK.

Para ir eliminando problemas, primeiro fazia um Clear CMOS (tira a pilha durante uns minutos, depois volta a metê-la. Vai dar um erro ao iniciar, tens de ir à BIOS acertar o relógio, isto é normal; depois é gravar e sair, desligar tudo, deixar passar uns 10 segundos, e ligar outra vez), depois um memtest, depois ía para a pilha da BIOS, e só depois é que começava a pensar em coisas mais complicadas, como motherboard ou fonte de alimentação.

Cumps.

Miguel
 
O Pentium 4 630 stepping N0 já tem EIST/C1E, o que significa que o multiplicador desce para 14x quando está em idle. Não é por aí, essa parte está OK.

Isso pareceu-me chinês =S

Para ir eliminando problemas, primeiro fazia um Clear CMOS (tira a pilha durante uns minutos, depois volta a metê-la. Vai dar um erro ao iniciar, tens de ir à BIOS acertar o relógio, isto é normal; depois é gravar e sair, desligar tudo, deixar passar uns 10 segundos, e ligar outra vez)

Fiz isso que disses-te no fim de tirar a pilha liguei e pareceu agora o tão conhecido "Overclocking Failed! ...; Press F1 to Enter Setup; Press F2 to continue" coloquei a hora e data correcta, voltei a desligar e ligar, tudo normal. Mas como nem sempre aparecia esse erro fiquei na mesma!
A pilha arranja-se em qualquer ourivesaria?? Se sim, amanha tenho uma. Se for esse o problema é o mais facil.
Quanto ao teste das memoria nao fiz, vou fazer agora. Nunca fiz tal coisa!
 
Aquilo que te falei já fizeste? Ficavas a saber se era ou não da pilha.
Mas como estou à espera de uma resposta tua para continuar venho sempre aqui quando isto tem actividade e parece que não vale a pena lol
 
é uma tecnologia de poupança de energia, que no caso do teu processador diminui a frequência do processador de 3ghz (15x200) para 2.8ghz (14x200).

Quanto ao teu problema, não me parece que seja da pilha. Tenta fazer um update à bios.
Pois esquecemo-nos todos do update que podia ser feito.
No entanto agora que penso... Porque é que só agora é que o problema surgiu se for da bios?
 
Apareceu um ou dois dias antes de eu fazer este tópico.
Quanto ao update nunca fiz. E acho que nem sei fazer =S

Hardware não é muito comigo, sei o básico mesmo básico lool


é uma tecnologia de poupança de energia, que no caso do teu processador diminui a frequência do processador de 3ghz (15x200) para 2.8ghz (14x200).

E poupa assim tanto que valha a pena estar mais baixo?
 
Última edição:
E poupa assim tanto que valha a pena estar mais baixo?
Heh, poupança e P4 é um bocado hilariante estarem na mesma frase... :P Ainda por cima quando o multiplicador só passa de 15x para 14x. Mas sempre ajuda qualquer coisita. O que ajuda mais é o C1E, que altera a voltagem do CPU conforme o multiplicador, embora mesmo neste assim não seja muita a diferença.

Quanto à pilha, podes arranjar em lojas de fotografia, ourivesarias, alguns quiosques e supermercados, e já cheguei a ver também em estabelecimentos tipo W****n e V***s. Convém levar a pilha antiga, ou pelo menos tirar a referência (creio que é CR2025, 1.5V, mas posso estar enganado).

Geralmente estes erros na BIOS costumam ser causados por pilhas que começam a fraquejar. Deixam de fornecer energia suficiente para que as definições da BIOS se mantenham (é memória volátil), e ou o relógio se atrasa muito, ou é preciso acertá-lo a cada arranque, ou então dá erros genéricos de protecção (o que estás a receber é típico das boards Asus e ASRock, embora Asus com problemas de pilha creio que gosta mais de dizer "CMOS checksum bad").

Em segunda linha, pode a BIOS ter ficado ligeiramente corrompida (por qualquer razão, embora por via de regra só actualizações falhadas ou sobrecargas de energia possam fazer isso), e neste caso um update era capaz de fazer bem (depende de marca para marca, é difícil de dizer como sem marca e modelo completo da board). Mas antes é recomendável ver o resto.

E depois há as questões de memória ou outros componentes a falhar, em especial fonte de alimentação e motherboard (o próprio chip da BIOS marado, por exemplo), mas pela minha experiência a fonte de alimentação dá outro tipo de erros (crashes espontâneos, geralmente), e memórias pifadas (ou o controlador de memória no mesmo estado, mas o chipset ir à vida é tão raro ou mais do que o CPU morrer de causas naturais) dão ecrãs azuis e erros sistemáticos de escrita. Mas testar a memória e o chipset é simples, o memtest resolve o assunto de uma só vez.

Cumps.

Miguel
 
Quanto à pilha, podes arranjar em lojas de fotografia, ourivesarias, alguns quiosques e supermercados, e já cheguei a ver também em estabelecimentos tipo W****n e V***s. Convém levar a pilha antiga, ou pelo menos tirar a referência (creio que é CR2025, 1.5V, mas posso estar enganado).

Amanha ja a tenho cá, se for da pilha entao deve ficar resolvido assim, certo?
A minha referencia é "cr2032 3v".


o memtest resolve o assunto de uma só vez.
Ele demora mais ou menos quanto tempo a fazer isso? É que nunca fiz nem tinha ouvido falar em tal programa. E ainda por cima não encontrei nada em português!


Cumps
 
Amanha ja a tenho cá, se for da pilha entao deve ficar resolvido assim, certo?
A minha referencia é "cr2032 3v".
Sim à pergunta, e põe outra igual em relação à pilha. Não convém trocar as referências, é que diferem muito em espessura, diâmetro, voltagem e amperagem, por isso outra qualquer geralmente nem sequer encaixa.

Ele demora mais ou menos quanto tempo a fazer isso? É que nunca fiz nem tinha ouvido falar em tal programa. E ainda por cima não encontrei nada em português!
Depende bastante, geralmente umas quantas horas.

Há duas versões, uma para correr em Windows, a outra para correr em DOS. Geralmente se a memória estiver a dar erros, mesmo a versão Windows consegue detectá-los. Para poderes testar a maior quantidade possível de RAM no Windows, desliga todos os programas acessórios que possas (desliga o PC da rede e o AV, AntiSpyware e firewall, se forem dedicados; desliga também todos os programas que puderes da barra de tarefas), e corre o memtest32. Tem um contador em baixo que diz a percentagem de memória que já foi testada.

A versão de DOS consegue analisar virtualmente toda a RAM que tiveres (afinal, o DOS inteiro consegue encaixar-se em bem menos de 1MB de RAM), mas precisa de ser corrida através de uma disquete de arranque ou CD especial (recomendo este modo, sobretudo se tiveres um CD-RW à mão, basta gravares o ISO que é fornecido no site). O teste normal corre duas vezes, mas não é capaz de detectar erros mais "exóticos" (e bastante mais raros e difíceis de provocar, ou de aparecer no dia-a-dia). Convém dizeres ao programa, nas opções, para não reiniciar sem dares ordem para tal, porque podes ficar sem saber como é que as memórias estão. Se bem me lembra, se aparecerem erros, vai aparecer uma caixa vermelha com letras brancas a dizer "Error Found!", ou algo do género.

Cumps.

Miguel
 
Última edição:
Sim à pergunta, e põe outra igual em relação à pilha. Não convém trocar as referências, é que diferem muito em espessura, diâmetro, voltagem e amperagem, por isso outra qualquer geralmente nem sequer encaixa.

Entao amanha já tenho a pilha, espero que seja disso.

Depende bastante, geralmente umas quantas horas.

Há duas versões, uma para correr em Windows, a outra para correr em DOS. Geralmente se a memória estiver a dar erros, mesmo a versão Windows consegue detectá-los. Para poderes testar a maior quantidade possível de RAM no Windows, desliga todos os programas acessórios que possas (desliga o PC da rede e o AV, AntiSpyware e firewall, se forem dedicados; desliga também todos os programas que puderes da barra de tarefas), e corre o memtest32. Tem um contador em baixo que diz a percentagem de memória que já foi testada.

Vou usar essa versão. 1º nunca trabalhei em DOS, 2º não tenho aqui nenhum rw em condições.
É só por o total de memoria ram que tenho no programa e o resto faz tudo sozinho? é só deixar o pc sem programa algum durante umas boas horas entao?

Cumps e ja agora obrigada =)
 
nunca trabalhei em DOS
É nestas alturas em que sei que estou a ficar velho... Quando um "catraio" diz que nunca trabalhou em DOS (coisa que devia ser obrigatória para quem tem um PC, mas pronto... :P) manda invariavelmente essa mensagem aos "avôzinhos" cá do sítio... É complicado, com 26 anos e já parece que tenho a pele encarquilhada, uma grande corcunda, e que de vez em quando abano a bengala e grito "Raios partam estes jovens de hoje em dia! Isto no antigamente é que era bom!".

Ok, ok, já sei, chega de Parque Geriátrico.

É só por o total de memoria ram que tenho no programa e o resto faz tudo sozinho? é só deixar o pc sem programa algum durante umas boas horas entao?
Sim, basicamente é isso. Pode acontecer de teres mais RAM do que o programa é capaz de analisar de cada vez, mas se isso acontecer ele próprio te avisa, e diz para correres duas cópias ao mesmo tempo, com o valor de memória que ele te indicar.

Ao fim de uma horita já deves ter valores acima dos 100%, o que significa que a memória alocada (que só vai ser a disponível para o Windows, daí o ter dito para fechares o maior número possível de programas, ou, melhor ainda, correr o Windows em modo de segurança sem acesso a rede, que não carrega praticamente drivers nem software) já foi testada pelo menos uma vez. Deixa ir até aos 200% pelo menos, para garantir que não é nada que só aparece com o stress. Ou então liga o PC, deixa o programa a correr

Cumps e ja agora obrigada =)
De nada.

*Pigarreio*

Vá lá, ao menos alguma desta canalhada nova ainda agradece!

Kidding, claro está. Só para manter o "tema" :P

Cumps, e boa sorte.

Miguel
 
Sim, isso é bastante estranho, de facto... Eu com um Pentium D 805 (nada de especial, portanto) consigo despachar 2GB de RAM (um bocado menos, por causa de o Windows estar carregado) em menos tempo do que isso...

Deve ter acontecido qualquer coisa, embora não consiga perceber ao certo o quê...

Entretanto, novidades com a pilha?

Cumps.

Miguel
 
E eu só tenho 1 Gb de RAM!
Vou fazer o teste das memorias no modo de segurança, vou deixar de noite a fazer.
A pilha só tenho logo as 20h, vou coloca-la logo. Embora hoje em todo o dia só deu erro uma vez e liguei o pc algumas 6 ou 7 vezes, já está a melhorar!
 
Última edição:
Boa noite
O erro acho que está reparado! Nao voltou a acontecer desde que mudei a pilha.

Mas em relaçao ao meu outro problema, da net instavel, continua =(
Podem ajudar-me?

Já agora mais uma duvida quando entro quer seja no Xp ou no Vista a minha net está estável como normal, mas se abrir o msn, o Mozilla, o IE ou o bt next por exemplo ela fica de tal maneira instavel que mal dá para para navegar. Será as memorias a darem tambem o berro?
Pensei que fosse algum conflito de programa pois as vezes desligava um ou outro e ela normalizava. Fartei-me e formatei-o agora sim é que vim a reparar que fica mesmo instavel com esses programas que falei a cima.
Alguem tem uma ideia do que seja?

Ja agora obrigada!

Cumprimentos

Edit: O teste as memorias foi estranho, tive mesmo de desistir =S
Então em 24horas só chegou aos 8.6%!


Obrigada, cumprimentos
 
Última edição:
Óptima notícia quanto à pilha. Muita frustração e aproximadamente €2 depois, problema resolvido :P

Quanto ao problema da Net, o BTNext (ou qualquer outro programa de Torrent ou eMule) costuma ser um grande culpado em transformar ligações à Net normais em caracóis. Esses programas criam IMENSAS ligações simultâneas a outros PCs na Internet (podem chegar às 2000, embora geralmente isso apenas aconteça em situações extremas), e a maior parte dos routers e modems não estão propriamente desenhados para gerir mais de 20-30 ligações simultâneas. Os mais potentes do mercado aguentam umas 200-300 antes de se irem abaixo, e outros como os routers 2Wire do Meo são especialmente horríveis, deixam de resolver endereços a partir das 10-15 ligações simultâneas (e então se se estiver a usar a ligação sem fios, ui, ui...).

Convém ver isso, quantas ligações simultâneas a Net está a ter. Arranja um programa chamado TCPView, no Sysinternals, e vê como a ligação se comporta com esse software.

Outras causas de instabilidade podem dever-se à própria ligação. A maior parte dos modems e routers conseguem analisar a qualidade do sinal. ADSL em linhas antigas (recentemente voltou a haver actualizações de velocidade), obras na rua, sobrecargas de utilizadores na linha, etc., podem causar flutuações demasiado grandes nos valores de ruído da linha, e lá se vão os pacotes TCP/IP para o galheiro...

Entretanto, convém também ter em conta que os browsers hoje em dia ADORAM comer RAM às pratadas, especialmente o IE, e ciclos de processamento (com a quantidade industrial de banners que os sites têm... acreditem, ir ao ***** é um martírio, independentemente do CPU que se use...). Como só tens 1GB de RAM e um P4, ter várias janelas abertas pode estar a consumir demasiados recursos, o que impede o funcionamento correcto dos programas. Por exemplo, o Internet Explorer deixa de carregar páginas a partir do momento em que ~60% da RAM está ocupada, e só volta a funcionar como deve ser depois de ser desligado (e deixar de consumir mais de 500MB por si só...). E quanto maior a resolução do monitor, pior (então em FullHD o que me vale são os 4GB de RAM e o Vista x64, se não estava lixado...).

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo