1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC FEUP - vale a pena?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por seiya9, 13 de Julho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1047)

1. Estou a pensar comprar um PC este mês. Como sou da FEUP surgiu-me uma oportunidade: adquir um PC bom para trabalhar a 756 euros.
    Contudo queria o PC também para correr jogos, por isso se calhar teria de mudar a placa gráfica. Esta não dá mesmo para jogos? Teria de substituir mais alguma coisa (como motherboard, fonte, etc.)?

A configuração que eu tinha em mente era:

Processador à Intel Core 2 Q6600 Quad Core à 153,4
    Placa Gráfica à Sapphire Radeon HD4870 512MB GDDR5 (PCi-E) à 230,9
    Motherboard à Asus P5E à 165
    Memórias à OCZ PC8500 4Gb Reaper HPC DDR2 (2x2Gb) à 108,9
    Disco à Seagate 500Gb 7200 RPM S-ATA2 32Mb à 68,5
    Leitores/Gravadores à Nec AD-7173S 18X Sata Black Bulk à 26,98
    Caixa à Cooler Master CM 690 à 77,44
    Fonte à Corsair TX-650W à 75,37
    Cooler à Asus Silent Square Evo à 41,65

Total: 948,14

A da FEUP será mais ou menos o seguinte:

Processador à Intel Core 2 Quad (Q9300) 2.5Ghz, 6 MB Cache L2 à 215
    Placa Gráfica à NVIDIA Quadro NVS 290 256MB PCIe 16x(dedidada) à 100-150
    Motherboard à HP… à ~80
    Memórias à 4 GB (2x2 GB) DDR2 800 Mhz (PC2-6400) ECC dual channel; 8GB Max à ~100
    Disco à 500 GB SATA 2 NCQ, 7200 RPM à ~70
    Leitores/Gravadores à DVD +/- RW 16x SuperMulti SATA à 17
    Caixa à HP… à ~50
    Fonte à ??? à ~50
    Placa de Rede à Broadcom 10/100/1000, WOL e PXE à ~80

Monitor à TFT 19" Wide (HP L1908w) à ~185
    Teclado + Rato à ~15
    Software à Microsoft Windows VISTA Business à 125

Total: 1112

Pouparia portanto à volta de 350 euros (1112 – 756). Se não contar com o software, a poupança ronda os 230 euros.

A questão pode-se pôr de outra maneira: conseguirei alterar esta torre de modo a ficar equivalente à primeira e poupando dinheiro, ou seja utilizando menos de 400 euros (750 – 185 – 15 = 550; 950 – 550 = 400)?

Por favor deixem a vossa opinião, principalmente se estiverem por dentro das capacidades da NVIDIA Quadro para correr jogos.

2. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

A 1ª configuração esta bem melhor.

3. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

ola

Recomendo a ler esta thread em que esta a ser comentado esse pc da feup..Mas a primiera config esta melhor

Cumps

4. Eu já li e também postei nessa thread, mas penso que ela está fora de sítio pois foi movida. Como eu pretendo comparar configurações, achei que o melhor sítio seria este. Estou certo, ou há uma secção mais apropriada?

A 1ª configuração vai mais de encontro às minhas necessidades, mas a questão é a diferença de preço: é que se eu adquirir o PC da FEUP, sobra-me cerca de 400 euros para eu o melhorar.
    A minha dúvida prende-se portanto com os componentes que eu teria de mudar. A placa gráfica não se aguenta com os jogos de agora? A motherboard e a fonte teriam de mudar caso se mudasse a gráfica? A caixa terá condições para receber nova motherboard e gráfica? E os jogos vêm em dual layer agora ou a substituição do leitor pode esperar?

Já agora alguém conhece o "TFT 19" Wide (HP L1908w)"? Que opinião têm sobre ele?

Obrigado.

5. hugOalexandre

Deves ter algum engano no 1º post entao.

A configuração que tens em mente custa 948.14€ e a da FEUP custa 1112€, logo a configuração da FEUP é mais cara.

6. hardmotion

hardmotion Power Member

Mas o da FEUP fica por 756€ tal como referido acima, logo penso que compensa.

7. Caso alguém ainda não tenha percebido, isto é assim: a FEUP possiblita-me comprar este PC a 756 euros. Os 1112 euros são o custo que eu estimei para os componentes.

Isto seria uma óptima compra se eu só precisasse do PC para trabalhar. Como quero que ele corra bem jogos (de preferência durante algum tempo), talvez seja preciso substituir alguns componentes, nomeadamente a placa gráfica.

É neste aspecto que peço a vossa ajuda. Que componentes teria de substituir para que ele ficasse equivalente ao 1º? O dinheiro que teria de gastar nisso é significativamente menos que 400 euros (diferença de preço das torres)?

8. hugOalexandre

Tens possibilidade de dar 1000€ por um pc? É que assim compras peça a peça.

Porque repara tu com a diferença entre esses 2 pc's depois se queres fazer alterações, vais ter de meter pelo menos uma HD4850 para correr bem os jogos e vais ter que mudar de board. Se quiseres fazer crossfire mais tarde entao vais ter tambem que comprar um board que suporte crossfire a x16 para tirar o maximo das graficas, senao nao vale a pena o crossfire.

Se nao é para crossfire, secalhar ate esse board aguenta com uma HD4850 / HD4870.

Com essas alterações todas com jeitinho ainda chegas ao mesmo preço da 1º configuração. Se nao chegar pelo menos vai andar la perto.

9. ne3b

ne3b Power Member

a questao e' se chega ao preço da 1ª configuração mas se fica com 1 configuração melhor...

10. hugOalexandre

Nao, provavelmente ainda gastas mais.

Partilhar esta Página