PC/Mac Football Manager 2010

Fm 2010

Em vez de adquirires uma academia de excelência "às prestações", comprava-se logo uma academia de acordo com a qualidade pretendida e com a possibilidade financeira do clube. Isto iria permitir que não nos fosse exigido um patamar de finanças do clube "rico" durante umas 2/3/4/5 épocas (dependendo das condições iniciais das camadas jovens e de treino do clube), pois sem grande liquidez o presidente rejeita sempre melhorias das infra-estruturas. Assim se te encontrasses num clube pequeno vendias uns 2 ou 3 jogadores e em vez de comprares outros, comprava-se logo uma academia de excelência que teria um tempo de construção de 1 ano ou 2... a partir da academia construída era sempre a receber jovens prodígios, com melhorias graduais com o passar do tempo em que a academia foi construída para acrescentar alguma realidade... penso que concordam comigo que uma academia dá resultados mais notáveis passados uns 5/6/7 anos...
 
Vou escrever algumas das opinioes minhas que deviam ser alteradas do fm 09 para o fm 10:
*Podermos ter mais funçoes no jogo e nao so a de treinador, como por exemplo treinador adjunto, massagista, treinador de guarda redes, etc.
*o quadro de navegar desaparecer porque às vezes torna-se uma seca quando demora muito tempo
*podermos discutir com os arbitros
*ter mais coisas em 3d como as conferencias de imprensa
*e na pre epoca podermo-nos inscrever em torneios como na realidade como por exemplo torneio do guadiana, torneio de amesterdao, peace cup, torneio de guimaraes, etc etc
*e podermos organizar torneios nos nossos estadios
 
Vou escrever algumas das opinioes minhas que deviam ser alteradas do fm 09 para o fm 10:
*Podermos ter mais funçoes no jogo e nao so a de treinador, como por exemplo treinador adjunto, massagista, treinador de guarda redes, etc.
*o quadro de navegar desaparecer porque às vezes torna-se uma seca quando demora muito tempo
*podermos discutir com os arbitros
*ter mais coisas em 3d como as conferencias de imprensa
*e na pre epoca podermo-nos inscrever em torneios como na realidade como por exemplo torneio do guadiana, torneio de amesterdao, peace cup, torneio de guimaraes, etc etc
*e podermos organizar torneios nos nossos estadios

Eu não quero parecer diminuir as tuas ideias, mas algumas coisas foram coisas já muito discutidas no forum di sigames.

1* - O jogo chama-se Football Manager e , não Assistantant manager ou Coach Manager. O mesmo aplica-se quando houve pessoas sugerir nós sermos os presidentes dos clubes. Ideia do jogo é seres treinador de uma equipa de futebol. Para além disso as equipas ten treinadores assistantes, adjuntos, treinador de Guarda-redes e não sõa one man show.

2* - Sim isso irritante, foi uma das coisas que acabei por me fartar do FM09 e voltei para FM07.

3* - Discutir com árbitros vai sempre ser daquelas coisas que todos querem, mas aplicar de maneira não é viável. Os jogos podem tornar-se muito demorados. Quem sabe no futuro possam arranjar uma maneira de incorporar, mas neste momento era mais uma coisa para tornar o jogo mais demorado.

4* - O 3D só peço que metam mais qualidade nos jogadores apesar de eu não gostar muito do 3D, mas isso minha opinião pessoal.

5* - Concordo, era capaz de tornar a pré-época mais interessante.

6* - Concordo, razão no ponto antes deste.
 
Opção de os jogadores não envelhecerem

À 8ª ou 9ª epoca o jogo para mim começa a perder o interesse pois é só jogadores ficticios o que não tem piada nenhuma...

Ou quando começamos com uma equipa da 2ª Divisão B, quando finalmente chegas a 1ª os jogadores conhecidos ja são velhadas...ou ja anbandonaram a carreira. Gostava de pegar num Lusitano de Évora e leva-lo a campeão nacional, com os jogadores actuais.
 
Última edição:
Acho que o FM poderia aprender muito com um jogo tipo Total Club Manager 2004, senão vejamos:

1) Treinador tem possibilidade de se casar, comprar carros, barcos e casas;
2) Motor 3D muito bom;
3) Possibilidade de fazer os jogos da tua equipa no Fifa 2004 e seres mesmo tu a jogar;
4) Possibilidade de dar ordens aos jogadores a meio do jogo, tipo dizer para atacar mais, defender, fazer mais pressão, etc. Tudo com teclas de atalho.

Na minha opinião este jogo só não vingou no mercado devido à sua pequena base de dados em nada comparável com a de FM.
Vamos lá ver então como vai ser este ano, pode ser que eles ainda façam uma parceria com a Konami e haja a possibilidade de jogar com as equipas do FM no PES2010 (vai sonhando XD).

o FM podia aprender muito? WTF?

qual o interesse do treinador se casar ou comprar barcos?

há com cada lunatico jesus...
 
isso de terem vida própria não concordo. isso é mais fifa manager. o football manager está bem como está. claro que alguns detalhes poderiam tornar o jogo mais rico, como por exemplo, as instruções aos jogadores suplentes durante o decorrer do jogo; o poder falar com o árbitro; mais opções nas conferencias e nas relaçoes com os jogadores; as licenças da alemanha e da holanda. tudo opçoes que enriqueçam a jogabilidade no que diz respeito ao futebol. já jogo desde o CM 98/99 e o agora FM está muito bom (tirando os bugs). Isso de ter vida própria para além do futebol so ia tornar o jogo mais complicado e ia por o futebol um bocado de parte. É a minha opinião
Cumps
 
Na minha opinião, falta uma figura importantissima nos dias de hoje no futebol... o empresário..., essa figura deveria ser implementada de modo a dar uma maior fluidez ao mercado... não conheço o fm 2009, mas conheço os anteriores e por vezes é dificil "livarmo-nos" dos jogadores indesejaveis, e é ai que o empresaio deveria ter o seu espaço, em vez de oferecermos os jogadores a todos os clubes ou coisa parecida, entregavamos esse trabalho a um empresário que procuraria soluções para os jogadores ficando com uma parte da transferencia, bem como podia ele mesmo ou empresas comprar os passes dos jogadores, ou fazer parcerias com clubes adquirindo partes dos passes quando um clube não tem possibilidade de o fazer sozinho. Uma critica que tb faços ao jogo é a dificuldade em adquirir jogadores de clubes ou campeonatos mais competitivos para clubes menores ou clubes de campeonatos menos competitivos... e ai o jogo é muito pouco realista..., vários jogadores, alguns mesmo de renome..., saem todos os anos de campeonatos e clubes competitivos para campeonatos mais fracos e clubes menores de modo a poderem jogar com mais regularidade menos perdendo dinheiro... e isso não tem a minima correspondencia no jogo..., exemplo... caicedo(man city), saviola(real), Possebon(man united), Mariano Gonzalez(inter), javi garcia (real) etc etc etc.
 
A ideia de ter vida própria é muito válida por 2 razões fundamentais: 1 - dá realismo ao jogo quando variáveis fora do mundo do futebol começam a pesar nas nossas decisões; 2 - dá uma certa personalidade às personagens do jogo, tendo consequências na nossa relação com os outros (dirigentes, jogadores, media, etc) e no nosso desempenho.


Interessante seria incluir a opção de sermos presidentes de um clube, directores desportivos, managers, ou apenas treinadores. Isto vinha acrescentar diversidade ao jogo e cada um de nós podia escolher funções que mais lhe agradam, dedicando-se às mesmas.

Outra coisa interessante seria especificar melhor as condições dos clubes, incluindo representação gráfica das academias e dos estádios. Também acrescentar novos tipos de interacção interpessoal com jogadores e criar jogadas ensaiadas, seria interessante.
 
tambem acho que ja merecemos um bonequinho no banco de suplentes com o nosso nome xD

...

Devia dar para encorajar o jogador que vai entrar em campo ...
Tal como acontece ao intervalo...
 
Desculpem la mas isso da vida propria...não é para este jogo. Isto é de futebol. Não é uma Telenovela...

A ideia de ser criado a entidade Empresario parece-me bastante boa. A melhor até agora.
 
podermos ser agentes ao mesmo tempo q treinadores tinha a sua piada, era uma boa maneira de podermos investir nosso ordenado..
 
Eu acho que a ideia de vida propria boa pois pelo menos no meu caso o jogo a certa altura deixa de ter piada pois é sempre a mesma coisa e torna-se secante, e ainda por cima de ano para ano as coisas novas no jogo sao coisas minimas o que faz que quando passo de FM08 para FM09 seja quase tudo igual tirando as transferençias, acho que o jogo preziza de algo novo, algo que nos deie mais pica jogar, eu normalmente quando jogo fm trazo objectivos como começar num club x e acabar no club x e isso sao coisas que se faz até rapido e depois é tudo do mesmo e torna-se seca jogar!
 
Ainda falta muita coisa aos Fm como os treinadores e jogadores terem vida propria, poder gastar o salario em casas,carros, dar para comprar avioes para as equipas ou autocarros, dar indicaçoes durante o jogo, poder falar com os arbitros:cool:, os jogadores morrerem no campo:003:

muita coisa falta mas ca estou em a espere do FM10(vai haver complicaçoes com o nome)

Eu acho que os "misters" terem vida propria não, mas podia haver uma acumulação dos salarios e quando uma equipa não tivesse orçamento pagavamos nós o jogador e caso mudassemos de clube o jogador vinha connosco.
 
Criei este tópico com o intuito de nós , "clientes" da Zwame dizer-mos o que gostámos e o que não gostámos em relação ao FM09 e o que a SIgames podia mudar , eu vou adicionando as vossas opiniões e mais tarde coloco-as no fórum oficial da SIgames de opinião de clientes , também peço que alguma novidade em relação ao jogo fosse aqui postada para eu meter aqui no 1º post , tentem ser o mais organizados possivel por favor.

PS : Quando alguém postar novidades àcerca deste jogo eu mudo/acrescento o nome do tópico .

Abaixo coloco as minhas propostas que mais tarde irei por , juntamente com as vossas no fórum oficial da SIgames :


  • Uma câmera 3D melhorada e mais bonita , nós merecemos issso !
  • Um novo motor 3D , o deste ano era muito fraquinho !
  • Estádios melhorados na câmera 3D , parecem todos iguais !
  • Uma sala de troféus para uma melhor organização do jogo !
  • Possibilidade de ver os atributos que os jogadores ganham/perdem durante a carreira !
  • Podiam criar uma vista de treinador durante o jogo e dar para ver a conferencia antes e pós-jogo também em 3D !
  • Comprar a licença das seleções da alemanha e da holanda !
  • Podermos , enquanto treinadores falar/berrar com os árbitros dentro do jogo !
  • Uma versão inicial sem milhentos bugs
  • Instruções a jogadores que estão a ser substituídos fora do tempo de intervalo.
  • Mais opções nas conferências .
  • Mais caras na Liga Portuguesa .
Cumps.

Bom dia! Parabéns pela iniciativa, mto interessante! Espero que depois possas colocar la no forum da SI e que eles se deem ao trabalho de ler!!

Apresento as minhas maiores "preocupações" para este fabuloso jogo!

LIGA INTERCALAR
Penso que houve uma tentativa de Reservas no Fm2009 mas não é a mesma coisa...

GRAFICOS 3D
Ainda bem que já existe esta opção conseguimos ver ainda melhor o desempenho da equipa e dos jogadores, mas precisa ser melhorada! A questão de se tornar lento é uma questão de recursos de sistema! É como todas as coisas no mundo dos jogos...para jogar um jogo mais recente temos de ter sistema para isso, portanto acho que não é por ai que esta opção deva deixar de existir.

Edição do perfil de treinador humano melhorada
Existem opções que não podemos escolher, como mentalidade, tacticas preferidas, pessoal preferido (por exemplo podemos admirar o eusebio, o figo, o humberto coelho ou outros elementos existentes no jogo...e que isso pudesse influenciar relações)

Patrocinios
Penso que esta questão a mto q deveria ter sido melhorada, nao faz sentido a nossa equipa ganhar o campeonato ou ate mesmo a Liga dos Campeoes ou outras taças de renome e continuar com miseros patrocinios. O Man Utd é um abuso de patrocinios nao admira terem tanto dinheiro, não duvido que na realidade que os tenha, mas isso aconteceu pelos jogadores que tem e pela performance.

Da mesma maneira se uma equipa tem prestações de topo e/ou com jogadores de luxo (como acontece com Real Madrid) deveria atrair mais patrocinios! melhorar e adicionar mais patrocinios!

NOTA: É que nem no editor dá para adicionar patrocinios. :D o que eu faria com esta opção eheheh

Aspectos de Merchandising
Um pouco relacionado com o ponto anterior...existe aquela opção de estabelecer uma relação com um clube para fins financeiros. Clubes da China, Japao, Estados Unidos são alguns que, como menciona o jogo, dão maior visibilidade.
Mas assim como quando nos compramos um grande jogador e recebemos logo uma mensagem do presidente ou sei la a dizer..."com a compra deste jogador vamos aumentar as receitas com as vendas das camisolas" (a msg ´+/- assim ja nao me lembro bem :D ) Contratar jogadores de nações que deem mais visibilidade ao clube, deveriam influenciar mais as receitas de bilheteira...por exemplo o Man Utd tem aquele jogador Coreano, ele não é um jogador fantastico mas como atrai as massas do seu pais as receitas aumentam consideravelmente. Acho que este aspecto é possivel melhorar sem que para isso crie discrepancias!

Psicologos, novo elemento para o Staff (podendo nós adquirir um ou mais psicologos para o Staff)
Penso que seria mto bom este novo elemento na equipa Staff para:
1 - melhorar a capacidade de adaptação e de mentalidade de um jogador.
2 - Torna-lo mais disciplinado, mais profissional, e empelhado.
3 - Ou quando existe uma disputa entre dois ou mais jogadores.

O resultado desse acompanhamento sempre poderia variar. Por exemplo, tal como acontece quando pedimos a um jogador experiente servir de tutor a outro elemento do plantel A ou dos juniores. Ao fim desse acompanhamento o jogador pode ter aproveitado ou nao a experiencia com o tutor. Da mesma maneira um acompanhamento com um psicologo poderia resultar numa melhoria de comportamento ou nao dependendo da atitude do jogador/qualidade do psicologo....e dependendo do resultado poderiamos tomar uma decisao mais acertada em como resolver o assunto: Se continuar com mau comportamento/fraca exibição po-lo a andar :D , ou caso melhor o comportamento elogiar e confiar ao jogador um lugar no 11 principal, por exemplo!

Assim da mesma maneira que aos olheiros indicamos o que pretendemos, com o psicologo nós indicavamos a nossa preocupação sobre o jogador. Caso tivesse acontecido algum incidente, o psicologo de antemão sugeria o que fazer! Quanto melhor o psicologo mais e melhores opções!

Presidentes mais interventivos
Como já foi dito muitas vezes é só o nome que está lá e mais nada! Este elemento pouco ou nada interfer no jogo! Só me lembro da mensagem de boas vindas ao clube :S e quando faço algum pedido de melhoria de condições de trabalho e novos clubes satelite.

Por exemplo:
O presidente dependo das suas caracteriscticas
- Apos uma vitoria sobre um rival, o Presidente aparecer no balneario, ou dar uma resposta a um jornal, ou em conferencia de imprensa, ou aparecer no dia seguinte no treino. Com uma mensagem "Continuem assim", "Excelente vitoria blablabla"

Da mesma maneira em caso de derrota, puxar as orelhas ou ter um discurso mais animador para levantar moral...

Acho que deveria haver caracteristicas nos presidentes que os tornaria mais interventivos ou menos interventivos e assim que afectasse mais o jogo:
- o nosso emprego de treinador tornava-se mais ou menos seguro
- afectar relações com elementos de staff, plantel e outros jogadores e clubes

Questões extra futebol
A questao de como o treinador gasta o dinheiro e os bens que possui acho irrelevante para o jogo.
Agora acho que deviam acontecer situações extra futebol:
- Jogador lesionado apanhado as tantas da noites
- Jogador indisciplinado chega tarde aos treinos
- Imprevistos que aconteçam em que o jogador ou elemento do Staff tenha que ir tratar de assuntos pessoais
- etc

O Novo Elemento pro Staff (Psicologo) citado em cima era bom nestes casos!!

Entrentanto não me recordo de mais pontos....se me lembrar aviso!

Um abraço
 
Última edição:
o que achei relevante e que concordo e que ainda nao tenha sido falado:
- Edição do perfil de treinador humano melhorada
- Aspectos de Merchandising [muito bem visto :D]
- Presidentes mais interventivos
- Questões extra futebol

a ideia do psicologo é boa, so nao acho necessario contratar especificamente um psicologo, penso que essa vertente poderá se reflectir num preparador fisico, ou treinador adjunto por exemplo


regards ;)
 
-Podermos mudar os preços dos bilhetes.
-Optarmos por ter uma loja onde o clube venda camisolas etc e podermos escolher o material vendido nessa loja e as suas receitas.sabendo que jogador vendeu mais camisolas.
-mudarmos equipamentos no inicio de cada epoca se assim quisermos.
-Skins haver com futebol.
-em vez de fotos de jogadores haver uma imagem 3D á semelhança do PES.
-criar casas do clube, tal como casas do benfica etc.(poder escolher o sitio onde iria ser construida e a sua evoluçao como pessoas que a visitam etc)
-podermos escolher marcas e negociar patrocinios.
-tacticas como no PES.(flexiveis)
-melhorar ambiente 3D de modo a vermos fintas, etc.
-instalar academias nos locais do mundo onde quisessemos(tudo com custos claro)
-jogo de apresentação ao socio com a apresentação em "desfile" comum destes jogos. em 3D podendo ver que jogador leva a maior ovação
-vermos treinos em 3D e podermos configuralos melhor.
-haver mais individualismos tal como quaresma, cristiano ronaldo, e cada jogador ter a sua finta e que isso se notasse em campo, no formato 3D(coisa que nao acontece no Fm 2009)
-Ranking de treinadores
-Os jogadores chegarem á selecção pelo que mostram no clube(golos, defesas, passes etc) nao havendo jogadores na selecção que nao jogam nos clubes.
-haver uma camera 3D que va mudando conforme o momento do jogo, tal como na tv.
-haver eleiçoes para as sad's.
-termos boas e mas relaçoes com uma certa revista televisao etc.
-existirem truques e capaidades que cada elemento do staff tem e que nos possa "ensinar" assim sempre que compravamos um elemento do staff ganhavamos um certo atributo.
-melhorarem os estadios pondo-os á semelhança da realidade e com as suas diferenças.
-Podermos mudar os estadios(salas vip, acessos, parque de estacionamento, lojas que o estadio tem, etc)
-colocarem grupos como os NN boys, ultra, etc.
-termos "escolinhas" em que escolhemos os putos de 8 anos etc que possam fazer parte delas e assim conseguiamos moldarlhes melhor a personalidade desde novos.
-os empresarios terem um papel activo na compra e venda de jogadores.
-os atributos do staff poder evoluir e serem mais "assediados" conforme o sucesso do clube.

São algumas ideias.(deem opiniao sobre elas):009:
 
Ah e esquecime, haver registos fotograficos das taças conquistadas com os jogadores a receberem a taça, numa galeria de fotos talvez no historico do clube.
 
O Fifa manager tem uma única vantagem que em termos de visual grafico enche mais os olhos do que FM. Este é muito folha de excel, mas de resto o FM é mil vezes superior que nem há comparação.
 
Back
Topo