Problema PC freeze/crash

fredc

Power Member
Olá a todos!

Venho cá pedir ajuda já que não consigo perceber o que se passa com o meu PC. Desde o dia de ontem que tenho tido freeze/crash sem motivo aparente, ou seja o PC bloqueia e a única forma de o pôr a funcionar é fazendo um reset forçado na torre... O freeze/crash não ocorre quando eu faço nada em particular, já acontecer a navegar pela net (firefox), ver filmes, jogar a jogos e até no desktop...

Coincidência ou não estes problemas começaram a surgir pouco depois de eu instalar o COD (Moderwarfare 3), mas antes sequer de eu ter aberto o jogo, pelo que o meu instinto inicial foi correr o anti-virus (detectou 2 virus , HTML Redirector e um win32:UP-gen), mas sendo eles de baixa importância não me parece estar por detrás destes problemas. De seguida corri o MEMTEST, o que após uma passagem não detectou qualquer problema. Já pus a BIOS nas suas definições originais (tinha em Asus optimized, ou seja, um OC feito pela board automaticamente) e o problema persiste. Parece-me que quando começo a puxar pela gráfica o PC bloqueia, pelo que pode ser por aí (apesar de como disse ele bloquear às vezes só em navegação na net)... Digo isto porque sempre que corro o 3DMark11 mal começa o teste, nas sequências iniciais, com a ventoinha da gráfica a começar a puxar o PC bloqueia.

Tenho reparado também que o PC bloqueia raramente em navegação na net, mas SEMPRE quando ligo o 3DMARK11 (logo ao início como referi) ou jogo o COD (mas aí ainda me deixa jogar um pedaço, só passado uns minutos é que bloqueia).

Como posso detectar o problema e resolver isto? Em baixo seguem as especificações do meu PC (a fonte é uma XFX 550W). Comprei-o em Abril e nunca deu problemas.

pcfred.jpg



Obrigado a todos pela ajuda!!
 
Última edição:
Entretanto desinstalei as drives da gráfica (com o drivesweeper da Phyxion) e instalei uma versão anterior. O problema persistiu pelo que desinstalei novamente e instalei a versão mais actual (a que já tinha). Durante a instalação o PC crashava, pelo que tive de o fazer em safe mode... Mais tarde consegui reinstalar as drives em modo do windows normal... Sempre que ligava o 3DMark11 logo no início o pc crashava. Depois de um ou dois resets o windows já nem sequer ligava, crashava logo depois de inserir a password (ou seja, crasha na parte da frase "bem-vindo"):

Hoje liguei o PC de tarde e ele ligou normal, corri o 3dmark11 e apesar de ele ter aguentado já um bom bocado a meio do teste voltou a crashar...


De que será o problema?
 
Última edição pelo moderador:
Corre um Furmark durante uns 7 ou 8 minutos mais vai verificando as temps e as voltagens com o HWmonitor ou semelhante.

Verifica também no gestor de eventos (painel de controlo - ferramentas administrativas - visualizador de eventos) e verifica qual o erro que acontece à exacta hora em que o PC te crasha.
 
Corre um Furmark durante uns 7 ou 8 minutos mais vai verificando as temps e as voltagens com o HWmonitor ou semelhante.

Verifica também no gestor de eventos (painel de controlo - ferramentas administrativas - visualizador de eventos) e verifica qual o erro que acontece à exacta hora em que o PC te crasha.

Ok, obrigado, vou sacar esses programas e testar.

No gestor de eventos o erro que dá é o seguinte (mas penso estar relacionado com o facto de eu fazer reset na torre ao PC):

Nível: Crítico Data/Hora: Várias horas (aconteceu várias vezes durante o dia de ontem) Origem: kernel-Power ID evento: 41 Categoria tarefa: 63
 
Nisso do gestor de eventos não tem nada mais detalhado?


Na secção de erros críticos (o que eu postei anteriormente) se abrir e pedir os detalhes tem o seguinte:

-System


-Provider

[ Name]Microsoft-Windows-Kernel-Power

[ Guid]{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}

EventID41

Version2

Level1

Task63

Opcode0

Keywords0x8000000000000002

-TimeCreated

[ SystemTime]2012-08-29T14:14:01.585608900Z

EventRecordID44643

Correlation

-Execution

[ ProcessID]4

[ ThreadID]8

ChannelSystem

ComputerHome

-Security

[ UserID]S-1-5-18

-EventData

BugcheckCode0

BugcheckParameter10x0

BugcheckParameter20x0

BugcheckParameter30x0

BugcheckParameter40x0

SleepInProgressfalse

PowerButtonTimestamp0




Na parte relativa a erros tem este:

Nível: Erro Data e hora: semelhante ao anteior (dois ou três segundos depois) origem: kernal-event tracing ID evento: 3 categoria de tarefa: sessão



-System

-Provider

[ Name]Microsoft-Windows-Kernel-EventTracing

[ Guid]{B675EC37-BDB6-4648-BC92-F3FDC74D3CA2}

EventID3

Version0

Level2

Task2

Opcode14

Keywords0x8000000000000010

-TimeCreated

[ SystemTime]2012-08-29T14:14:03.754012700Z

EventRecordID328

Correlation

-Execution

[ ProcessID]4

[ ThreadID]168

ChannelMicrosoft-Windows-Kernel-EventTracing/Admin

ComputerHome

-Security

[ UserID]S-1-5-18

-EventData

SessionNameMicrosoft-Windows-Setup

FileNameC:\Windows\Panther\setup.etl

ErrorCode3221225485

LoggingMode5



Quanto ao furmark, o PC bloqueia mal inicio o teste (tentei 3x, na segunda o PC bloqueou mal abriu o programa e antes de sequer começar o teste), logo não há quase alteração de nada em relação a temperaturas ou voltagens 8que me aperceba pelo menos). Em idle tenho estes valores:


78398638.jpg



Entretanto em simples navegação aqui no fórum (com nenhum programa aberto exepto o firefox) o PC voltou a crashar.
 
Última edição:
À partida, e salvo melhor opinião, isso parece-me um problema de drivers/aquecimento. Desinstala as drivers em modo normal e depois sim em safe mode é que corres o sweeper. Instala as mais recentes depois já em modo normal e volta a testar. Usa a opção de criar um log das temperaturas quando correres o 3dmark ou furmark (Speedfan ou semelhante).

Está aqui um caso interessante :)

EDIT: já alguma vez tinhas jogado um jogo pesado?
 
Última edição:
À partida, e salvo melhor opinião, isso parece-me um problema de drivers/aquecimento. Desinstala as drivers em modo normal e depois sim em safe mode é que corres o sweeper. Instala as mais recentes depois já em modo normal e volta a testar. Usa a opção de criar um log das temperaturas quando correres o 3dmark ou furmark (Speedfan ou semelhante).

Está aqui um caso interessante :)

EDIT: já alguma vez tinhas jogado um jogo pesado?

Já joguei alguns COD's (os modern warfare), Dragon Age e o The Witcher, com tudo no máximo. Nunca tive problemas. Estou a instalar o speedfan e o driverfusion (tinha desinstalado o drivesweeper e parece que esta é a nova versão com outro nome), depois venho cá com as novidades.

Mega obrigado pela ajuda!!
 
Fiz o indicado para apagar e instalar as drives, corri o 3dMark11 e zau, crashou logo no loading do teste.

Resultados do speedfan:

Seconds
GPU
SystemCPUAUXHD0Core 0Core 1Core 2Core 3
5928634268761,53443464245
59289342683613442424242
59292342680,560,53443464243
5929534268361,53442424142
59298332684,560,53444454444
59301332666,5603441414141
5930433268561,53440404040
5930733268561,53441414142
5931033268761,53441414141
59313332687,5613442394042



As temperaturas do CPU estão altíssimas não? 87ºC? Confirmei com o CPUID HWMonitor que mostra neste momento uma temperatura semelhante (em idle). Mas qual a diferença entre a temperatura do CPU e dos Cores?
 
Ok, resolvi simplesmente formatar o PC para tentar resolver o problema... Mas não resolveu :/

Instalei apenas as drives da motherboard (através do CD original) e as drives da gráfica (que tinha sacado da internet, a versão mais actual). De seguida instalei o furmark e o speedfan. O furmark correu uns 3-4 segundos e heis que:

errorgpu.jpg




Ao correr uma segunda vez o furmark o PC voltou a crashar (fundo preto, nenhuma resposta pelo teclado ou rato e nem sequer ctrl+alt+del, restando-me apenas fazer reset ao PC na torre). Onde poderá estar o problema?
 
Acho que é à CPU temp que tens de estar atento.

Saca o Intelburntest e corre-o mas ao lado tem um programa de temps a funcionar e regista-as em papel.

Já mudaste a pasta térmica do CPU?
 
Acho que é à CPU temp que tens de estar atento.

Saca o Intelburntest e corre-o mas ao lado tem um programa de temps a funcionar e regista-as em papel.

Já mudaste a pasta térmica do CPU?

Não, nunca mudei a pasta térmica (o PC tem 4 meses, acho que não é necessário).

Entretanto acho que resolvi o problema... Saquei a versão mais recente da BIOS, formatei o PC, instalei a versão mais recente das drives para a gráfica e voilá, está como novo. Fiz o teste com o Furmark e heis os resultados:


94595492.jpg




Estranhei aquela queda a meio do teste, mas as temperaturas parecem boas não?
 
Back
Topo