1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Problema PC freeze/crash

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por fredc, 28 de Agosto de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1571)

1. fredc

fredc Power Member

Olá a todos!

Venho cá pedir ajuda já que não consigo perceber o que se passa com o meu PC. Desde o dia de ontem que tenho tido freeze/crash sem motivo aparente, ou seja o PC bloqueia e a única forma de o pôr a funcionar é fazendo um reset forçado na torre... O freeze/crash não ocorre quando eu faço nada em particular, já acontecer a navegar pela net (firefox), ver filmes, jogar a jogos e até no desktop...

Coincidência ou não estes problemas começaram a surgir pouco depois de eu instalar o COD (Moderwarfare 3), mas antes sequer de eu ter aberto o jogo, pelo que o meu instinto inicial foi correr o anti-virus (detectou 2 virus , HTML Redirector e um win32:UP-gen), mas sendo eles de baixa importância não me parece estar por detrás destes problemas. De seguida corri o MEMTEST, o que após uma passagem não detectou qualquer problema. Já pus a BIOS nas suas definições originais (tinha em Asus optimized, ou seja, um OC feito pela board automaticamente) e o problema persiste. Parece-me que quando começo a puxar pela gráfica o PC bloqueia, pelo que pode ser por aí (apesar de como disse ele bloquear às vezes só em navegação na net)... Digo isto porque sempre que corro o 3DMark11 mal começa o teste, nas sequências iniciais, com a ventoinha da gráfica a começar a puxar o PC bloqueia.

Tenho reparado também que o PC bloqueia raramente em navegação na net, mas SEMPRE quando ligo o 3DMARK11 (logo ao início como referi) ou jogo o COD (mas aí ainda me deixa jogar um pedaço, só passado uns minutos é que bloqueia).

Como posso detectar o problema e resolver isto? Em baixo seguem as especificações do meu PC (a fonte é uma XFX 550W). Comprei-o em Abril e nunca deu problemas.

Obrigado a todos pela ajuda!!

Última edição: 28 de Agosto de 2012
  2. fredc

fredc Power Member

Entretanto desinstalei as drives da gráfica (com o drivesweeper da Phyxion) e instalei uma versão anterior. O problema persistiu pelo que desinstalei novamente e instalei a versão mais actual (a que já tinha). Durante a instalação o PC crashava, pelo que tive de o fazer em safe mode... Mais tarde consegui reinstalar as drives em modo do windows normal... Sempre que ligava o 3DMark11 logo no início o pc crashava. Depois de um ou dois resets o windows já nem sequer ligava, crashava logo depois de inserir a password (ou seja, crasha na parte da frase "bem-vindo"):

Hoje liguei o PC de tarde e ele ligou normal, corri o 3dmark11 e apesar de ele ter aguentado já um bom bocado a meio do teste voltou a crashar...

De que será o problema?

Última edição pelo moderador: 29 de Agosto de 2012
  3. vsmn

vsmn Power Member

Corre um Furmark durante uns 7 ou 8 minutos mais vai verificando as temps e as voltagens com o HWmonitor ou semelhante.

Verifica também no gestor de eventos (painel de controlo - ferramentas administrativas - visualizador de eventos) e verifica qual o erro que acontece à exacta hora em que o PC te crasha.

4. fredc

fredc Power Member

Ok, obrigado, vou sacar esses programas e testar.

No gestor de eventos o erro que dá é o seguinte (mas penso estar relacionado com o facto de eu fazer reset na torre ao PC):

Nível: Crítico Data/Hora: Várias horas (aconteceu várias vezes durante o dia de ontem) Origem: kernel-Power ID evento: 41 Categoria tarefa: 63

5. vsmn

vsmn Power Member

Nisso do gestor de eventos não tem nada mais detalhado?

6. fredc

fredc Power Member

Na secção de erros críticos (o que eu postei anteriormente) se abrir e pedir os detalhes tem o seguinte:

- System

- Provider
    [ Name] Microsoft-Windows-Kernel-Power
    [ Guid] {331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}

EventID 41

Version 2

Level 1

Task 63

Opcode 0

Keywords 0x8000000000000002

- TimeCreated
    [ SystemTime] 2012-08-29T14:14:01.585608900Z

EventRecordID 44643

Correlation

- Execution
    [ ProcessID] 4
    [ ThreadID] 8

Channel System

Computer Home

- Security
    [ UserID] S-1-5-18

- EventData

BugcheckCode 0

BugcheckParameter1 0x0

BugcheckParameter2 0x0

BugcheckParameter3 0x0

BugcheckParameter4 0x0

SleepInProgress false

PowerButtonTimestamp 0

Na parte relativa a erros tem este:

Nível: Erro Data e hora: semelhante ao anteior (dois ou três segundos depois) origem: kernal-event tracing ID evento: 3 categoria de tarefa: sessão

- System

- Provider
    [ Name] Microsoft-Windows-Kernel-EventTracing
    [ Guid] {B675EC37-BDB6-4648-BC92-F3FDC74D3CA2}

EventID 3

Version 0

Level 2

Task 2

Opcode 14

Keywords 0x8000000000000010

- TimeCreated
    [ SystemTime] 2012-08-29T14:14:03.754012700Z

EventRecordID 328

Correlation

- Execution
    [ ProcessID] 4
    [ ThreadID] 168

Channel Microsoft-Windows-Kernel-EventTracing/Admin

Computer Home

- Security
    [ UserID] S-1-5-18

- EventData

SessionName Microsoft-Windows-Setup

FileName C:\Windows\Panther\setup.etl

ErrorCode 3221225485

LoggingMode 5

Quanto ao furmark, o PC bloqueia mal inicio o teste (tentei 3x, na segunda o PC bloqueou mal abriu o programa e antes de sequer começar o teste), logo não há quase alteração de nada em relação a temperaturas ou voltagens 8que me aperceba pelo menos). Em idle tenho estes valores:

Entretanto em simples navegação aqui no fórum (com nenhum programa aberto exepto o firefox) o PC voltou a crashar.

Última edição: 29 de Agosto de 2012
  7. vsmn

vsmn Power Member

À partida, e salvo melhor opinião, isso parece-me um problema de drivers/aquecimento. Desinstala as drivers em modo normal e depois sim em safe mode é que corres o sweeper. Instala as mais recentes depois já em modo normal e volta a testar. Usa a opção de criar um log das temperaturas quando correres o 3dmark ou furmark (Speedfan ou semelhante).

Está aqui um caso interessante :)

EDIT: já alguma vez tinhas jogado um jogo pesado?

Última edição: 29 de Agosto de 2012
  8. fredc

fredc Power Member

Já joguei alguns COD's (os modern warfare), Dragon Age e o The Witcher, com tudo no máximo. Nunca tive problemas. Estou a instalar o speedfan e o driverfusion (tinha desinstalado o drivesweeper e parece que esta é a nova versão com outro nome), depois venho cá com as novidades.

Mega obrigado pela ajuda!!

9. fredc

fredc Power Member

Fiz o indicado para apagar e instalar as drives, corri o 3dMark11 e zau, crashou logo no loading do teste.

Resultados do speedfan:

Seconds GPU System CPU AUX HD0 Core 0 Core 1 Core 2 Core 3
    59286 34 26 87 61,5 34 43 46 42 45
    59289 34 26 83 61 34 42 42 42 42
    59292 34 26 80,5 60,5 34 43 46 42 43
    59295 34 26 83 61,5 34 42 42 41 42
    59298 33 26 84,5 60,5 34 44 45 44 44
    59301 33 26 66,5 60 34 41 41 41 41
    59304 33 26 85 61,5 34 40 40 40 40
    59307 33 26 85 61,5 34 41 41 41 42
    59310 33 26 87 61,5 34 41 41 41 41
    59313 33 26 87,5 61 34 42 39 40 42

As temperaturas do CPU estão altíssimas não? 87ºC? Confirmei com o CPUID HWMonitor que mostra neste momento uma temperatura semelhante (em idle). Mas qual a diferença entre a temperatura do CPU e dos Cores?

10. fredc

fredc Power Member

Ok, resolvi simplesmente formatar o PC para tentar resolver o problema... Mas não resolveu :/

Instalei apenas as drives da motherboard (através do CD original) e as drives da gráfica (que tinha sacado da internet, a versão mais actual). De seguida instalei o furmark e o speedfan. O furmark correu uns 3-4 segundos e heis que:

Ao correr uma segunda vez o furmark o PC voltou a crashar (fundo preto, nenhuma resposta pelo teclado ou rato e nem sequer ctrl+alt+del, restando-me apenas fazer reset ao PC na torre). Onde poderá estar o problema?

11. vsmn

vsmn Power Member

Acho que é à CPU temp que tens de estar atento.

Saca o Intelburntest e corre-o mas ao lado tem um programa de temps a funcionar e regista-as em papel.

Já mudaste a pasta térmica do CPU?

12. fredc

fredc Power Member

Não, nunca mudei a pasta térmica (o PC tem 4 meses, acho que não é necessário).

Entretanto acho que resolvi o problema... Saquei a versão mais recente da BIOS, formatei o PC, instalei a versão mais recente das drives para a gráfica e voilá, está como novo. Fiz o teste com o Furmark e heis os resultados:

Estranhei aquela queda a meio do teste, mas as temperaturas parecem boas não?

Partilhar esta Página