• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC gamer

Hive_01

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1200€ / até 20/2/2022

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo (exceto disco
rígido)

3) Qual a utilização a que se destina a compra?

a) Gaming / resolução (1080p/1440p)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

Sem opinião

5) Como é composto o teu computador atual?

Apenas o disco rígido (SSD 1tb) / cooler (Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB 240mm Preto) /Caixa (Phanteks Eclipse P400A Vidro Temperado Digital Black)


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>já selecionada

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD (já selecionado, mas estou aberto a sugestões)

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não sei (para AMD, ATX/micro-ATX)

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>16gb, DDR4-3200MHZ (não sei quantos MHz seriam melhores, aberto a sugestões)

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)

Zotac GeForce RTX 3050 Twin Edge 8GB GDDR6​

Gigabyte GeForce GTX 1660 SUPER 6GB OC

Gigabyte Radeon RX 6500 XT Gaming OC 4G GDDR6​


f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Já selecionado

g. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Não sei

Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB 240mm Preto)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique?

Wireless

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Nada a acrescentar




 
Última edição:
Olá a todos!
Tenho pensado há algum tempo em fazer um desktop novo, já que tenho um laptop já com 5, 6 anos e ele já não é a mesma coisa que era, está lento e já não dá para jogar os jogos da atualidade, por isso que fazer um computador meu de raiz escolher as peças todas e com a ajuda de um colega especializado na área montá-lo. Acho que vai ser top!
Mesmo assim não sou dos melhores no que toca a computadores, tento perceber algumas coisas mas não sou nada de especial por isso quero a vossa ajuda para ver se os componentes que escolhi são realmente bons para aquilo que quero fazer com o pc (e ver se são compatíveis). Pedi ajuda ao meu colega mas ele está ocupado e recomendou-me o site. Espero que me possam ajudar.



1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1200€ (se possível até 1100€, 1200€ é mesmo o máximo e preferiria que fosse um pouco a baixo)
Compra feita a 29/5/2022
Resolução- 1440p ou 1080p

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Pc completo (exceto disco rígido)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
Sim- os jogos são: jogos de campanha como p.e God of War, the last of us, resident evil,...(jogos de campanha que possam sair eventualmente), CS, GTA

c) Office / Navegação web / Filmes
Sim- algum youtube, netflix e possíveis apps de reuniões como p.e zoom (uso com pouca relevância)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
5-10 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
é um laptop por isso para aproveitar vai ser só o disco rígido
especificações- i5-8300H, 8gb de ram, disco rígido de 1tb, NVIDIA geforce gtx 1050

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).
a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Caixa ATX Nox Hummer Quantum RGB Full Tempered Glass Preta
b. Processador (Intel ou AMD)
>Processador AMD Ryzen 5 5600X 6-Core 3.7GHz c/ Turbo 4.6GHz
c. Motherboard (chipset, formato)
>Motherboard Micro-ATX Gigabyte B560M DS3H V2 (chipset - AM4)
d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Memória RAM Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) (3800MHZ, CL16)
e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Placa Gráfica Zotac Gaming GeForce RTX 3060 12GB GDDR6
Placa Gráfica MSI Geforce RTX 3060 Ventus 2x 12gb

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Não é necessário
f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>Nenhuma
g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Fonte de Alimentação MSI MAG A650BN 650W 80 PLUS Bronze (modular)
8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

teclado (se possível mêcanico)

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
wireless

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Se formos ver quais são os preços originais dos produtos pode ser que o preço ultrapasse o budget mas no site em que vou comprar isso não acontece.
Espero que me possam ajudar.
Obrigado!
 
Última edição:
@Hive_01 em relação a tua configuração
-MB não dá para esse processador B560 é LGA1200 intel as B550 é que são AM4 da AMD
-Não faz sentido colocares apena esse disco que tens no portátil um M2 vai mudar toda a tua experiencia de utilização do PC
-A fonte optaria sempre por uma 80plus Gold a TX550M é uma excelente fonte como não encontrei no comparador podes olhar para algo da Seasonic pouco mais cara que aquela que colocaste mas se poderes comprar a Corsair melhor.
- a Caixa tens uma da MSI onde podes poupar uns €€€
a Build do @asof está top e realmente se poderes colocar já a 6700XT vai por ai!
 
Não concordo só com a parte em que um m.2 vai mudar toda a experiência de utilização do PC.
No papel a diferença entre um m.2 e um SSD SATA é consideravel, mas na utilização estamos a falar de coisas que a percepção humana nem nota, o linus há uns tempos fez um video em que colocava pessoal a tentar adivinhar se o pc tinha um nvme gen3, gen4 e um sata ssd. Na grande maioria dos casos a diferença nem foi perceptivel para o utilizador. Se fosse um HDD de agulhas aí o caso seria diferente.

Se ele já tem um SSD e quer poupar aí, pode perfeitamente não investir num novo.
 
Se for HDD então sim convém trocar.

5) Como é composto o teu computador atual?

Apenas o disco rígido (SSD 1tb) / cooler (Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB 240mm Preto) /Caixa (Phanteks Eclipse P400A Vidro Temperado Digital Black)

@asof Disse SSD porque ele respondeu dessa forma à pergunta 5. Se for SSD tudo bem, se for HDD deve comprar m.2 novo.
 
Vai para isto:

Intel Core i5-12400F ~ 186€
MSI Pro B660M-A WiFi ~ 164€
Team Group Zeus 2x8GB DDR4 3200MHz CL16 ~ 61€
Gigabyte Eagle / Gaming OC RX 6600 XT (sem/com RGB) ~ 427€/437€
Western Digital SN570 1TB ~ 85€
Corsair TX550M ~ 60€
Nox Hummer Quantum ~ 60€

Teclado mecânico ~ 50€-70€

Total: ~ 1100€-1120€

Até aos 1200€, podes colocar uma 6700 XT (~550€), eventualmente reduzindo ~25€ na caixa e fonte.
Obrigado a todos pela ajuda, mas então não vale a pena dar aqueles 40€ a mais pelo ryzen 5600?
 
Em geral, diria que não, até porque com esses 40€ já consegues uma RX 6650 XT. No entanto, já se arranja um 5600X + B550M WiFi decente por mais ~20€-25€ (ou sensivelmente ao mesmo preço, com uma motherboard inferior) pelo que é uma questão de veres se o 5600X tem vantagem nalgum(ns) jogo(s) do teu interesse.
 
Será que me podiam dar uma ideia numa outra motherboard, é porque se pudesse poupar um pouco nela seria melhor.
Esta também tem wifi mas não sei se é boa, nem se devia poupar na motherboard, não sei nada sobre motheboard, enfim é esta

Gigabyte B660 DS3H AX DDR4 WiFi​

 
Se não precisas de algo que a da MSI tenha - p. ex., um controlador ethernet que permite ligações até 2.5 Gbps - , sim, podes trocar por essa.
 
Será que me podiam dizer qual a diferença entre o i5 12400f e o i5 12400, eu estive a ver comparações e eles pareciam a mesma coisa mas eu não sei. O 12400f está 10€ mais barato mas não sei se não valerá a pena pagar 10€ amais pelo 12400 normal.
Espero que me possam ajudar
 
Será que me podiam dizer qual a diferença entre o i5 12400f e o i5 12400, eu estive a ver comparações e eles pareciam a mesma coisa mas eu não sei. O 12400f está 10€ mais barato mas não sei se não valerá a pena pagar 10€ amais pelo 12400 normal.
Espero que me possam ajudar

O 12400 tem gráfica integrada o 12400f não tem. No teu caso pode ser apenas util para se houver algum problema com a gráfica dedicada fazeres troubleshooting e usar o computador, de resto não terá grande utilidade
 
Back
Topo