• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming +-2500€

Fido751

Membro
Boa noite a todos!

Já há algum tempo que tenho o projecto de montar um PC gaming Top. Mas fui sempre adiando porque esperava sempre pela actualização do componente X, ou da baixa de preço do Y. E com isso o projecto ia adiando sem prazo.
Infelizmente agora com esta situação toda pelo mundo fora, fiquei a achar que já devia ter avançado com a compra mais cedo.
Mas como nunca é tarde peço-vos ajuda e a opinião (pois não sou grande perito, o pouco que sei vem de pesquisas pela net fora e pelo que leio por aqui).

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Gostava de manter perto dos 2500€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - 4k. FPS RPG Simulação de voo com VR
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Sem planos no futuro próximo

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não tenho

6) Vais fazer Overclock?
Não tenciono

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX, Extended ATX (algo com aspecto sóbrio)

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel (pensei num Intel Core i9-9900K Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 5.0GHz 16MB +-500€)

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não faço ideia se há incompatibilidades ou se existem melhores opções, mas vi a Extended-ATX Asus ROG Rampage VI Extreme Omega, com a vantagem de ja ter wi-fi +- 670€

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> mínimo 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz +-200€

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> já li e vi tanta escolha que nem sei se esta é a melhor opção. Asus ROG Strix GeForce RTX 2080 8GB +-770€

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD e um HDD (SSD M2 valerá a pena?) +-200€

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Por enquanto não vale a pena

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Modular +-150€

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Teclado e monitor preciso mas não está neste orçamento. Mas vi o Samsung UE590 28" TN 4K UHD 16:9 60Hz FreeSync por 200€ que me pareceu uma boa relação de preço/qualidade

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wi-Fi

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Windows +-100€

11) Contexto, comentários adicionais.
Com estes componentes que vi, o PC anda a rondar os 2600€. No entanto como disse, as opções de componentes são tantas que não sei bem para onde me virar

=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Desde já agradeço a todos os que perderem um bocadinho do seu tempo a ler este tópico e a darem uma ajudinha.
 
Penso que nunca experimentei um monitor com esse refresh rate. Mas talvez tenhas razão e não se justifique um monitor 4K para a distancia a que irei jogar

PS. Entretanto vi este Monitor LG 27GL650F-B IPS 27" FHD 16:9 144Hz FreeSync / G-SYNC Compatible por ca. 300€. Parece uma opção interessante
 
Última edição:
Processador AMD Ryzen 7 3700X – 330€
Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 35€
MSI B450 Gaming Plus Max / MSI B450-A Pro Max -90€
G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL19 - 90€
MSI GeForce® RTX 2070 SUPER ARMOR OC 8G – 550€
BitFenix Whisper M Gold 550W / Corsair TX 550M Gold- 80€
Caixa Phanteks Eclipse P400 Air DRGB– 90€
SSD Seagate Maxtor Z1 960GB - 95€
Asus PCE-AC51 Wireless AC750 - 25€
Monitor LG 27GL850 – 500€
1885€

Neste momento não se justifica gastares mais do que uma RTX 2070 Super, a RTX 2080 oferece pouca performance extra pelo preço que custa a mais, e estamos relativamente perto da nova geração. Se necessário mais performance é melhor trocares de gráfica na próxima geração, com o dinheiro que poupas agora.
 
Muito obrigado pela opinião.
Penso que irei seguir grande parte das sugestões que deste, e talvez opte pela seguinte configuração

Processador AMD Ryzen 7 3700X – 330€
Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 LED Turbo Red Top Cover- 40€
MSI B450 Gaming Plus Max - 90€
G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL19 Digital Camo - 90€
Gigabyte GeForce RTX 2070 SUPER Windforce 8GB 3X OC – 570€
Nox Hummer X650W 80 PLUS Gold Full Modular - 80€
ATX Phanteks Eclipse P400s Tempered Glass com Janela Preta – 90€
SSD M.2 2280 Crucial P1 1TB 3D NAND NVMe PCIe - 130€ + 3.5" WD Black 4TB 7200RPM - 190€
Asus PCE-AC51 Wireless AC750 - 25€
Monitor LG 27GL850 – 510€

total: 2145€

Ficou com o preço um bocado acima da tua configuração, mas principalmente pelos discos rigidos. Não achas que um disco M2 será sempre melhor que um SSD 2.5? (e adicionei um HDD porque vou precisar de espaço para armazenar ficheiros).
E sem dúvida que esse monitor parece excelente para este PC.

Edit: entretanto vi num post recente, a resposta que deste á mesma questão do disco M2.. imagino que a mesma resposta se aplique a mim lol
 
Última edição:
Yah basicamente trocaste para pior... :D
O disco podes adicionar mas se é para armazenar ficheiros mais vale levares um WD blue 4TB de 5400rpm. Não precisas de tanta velocidade se o disco vai ser acedido poucas vezes, e os de 5400rpm duram mais.
Na fonte se quiseres uma um pouco melhor e com mais garantia:
Seasonic Focus Gold GX 550W - 85€
Também tens a versão de 650w mas não é necessário.
 
Última edição:
Mais uma vez obrigado por todos os inputs que têm dado :wink:

Em relação ao disco, acho que vou optar por um SSD apenas de 1TB (a sugerida pelo mata-pombos) e depois logo vejo se necessito de mais futuramente.

Na fonte de alimentação, tambem vou seguir a sugestão da Seasonic Focus GX 550W aumentando para os 650W precavendo um uprade no futuro.

Quanto á caixa, ainda estou a decidir entre a Phanteks P300A e a P400A, mas mais inclinado para a P400 por poder fazer um maior upgrade ás ventoinhas.

Próximo passo encomendar as peças, e começar a ver tutoriais de como encaixar as peças umas nas outras (a ver se não ficam a sobrar parafusos e cabos no final hehe)

PS: Vem massa térmica com esse processador, ou tambem há necessidade de comprar um á parte?
 
Última edição:
Acabei por não encomendar massa térmica. As peças devem chegar durante esta semana. Depois vai ser a aventura de o montar.

Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda!
 
Back
Topo