• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming 500-600€

Tailz

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Entre 500/600 euros. Nas próximas semanas, o quanto antes.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Caixa, Motherboard, Processador, Gráfica, Memoria Ram, Disco Rígido. Fonte se necessário.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming: League of Legends, Diablo III, Path of Exile, Dark Souls III.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Nunca antes de 5/6 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Pensei que podia manter o processador, um Intel core 2 Duo 8400 3.00 GHz, mas já fui aconselhado a muda-lo também.

Gostaria de manter a fonte de alimentação, se for possível. É uma Nox 650 W.

6) Vais fazer Overclock?

Não.

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)

Onde ficar mais em conta, nao tenho problemas em comprar online, desde que em Portugal.

8) Vais pedir para montar o PC na loja?

Não, tenho quem monte.

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)

> ATX. De preferência preta, com janela lateral e luz azul.

b. Processador (Intel ou AMD)

> Intel. Estive a ver, mesmo nao dominando a matéria e fixei o Intel Core i5-8400. Não sei se se enquadra dentro do orçamento, ou se pelo preço, compensa algum modelo superior.

c. Motherboard (chipset, formato)

> Aqui estou completamente perdido. Procurei e li que alguns bons modelos para gaming são a ASUS Prime Z370 ou a MSI Z370 Gaming Plus, mas nao faço ideia se entram no orçamento ou se são adequadas.

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)

> Nvidia. Li que a GTX 1050 é bastante recomendada, nao sei se o modelo TI é obrigatório (eu nao faço questão de jogar com tudo tudo ao máximo) ou se é suficiente a GTX 1050.

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)

>HDD, de 1 TB.

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)

> Gostaria de manter a fonte que tenho actualmente, mas nao sei se é aconselhado ou nao. É uma Nox 650 W. Peço desculpa mas não sei mais nenhum detalhe dela..posso tentar ver.

10) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Não.

11) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não.

12) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

13) Contexto, comentários adicionais.

Não encontrei a pergunta da memoria RAM, nao sei se sendo DDR4 (presumo que seja essa a que devo comprar), 4GB serão suficientes ou se 8GB será mais adequado.

Gostaria de referir que nao sou daqueles jogadores super exigentes, não faço questão de correr tudo com gráficos no máximo, apenas quero um pc que dê para jogar qualquer jogo, por mais recente que seja, pelo menos num nível médio de gráficos/performance.
 
Última edição:
Vê algo assim:

5LdgTRs.png


609€
 
Obrigado pelas sugestões.
Tenho algumas duvidas, se me puderes esclarecer.

No processador, vejo que os Ryzen sao bastante mais baratos que os Intel.
O preço mais em conta reflecte-se no desempenho ?
Por exemplo em relação ao processador que referi, o Intel Core i5-8400 Hexa-Core 2.8 GHz 9 MB, que também é bastante mais caro, 100 euros praticamente, tem grandes diferenças para esse Ryzen 5 2600 ?

A motherboard para gaming nao seria mais aconselhável investir um pouco mais ? Para uma ATX ?
Sou sincero, informei-me pessoalmente com um conhecido bastante mais entendido na matéria, e aconselhou-me a nao poupar na Motherboard. Nao sei se é permitido por links de sites, penso que nao, mas foi-me dado como exemplo estas motherboards, gostaria de saber a opinião: a Motherboard ATX MSI X470 Gaming Plus, a Motherboard ATX Asus TUF X470-Plus Gaming e a ATX MSI B450 Gaming Pro Carbon AC.
Valerá a pena fazer um esforço e arranjar uma delas ? Ou pelo preço haverá algum modelo mais indicado ?

Na placa grafica, estou inclinado para comprar a GTX 1050 TI, tenho só uma duvida...qual a diferença entre esse modelo a Asus Cerberus GeForce GTX 1050 Ti 4GB OC e, por exemplo a MSI GeForce GTX 1050 Ti Gaming X 4G ? O OC na Cerberus significa overclock ? A diferença, residual entre as duas deve-se só a diferença de marca ? De performance sao semelhantes ?

Nao puseste nenhuma fonte, isso significa que a minha conseguiria suportar uma configuração deste género ?

Peço desculpa se alguma pergunta faz pouco sentido, mas nao domino a matéria e prefiro perguntar.
 
Última edição:
Obrigado pelas sugestões.
Tenho algumas duvidas, se me puderes esclarecer.

No processador, vejo que os Ryzen sao bastante mais baratos que os Intel.
O preço mais em conta reflecte-se no desempenho ?
Por exemplo em relação ao processador que referi, o Intel Core i5-8400 Hexa-Core 2.8 GHz 9 MB, que também é bastante mais caro, 100 euros praticamente, tem grandes diferenças para esse Ryzen 5 2600 ?

O preço normal desse processador anda à volta dos 185€. Atualmente, a Intel está com problemas de fornecimento nos processadores de 8.ª geração, o que se reflete no preço (muita procura, pouca oferta). Se estivesse ao preço normal, seria uma boa opção para ti, mas mesmo que estivesse, muita gente te recomendava o Ryzen 5 2600 na mesma. Ganha numas coisas (6 cores, 12 threads vs 6 cores, 6 threads / melhor cooler stock / socket com suporte até 2020), perde ligeiramente noutras (velocidades stock).

A motherboard para gaming nao seria mais aconselhável investir um pouco mais ? Para uma ATX ?
Sou sincero, informei-me pessoalmente com um conhecido bastante mais entendido na matéria, e aconselhou-me a nao poupar na Motherboard. Nao sei se é permitido por links de sites, penso que nao, mas foi-me dado como exemplo duas motherboards, gostaria de saber a opinião: a Motherboard ATX MSI X470 Gaming Plus e a Motherboard ATX Asus TUF X470-Plus Gaming.
Valerá a pena fazer um esforço e arranjar uma delas ? Ou pelo preço haverá algum modelo mais indicado ?

As motherboards não influenciam diretamente o desempenho do PC. Só compensa pagares mais se precisares mesmo de algumas funcionalidades específicas, como usar duas gráficas em SLI ou Crossfire, mais portas USB, outros tipos de ligações como usb type c, etc. Outra das razões para pagar mais por uma motherboard é que por vezes consegues melhores overclocks com motherboards mais caras, mas tu nem estás interessado em fazer overclock, por isso ias estar a pagar basicamente para ter mais luzinhas. A board que te sugeri tem tudo o que precisas, acredita.

Na placa grafica, estou inclinado para comprar a GTX 1050 TI, tenho só uma duvida...qual a diferença entre esse modelo a Asus Cerberus GeForce GTX 1050 Ti 4GB OC e, por exemplo a MSI GeForce GTX 1050 Ti Gaming X 4G ? O OC na Cerberus significa overclock ? A diferença, residual entre as duas deve-se só a diferença de marca ? De performance sao semelhantes ?

A gráfica é a mesma independentemente da marca. Ambas têm OC (sim, é overclock), uma pode ter mais uns mhz que outras, mas é uma diferença insignificante. O que interessa é o cooler (desde que tenha duas ventoinhas, está ótimo) e o preço (quanto mais baixo, melhor)

Nao puseste nenhuma fonte, isso significa que a minha conseguiria suportar uma configuração deste género?

Sim, 650W chega e sobra para este PC.

Peço desculpa se alguma pergunta faz pouco sentido, mas nao domino a matéria e prefiro perguntar.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.

A pessoa que me aconselhou, mandou-me uma configuração, que penso que ultrapassa um bocado o orçamento que eu tinha em mente, no entanto, caso fosse necessário para ficar melhor servido, ate para mais anos sem ser necessário fazer grandes updates, eu iria fazer esse esforço.

Gostava de saber, nao querendo abusar, se para o que eu pretendo, um pc para gaming mas sem a obrigatoriedade de correr tudo no máximo, etc, sem fazer overclocks, se tem algum exagero nesta configuração, se nao necessito de algum componente tão avançado, etc.

Tenho particularmente duvida, agora que já tive a tua opinião sobre a motherboard (ela ser micro-atx significa que é mais pequena certo ? confesso que me faz um bocado confusão isso) se não é necessária uma mais evoluída para gaming, na memoria RAM.

Necessito mesmo estes 12 GB DDR4, ou com 8GB já seriam mais que suficientes ?

Já agora, desculpa a ignorância, mas qual a diferença entre uma fonte full modular e semi modular ?

Fica aqui a configuração que me foi aconselhada, agradecia a tua analise sff. Obrigado.

PC_-_Completo.png
 
A configuração do fnogueira parece mais equilibrada.
O pessoal do fórum não costuma recomendar as PSUs da NOX, mas se queres manter a tua, sempre economizas.
Os 4 gb extra de RAM não parecem fazer sentido (no futuro, podias acrescentar mais 8 gb).
Já tens um SSD? Isso não ficou claro, é que faz muita diferença na performance ter ao menos um SSD para o OS e as aplicações mais frequentes.
 
Segui os vossos conselhos e fiz alguns ajustes.
Gostaria de saber o que acham desta configuração, se mudavam alguma coisa, ou se é adequado para o que eu pretendo.
Obrigado.

PC_-_Vers_o_Final.png
 
Obrigado pela resposta.

A pessoa que me aconselhou, mandou-me uma configuração, que penso que ultrapassa um bocado o orçamento que eu tinha em mente, no entanto, caso fosse necessário para ficar melhor servido, ate para mais anos sem ser necessário fazer grandes updates, eu iria fazer esse esforço.

Gostava de saber, nao querendo abusar, se para o que eu pretendo, um pc para gaming mas sem a obrigatoriedade de correr tudo no máximo, etc, sem fazer overclocks, se tem algum exagero nesta configuração, se nao necessito de algum componente tão avançado, etc.

Tenho particularmente duvida, agora que já tive a tua opinião sobre a motherboard (ela ser micro-atx significa que é mais pequena certo ? confesso que me faz um bocado confusão isso) se não é necessária uma mais evoluída para gaming, na memoria RAM.

Necessito mesmo estes 12 GB DDR4, ou com 8GB já seriam mais que suficientes ?

Já agora, desculpa a ignorância, mas qual a diferença entre uma fonte full modular e semi modular ?

Fica aqui a configuração que me foi aconselhada, agradecia a tua analise sff. Obrigado.

PC_-_Completo.png

Boas, qual é o site em que estás escolher os componentes? Tem ai preços curiosos. Abraço
 
Eu trocava a caixa para uma mais barata e punha uma b450 em vez de b350. De resto parece-me bem

Eu fiz uma pesquisa e encontrei que a B350 era uma das melhores motherboards para AMD, pelo baixo preço que tem, em relação a performance. Que em termos de desempenho nao ficava muito longe de outras mais caras.
Existe uma grande diferença entre a que pus e a MSI B450 Gaming Plus, por exemplo ?

Porque é que, por exemplo, a MSI B450 Gaming Plus tem um preço de 100,90 € e a ATX Gigabyte AB350 Gaming que é 350, é mais cara, custando 104,90 € ?

Já agora tenho uma duvida, se me puderem esclarecer.

As AMD X370, são de gama superior, digamos assim, face as B450 ?

X470 > X370 > B450 > B350 ?

É assim, ou não ?
 
Última edição:
Eu fiz uma pesquisa e encontrei que a B350 era uma das melhores motherboards para AMD, pelo baixo preço que tem, em relação a performance. Que em termos de desempenho nao ficava muito longe de outras mais caras.
Existe uma grande diferença entre a que pus e a MSI B450 Gaming Plus, por exemplo ?

Porque é que, por exemplo, a MSI B450 Gaming Plus tem um preço de 100,90 € e a ATX Gigabyte AB350 Gaming que é 350, é mais cara, custando 104,90 € ?

Já agora tenho uma duvida, se me puderem esclarecer.

As AMD X370, são de gama superior, digamos assim, face as B450 ?

X470 > X370 > B450 > B350 ?

É assim, ou não ?

Sim e não.
São gerações diferentes.
A primeira geração ryzen tinha os chipsets B350 e X370, sendo o último o chipset premium por assim dizer, com features mais avançadas e melhores vrms (geralmente).
A segunda geração manteve a mesma dinâmica nos chips b450 e x470.
Os novos chipsets têm algumas novidades e melhorias em relação à geração anterior por isso são recomendáveis.
 
Sim e não.
São gerações diferentes.
A primeira geração ryzen tinha os chipsets B350 e X370, sendo o último o chipset premium por assim dizer, com features mais avançadas e melhores vrms (geralmente).
A segunda geração manteve a mesma dinâmica nos chips b450 e x470.
Os novos chipsets têm algumas novidades e melhorias em relação à geração anterior por isso são recomendáveis.

Portanto, tenho que ponderar na motherboard, o resto está aceitável.

So uma duvida, a fonte que eu pus é adequada, a 620W, ou uma Seasonic M12II EVO 520 W era suficiente ?
É que já me disseram que era mais que suficiente, por outro lado, outra pessoa, que convinha a de 620W.
Obrigado.
 
520w chega perfeitamente. Esse build não deve consumir mais de 250w de energia. Estás a escolher 1 fonte com alto rendimento e ainda tens muita margem para updates no futuro.

Por mais uns euros não consegues uma gtx 1060 ou uma rx 480? Acho que valia bem a pena
 
A diferença entre a MSI GeForce GTX 1050 TI que tem 4GB a 209,90€, para a MSI Radeon RX 570 ARMOR 8G OC, que tem 8GB e custa 244,90€ vale a pena ?

Ou para o que pretendo, a 1050 TI com 4 GB é suficiente ?

Ficas com 1 gráfica 50% mais potente e com o dobro da RAM. Isso torna-a muito mais future proof mas a 1050TI não te vai deixar mal.

Pessoalmente, para manter o orçamento, preferia comprar 1 caixa mais barata, HDD mais tarde ou mesmo 1 board mATX e com isso ir para 1 gráfica que te garante que jogas tudo a 1080p com setting altas.
 
Ficas com 1 gráfica 50% mais potente e com o dobro da RAM. Isso torna-a muito mais future proof mas a 1050TI não te vai deixar mal.

Pessoalmente, para manter o orçamento, preferia comprar 1 caixa mais barata, HDD mais tarde ou mesmo 1 board mATX e com isso ir para 1 gráfica que te garante que jogas tudo a 1080p com setting altas.

Pois, parte desses conselhos já vou seguir, o HDD nao compro para já e vou ver outra caixa..
A board é que pensei que nao devia poupar.. em vez da B450 que ia comprar, tens alguma que aconselhes..mas atx na mesma ?
 
Back
Topo