PC Gaming maior do que nunca - e maior do que Wii, PS3 e 360 juntas

Uma coisa, o pc gaming não morreu, mas dizem que está a morrer, porque graças a pirataria, as editoras começam a perder o interesse em fazer exclusivos para o pc, tendo em conta os prejuízos... Exemplo da Crytek...

Exemplo da Crytek que gastou 1,5milhões no Crysis e mesmo assim obtiveram lucro.

E obteriam muito mais se quem jogou o jogo tivesse pago por ele.
 
Uma coisa, o pc gaming não morreu, mas dizem que está a morrer, porque graças a pirataria, as editoras começam a perder o interesse em fazer exclusivos para o pc, tendo em conta os prejuízos... Exemplo da Crytek...

O PC é a plataforma com o maior número de exclusivos a saírem anualmente (sem incluir a enorme comunidade de modding, onde temos jogos tão bons como os comerciais). E o próximo jogo da Crytek continua a ser exclusivo PC, eles apenas irão passar a investir mais nas consolas no futuro.

Sem querer abordar demasiado o factor pirataria, para não levar o tópico a ser encerrado, um dos grandes mitos é que a pirataria se reflecte directamente em muito menos vendas. Isto não é necessariamente verdade, porque grande parte dos utilizadores que pirateiam os jogos, não tinham quaisquer intenções de os comprar.

Para dar um exemplo, é por esta razão que os jogos da Stardock (uma editora relativamente pequena e que apenas publica jogos para PC) são sempre bastante lucrativos, pois têm uma comunidade fiel, oferecem grande suporte para os seus jogos e não metem protecções da treta que apenas prejudicam os consumidores que adquirem os jogos. Isto acaba por ser o oposto de muitas editoras, que publicam os jogos para consolas e passado vários meses ou anos fazem um port da treta para PC, espetam-lhe a porcaria do SecuROM e ficam à espera que toda a gente vá adquirir uma versão inferior infestada de protecções e que provavelmente nem vai receber qualquer suporte.

A pirataria não é desculpa para tudo. Já foi provado que o PC é uma plataforma muito rentável, e que existem diversas empresas a lucrarem imenso com ela. O problema existe e não podemos negá-lo, mas simplesmente não é tão relevante quanto querem fazer parecer, e está longe de ser capaz de "matar" o PC Gaming.
 
Última edição:
O PC é a plataforma com o maior número de exclusivos a saírem anualmente (sem incluir a enorme comunidade de modding, onde temos jogos tão bons como os comerciais). E o próximo jogo da Crytek continua a ser exclusivo PC, eles apenas irão passar a investir mais nas consolas no futuro.

Sem querer abordar demasiado o factor pirataria, para não levar o tópico a ser encerrado, um dos grandes mitos é que a pirataria se reflecte directamente em muito menos vendas. Isto não é necessariamente verdade, porque grande parte dos utilizadores que pirateiam os jogos, não tinham quaisquer intenções de os comprar.

Para dar um exemplo, é por esta razão que os jogos da Stardock (uma editora relativamente pequena e que apenas publica jogos para PC) são sempre bastante lucrativos, pois têm uma comunidade fiel, oferecem grande suporte para os seus jogos e não metem protecções da treta que apenas prejudicam os consumidores que adquirem os jogos. Isto acaba por ser o oposto de muitas editoras, que publicam os jogos para consolas e passado vários meses ou anos fazem um port da treta para PC, espetam-lhe a porcaria do SecuROM e ficam à espera que toda a gente vá adquirir uma versão inferior infestada de protecções e que provavelmente nem vai receber qualquer suporte.

A pirataria não é desculpa para tudo. Já foi provado que o PC é uma plataforma muito rentável, e que existem diversas empresas a lucrarem imenso com ela. O problema existe e não podemos negá-lo, mas simplesmente não é tão relevante quanto querem fazer parecer, e está longe de ser capaz de "matar" o PC Gaming.

Podem fechar o tópico. Está tudo dito.
 
- Apenas 30% do revenue vem do retail traditional

Isto é bullshit.
Ou é o PR a querer meter areia nos olhos, ou referem-se apenas a paises ultra-industrializados como os States, onde se aderiu em massa aos serviçoes de distribuição digital.
Num país de preguiçosos onde a primeira escolha de compra de um bem material, qualquer que seja, é invariavélmente o online, isto não me surpreende nada, nada, mas nada mesmo, agora fazerem disso regra mundial é que já é forte.......

Repito, isto é bullshit, pastoso e malcheiroso.
Querem meter a distribuição digital pelos olhos dentro aos consumidores.
 
N está tudo dito... :p

Se está assim de tão boa saúde e nunca esteve melhor, n percebo como :

- Vejo uma notícia quase todos os dias dos developers a queixarem-se de pirataria (q n implica q n tenham lucro, têm é menos)...
- São cada vez menos os exclusivos PC, jogos inferiores face às consolas (FIFA 08) e jogos a chegarem meses depois de sairem nas consolas, ou então nem saem...
- Cada vez q existe uma notícia positiva no mundo do PC gaming, a necessidade de criar tópicos/posts a dizer q este afinal n está a morrer ou pior ainda, os irónicos com o "bla bla bla PC gaming bla bla bla morrer?!? bla bla bla"...

Além do boom de WOWs e "afins", o melhor q tiro actualmente da realidade PC gaming é a oferta de jogos online de borla q existe actualmente, coisa q há uns anos atrás resumia-se a 1 ou 2 com qualidade...mas no resto, n me parece q a plataforma esteja melhor, pelo contrário, são cada vez menos as virtudes face às consolas, mas os vícios/defeitos n se alteraram nem um pouco...

No fim disto tudo, o mais engraçado é, q dos que defendem o PC gaming "com unhas e dentes" neste e outros tópicos, deve ser raro o q n tem uma consola ao lado do PC (ou pensam em comprar uma)...se o PC gaming está assim tão forte, qual a necessidade de comprar uma consola, além do PC, para jogar?... :confused:

Isto é a minha opinião, q deixei o PC gaming há uns bons anos e tão cedo n faço intenção de lá voltar (talvez o Quake Live quebre isso ou então não)... :D
 
Isto é bullshit.
Ou é o PR a querer meter areia nos olhos, ou referem-se apenas a paises ultra-industrializados como os States, onde se aderiu em massa aos serviçoes de distribuição digital.
Num país de preguiçosos onde a primeira escolha de compra de um bem material, qualquer que seja, é invariavélmente o online, isto não me surpreende nada, nada, mas nada mesmo, agora fazerem disso regra mundial é que já é forte.......

Repito, isto é bullshit, pastoso e malcheiroso.
Querem meter a distribuição digital pelos olhos dentro aos consumidores.
Não é não, a distribuição digital nos PCs já ultrapassou a tradicional há muito tempo, basta ver as centenas de milhares de cópias de jogos MMO vendidas de forma digital.
 
N está tudo dito... :p

Se está assim de tão boa saúde e nunca esteve melhor, n percebo como :

- Vejo uma notícia quase todos os dias dos developers a queixarem-se de pirataria (q n implica q n tenham lucro, têm é menos)...
- São cada vez menos os exclusivos PC, jogos inferiores face às consolas (FIFA 08) e jogos a chegarem meses depois de sairem nas consolas, ou então nem saem...
- Cada vez q existe uma notícia positiva no mundo do PC gaming, a necessidade de criar tópicos/posts a dizer q este afinal n está a morrer ou pior ainda, os irónicos com o "bla bla bla PC gaming bla bla bla morrer?!? bla bla bla"...

Além do boom de WOWs e "afins", o melhor q tiro actualmente da realidade PC gaming é a oferta de jogos online de borla q existe actualmente, coisa q há uns anos atrás resumia-se a 1 ou 2 com qualidade...mas no resto, n me parece q a plataforma esteja melhor, pelo contrário, são cada vez menos as virtudes face às consolas, mas os vícios/defeitos n se alteraram nem um pouco...

No fim disto tudo, o mais engraçado é, q dos que defendem o PC gaming "com unhas e dentes" neste e outros tópicos, deve ser raro o q n tem uma consola ao lado do PC (ou pensam em comprar uma)...se o PC gaming está assim tão forte, qual a necessidade de comprar uma consola, além do PC, para jogar?... :confused:

Isto é a minha opinião, q deixei o PC gaming há uns bons anos e tão cedo n faço intenção de lá voltar (talvez o Quake Live quebre isso ou então não)... :D

Estás a exagerar, vês essa notícia apenas por parte de alguns developers, geralmente quando estão descontentes com as vendas dos seus jogos. Mas nada garante que seja apenas pela pirataria, apenas é utilizado como justificação e possivelmente tira-lhes alguma pressão dos investidores por não cumprirem o que era esperado.

O teu segundo ponto é exactamente a razão pela qual esses jogos vendem menos. Se estão a criar uma versão inferior para PC, é mais que óbvio que a comunidade não vai a correr comprá-la. E não são cada vez menos os exclusivos PC, basta dares uma vista de olhos nesta lista para veres os jogos que vão sair este ano, e nem sequer incluem todos os que vão sair nem a enorme quantidade de mods - volto mais uma vez a salientar a importância da comunidade de modding, que é muito importante no PC e onde encontras jogos de qualidade igual ou superior a muitos jogos comerciais - que estão em desenvolvimento.

Tal como vês esses posts em relação ao PC, vês muitos mais tópicos criados por quem apenas tem consolas a criticar o PC e a afirmar que este está a morrer, que a pirataria é a causa de todo o mal no mundo e outros tantos disparates. Acho que nesse aspecto, nem sequer há comparação que há muito mais gente a desejar mal ao PC Gaming - vá-se lá saber porquê, deve ser das coisas mais idiotas que se pode desejar - e que têm de estar constantemente a afirmá-lo.

Cada um tem as suas preferências, mas acredita que há muito mais que isso. Só quem não acompanha o PC Gaming é que não tem noção, mas como disseste que não o fazes é compreensível.

O teu último argumento, acho que era completamente descabido. Porque é que não tens só uma consola então? Se eu pretendo jogar jogos que são exclusivos para determinada plataforma, é óbvio que a vou adquirir. Não sei se esse comentário era dirigido a mim, porque eu não me considero "defensor" de qualquer plataforma, mas dou-te a resposta na mesma. Sempre tive PC para jogar e diversas consolas, e tal como não acredito que uma substitua a outra, também acho que é essencial ter várias plataformas para se poder usufruir por completo de todos os jogos que estão disponíveis. Porque é que me hei-de limitar a apenas uma, se há jogos que me interessam nas outras?
 
Quanto aos jogos seram piores no PC, compreende-se, mas este ano o FIFA 09 já vai ter o motor next-gen no pc...

Eu apenas referi o que se diz por ai...
 
Quanto aos jogos seram piores no PC, compreende-se, mas este ano o FIFA 09 já vai ter o motor next-gen no pc...

Eu apenas referi o que se diz por ai...

Eu acho que não é compreensível, apenas estão a desvalorizar a fanbase que os compra para PC.

Quanto à minha resposta anterior, apenas o primeiro parágrafo era direccionado a ti, o resto era uma resposta ao tópico ;)
 
Última edição:
Quanto aos jogos seram piores no PC, compreende-se, mas este ano o FIFA 09 já vai ter o motor next-gen no pc...

Eu apenas referi o que se diz por ai...

são piores, porque as empresas que os desenvolvem fazem-nos piores para ter mais pessoas a jogar o que eles não entendem é que afasta muitos jogadores tambem (FIFA).

E para a maior parte das pessoas que dizem que o PC gaming ta a morrer só digo isto, o Crysis (jogo que nem todos os PC's o podem correr e muito pesado) custou 15 milhoes á Crytec, segundo a EA vendeu mais de 1,5 milhoes de copias, agora façam as contas e vêm que a Crytek teve lucro de quase o umais de 50 milhoes.

Isto para não falar por exempll um FPS tem uma jogabilidade melhor num PC do que numa consola, e antes que digam #ah e tal mas pode-se comprar um teclado e rato pa consola" isso é um absurdo e porquê, porque a maioria dos outros jogadores jogam com comando e logo quem tiver teclado e rato na consola tem uma vantagem enorme.

E claro depois á os grandes jogos pa PC, do tipo WoW, CS, Diablo...................................

E antes que digam tambem que sou fanboy, não o meu irmão tem uma consola jogo nela algumas vezes, mas simplesmente não gosto de jogar com o comando a não ser jogos de carros e futebol, e até admiro as consolas por terem conseguido que muitas pessoas que nunca tinha jogador começassem a jogar.

E depois há a competitividade online e o numero de clan, teamspeak's.... que é precisamente o que faz muitos dos jogadores de PC a não jogarem em consolas frequentemente
 
Última edição:
Os MMOs não são imunes à pirataria, o que não falta para aí são servers piratas. A PS2 e a X360 tem imensa pirataria, e ainda assim não deixam de vender imenso software. A mesma coisa se passa com os PCs, não são apenas os jogos online que vendem muito e a plataforma nunca vai ficar reduzida isso; essas teorias da conspiração já existem há anos, e a cada ano que passa vemos que o mercado só se torna mais forte.

Já não faltará muito para a distribuição digital tomar controlo do PC Gaming, e mesmo que isso não ocorresse, a pirataria nunca iria "matar" o PC. Ela existe e é um problema, mas está longe de ser aquilo que querem dar a entender, principalmente quando dão a entender que toda a comunidade anda a piratear jogos e que só meia dúzia de pessoas é que os compram. Também a maioria das pessoas não compreende que o PC Gaming é bastante diferente das consolas, mas enfim.



Não percebi o contexto. Podes explicar?
Está tudo dito.
 
Estás a exagerar, vês essa notícia apenas por parte de alguns developers, geralmente quando estão descontentes com as vendas dos seus jogos. Mas nada garante que seja apenas pela pirataria, apenas é utilizado como justificação e possivelmente tira-lhes alguma pressão dos investidores por não cumprirem o que era esperado.

Eu vejo alguns a lamentarem-se inclusivé de jogos a venderem bem e com feedback positivo, mas ok...

O teu segundo ponto é exactamente a razão pela qual esses jogos vendem menos. Se estão a criar uma versão inferior para PC, é mais que óbvio que a comunidade não vai a correr comprá-la. E não são cada vez menos os exclusivos PC, basta dares uma vista de olhos nesta lista para veres os jogos que vão sair este ano, e nem sequer incluem todos os que vão sair nem a enorme quantidade de mods - volto mais uma vez a salientar a importância da comunidade de modding, que é muito importante no PC e onde encontras jogos de qualidade igual ou superior a muitos jogos comerciais - que estão em desenvolvimento.

Quando me refiro a cada vez menos exclusivos, refiro-me aos grandes jogos e n a jogos para encher listas... ;)

Quanto aos mods (q é de facto uma mais valia dos PCs especialmente no q toca a longevidade), n me parece q faça grande sentido metê-los nesta conversa...

Tal como vês esses posts em relação ao PC, vês muitos mais tópicos criados por quem apenas tem consolas a criticar o PC e a afirmar que este está a morrer, que a pirataria é a causa de todo o mal no mundo e outros tantos disparates. Acho que nesse aspecto, nem sequer há comparação que há muito mais gente a desejar mal ao PC Gaming - vá-se lá saber porquê, deve ser das coisas mais idiotas que se pode desejar - e que têm de estar constantemente a afirmá-lo.

Vejo?...o q tenho visto n é bem isso, vejo mais preocupação em ironizar com isso do q em discutir o q quer q seja, mas tudo bem, sinceramente pouco me interessa quem provoca mais...

E dar a opinião de q nem tudo vai bem no PC gaming (ao contrário do q por exemplo este tópico parece indicar) é bem diferente do q "desejar mal a", mas aqui falo por mim, q tenho opinião sobre o assunto, mas é me indiferente como está o PC gaming...

Cada um tem as suas preferências, mas acredita que há muito mais que isso. Só quem não acompanha o PC Gaming é que não tem noção, mas como disseste que não o fazes é compreensível.

Se dizes q há muito mais q isso, n discuto isso, no entanto o q me transparece foi o q disse anteriormente, isso e "showoff" de motores gráficos com requisitos de hardware exagerados em q o resultado final na maioria dos casos n justifica...

O teu último argumento, acho que era completamente descabido. Porque é que não tens só uma consola então? Se eu pretendo jogar jogos que são exclusivos para determinada plataforma, é óbvio que a vou adquirir. Não sei se esse comentário era dirigido a mim, porque eu não me considero "defensor" de qualquer plataforma, mas dou-te a resposta na mesma. Sempre tive PC para jogar e diversas consolas, e tal como não acredito que uma substitua a outra, também acho que é essencial ter várias plataformas para se poder usufruir por completo de todos os jogos que estão disponíveis. Porque é que me hei-de limitar a apenas uma, se há jogos que me interessam nas outras?

Descabido?..nem por isso...a necessidade de ter mais q uma plataforma (q n se resume só a querer jogar os exclusivos desta), só demonstra q para muitos o PC n basta como plataforma de jogos actualmente, é q isso acontece muito mais hoje em dia (PC + consola) do q acontecia antes...e o comentário n era para ninguém em especial ;)

E n percebi de onde foste buscar a ideia q tenho mais de uma consola...só tenho a 360 e faço intenção de continuar assim, já q me chega e sobra como plataforma de jogos (aliás, nem tenho o tempo nem € q gostaria para usufruir dela) :D
 
Tanto quanto sei as consolas não se limitam à Wii, 360 e PS3. Também há DS, PSP, PS2, ...

Além disso não sei o que é que qurem provar com volumes de negócios. Se a Nintendo consegue ter um resultado bruto de 1.000.000 USD num trimestre (FT), então teve de vender muitos mais milhões. Se imaginarmos um exercício de um ano então dá para ver que deve passar os 10.000.000 USD anuais...

Por outras palavras, se a quase que basta a Nintendo para meter no bolso o mercado de PC, que é que há de tão glorioso nesse mercado?!

E que diferença é que fazem estes assuntos para os jogadores, não temos negócios nos jogos?!http://www.ft.com/cms/s/0/e5759238-5e97-11dd-b354-000077b07658.html?nclick_check=1
 
Quando me refiro a cada vez menos exclusivos, refiro-me aos grandes jogos e n a jogos para encher listas... ;)
Todas as plataformas perderam exclusivos, mas as consolas é que estão a perder mais bons exclusivos do que o PC, quem diz o contrário é porque não sabe o lineup do PC. Com o custo de desenvolvimento aumentado, os developers são obrigados a lançar os seus jogos em várias plataformas, e isso quer dizer que vários developers de PC lançam consolas, e vários developers consola lançam pra PC.

Na geração passada cada consola tinha os seus grandes exclusivos. A PS2, por exemplo tinha dezenas e dezenas de bons exclusivos, a gamecube tinha mais uns, a xbox tinha mais uns e a dreamcast tinha mais uns. Hoje, a PS3 e a Xbox 360 têm 90% do jogos multiplataforma e os exclusivos são praticamente 1st party, e a Wii está infestada de exclusivos terriveis e tem menos grandes jogos do que a gamecube teve, por exemplo. Devil May Cry era exclusivo duma consola, mas agora já não é... Final Fantasy era exclusivo duma consola, mas agora já não é... Saints Row era exclusivo duma consola, mas agora já não é...

Sem dúvida que os jogos exclusivos de developers médios são menos no PC, mas a verdade é que esses developers médios também não estão a lançar exclusivos para as consolas também. A vantagem do PC é que pequenos developers e grandes exclusivos ainda são abundantes porque o PC permite um bom revenue para eles, logo os exclusivos começam outra vez a virem, enquanto que nas consolas os exclusivos têm que ser tratados pela 1st party.

Quanto a grandes exclusivos, o PC tem os 3 maiores exclusivos (qualquer plataforma) de 2008:
- Spore
- Warhammer Online
- World of Warcraft: Wrath of the Lich King

Agora diz-me como o PC não grandes exclusivos? E claro ainda há carradas de excelente jogos a sairem neste ano ou que já saíram. Se quiseres está aqui um thread só com os exclusivos PC de agosto-dezembro deste ano.

2009? O PC tem outra vez os 3 maiores exclusivos:
- Starcraft 2
- The Sims 3
- Diablo 3

E depois tem outra vez exclusivos de grande qualidade como Guild Wars 2, Cities XL, Demigod, Empire: Total War, Dragon Age: Origins, Dawn of War 2, Gray Matter, Storm of War e sei lá quantos mais.

Descabido?..nem por isso...a necessidade de ter mais q uma plataforma (q n se resume só a querer jogar os exclusivos desta), só demonstra q para muitos o PC n basta como plataforma de jogos actualmente, é q isso acontece muito mais hoje em dia (PC + consola) do q acontecia antes...e o comentário n era para ninguém em especial
Seria estranho não haverem mais donos de consolas com PC pra jogar, porque tanto a indústria de consolas como o PC estão em expansão, logo haverão mais pessoas com ambas.

Tanto quanto sei as consolas não se limitam à Wii, 360 e PS3. Também há DS, PSP, PS2, ...

Além disso não sei o que é que qurem provar com volumes de negócios. Se a Nintendo consegue ter um resultado bruto de 1.000.000 USD num trimestre (FT), então teve de vender muitos mais milhões. Se imaginarmos um exercício de um ano então dá para ver que deve passar os 10.000.000 USD anuais...

Por outras palavras, se a quase que basta a Nintendo para meter no bolso o mercado de PC, que é que há de tão glorioso nesse mercado?!

E que diferença é que fazem estes assuntos para os jogadores, não temos negócios nos jogos?!
Primeiro, a indústria de consolas portáteis é outro bicho, e nunca é contado para a indústria de consolas. Se houvesse alguma cousa a ser comparada com ela, seria a indústria de jogos de telemóvel, que está também em expansão.

Segundo, o profit de mil milhão da Nintendo tem em conjunto tanto o que a DS rendeu, como também o hardware vendido. Nós estamos a comparar estritamente o revenue de jogos de consolas domésticas com jogos PC, então o hardware e jogos portáteis não são chamados pra cá.
 
Última edição:
o pc gaming para mim só volta a ter a posição que tinha para mim quando voltarem a fazer muitos Adventures de grande qualidade exclusivos a PC (longest journey, broken sword, sierra adventures, lucasarts adventures, myst, etc. etc.) em vez de adventures multiplataforma (dreamfall).
mesma coisa para RPGs ... para mim ainda não houve RPG no PC que superasse a experiencia que tive com o baldur's gate
 
o pc gaming para mim só volta a ter a posição que tinha para mim quando voltarem a fazer muitos Adventures de grande qualidade exclusivos a PC (longest journey, broken sword, sierra adventures, lucasarts adventures, myst, etc. etc.) em vez de adventures multiplataforma (dreamfall).
mesma coisa para RPGs ... para mim ainda não houve RPG no PC que superasse a experiencia que tive com o baldur's gate
Mas também não houve sequer 1 RPG que alguma vez tenha superado o Baldur's Gate 2, em qualquer lado. Isso não é um bocado injusto? Devias experimentar o The Witcher, excelente jogo. Ou a expansão do Neverwinter Nights 2: Mask of the Betrayer (grande história e narrativa).

Quanto a jogos aventura, temos o novo Sam & Max (muito bom), e também vai sair brevemente o 'A Vampyre Story', que parece ter grande qualidade à la Lucas Arts. Jane Jensen (criadora de Gabriel Knight) vai lançar outro jogo de Aventura em 2009. Love, um MMO-Aventura, parece espectacular.

Depois há a serie Penumbra, Jack Keane, Overcocked, Nikopol, Still Life 2, A Whispered World, Gobliiins 4, Alternativa, Perry Rhodan, etc...
 
nope, no pc não houve nenhum que me desse aquele feeling epic da saga baldur's gate. Claro houve muitos outros bons entretanto mas nada que me tire esse jogo do top.
de adventures, sim sei que há uns bons, mas é longe do que havia dantes. Sam & Max, claro, tenho a season 1 e foi muito bom. A season 2 ainda não experimentei porque me recuso a comprar só digital. Os outros ainda não tive hipotese de experimentar e/ou já voltam a ser mais acção do que o adventure puro que quero (penumbra daquilo que tinha jogado ainda antes do release não era meio horror FPS??)

meh... deixa-me continuar a estar desapontado com os jogos PC :P
 
Todas as plataformas perderam exclusivos, mas as consolas é que estão a perder mais bons exclusivos do que o PC, quem diz o contrário é porque não sabe o lineup do PC. Com o custo de desenvolvimento aumentado, os developers são obrigados a lançar os seus jogos em várias plataformas, e isso quer dizer que vários developers de PC lançam consolas, e vários developers consola lançam pra PC.

Na geração passada cada consola tinha os seus grandes exclusivos. A PS2, por exemplo tinha dezenas e dezenas de bons exclusivos, a gamecube tinha mais uns, a xbox tinha mais uns e a dreamcast tinha mais uns. Hoje, a PS3 e a Xbox 360 têm 90% do jogos multiplataforma e os exclusivos são praticamente 1st party, e a Wii está infestada de exclusivos terriveis e tem menos grandes jogos do que a gamecube teve, por exemplo. Devil May Cry era exclusivo duma consola, mas agora já não é... Final Fantasy era exclusivo duma consola, mas agora já não é... Saints Row era exclusivo duma consola, mas agora já não é...

E fazendo cada vez mais € em consola, n surpreende tendo em conta os custos de desenvolvimento q referes, agora por exemplo no caso dos jogos q falas q saiem em consola e saem para PC, sim é verdade, assim como é verdade q saem 6 meses/ 1 ano depois...

Quanto a grandes exclusivos, o PC tem os 3 maiores exclusivos (qualquer plataforma) de 2008:
- Spore
- Warhammer Online
- World of Warcraft: Wrath of the Lich King

Agora diz-me como o PC não grandes exclusivos? E claro ainda há carradas de excelente jogos a sairem neste ano ou que já saíram. Se quiseres está aqui um thread só com os exclusivos PC de agosto-dezembro deste ano.

2009? O PC tem outra vez os 3 maiores exclusivos:
- Starcraft 2
- The Sims 3
- Diablo 3

E depois tem outra vez exclusivos de grande qualidade como Guild Wars 2, Cities XL, Demigod, Empire: Total War, Dragon Age: Origins, Dawn of War 2, Gray Matter, Storm of War e sei lá quantos mais.

N digo q n sejam grandes exclusivos (se bem q uns com mais nome q outros), mas vamos ver quantos irão sair em consola depois... ;)

E um aparte, na parte q me toca, estratégia, RPGs e Sims n obrigado, é uma das razões pela qual n sinto necessidade de jogar em PC...

Seria estranho não haverem mais donos de consolas com PC pra jogar, porque tanto a indústria de consolas como o PC estão em expansão, logo haverão mais pessoas com ambas.

Eu estou a falar como plataforma de jogos e de cada vez mais serem os q usam as 2 ao contrário de se ficarem só pelo PC e n se pode avaliar o crescimento das plataformas da mesma maneira, é q ter PC em casa, n implica q seja para jogar, já a consola à partida é para isso...

EDIT: Como se chama o jogo para PC q deve ter aparecido agora com um boneco cabeçudo e mascarado (à Rey Misterio) q parece ser uma aventura?!...vi isso há uns dias atrás, mas n consegui ver o nome...
 
Última edição:
Back
Topo