• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming + Monitor até 3000€

@airforce300
Eu não acho que justifique o dinheiro mas se quiseres dar nada contra.

No site onde tens o pccom tens também um configurador de pc à tua medida, tens lá uma EVGA GeForce RTX 3080 Ti FTW3 ULTRA 12GB GDDR6X por 1.626,34€

É só pegares no exemplo de build que meti em cima, ires lá e fazer isso. Deve ficar mais em conta e ficas com uma build melhor
 
E a peças nao serve? Com uns 2200€ faz-se algo equivalente à 1ªopçao. Com 5600X em vez do 3700X

Serve sim sr. Como comentaram que pre-build ficaria mais em conta partiu-se dai. Obrigado pelo input @dragonjm assim o processador até levou um upgradezito :D
Já verifiquei e é possivel. No mesmo sitio que estava a vender a pré built que esgotou, existem 3080 em promoção no configurador de pcs deles, onde escolhes tu as peças

@fpnc Dá aqui uma olhada:

AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz - 303,83€
Asus TUF GAMING B550-PLUS WI-FI - 132,5€
G.Skill Ripjaws V DDR4 3600MHz 16GB 2x8GB CL16 - 81,30€
Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 31,52€ (não vendem o arctic é pena)
Kioxia EXCERIA 1TB SSD NVMe M.2 2280 - 82,71€
MSI MAG Forge 100M Vidro Temperado USB 3.2 RGB - 51,70€
Seasonic Focus+ 850W 80 Plus Gold Modular - 106,73€
MSI GeForce RTX 3080 GAMING Z TRIO LHR 10GB GDDR6 - 1219,73€
Montagem e Teste de Componentes Internos de PC - 45,68 €

Total
2.055,24 €

Fogo @nullus és o maior! Há males que vêm por bem em ter perdido a promo :D Até ficou melhor e mais barato ahah

Basta comprar sem cooler e vem o stock instalado, depois comprar o freezer 34 duo em promo pelo mesmo preço e trocar. Ele ainda fica com o stock cooler para vender ou para backup.

Esse cooler artic é assim tao bom que vale a pena fazer isso? :noob question:
 
Fixe ;)

Ultima pergunta, tenho um HDD no meu antigo pc, há espaço para o meter lá?

E posso "brincar" com as caixas e escolher uma que goste mais ou há algo que tenho que ter em atenção nas caixas e não é assim que funciona?
 
Acho que exageraste um bocado com essa afirmação...

3-4 graus não acho exagero nenhum

4-9GHz-1.png


O Noctua é melhor pelo facto de oferecerem os kits para os novos sockets, de resto a performance não vai ser muito diferente.
 
E tiras a mesma conclusão se comparares com o hyper 212 black que tem 3 graus de diferença do artic?

Mete o artic e o noctua num 12900k e depois conversamos...

Ambos estão rated praticamente para o mesmo TDP, 210 e 220w. Estamos a falar de uma diferença de 10W. Podes meter qualquer um deles num 12900k dependendo dos PL que definas na motherboard. Mas nunca em OC e isto é verdade para ambos.

Portanto numa build minha num 12900k não usava nem um nem outro, porque provavelmente ia dar OC
 
3-4 graus não acho exagero nenhum

4-9GHz-1.png


O Noctua é melhor pelo facto de oferecerem os kits para os novos sockets, de resto a performance não vai ser muito diferente.

A diferença entre os coolers aumenta com cpus que consomem mais. Tenho um D15s com 2 ventoinhas e mesmo assim acho que falta cooling, 280mm/360mm rad seria o ideal, mas infelizmente a minha gráfica é muito grande, e entre um rad de 240mm mais fino e um d15s, prefiro o d15s :D
9900k também não é um bom teste, porque ainda usava a pasta de dentes da intel entre o IHS e o die. Pior transferência de calor entre die e ihs, resulta também em diferenças menores entre coolers.

Eu sinceramente acho que vou comprar um pack de arctic p12, e repensar melhor o airflow da minha caixa.
 
A diferença entre os coolers aumenta com cpus que consomem mais. Tenho um D15s com 2 ventoinhas e mesmo assim acho que falta cooling :D

Isso é óbvio. Air cooler num 12900k é algo que não recomendo, a não ser que tenham comprado o cpu para gaming, mas mesmo ai se tens dinheiro para deitar fora e desperdiçar em cenas sem sentido ao menos compra um cooler com margem de manobra e ficas precavido. Com carga nos nucleos todos consome mais de 240w.

Mas o que interessa para este tópico é a performance dos coolers num ryzen 5600x. Não percebo o trigger que algumas pessoas tiveram quando comparei a performance com o D15.
 
Isso é óbvio. Air cooler num 12900k é algo que não recomendo, a não ser que tenham comprado o cpu para gaming, mas mesmo ai se tens dinheiro para deitar fora e desperdiçar em cenas sem sentido ao menos compra um cooler com margem de manobra e ficas precavido. Com carga nos nucleos todos consome mais de 240w.

Mas o que interessa para este tópico é a performance dos coolers num ryzen 5600x. Não percebo o trigger que algumas pessoas tiveram quando comparei a performance com o D15.

Não, um 12900k bem optimizado com per core OC não consome mais de 200w em full load. Consome +- o mesmo que um 12700k. O meu 12700k consome 200w max como tenho configurado. Per-core OC e TVB OC, basicamente tens frequência alta em loads leves e frequência/voltagem mais baixa em loads pesados. Sem necessidade de usar power limits
80ºc não é muito problemático, mas pronto, não é ideal.

Para um 5600x qualquer coisa serve :lol:
 
Última edição:
Eu não tenho um portanto não posso testar e tenho de me basear na informação de terceiros. Mas segundo o guru3d o 12900k consome 320w all core, claro que isto é o sistema completo medido na tomada. Mas não esperes mais de 50-70w de consumo da motherboard e restantes componentes/periféricos.

https://www.guru3d.com/articles-pages/core-i9-12900k-review,5.html

Não faz sentido usar all cores nestes cpus... Nem é pelo consumo, mas sim porque há maneiras muito mais eficientes de puxar performance sem consumos desses. Os reviewers mainstream ainda não o sabem é fazer, porque é novo. Mas funciona de maneira semelhante ao PBO da amd.

Da mesma maneira que ninguém testou com E-cores off. Eu tinha o feeling que seria mais rápido em gaming e estava certo. e-cores limitam o ring clock. E-cores off +4% gaming stock.
Só no 12600k é que não vale a pena desligar os ecores, porque só tens 6p cores.
 
Sim eu percebo isso. E podes até desativar os E cores. Mas para quem compra um 12900k acho que pode perfeitamente investir numa solução de cooling em que não tenha que andar preocupado, até porque é como disse antes. Quem o compra para trabalho muito provavelmente vai usar os cores todos em alguma circunstância. Quem o compra para gaming e tem dinheiro para deitar fora, já que para o efeito é compra que não faz sentido, então também pode aproveitar e investir em cooling superior.
 
Com 3000€ também nunca compraria um 5600x lol. 5800x minimo, mesmo para gaming. Melhor ainda 12600k ou 12700k/kf

12600k e 12700k são bem melhores para gaming, especialmente quando estão bem optimizados. Também é uma coisa que os reviewers mainstream não mostram... Ryzen com ram 3800mhz e pbo vs 12600/12700k com ram 3800-4000mhz gear 1, nenhum testou. E se testarem com e-cores on, pelo menos deem oc no ring, dá logo um boost grande em frame rates.
 
Back
Topo