• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming + Monitor até 3000€

Em 4k todos esses que mencionaste vão ter a mesma performance, em 2k nem tanto mas vai ser semelhante. Ao preço das placas gráficas atuais mais vale apostar na gráfica e no monitor e poupar no cpu ,motherboard e cooler.

Arranja-me uma build com uma 3080 um 12700k com monitor por 3000€ e falamos.
 
Em 4k todos esses que mencionaste vão ter a mesma performance, em 2k nem tanto mas vai ser semelhante. Ao preço das placas gráficas atuais mais vale apostar na gráfica e no monitor e poupar no cpu ,motherboard e cooler.

Arranja-me uma build com uma 3080 um 12700k com monitor por 3000€ e falamos.

12600k 310€ / 12700kf 427€
Asus z690-p 220€, 60-70€ cashback se não me engano.
 
12600k 310€ / 12700kf 427€
Asus z690-p 220€, 60-70€ cashback se não me engano.

O cashback da respectiva loja só funciona para Espanha e depois tens o extra do cooler.

Já para não falar que o cashback da Asus é por vezes engodo

bg30e1p83so31.jpg
 
Sim pode. Depois dá feedback do funcionamento. Cuidado é com a instalação, se tiveres dúvidas vê primeiro vários tutoriais ou pede alguém para te colocar o cooler se não te sentires confortável.

Will do ;)

Entretanto tive feedback da loja:

Nos ponemos en contacto contigo para ayudarte con los problemas que hemos detectado en tu configuración.

Te detallamos los problemas detectados y nuestras recomendaciones a continuación:

La torre de tu pedido incluye un puerto USB Tipo-C en el frontal el cual no podemos conectar ya que la placa base no dispone de la conexión interna necesaria. Te recomendamos cambiar la placa base por este modelo o bien dejar el puerto deshabilitado:

https://www.*****.com/gigabyte-b550-aorus-elite-ax-v2

A configuração foi aquela que recomendaste + a caixa Phanteks P500A
 
É só se quiseres usb-c na parte da frente da caixa, falta o conector na motherboard. Se não quiseres podes ignorar. São mais uns 30 euros mas a motherboard que eles sugeriram é boa e tem o tal conector se valorizas isso podes optar
 
Pessoalmente acho que 4k144hz a high settings é inatingível especialmente em jogos recentes por isso diria por ficares por 1440p. Nesse sentido recomendaria o LG27GP850 como monitor.

@mata-pombos o pc está a chegar e vou avançar com a compra do monitor. No entanto, muitas vezes na mesma loja vejo monitores diferentes com o mesmo modelo. Qual destes te referias?

 
Já chegou o menino :001:

Agradeço-vos imenso pela ajuda 5*! Logo à noite vou montar o Artic e depois é curtir eheh

Há alguma configuração que tenha que ter atenção? Habilitar algo que vem desabilitado por defeito, etc?
 
Em principio onde compraste o pc já te ativaram o xmp das rams, mas podes verificar instalando o cpu-z e ver qual é a velocidade das memórias reportado no software. Em principio se as rams forem de 3600mhz a velocidade que aparece no cpu-z será de 1800mhz e o FCLK deve estar a funcionar à mesma velocidade.
 
Instalei o Artic mas aquilo tem folga.

Por diversas vezes apertei os parafusos naquela placa que fica por trás da motherboard. Vi malta a queixar-se do mesmo e diziam que depois de instalar o Artic ia ao sitio mas continua com folga. Essa folga é normal ou vai afectar o dissipamento de calor?
 
Assim:


Uso os parafusos indicados no entanto não aperta mais e essa backplate fica com folga. Quando monto o Artic a folga permanece
 
Estas a usar este bracket da forma correta?

Kv4VcN7PsEE.jpg


Outra coisa certifica-te que estás a usar os espaçadores corretos do outro lado da motherboard e que está tudo apertado como deve ser.

Tens aqui um video:

 
Última edição:
Mais uma coisa. Segundo a Arctic tens alguns fabricantes que estão a usar backplates que estão fora da spec de am4, se for esse o teu caso tens de contactar a Arctic que eles enviam-te um backplate para essa board.

compatibility_warning.jpg


Verifica as medidas da tua backplate.
 
Acabei de fazer isso. Já instalei aquilo 2x e fica sempre com folga apesar de ter seguido todas as instruções e de a montagem ser relativamente fácil.

Bom, só para a semana agora :014:
 
Em alternativa há algum outro cooler que possa comprar, mesmo que mais caro?

Entre responderem-me e enviarem a tal backplate isto vai para 15 dias ou mais
 
Podes sempre usar o stock cooler enquanto não chega a backplate. Mas se quiseres outro cooler a verdade é que esse cpu não precisa de cooling premium, algo como um Hyper 212 faz o serviço. Mas se queres algo mais premium podes ir para o Noctua NH-U12A, Be Quiet! Dark Rock Pro 4 ou Noctua NH-D15

Os dois ultimos devem ser dos dois melhores air coolers que por ai andam. Mas a verdade é que qualquer cooler AM4 em formato tower com uma ventoinha de 120mm cumpre o serviço
 
Back
Topo