Artigo PC gaming peripherals, o que não comprar…

tiagoepm

Portugal@Home Member
Fica aberto um tópico de discussão sobre este tema.

Podem ler o artigo no Portal



Gaming, um assunto muito em voga nestes dias. Precisamente por causa de estar em voga, é importante desfazer alguns mal entendidos e falsos ideias de qualidade.
Este artigo será sobre gaming peripherals , mais especificamente sobre ratos, tapetes, teclados e auscultadores.
Existe muito aquela ideia de que o material caro é sinónimo de qualidade, mais isso não é inteiramente verdade e vou tentar desfazer essas ideias ao longo do artigo.
Boas Leituras ;)



Aqui podem falar das vossas experiências com material gaming que passou pelas vossas mãos.
Dar opiniões e pedir opiniões.
Enquanto que no Portal não poderia referir marcas/produtos aqui podemos falar livremente.
 
Última edição:
Um artigo interessante.
Eu pessoalmente tive uma má experiência com periféricos. Há uns anos atrás comprei um razer diamond back (acho que era assim o nome) custo-me uns bons eurinhos. Infelizmente o botão do rato deixou de funcionar. Para piorar tinha comprado numa loja online que, entre a compra e o rato avariar, fechou.
Depois comprei um logitech 510 (ou foi o 310 talvez) que fez "caput".

Comprei também uns headsets todos catitas (não me recordo a marca) em que o micro partiu-se.....

Comandos tipo PS3 (os da logitech) tenho 2 com fios (para jogar com o meu irmão) mas já antes tinha ido um com os porcos... Agora tenho também um wirless da Logitech também, em que o botão para baixo está meio estragado. Não carrega bem.


Agora compro o mais barato que encontro, desde que tenha o mínimo para a minha pessoa. Uns headsets de 9€ e um rato de 15€... Se se vão partir ao menos não são muito caros.
Estou satisfeito por enquanto.

Cumps
 
Boa tarde,

Peço desculpa mas este artigo é um FLOP...não diz rigorosamente nada. O que escreveste pode ser aplicado a qualquer coisa que se venda, desde material para a construção civil até animais de estimação.

Quado abri o artigo tinha a expectativa de ver alguns exemplos que me ajudassem a escolher, mas foram completamente defraudadas.

Peço desculpa mais uma vez, não é nada pessoal, mas fiquei contente de ver o artigo pois estou neste momento a pensar comprar rato e tapete novo e no final fiquei a saber o que toda a gente sabe...

Abraço
 
Um artigo deste género não podia conter nomes de marcas, produtos etc pois seria considerado publicidade a determinado marca/produto.
Podem reparar que até nas imagens tive de ter cuidado para não aparecer nenhum logo das marcas.
Com o artigo tento que as pessoas pensem antes de comprar, se não estão dentro do assunto devem passar por cá para pedir ajuda.
Uma coisa que tenho visto cada vez mais é pessoas a comprar determinados produtos pensando que são bons mesmo depois de serem aconselhados a comprar outra coisa, depois não gostam que digam mal daquilo que compraram, apenas olham para a marca e para o design não ligando ao sensor, qualidade de materiais etc

Por exemplo no que toca a headsets, claramente mais de metade das pessoas que compram só olham para os que dizem 5.1, 7.1 e expliquei claramente no artigo que esse surround é emulado por uma placa de som que quase nada faz.

Em suma o artigo é para incentivar as pessoas a pedir ajuda quando não estão a par do mercado.

Tu dizes que ficaste a saber o que todos sabem, mas ficavas surpreendido com o que se vê aqui no fórum.


Mas queres ajuda no que toca a material? Aqui no fórum sim posso dar uma ajuda.
Só precisas de dizer aquilo que pretendes.
Se estas a pensar comprar algo temos no fórum uma secção de recomendações para ajudar.
 
Última edição:
Boas
Gostei do artigo Tiago.
É um tema interessante sem dúvida.
Muito porque os produtos gaming de hoje em dia são "feitos" basicamente em 99% de marketing, e vê se que as marcas apostam mais em designs arrojados que em qualidade nos tempos que correm como já referistes, e mesmo em marcas de qualidade pagas o factor "gaming" ou seja tudo que esteja ligado a este mundo está inflacionado, tirando raras excepções.
 
o artigo nao detalha os tipos de superficie de tapetes de rato nem as suas caracteristicas
relativamente aos ratos nao detalha pormenores como o skipping, acelaração, etc
relativamente aos teclados fala um poquinho mas poderia falar mais


o sujoy comecou a fazer artigos de qualidade, com testes, etc à mais de 10 anos no site esreality.
em suma, artigo sem sumo, sem entrar nos detalhes necessarios.. nao acrescenta nada a um jogador minimamente interessado no hardware.
se alguem toma a iniciativa de fazer um "artigo" devia levá-lo a sério e nao escrever 2 paragrafos por cada assunto e chamá-lo de "artigo"
a minha opinião..
 
Obrigado pela opinião.
O artigo não pretende atingir as massas dos "hardcore gamers" mas sim daqueles que estão a entrar nesse mundo.
Neste fórum e em muitos outros existe o problema da influencia do marketing sobre as compras deste tipo de material, não tento fazer recomendações sobre aquilo que devem comprar mas sim alertar para ter cuidado com aquilo que não devem comprar. Para não serem levados pela onda das marcas que nos tenta quase impingir determinado produto.

Mas compreendo o que disseste, mas pretendi antes dar uma certa simplicidade, para apenas alertar, podes ver que escrevi varias vezes no texto que se precisarem de ajuda para passarem por aqui(zwame), antes de comprarem algo pelo design ou pela marca.

Se tivesse escrito algo entrando nos pormenores de cada coisa, inevitavelmente também teria de entrar com nomes de certos produtos e iria distanciar me do publico alvo.

Mas continuem a dar as vossas opiniões, não só do artigo mas também da própria experiência que têm sobre a influência das marcas e da publicidade/marketing por de trás dos produtos.
 
Última edição:
Ratos Razer. É muito bonito que sejam isométricos, mas depois a nossa mao nao é isométrica e estamos constantemente a tentar adaptar a mao ao rato. O formato isométrico da Razer vendido como uma coisa boa é das maiores banhadas comerciais que conheço.
 
Eu recomendo sempre que as pessoas experimentem antes de comprar por causa do conforto.

Para muitos, tomando o exemplo do razer DA, o rato é muito confortável, para outros não, tal como o formato do mx510/mx518/g400/g500 é confortável e para outros não.
Eu por exemplo sinto-me bastante confortável com o DA e não me sinto confortável com os da logitech referidos.
Mas claro todos tem qualidade e não estou a falar mal da logitech, neste preciso momento estou a usar um m705 no portátil.

Muitas vezes o que vende é o nome e mais nada, as pessoas gostam da marca, por vezes sem nunca ter experimentado um único produto, acabam por comprar nem que 90% do mundo diga o contrário, e ainda aparecem alguns casos assim, aqui na zwame.
 
alguem me explica a "mariquice" com os tapetes?? li o artigo todo mas nunca consegui entender qual a diferença entre um tapete de 40€ e um tapete de 5€.
de resto achei o artigo interessante ;)
 
Vamos lá então falar dos tapetes assim não muito a fundo mas as bases do mais importante.

Vantagens de tapetes "40€"

- durabilidade
- "precisão" enquanto que um tapete de 5€ pode induzir o sensor em erros devido às irregularidades que vão aparecendo, um tapete "decente" garante qualidade, para o sensor trabalhar a 100% é importante ter um tapete que o permita, daí ninguem recomendar usar o rato sem tapete ou em tapetes dos chineses.

Depois existem sempre as diferenças entre os de pano e os rígidos/semi-rígidos

Os de pano, ao que maior parte das pessoas chama de "normal", permite um maior controlo do rato, mesmo as versões chamadas speed.
Desgastam-se mais rapidamente.
Não "gastam" os skates dos ratos tão rapidamente.

Os rígidos/semi-rígidos permitem uma maior liberdade de movimento, uma maior rapidez.
Normalmente tem um tempo de vida muito superior aos de pano.
Provocam um maior desgaste dos skates.


Depois entre os varios tapetes vão existindo diferentes pormenores.

Em suma, um tapate de 40€ garante vantagens ao utilizador, quanto mais não seja, enquanto que um tapete de 40€ pode durar 4 anos, um de 5€ em meia duzia de meses de gaming intensivo esta pronto para a reforma.
 
Última edição:
tou a entender melhor. eu não consigo notar diferença nos vários tipos de tapetes que já experimentei mas já tou a entender melhor o que um tapete de 40€ faz e um de 5€ não faz ;) (obrigado pela explicação)

eu uso um tapete com cerca de meio cm de espessura que penso ser um "rigido" mas por vezes uso outro muito mais fino (da zon) com uma superficie mais dura. a partir da descrição qual dos 2 me recomendam usar? (uso rato óptico)
 
Mas se tiveres vários tapetes diferentes à tua frente uns a que eu chamo OEM que são aqueles que são oferecidos ou aqueles de marca branca, e depois bons tapetes como um SS 9hd, 5l, destructor, scarab entre muitos outros.

Para distinguires entre semi-rígido/rígido ou de pano assim muito facilmente sem entrar em pormenores, o semi-rígido consegues dobrar mas muito pouco, o rígido não consegues e o de pano normalmente consegues enrolar sem problemas.

Mas o teu é óptico mas que rato? Também de marca branca?
Meio cm de espessura é mesmo muito, quase de certeza que a superfície é de pano.
Da zon é daqueles OEM que não recomendo, pelo menos para mim é impossivel de conseguir jogar, não tens controlo nenhum, o rato parece que não "responde bem" etc.
 
Embora agora possas comprar bons tapetes de rato por cerca de 5, 7€, como o da SteelSeries Qck. Eu tenho um Mass que custa cerca de 15 ou qualquer coisa como isso, e é bastante bom. A diferença para o de 7€ é só mesmo o tamanho e a espessura da espuma.
 
O problema é que o Mass é um tapete com pouca estabilidade e por exemplo se o usares com um rato que use um avago 9500 vais ter problemas de tracking.

No meu caso, nunca gostei de tapetes com 4/6mm, sempre preferi de 2mm.
 
O problema é que o Mass é um tapete com pouca estabilidade e por exemplo se o usares com um rato que use um avago 9500 vais ter problemas de tracking.

No meu caso, nunca gostei de tapetes com 4/6mm, sempre preferi de 2mm.

Eu uso um Microsoft Intellimouse 3.0, gosto bastante do rato, e adapata-se muito bem ao meu estilo de jogo. Aqui neste tapete nunca tive problemas .
 
O 3.0 tem um bom sensor óptico, e funciona bem em qualquer tapete :D
Por exemplo um g500, g9x, xai, mionix naos 5000, já têm alguns problemas com o heavy/mass, não por ter um mau sensor, mas sim por causa do tapete tem baixa estabilidade.
 
O 3.0 tem um bom sensor óptico, e funciona bem em qualquer tapete :D
Por exemplo um g500, g9x, xai, mionix naos 5000, já têm alguns problemas com o heavy/mass, não por ter um mau sensor, mas sim por causa do tapete tem baixa estabilidade.

Tem um dos melhores sensores ópticos, 9000FPS ;) Nem ratos recentes ás vezes conseguem ter tantos como este que já tem cerca de 7 anos. Custou-me 30€ na altura, e ainda trabalha como no primeiro dia. Apenas tem desgaste em cima, devido as várias horas de gaming intensivo em cima .
 
Back
Topo