• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo [PC Gaming] Torre + Monitor

Sunfire1

Power Member
Olá pessoal!

Antes de mais, algumas observações rápidas da minha parte. Sempre tive portáteis, nunca tive pc fixo pessoal. A mobilidade que um portátil me dava, não só por motivos académicos mas também profissionais, sempre foi uma grande vantagem. Mas agora estou numa fase de vida que a minha empresa, em caso de trabalho por casa, fornece-me o pc sem necessidade de usar o meu pessoal.

Na prática vai ser a 1ª vez que compro um pc fixo, direccionado sobretudo para o gaming. Confesso: sou noob a nível de informática! Eu já tenho uma loja em mente e quero que essa mesma loja faça o trabalho por mim (em suma: encomende as peças, monte, eu pago, chego a casa e... play!). Um primo meu conhece o rapaz da loja onde irei e o mesmo já se disponibilizou em ajudar-me no entanto não quero lá chegar e ser ele a "gerir" a montagem da torre, mas sim ser eu a comandar o trabalho que quero que ele faça. Vai ser um forte investimento para mim (vai ser o meu "guilty pleasure") e quero que a coisa seja bem feita e que dure vários anos.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1300€ (torre)
+ 200€ (monitor) ou, se preferirem, 1500€ por tudo. A compra será feita assim que possível ou assim que a ideia final seja definida. Não vale a pena esperar muito mais. Já era para ter sido feito antes do verão, aconselharam-me a esperar por esta altura mas na prática nada mudou!

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Torre + Monitor Gaming

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) - 90% (CS:GO; CoD; GTA e similares)
c) Office / Navegação web / Filmes - 10%


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
4/5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Portátil (descrito na minha assinatura)

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel I7 (10ª geração - requisito mínimo - ou 11ª geração)

c. Motherboard (chipset, formato)
> Agradou-me uma (MSI B550M) que já aconselharam mas não sei se interfere nalguma incompatibilidade. Estou aberto a sugestões.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16GB (mínimo) ou 32GB 3600Mhz

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Nvidia Geforce RTX 3060 Ti (8GB) - se isto complicar o orçamento aceito alternativas desde que me permita jogar nos 1440p.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 1TB SSD

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> Penso não ser necessário mas... posso estar a esquecer-me de alguma coisa? DVD e BluRay não preciso.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Esta parte é que não percebo mesmo nada nem conheço a diferença entre elas. Já li uma que apreciei (Seasonic S12III Series 650W 80 plus Bronze) mas não sei se é a ideal para o meu caso.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Monitor: plano, 144Hz, 1ms ou 0,5ms de resposta, eficiência energética E (se não der, então F), tecnologia neste caso teria que ser G-Sync devido à placa gráfica? (ou dá para ter as 2: G-Sync e FreeSync?).

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Tem de ter capacidade para Wifi 6 e bluetooth.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Sim, preferencialmente Windows 10 Pro 64 bits (devido ao hábito).

11) Contexto, comentários adicionais.
Ponto 1: não liguem, pf, a algum disparate ou coisas sem sentido que posso ter escrito. :007:
Ponto 2: quero mesmo que o processador seja um I7, vai ser a minha "teimosia" nesta montagem, sry. Sei que já aconselharam várias vezes I5 e AMD's Ryzen 5 mas... sou teimoso. :002:
Ponto 3: Como é ao nível da garantia? É por peça ou consigo obter uma garantia global da loja de todos os componentes por 2 anos?
Ponto 4: Como é ao nível das ligações da caixa? Posso personalizar a caixa que quero comprar (p.e. decidir o nrº de ligações USB, nrº de entradas para headsets + mic, etc)?
Ponto 5: Relativamente ao cooler, será que dá para ser o Artic Freezer 34 eSports Duo? Fico bem servido?
Ponto 6: quero setup com RGB mas não necessita de ser em demasia, apenas que dê algum styling visto que sei que isso também interfere na temperatura do pc.
Ponto 7: Obrigado e desculpem o testamento! O meu noobismo e a minha preocupação faz com que sinta que tenha de ser o mais descritivo possível para perceberem exatamente o que pretendo. Muitas coisas que assimilei foi através do contributo que têm dado a outros users. Agora não sei é se esta mescla toda cabe no orçamento ou se é um profundo disparate. :bounce:
 
Última edição:
p2 Um I7 para jogos sairá mais caro que a alternativa AMD, tanto no momento da compra do cpu e motherboard, como ao longo dos anos com a eletricidade, devias perder essa teimosia. O que depois vai dificultar conseguires uma rtx 3060ti.
p3. A garantia tem de ser sobre o conjunto, uma vez que será montado em loja.
p4. O nº de entradas são definidas pela motherboard, hoje em dia uma MB decente tem entradas que dá e sobra.
p5. Dá, é a melhor opção até 50€

Pensa lá sobre o p2. Para além de ser uma loja especifica (build sai mais cara assim), este ponto não te ajuda nada a conseguir uma boa grafica.
 
Portanto queres um intel mas escolhes uma motherboard para AMD.

Devias ouvir o que o @dragonjm te disse. Esquece essa coisa de brand loyality, até porque se quisesses comprar o melhor cpu agora para gaming, teria de ser um AMD. E não ficavas mal servido, regra geral as motherboards são mais baratas como é o caso dessa b550m pro vdh e gastam menos energia que os atuais Intel. Veremos assim que sairem os Alder Lake no próximo mês se as coisas mudam um pouco.
 
p2 Um I7 para jogos sairá mais caro que a alternativa AMD, tanto no momento da compra do cpu e motherboard, como ao longo dos anos com a eletricidade, devias perder essa teimosia. O que depois vai dificultar conseguires uma rtx 3060ti.
p3. A garantia tem de ser sobre o conjunto, uma vez que será montado em loja.
p4. O nº de entradas são definidas pela motherboard, hoje em dia uma MB decente tem entradas que dá e sobra.
p5. Dá, é a melhor opção até 50€

Pensa lá sobre o p2. Para além de ser uma loja especifica (build sai mais cara assim), este ponto não te ajuda nada a conseguir uma boa grafica.

Ok. Ou seja, de tudo o que penso vir a ter, o que tenho mesmo de repensar é no processador se bem entendi né? Tudo o resto é possível ser encaixado dentro do orçamento que prevejo gastar?

Processador AMD 7, que alternativas dá para o tipo de pc gaming que pretendo ter? Alguma ideia?

Tks

Portanto queres um intel mas escolhes uma motherboard para AMD.

Devias ouvir o que o @dragonjm te disse. Esquece essa coisa de brand loyality, até porque se quisesses comprar o melhor cpu agora para gaming, teria de ser um AMD. E não ficavas mal servido, regra geral as motherboards são mais baratas como é o caso dessa b550m pro vdh e gastam menos energia que os atuais Intel. Veremos assim que sairem os Alder Lake no próximo mês se as coisas mudam um pouco.

Lá está... eu bem sabia que haveria alguma coisa que não iria bater certo. :007:

Fiz a pergunta ao @dragonjm e faço a mesma a ti: processador AMD 7 que alternativas aconselhas? Tudo o resto, poderia encaixar naquilo que pretendo vs orçamento?

Tks
 
Última edição:
Processador AMD 7, que alternativas dá para o tipo de pc gaming que pretendo ter? Alguma ideia?
Ryzen 5 5600X ou i5-11400F são os únicos processadores que fazem sentido para jogar a menos que o orçamento seja muuuuuuuuito elevado, o que não é o caso tendo também em conta os preços dos componentes de hoje. Eu tendo a preferir o 5600X pelo consumo de energia mais controlado, mas é significativamente mais caro que a alternativa da Intel.

A diferença para gaming entre um processador de 6 cores e 12 threads como os que disse e os de 8/16 é virtualmente nula. Os processadores já estão muito puxados ao máximo nestas versões, pelo que não ganhas nada de especial para lá dos dois cores que raramente serão aproveitados.

De resto, em princípio dá para encaixar tudo no orçamento, mas dado que já tens uma loja em mente e não sabemos qual é, não há forma de te indicar componentes exatos nem de saber preços exatos.
 
Ryzen 5 5600X ou i5-11400F são os únicos processadores que fazem sentido para jogar a menos que o orçamento seja muuuuuuuuito elevado, o que não é o caso tendo também em conta os preços dos componentes de hoje. Eu tendo a preferir o 5600X pelo consumo de energia mais controlado, mas é significativamente mais caro que a alternativa da Intel.

A diferença para gaming entre um processador de 6 cores e 12 threads como os que disse e os de 8/16 é virtualmente nula. Os processadores já estão muito puxados ao máximo nestas versões, pelo que não ganhas nada de especial para lá dos dois cores que raramente serão aproveitados.

De resto, em princípio dá para encaixar tudo no orçamento, mas dado que já tens uma loja em mente e não sabemos qual é, não há forma de te indicar componentes exatos nem de saber preços exatos.

Ryzen 7 a sério que está tabelado muito por cima? Já "descontrolava" o orçamento previsto?

Quanto aos valores não há problema nenhum em dá-los. Independentemente da loja onde for, eu próprio estarei atento onde o rapaz poderá ir buscar as peças e por que preços vai buscá-las, assim eu próprio depois tenho melhor noção se ele vai abusar ou não no preço final. Portanto se quiserem aqui dar-me uma configuração sem ter em conta a questão da loja estejam à vontade e eu só tenho a agradecer. O meu objetivo é chegar lá com uma lista final de peças, depois o valor negoceia-se. :beerchug:

Já agora a RAM vi a Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16 e o armazenamento a Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD. São suficientes? Será que consigo pelo menos a RAM a 32GB dentro do orçamento? Eu sei que entre os 16 e os 32GB que não é tanto por aí mas se der para meter de 32GB metia já.

E monitor? Algum que aconselhes dentro do orçamento e condições que pretendo?

Obrigado.
 
Tal como o @robbenslb mencionou, não precisas mais do que 6 cores para jogar. Vale apena ir para o 5800x se porventura pretendes fazer multitasking como gaming+streaming, edição de video, etc... são 100 euros a mais por mais 2 cores que pode ou não compensar dependo do uso. Se for só para gaming não compensa, gaming em resoluções superiores a 1080p ainda menos compensa. 2k e 4k dependem menos do uso do processador.

A recomendação do 11400f até que não é má visto que pretendes jogar a 2k. É mais barato uns 80 euros que o Ryzen e é mais algum que podes usar para comprar uma gráfica melhor ou noutro componente. Tudo vai depender se precisas ou não desses 80 euros noutro componente, o Ryzen consome menos https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/20.html
Portanto a longo prazo também acabas por abater o preço superior do Ryzen na fatura de eletricidade e é um chip superior.
 
Tal como o @robbenslb mencionou, não precisas mais do que 6 cores para jogar. Vale apena ir para o 5800x se porventura pretendes fazer multitasking como gaming+streaming, edição de video, etc... são 100 euros a mais por mais 2 cores que pode ou não compensar dependo do uso. Se for só para gaming não compensa, gaming em resoluções superiores a 1080p ainda menos compensa. 2k e 4k dependem menos do uso do processador.

A recomendação do 11400f até que não é má visto que pretendes jogar a 2k. É mais barato uns 80 euros que o Ryzen e é mais algum que podes usar para comprar uma gráfica melhor ou noutro componente. Tudo vai depender se precisas ou não desses 80 euros noutro componente, o Ryzen consome menos https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/20.html
Portanto a longo prazo também acabas por abater o preço superior do Ryzen na fatura de eletricidade e é um chip superior.

Como será um investimento para um bom período de tempo, nesse aspecto também prefiro ir para o Ryzen 5 5600X. E não, não estou a pensar streamar ou editar videos. Será mais centralizado no gaming. Agora resta é saber quanto ficará esta "brincadeira" toda. :)
 
Podes usar a board que mencionaste antes com esse Ryzen. É uma board Mini-Itx bastante sólida e a maioria das pessoas não precisa mais do que a conectividade que oferece, se quiseres uma full ATX tens a MSI B500 A-Pro que é um pouco mais cara.
 
Para jogos não precisas de 32GB de RAM, 16GB é suficiente. CPU um dos que o robbenslb disse, com a respetiva motherboard, B550 para AMD e B560 para Intel, podes meter uma ja com wifi ou comprar à parte. A RAM e o SSD que disseste são boas opções, caixa a gosto com bom airflow, fonte idealmente 80 plus gold, 550W-650W, marcas como Seasonic, Corsair, Bitfenix, MSI, etc são boas opções.
A gráfica é o grande problemas das builds, estão cada vez mais caras, a RTX 3060 ti já se encontra na casa dos 750-850€, não sei que preços essa loja tem, mas dificilmente consegues encaixa-la no orçamento, em vez de melhorar, os preços só pioram. Em alternativa tens a RX 6600XT 550€-600€, mais fraquinha.
Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD é também uma das opções obvias para 200€, tenho este ou o irmão gémeo e é um ecrã muito bom para o preço, alguém que diga mais opções.
 
Última edição:
Podes usar a board que mencionaste antes com esse Ryzen. É uma board Mini-Itx bastante sólida e a maioria das pessoas não precisa mais do que a conectividade que oferece, se quiseres uma full ATX tens a MSI B500 A-Pro que é um pouco mais cara.

Sim, provavelmente vou optar pela board que referi.
 
Para jogos não precisas de 32GB de RAM, 16GB é suficiente. CPU um dos que o robbenslb disse, com a respetiva motherboard, B550 para AMD e B560 para Intel, podes meter uma ja com wifi ou comprar à parte. A RAM e o SSD que disseste são boas opções, caixa a gosto com bom airflow, fonte idealmente 80 plus gold, 550W-650W, marcas como Seasonic, Corsair, Bitfenix, MSI, etc são boas opções.
A gráfica é o grande problemas das builds, estão cada vez mais caras, a RTX 3060 ti já se encontra na casa dos 750-850€, não sei que preços essa loja tem, mas dificilmente consegues encaixa-la no orçamento, em vez de melhorar, os preços só pioram. Em alternativa tens a RX 6600XT 550€-600€, mais fraquinha.
Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD é também uma das opções obvias para 200€, tenho este ou o irmão gémeo e é um ecrã muito bom para o preço, alguém que diga mais opções.

Era exatamente esse tipo de aconselhamento que procurava. Obrigado.

O monitor que aconselhaste já estive a ver e agrada-me bastante.

Para já a ideia ficaria assim:

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti ou RX 6600XT (a decidir)
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: MSI B550M Pro-VDH Wifi
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD
Fonte: Qualquer Seasonic, Corsair, Bitfenix ou MSI de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits


Mais questões (sry mas é para ir preparado):

1. Esse monitor tem 250 nits. Se quisesse a 300 ou 350 nits em termos de jogabilidade faz diferença? Compensa? Puxa mais a nível eléctrico?
2. A board indicada já vem com wifi 6 e bluetooth 5.0, certo?
3. Esta config a nível de RGB como fica? Tem algum? Pergunto porque nem sei se o que estou a escolher vem com RGB ou não. Eu queria algum RGB mas não precisa de ser em demasia. Não troco qualidade por estética mas se puder ter sem comprometer a qualidade, melhor.
 
Era exatamente esse tipo de aconselhamento que procurava. Obrigado.

O monitor que aconselhaste já estive a ver e agrada-me bastante.

Para já a ideia ficaria assim:

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti ou RX 6600XT (a decidir)
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: MSI B550M Pro-VDH Wifi
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD
Fonte: Qualquer Seasonic, Corsair, Bitfenix ou MSI de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits


Mais questões (sry mas é para ir preparado):

1. Esse monitor tem 250 nits. Se quisesse a 300 ou 350 nits em termos de jogabilidade faz diferença? Compensa? Puxa mais a nível eléctrico?
2. A board indicada já vem com wifi 6 e bluetooth 5.0, certo?
3. Esta config a nível de RGB como fica? Tem algum? Pergunto porque nem sei se o que estou a escolher vem com RGB ou não. Eu queria algum RGB mas não precisa de ser em demasia. Não troco qualidade por estética mas se puder ter sem comprometer a qualidade, melhor.

Entre ambas GPUs, prefiro a 3060 Ti.

Respondendo ás tuas questões:

1. Com uma diferença tão pequena entre os nits que referes, n notaras nda de especial entre tal, claro que quanto mais nits, mais brightness tens, mas n se trata apenas de uma questão de nits quanto ao monitor. Quanto ao consumo, n ligues a tal, pois tb ninguem compra um TV pelos watts que mama ou n...
2. Pelo que pesquisei, o Wi-fi band é de 2.4-5GHz e o BT é 4.2.
3. Tudo vai depender dos componentes que compres, na GPU depende da marca/versão e se tem ou n rgb e onde, RAM igual e depois tens a caixa, fora fans extra que podes comprar, mas para tal já convém serem fans de boa qualidade, em aspectos como airflow/led quality/brand/noise/etc...

Cumps, Wolf
 
Obrigado aos 2.

Sendo assim, efetivamente a board tem de ser outra. Prefiro ficar com caixa preparada para o wifi 6 (nem que suba mais um pouco o orçamento)

@robbenslb essas 2 sugestões de board que referiste são compatíveis com o processador Ryzen 5 5600X?


Então atualizando fica assim (desculpem ir metendo, mas é para registo pessoal futuro):

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti ou RX 6600XT (a decidir porque é o que tem mais impacto no orçamento)
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: MSI B550M Plus (Wifi) ou MSI B550M Mortar Wifi (pendente)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD
Fonte: Qualquer Seasonic, Corsair, Bitfenix ou MSI de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits
Nota adicional: verificar possibilidade de RGB em alguns componentes


Outras questões (vão-me surgindo, sry):

1. A gráfica RX 6600XT é de 8GB? Roda a 1440p c/ facilidade ou apenas 1080p?
2. E aquela história das gráficas RTX 3060, RX 6600XT e RTX 3060 Ti? Pelo que percebo vocês colocam-nas a nível de performance por esta ordem crescente. Mas as diferenças entre elas são mínimas? P.e., e relativamente à questão anterior, todas conseguem rodar a 1440p?
 
Obrigado aos 2.

Sendo assim, efetivamente a board tem de ser outra. Prefiro ficar com caixa preparada para o wifi 6 (nem que suba mais um pouco o orçamento)

@robbenslb essas 2 sugestões de board que referiste são compatíveis com o processador Ryzen 5 5600X?


Então atualizando fica assim (desculpem ir metendo, mas é para registo pessoal futuro):

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti ou RX 6600XT (a decidir porque é o que tem mais impacto no orçamento)
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: MSI B550M Plus (Wifi) ou MSI B550M Mortar Wifi (pendente)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD
Fonte: Qualquer Seasonic, Corsair, Bitfenix ou MSI de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits
Nota adicional: verificar possibilidade de RGB em alguns componentes


Outras questões (vão-me surgindo, sry):

1. A gráfica RX 6600XT é de 8GB? Roda a 1440p c/ facilidade ou apenas 1080p?
2. E aquela história das gráficas RTX 3060, RX 6600XT e RTX 3060 Ti? Pelo que percebo vocês colocam-nas a nível de performance por esta ordem crescente. Mas as diferenças entre elas são mínimas? P.e., e relativamente à questão anterior, todas conseguem rodar a 1440p?

Depende do que queiras jogar e a que refresh rate. Para 60fps em Ultra (tirando raytracing) a 6600xt é mais do que capaz.

relative-performance_2560-1440.png
 
Obrigado @nullus! Vou ter isso em conta. Talvez até peça 2 a 3 orçamentos diferentes à loja e vejo se as diferenças compensam ou não optar pela RTX 3060 Ti ou a RX 6600XT.

O objetivo é jogar jogos de multiplayer (CS:GO; CoD; GTA e similares).

Lembrei-me de outra questão: falam várias vezes para termos em conta o airflow da caixa que adquirirmos mas para um noob como eu, na prática, o que isso quer dizer? De que forma a caixa deve ser composta para haver boa circulação de ar? Quanto maior, melhor ou isso nem sequer é requisito para bom airflow? P.e. a parte frontal da caixa, é obrigatório não ser fechada?
 
Obrigado @nullus! Vou ter isso em conta. Talvez até peça 2 a 3 orçamentos diferentes à loja e vejo se as diferenças compensam ou não optar pela RTX 3060 Ti ou a RX 6600XT.

O objetivo é jogar jogos de multiplayer (CS:GO; CoD; GTA e similares).

Lembrei-me de outra questão: falam várias vezes para termos em conta o airflow da caixa que adquirirmos mas para um noob como eu, na prática, o que isso quer dizer? De que forma a caixa deve ser composta para haver boa circulação de ar? Quanto maior, melhor ou isso nem sequer é requisito para bom airflow? P.e. a parte frontal da caixa, é obrigatório não ser fechada?

Ou parte frontal da caixa não fechada, ou então um painel lateral grande onde podes colocar ventoinhas como entrada de ar é algo que costumas ver nas caixas maiores da Lian Li. Mas imagino que vás por uma caixa mais pequena, portanto sim, ajuda ter um painel frontal em mesh para que o ar possa entrar pela frente e sair por cima e trás da caixa.
 
Pessoal,

As board's aqui aconselhadas (MSI B550M Plus (Wifi) ou MSI B550M Mortar Wifi) c/ Wifi 6 são compatíveis com o processador AMD Ryzen 5 5600X?

Outra coisa: a minha namorada tem um pequeno negócio em casa de estética e quando necessita de comprar material numa loja/armazéns de estética fazem-lhe grandes descontos face ao valor que vendem ao público em geral. Logo, não fará sentido que lojas de informática consigam ir buscar as peças que queremos a preços mais acessíveis e com isso beneficiar o consumidor final ou aí vai de loja a loja e eles também abusam para terem boa margem de lucro?
 
Back
Topo