• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming

Boas sou novo no fórum, mas acompanho à algum tempo, estou a pensar em adquirir um PC novo visto que o meu já está a ficar desactualizado (Asus N76VZ) e estava a pensar na seguinte configuração
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Nos próximos dias 1300€ posso esticar mais um pouco se compensar

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo incluindo teclado e monitor

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) 50%
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Solidworks) 25%
c) Office / Navegação web / Filmes25%


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
No Verão fazer um upgrade à gráfica e processador se compensar o ryzen 3000

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Portatil 17.3" Asus N76VZ

6) Vais fazer Overclock?
Sim

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX,, look)
>Phanteks P400 80€

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD Ryzen 7 2700 220€

c. Motherboard (chipset, formato)
>Asus Prime X470 Pro 160€

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>MSI Radeon 570 4GB OC ARMOR 140€

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD a recomendar +/-140€ se possível com 1TB

f. Drives (DVD, BluRay, Nenhuma)
>
Não preciso
g. Fonte (Modular, silenciosa)
>Corsair HX850i 160€
F. Memória RAM g. Skill trident z rgb 2x8gb DDR4 3466 CL18 ou DDR4 3200 CL16? O preço é o mesmo (140€)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Teclado e monitor

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?


11) Contexto, comentários adicionais.
Com esta configuração fica a 1060€ + periféricos (Rato e tapete já tenho)
=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Nao vale a pena estares a gastar tanto dinheiro para fazer upgrade daqui 3 meses, o sistema que comprares agora vai ser "competitivo" durante alguns anos. Se no final de contas queres gastar 2000€ então antes gastar agora e comprar de vez uma 2070,2080.



Phanteks P400 80€
Motherboard Gigabyte B450M-DS3H - 69 €
Processador AMD Ryzen 7 2700x - 300€
SSD M.2 2280 Intel 660p 1TB - 130€
G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3000MHz Aegis - 98 €
Fonte Modular Seasonic Focus+ 550W 80+ Gold - 87€
Gráfica Gigabyte GeForce® GTX 1660 Ti Windforce OC 6G - 310 €

Total: 1075€
Podes poupar indo para um ssd sata e para o 2700.

Se vais comprar uma grafica tipo 2080 no verao entao podes comprar a 570 para desenrascar até lá, e substituir a fonte para: Fonte Modular BitFenix Whisper M 750W 80+ Gold 105€

Diz lá o orçamento real para tambem poder escolher melhor o monitor. Estás a pensar num 27 polegadas? 2k?
 
Obrigado pela sugestão
Relativamente ao monitor no mínimo de 27" polegadas quanto à resolução penso que fullhd seja suficiente, se a diferença de preço não for muito grande posso ir para 2k. No total queria gastar entre 1800 e 2100€
A questão do upgrade na altura do Verão é mesmo por causa do lançamento dos ryzen+navy se bem que parece que as gráficas vão ser "iguais" às actuais topo de gama da Nvidia.
Esqueci me de referir que também preciso de uns Headsets confortáveis (sou um bocado cabeçudo). Quanto aos discos por acaso também vi esse da Intel e pareceu me o melhor nessa gama de preços se bem que aí sempre possa ir para um 500gb e mais tarde fazer um upgrade já que andam relativamente baratos.
O que tinha em mente inicialmente até era comprar boa board/memórias/fonte/caixa/disco com um ryzen 3 2xxx e uma gráfica tipo a 570 e depois na altura do Verão fazer upgrade ao processador (ryzen 5/7 série 3xxx) e gráfica(20xx,1660ti ou uma navy conforme os preços e desempenhos). Só que tenho receio que fique na mesma como estou, (este PC que utilizo agora no solidworks já se arrasta muito e jogos já praticamente não corre nada, por exemplo no cs:go as smokes atrofiam tudo e no league of legends team fights é para esquecer) e preciso mesmo de o reformar também tem problemas de aquecimento o que se nota no desempenho ao fim de algum tempo de jogo/trabalho)
 
Pois por 2000€ a coisa muda de figura, por exemplo eu comprava logo no minimo 27" 2k.

Isto de ficar à espera é sempre complicado.

Se vais comprar e fazer upgrade obrigatoriamente no verão então podia ser o que tinhas em mente:

1 x Motherboard MSI X470 GAMING PLUS - 139,90 €
1 x Fonte Modular BitFenix Whisper M 750W 80+ Gold - 104,90 €
1 x G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3000MHz Aegis - 97,80 €
1 x Caixa ATX Phanteks Eclipse P400 Preto Vidro Temperado - 79,90 €
1 x Processador AMD Ryzen 5 1600X 6-Core (3.6GHz-4.0GHz) 16MB AM4 - 138,69 €
1 x Gráfica Asus Radeon RX 570 EXPEDITION OC 4GB GD5 - 149,90 €
1 x SSD M.2 2280 Intel 660p 1TB - 130€

Total : 841€

Depois mudas o processador e a gráfica. O 1600x nao é nada de especial mas tambem nao estás a investir fortunas num processador para 4 meses.

Monitor é mais complicado e existe um tópico só para isso, provavelmente queres IPS, 27", 2k, e a 144hz tens por ~450€ mas sobre isso pouco posso opinar: ACER 27″ XF270HUA 1MS WQHD 144HZ FREESYNC

Sobram ~800€ + ~150€ de vender o cpu e gráfica, ficas com 950€ para depois fazer upgrade.

Mas aguarda mais respostas.
 
Também tive um asus n56v durante 7anos e ainda está para as curvas . Mas sim, em jogos modernos arrastasse muito já , no cs corre bem mas quando apanhas com uma smoke, tens um drop de fps estupido.

Em relação ao resto, montar um pc apenas para 4 meses, na minha opinião e respeitando toda a gente claro, acho um desperdício.. é dinheiro que estás a deitar á rua mesmo que depois vendas o que tens . Também montei o meu pc á 3meses e antes de comprar as peças também andava todo indeciso porque tinha medo que depois baixasse preços ou saísse alguma coisa melhor e afins, mas agora estou-me a lixar para isso tudo, pois montei a máquina que queria e tenho-me divertido horrores durante esses 3 meses, e posso dizer-te que assim que começares a jogar jogos que puxem pela máquina e tens na mesma os fps lá em cima, esqueces tudo o resto e já nem queres saber do que vai sair ou dos preços para o mês que vem.
Para não dizer que na tecnologia nunca estás na vanguarda , estão coisas novas a sair todos os dias.

Portanto, a minha opinião é a seguinte : se queres mesmo montar um pc e não queres ficar 4meses agarrado á chucha, faz e compra agora uma build como deve de ser e que dure para uns bons anos. O desempenho do que vai sair (vai ser melho claro) mas não vai ser muito superior ao que já existe ;)
 
Obrigado pelas sugestões, depois de alguma ponderação decidi que vou esperar mais uns mesitos e comprar na altura do Verão, já que me vão emprestar um portátil durante o período em que não tenho fixo. Depois na altura devida volto a "abrir" este tópico com o que estiver a pensar adquirir.
 
Boa noite chegou a altura de adquirir o PC(Fim deste mês, inicio de Outubro), para o mesmo tipo de utilização descrito em cima, o novo o orçamento é de 1600/1700€ posso puxar mais um bocado se compensar.
O que tenho em mente neste momento é o seguinte:

Caixa: até 100€ aberto a sugestões de preferência E-ATX
Motherboard:ATX Gigabyte X570 UD 171,60€
RAM:G.SKILL Trident Z 2x8GB 3600Mhz 128 €
Processador:AMD 3700X 361 €
Placa Grafica:MSI Radeon RX 5700 XT Evoke 8GB OC 454,90€
Fonte:Corsair CX750 87 €
Disco(s):Kingston A2000 1TB 129,9 €
Total:1333€+caixa e monitor
Ou tudo igual mas Intel:
ATX Gigabyte Z390 Gaming X 140€
Intel Core i7-9700K 380€ + cooler
o que iria dar aproximadamente o mesmo valor
Fico aberto a sugestões
Obrigado
 
Boa noite chegou a altura de adquirir o PC(Fim deste mês, inicio de Outubro), para o mesmo tipo de utilização descrito em cima, o novo o orçamento é de 1600/1700€ posso puxar mais um bocado se compensar.
O que tenho em mente neste momento é o seguinte:

Caixa: até 100€ aberto a sugestões de preferência E-ATX
Motherboard:ATX Gigabyte X570 UD 171,60€
RAM:G.SKILL Trident Z 2x8GB 3600Mhz 128 €
Processador:AMD 3700X 361 €
Placa Grafica:MSI Radeon RX 5700 XT Evoke 8GB OC 454,90€
Fonte:Corsair CX750 87 €
Disco(s):Kingston A2000 1TB 129,9 €
Total:1333€+caixa e monitor
Ou tudo igual mas Intel:
ATX Gigabyte Z390 Gaming X 140€
Intel Core i7-9700K 380€ + cooler
o que iria dar aproximadamente o mesmo valor
Fico aberto a sugestões
Obrigado

Epa pelo menos a grafica, muda para a versao Sapphire pulse, menos barulho melhores temperaturas e os termal pads em algumas versoes têm defeito
 
Obrigado pela informação, e em relação ao processador/board o que recomendas Intel ou AMD?
Pelo que tenho visto em a Intel leva a melhor para o tipo de utilização que lhe dou a diferença de preço está basicamente no cooler vale a pena esse €€ extra entre a Intel e a AMD?
 
Boa noite chegou a altura de adquirir o PC(Fim deste mês, inicio de Outubro), para o mesmo tipo de utilização descrito em cima, o novo o orçamento é de 1600/1700€ posso puxar mais um bocado se compensar.
O que tenho em mente neste momento é o seguinte:

Caixa: até 100€ aberto a sugestões de preferência E-ATX
Motherboard:ATX Gigabyte X570 UD 171,60€
RAM:G.SKILL Trident Z 2x8GB 3600Mhz 128 €
Processador:AMD 3700X 361 €
Placa Grafica:MSI Radeon RX 5700 XT Evoke 8GB OC 454,90€
Fonte:Corsair CX750 87 €
Disco(s):Kingston A2000 1TB 129,9 €
Total:1333€+caixa e monitor
Ou tudo igual mas Intel:
ATX Gigabyte Z390 Gaming X 140€
Intel Core i7-9700K 380€ + cooler
o que iria dar aproximadamente o mesmo valor
Fico aberto a sugestões
Obrigado


E-ATX não sei se vais ter sorte abaixo dos 100€... Essa RAM que tens aí listada é CL quê? Apenas os 3600MHz não dizem muito.
A gráfica mudava para a Sapphire Pulse. A Evoke é do piorio.
Fonte, sou particularmente parcial às da Seasonic FOCUS Plus Gold, portanto não sou o melhor para falar disso, mas 750W é um abuso face à potência máxima que isso poderá consumir.
Quanto ao teu uso (Solidworks, creio), AMD e Intel estão muito ela-por-ela. Intel ganha em alguns casos, AMD noutros. Pessoalmente, acho preferível AMD para não gastares extra num cooler para um Intel.
Uma pergunta no entanto, tens alguma necessidade em usar uma board X570? Senão, tens as MSI B450 MAX. Os modelos Tomahawk e a Gaming Plus estão disponíveis em várias lojas portuguesas e penso que não costumam dar problemas com os novos Ryzen (atenção, apenas os modelos MAX!).
 
Relativamente à RAM são CL17, quanto à fonte e board é mais mesmo por uma questão de futuro (PCI-E 4.0 e a fonte não precisar de troca-la se mudar de gráfica no futuro). Mas por exemplo sugeres trocar a board para uma dessas a Gaming Plus (90€) ou a Tomahawk (120€) e a gráfica trocar por essa Sapphire Pulse e com o extra ir para o 3800x por exemplo? Já agora esta gráfica Sapphire Radeon RX 5700 XT Nitro+ 8GB OC vale os 50€ a mais?
Quanto à gráfica que tinha escolhido, como outro user já tinha dito, já estava a ficar um bocado de pé atrás com essa que tenho aí.
 
Relativamente à RAM são CL17, quanto à fonte e board é mais mesmo por uma questão de futuro (PCI-E 4.0 e a fonte não precisar de troca-la se mudar de gráfica no futuro). Mas por exemplo sugeres trocar a board para uma dessas a Gaming Plus (90€) ou a Tomahawk (120€) e a gráfica trocar por essa Sapphire Pulse e com o extra ir para o 3800x por exemplo? Já agora esta gráfica Sapphire Radeon RX 5700 XT Nitro+ 8GB OC vale os 50€ a mais?
Quanto à gráfica que tinha escolhido, como outro user já tinha dito, já estava a ficar um bocado de pé atrás com essa que tenho aí.

A NITRO+ só vale a pena se fores muito sensível ao barulho ou estiveres a planear brincar com os overclocks (ou se fores como eu e decidires gastar 50€ a mais porque te apaixonaste com o aspeto dela :joker:). A melhor hipótese será mesmo a Pulse.
Não sei qual a diferença entre a Gaming Plus e a Tomahawk sinceramente, pela tabela de especificações no site da MSI não existem grandes diferenças tirando o facto de haver portas USB 3.2 para a frente da caixa na Tomahawk. PCIE 4.0 só vale a pena se estiveres a pensar adicionar SSDs que usufruam dessa interface em breve, sinceramente; daquilo que entendo não há de demorar muito até que PCIE 5.0 venha para os consumidores (penso que se fala em 2021), e apenas pessoal que faça muitas operações sobre ficheiros é que vão conseguir rentabilizar PCIE 4.0 ao máximo. Dado que dizes que apenas 1/4 da tua utilização irá ser dedicada a esse tipo de tarefas, não me parece que seja o teu caso.

A RAM sendo CL17 parece-me bem, e a 128€ não me parece que tenha um preço muuuuuuito puxado. A questão da fonte... acho que mesmo com componentes de topo (9900K, 2080 Ti) dificilmente utilizas 650 ou mesmo 550W sem fazer um overclock puxadito. Portanto não minha opinião 750W é um abuso, especialmente sendo a fonte 80+ Bronze. Poupas um pouco e arranjas uma Seasonic FOCUS Plus Gold de 650W, que te fica mais ou menos ao mesmo preço e que está cotada como sendo de maior qualidade.
 
Back
Topo