PC Grim Dawn (Crate Entertainment)

Meh, sinceramente não achei nada de especial...

Está com bastante bom aspecto. Não nos podemos queixar da falta de action RPGs nos próximos tempos, tendo em conta que temos este, o Diablo III, o Torchlight II, o Dungeon Siege 3, o Darkspore e o Sacred 3 a caminho.
Esqueceste-te do Path of Exile que, para mim, é o que está a causar mais sensação, tirando o Diablo III.
 
Apesar de gostar muito do Titan Quest este irá sofrer o mesmo destino do seu antecessor. Não havendo servidores fechados o jogo passa logo para um patamar secundário e fica logo condenado, mais ainda havendo concorrentes directos. Se o Titan Quest não resistiu aos, poucos e já ancianos, concorrentes que tinha na altura é muito provável que também não resista desta vez. ARPG é sinónimo de competitividade e isso é impossível sem closed server.

Tenho a certeza que o jogo vai ser muito bom, mas servirá apenas para o jogo casual.
 
ARPG é sinónimo de competitividade ...
Ai é? Engraçado que sempre gostei de aRPGs, Diablo 2 inclusivé, mas nunca o achei nem um bocadinho competitivo...
Competitivo em quê? Naquelas corridas ridículas de ver quem é o primeiro a chegar a lvl 99 depois de um reset?
Se ver quem é capaz de ficar mais tempo de seguida colado a um jogo é alguma espécie de competitividade digna de ser notada então talvez tenhas alguma razão, mas mesmo assim continuarei sempre a considerar esse tipo de "competitividade" do mais ridículo que consigo imaginar, quase que me lembra o Metin2 que deve ser o jogo online mais ridículo que conheço :P
 
Ai é? Engraçado que sempre gostei de aRPGs, Diablo 2 inclusivé, mas nunca o achei nem um bocadinho competitivo...
Competitivo em quê? Naquelas corridas ridículas de ver quem é o primeiro a chegar a lvl 99 depois de um reset?
Se ver quem é capaz de ficar mais tempo de seguida colado a um jogo é alguma espécie de competitividade digna de ser notada então talvez tenhas alguma razão, mas mesmo assim continuarei sempre a considerar esse tipo de "competitividade" do mais ridículo que consigo imaginar, quase que me lembra o Metin2 que deve ser o jogo online mais ridículo que conheço :P

Não precisas necessariamente de competir com ninguém. Jogar em servers fechados é sempre muito melhor! Tens a garantia de que não podes fazer batota, mesmo que queiras, e que as outras pessoas pessoas que jogam contigo, ou paralelamente a ti, também não conseguem. Parece que não mas dá logo outra motivação ao jogo, saberes que evoluir o teu personagem tem algum significado, que encontrar aquele item espectacular é algo que não se pode fazer com um simples click do rato ou alteração de um valor hexadecimal num ficheiro. E se por acaso algum dia quiseres usar o personagem, que demoraste tanto tempo a evoluir, para competir com alguém, podes fazê-lo.
 
Vassago, eu compreendo o que estás a dizer e eu mesmo nunca fiz essas corridas, nem nunca irei fazer.

No entanto, seria ingénuo se acha-se que o que sustenta estes jogos não é a competitividade da comunidade online. E para existir essa competitividade, seja de corridas de nivel, PvP, modo hardcore ou no simples loot, é necessário haver a garantia da integridade dos dados do jogo.

O Titan Quest não tinha servidores fechados e isso é que ditou o seu insucesso.

Podias encontrar o melhor item do jogo que nada te dava crédito pela façanha. Valia zero pq facilmente se alteravam os ficheiros do jogo.
 
O Titan Quest não tinha servidores fechados e isso é que ditou o seu insucesso.
Eu não ligo nada ao tipo de servidores porque continuo, e continuarei, sem perceber a lógica dessas pseudo-competições... Mesmo assim o meu Titan quest conta com menos de 5h de jogo, porquê? Porque pura e simplesmente não achei o jogo nada interessante, oferece imersão zero.
Já o Grim Dawn pelo que tenho visto oferece um mundo que me dá francamente mais vontade de explorar que o mundo do Diablo 3.
 
Enquanto só jogares ao jogo uma vez, para seguir a história, é irrelevante. Quando quiseres começar a jogar a um jogo durante mais tempo vais perceber porquê.
Acredito que sim, mas como esse cenário comigo não se coloca porque é muito raro um jogo que faça mais que 1 playthrough, não dou valor ao tipo de servidores.
 
Ó Vassado, agora é que me lixaste. 1 playthrough num ARPG? Isso é heresia pá. É como ir a Roma e não ver o Papa.

Tu nunca te sentiste tentado a completar um Set de armadura no Titan Quest?
 
Acredito que sim, mas como esse cenário comigo não se coloca porque é muito raro um jogo que faça mais que 1 playthrough, não dou valor ao tipo de servidores.
Concordo contigo. Aliás eu *nunca* faço mais do que 1 playthrough de nenhum jogo, por melhor que eu ache que o jogo seja. A diferença é que a motivação que me leva a jogar um jogo tipo Diablo não é pelo playthrough em si, não é para seguir a história. São tipos diferentes de divertimento. Hoje em dia parece que a comunidade está mais virada para o online, seja competição ou não, alguns jogos focam-se mais na interacção social do que no "narrar uma história". Na minha opinião ambas as perspectivas são divertidas, tanto gosto de jogar um bom jogo Single Player com uma boa história (os que gostei mais foram os já velhinhos Planescape Torment e Baldur's Gate), como um jogo online competitivo (league of legends por exemplo). Quando eu penso num jogo tipo "Diablo clone" a primeira coisa que me vêm à cabeça é jogar online, não uma narrativa épica para eu jogar sozinho, com as luzes todas apagadas.
 
Ó Vassado, agora é que me lixaste. 1 playthrough num ARPG? Isso é heresia pá. É como ir a Roma e não ver o Papa.

Tu nunca te sentiste tentado a completar um Set de armadura no Titan Quest?
Não :P Já joguei muitos ARPGs com apenas um playthrough, é divertido para jogar com um amigo em LAN por exemplo. Se não tiverem servidores fechados, com uma comunidade de tamanho considerável, nem sequer pondero a hipótese de jogar de novo. Por isso é que o Diablo continua a ser o meu favorito, é difícil para uma produtora indie competir com a battle.net.
 
Ó Vassado, agora é que me lixaste. 1 playthrough num ARPG? Isso é heresia pá. É como ir a Roma e não ver o Papa.

Tu nunca te sentiste tentado a completar um Set de armadura no Titan Quest?
Não, infelizmente não. Até mesmo em mmorpgs é o mesmo.
Gosto bastante quando me dropa um upgrade e tambem gosto de completar sets (mais pelo look consistente que pelos bonus) mas a verdade é que odeio tudo o que é repetitividade.
Todos os meses saiem jogos que me interessam jogar e não tenho tempo para todos, logo porque havia eu de gastar esse tempo em min/maxing ou achievements se posso usar esse tempo numa experiência rica e totalmente nova jogando outro jogo?
Não sou um "achiever", sou um "explorer" quase a 100% ;)
 
Muito interessante.
Grim Dawn não é para o casual gamer.

Acho que o esforço deles a melhorarem o ambiente vai dar bons resultados.
E também vejo que se estão a esforçar para fornecer ferramentas de modding.
Um dos grandes pontos positivos do Titan Quest é a enorme communidade online e a diversidade e número de mapas custom e mods para aumentar o desafio.

Se conseguirem lançar antes do Diablo 3, já devem conseguir muitas vendas.
E se conseguirem arranjar servidores fechados, então temos vencedor! :)
 
Parece-me muito porreiro, e só agora estou a dar a devida atenção a este projeto. Visão ofuscada pelo eterno diablo 3 que está para sair... aliás acho que é um sintoma recorrente em muita gente.
 
Back
Topo