Activando o canal beta público consegui jogar os capítulos do Xen, e até ao momento é quase um jogo inteiro por si só...
Comparando com o Half-Life, o Black Mesa Xen é um mundo gigantesco com aparências da lua Pandora no filme
Avatar transitando gradualmente para o
Doom ...
Por partes, o capítulo Xen passou de um passeio tipo Super Mario
de cinco minutos para uma missão longeva que demorei duas horas (!), pois contêm tudo novo. Um mundo ilha ao estilo
Pandora com uma flora e fauna ricas, um laboratório do Black Mesa parcialmente funcional cheio de zombies criados pelo
headcrabs.
Grutas e monstros acompanham o nível até chegar a uma ilha satélite ligado por uma árvore. (Nota-se claramente a inspiração do
Avatar.)
O portal final deste capítulo (que existia no jogo original e era simplório) tornou-se um quebra-cabeças com a presença da tecnologia alienígena.
O Gonarch's Lair tornou-se mais desafiante com a interacção da bioesfera do Xen, com secções de fuga e caça ao monstro que exigiu umas 20 granadas de RPG para o despachar. Levei hora e meia para passar...
Quanto ao Interloper, é claramente maior que o Surface Tension (já com os extras que ampliaram a versão beta gratuita lançada em 2012), do qual demorei quase quatro horas para passar!
Eles deviam ter dividido em duas partes, pois contêm partes totalmente inéditas como o vilarejo dos Vortigaults, a selva dos Gangantua (que só serve para fugir a alta velocidade) e a entrada no complexo industrial alienígena (O Black Mesa inimigo...), cuja arquitectura sinistra foi muito inspirada no
Doom.
O complexo alienígena foi muito ampliado em relação ao original, com um número elevado de puzzles, secções de corrida e fuga e outras dos quais temos mesmo que matar o inimigo (especialmente os Alien Controler) para passar de fase.
Após passar os complexos fabris, entramos uma torre com elevador (mais aos estilo do Citadel do que o elevador simplório do jogo original), até chegarmos a uma secção inédita com terráqueos em hibernação, para depois entrarmos no covil do Nihilant.
O capítulo final que é a batalha com o Nihilant é muito similar ao Doom ou Dark Souls, obrigando a um estilo de fuga e ataque frenético atirando com tudo, principiando por destruir as fontes de cristais antes de destruir as barreiras do boss final (Como era no Half-Life), somente após meia hora de tentativas, acabaria por bombardear a criatura, enquanto era obrigando a fugir dos contra-ataques.
O final era o esperado, o G-Man a armar em pingarelho.
De resto só resta concluir que este fan-remake foi plenamente bem sucedido.