1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[PC] Half-Life 2 com vários crashes.

Discussão em 'PC Gaming' iniciada por Morais, 26 de Maio de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 1143)

1. Morais

Morais Power Member

Após ter arranjado uma ATI HD 3650 é com muita pena minha que descubro que esta placa tem trazido apenas desilusões no que diz respeito ao suporte fornecido pela ATI em termos de drivers, primeiro não posso usar o Vista porque os drivers não são compatíveis com o Aero (a navegação era tudo menos suave, ao ponto que era mais suave com os drivers VGA do Vista do que os proprios do fabricante), depois tive que gastar 30 euros numa fonte de 550w (a indicação inicial seria de eu ter uma fonte de 420w quando a placa pedia 450w) para as coisas ficarem exactamente na mesma e agora descubro que consigo correr todos os jogos que usem o Source... menos o Half-Life 2.

Sempre que começo um novo jogo o meu pc reinicia do nada, lá consegui começar um usando uns atalhos que lá descobri no Google mas, basta-me ligar o Vsynk que, pumba, o PC lá reinicia, honestamente não sei mais o que fazer, isso pode ser paranóia minha... mas sou quase capaz de jurar que até no XP noto que a imagem tem várias quebras... só mesmo a reprodução de conteúdos HD é que se salvam.

Já tentei toda a combinação possivel de controladores, mudei a PSU, a placa está fresca, verifiquei as ligações, está tudo correcto, o windows XP é instalado de fresco, nada... CS1.6 corre sem problemas, HL2DM também, Lost Coast, Team Fortress 2, vou a carregar o HL2. pumba!

E cá está, consegui correr o HL2, ligo o Vsynk, o jogo volta e, do nada... pimba, reboot!

Que mais há para ver afinal?

O que tenho lido é que este problema é muito comum e está relacionado com questões de memoria e o HL2 não se dar bem com PCs que usem mais do que dois slots de ram, o que é o meu caso, no entanto tenho esta configuração há uns quantos anos e na 6600 o HL2 não sei queixou por isso duvido que a anomalia esteja ai...

Tenho lido bastante de várias pessoas a simplesmente desistir destas placas devido ao suporte (ou grande falta dele) que a ATI forneceu.
    Pensava que este tipo de "brincadeiras" já tinham desaparecido há uns bons anos, parece que, para a ATI, não.

Também já devia saber... é exactamente a mesma coisa com os drivers de Linux da X700 de um dos meus portateis...

Edit: Joguei 15min do HL2 com o Vsynk desligado, aparentemente tudo corria bem e outro reboot do nada.

Encontro-me a desinstalar o jogo sendo que, no novo PC que devo adquirir em Setembro, a placa grafica vai ser uma Nvidia.

Última edição: 26 de Maio de 2009
  2. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

Bom, o half life é um ATI friendly o que não faz muito sentido

verdade que o suporte da ATI é mau, no que toca a drivers.

O problema nunca é da fonte, pelo menos no que toca a reboots, se a fonte não aguenta ela simplesmente desliga-se.

O Ideal seria mesmo testares uma Nvidia a ver se os problemas desaparecem

3. manelis

manelis Power Member

uh, acabei o half life 2 com essa placa sem problemas, e tenho 3 RAMs, alias a placa nunca me deu problemas..... uso o xp.

nao sera a placa que veio com algum defeito na altura? ja agora nao sei se isso afecta, mas é de que marca a tua?

4. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Esse mau suporte é da altura das ATi Radeon 8500 de 2001/2002... Aí é que tiveram a fama toda.

Em relação à gráfica, duvido que ela esteja em bom estado físico. Mete-lhe um 3dMark qualquer e vê se ela chega ao fim, se possivel saca o GPU-Z e vê as temperaturas da gráfica para saberes se estão demasiado altas e a gráfica faz throttling (reduzir clocks e ficar instável).

Tenho uma board baseada no 780G que está na minha SIG, a gráfica é uma "HD3200" com memória partilhada e tenho Aero na boa e jogo COD4 a 1024x768 e o HL2 na boa.

Cumprimentos

5. Morais

Morais Power Member

Pois, já pensei nisso, num "stress test", a questão é que nenhuma versão do 3D Mark arranca.
    Não é da placa, penso, é mesmo uma questão de pedir para iniciar o programa e aquilo não passar do logo.

Update: Ao que parece bastou trocar um dll para o 3D Mark 2003 iniciar... e reiniciar o PC no segundo teste.
    Segundo benchmark, mesmo sintoma, BSOD seguido de um reboot.

Será que tive a "sorte" de comprar uma placa danificada? É que ainda por cima foi numa daquelas lojas "de esquina" :/

Confere, no segundo teste cheguei a ver o mesmo seguido de um reboot, nem BSOD nem nada...

Estou a usar o ATI Overdrive para testar se a placa aguenta OC e como se comportam as temperaturas.
    O que me está a estranhar é que a placa anda sempre nos 45 graus, só agora com o teste de OC é que toca nos 55...

O 3D Mark crasha sempre no mesmo teste, pontualmente, não compreendo...

É uma questão de drivers ou existem anomalias em placas gráficas com estes sintomas?

De qualquer das formas isto não é aceitável, amanhã vou à loja devolver a placa, com bastante pena minha, quando funcionava até que funcionava bastante bem e o decoding interno de HD é cinco estrelas, se fosse um ou outro crash eu até que aceitava... mas a placa nem sequer corre o Vista como deve ser.

Aproveito e troco para uma HD3850 512Mb DDR3 ou o mais provável é a sina ser a mesma?

6. Morais

Morais Power Member

Como indicado usei o GPU-Z para registar o comportamento da placa grafica.

De novo corri o 3DMark 2003 com o GPU-Z a registar em segundo-plano.

Os últimos 5 registos indicam uma temperatura de 44 graus e 1% a 9% de actividade do GPU.
    Ele não crashou por estar demasiado quente... de qualquer das formas crashou...

Poderá ser da minha motherboard que simplesmente não se dá bem com esta placa gráfica?
    A PSU é uma LC-Power 550w e a antiga uma Antec 420w, ambas com os mesmo sintomas.

A motherboard em si é uma MSI KT700 Lan, agora que vejo melhor...

Oh dear, é mesmo da motherboard, a Sapphire tem um Sticky dedicado à gama de placas HD 3600 em motherboards Socket A com exactamente os sintomas que me ando a queixar, estive feito parvo às voltas quando era mesmo uma falha da placa gráfica/motherboard

Daqui por uns meses o PC vai ser apenas para filmes e pouco mais... mas caramba, ao menos gostada de poder usar o Vista sem este se arrastar todo (outro sintoma supostamente já corrigido nos drivers 8.12),

Last Update: Um .dll... um .dll de 200kb que indica ao DirectX para não tentar enviar instruções SS2 ao Athon XP foi o suficiente para a questão dos crashes ser resolvida, de momento estou a correr um benchmark via 3D Mark 2003 para tirar a limpo mas... até agora, nenhum crash...

A segunda fase será correr o Half-Life 2 com o Vsynk ligado... Com sucesso.

Mas resta a questão da lentidão da navegação no Windows Vista/Seven... esta é daquelas placas que automaticamente reduz a velocidade quando não está a ser usada, poderá ter alguma influencia nessa questão? Digo isso pois era exactamente o que se passava no Compiz Fusion no Ubuntu...

Já agora, 5722 3D Marks.

Ouro sobre azul seria mesmo por o Windows Vista/Seven suave... talvez seja mesmo daquilo de reduzir os clocks.. vou averiguar.

7. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Que dll foi esse que arranjaste? É que tenho o mesmo problema com o 3dmark e tenho uns breaks estranhos no ut2k4 que não tem razão de ser...

Partilhar esta Página