1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

pc i7 "amigo do ambiente"

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Anacleto Pisoes, 5 de Abril de 2009. (Respostas: 33; Visualizações: 1740)

1. Anacleto Pisoes

Anacleto Pisoes Power Member

Quero reduzir a minha factura da EDP !!!!
    Este é o mote desta configuração até 1100€ sem monitor. E tem mesmo de ser um Desktop!!

COnfiguração:

CPU - i7 920 D0 - 275€
    MB - a que consome menos electricidade!!
    PSU - eficiência e silencio !! ( nada de crossfir nem sli) - uma GOLD barata :D
    GPU - " desempenho equiparado a uma Hd4870 para resolução 1440x900
    HD - 1 apenas... rápido e amigo do ambiente!
    RAM - 6gb .... mas não faço ideia onde isto possa influenciar no consumo de electricidade.
    Caixa - Antec 300 - já tenho
    Cooler - já tenho

Só gostava de abrir aqui a discussão, pensando como os diversos componentes podem influenciar a factura da EDP.

cumpz

2. The Todd

The Todd Power Member

3. cmrosado

cmrosado Power Member

Nada como ter o PC mais tempo desligado.

4. Anacleto Pisoes

agradeço a vossa ajuda .... mas gostava que me esclarecessem umas duvidas:

Fonte : A eficiencia das Corsair rondam os 84/85, poderei encontrar alguma melhor em eficiencia até 150€?

MB: Eu inicialmente estava inclinado para uma Gigabyte x58 UD5, mas nesta gama li em qualquer lado que era a que consumia mais..... P6t SE é igual á P6t sem a funcionalidade de sLI e crossfire????

CMrosado, belo link... ai diz tudo o que eu preciso saber acerca do consumo

5. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Boas,

Fonte: sim consegues arranjar fontes com maior eficiencia. Penso que é a thermaltake thoughpower 750w (não é a versão modular) que tem à volta dos 90% de eficiencia média..
    Consulta o site da 80plus e procura fontes com a certificação GOLD (penso que actualmente são 27) ;)

Disco: com o dinheiro que sobra (206€, se fores para a config. do Creeper) podes comprar um OCZ vertex 60GB. Assim ficas com um SSD para OS e aplicações (estes discos têm um consumo muitissimo baixo e performance imbativel) e com o WD 1TB Green para armazenamento.

Cumps

6. RSC

RSC Power Member

Já alguém reparou que o user não tenciona comprar um computador? E que isto é só para "abrir a discussão"... :rolleyes:

PS: norim_13, não é nenhuma das Toughpower, no site do 80+ as Toughpower estão identificadas no nome.

Última edição: 5 de Abril de 2009
  7. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

8. RSC

RSC Power Member

9. LynX-

LynX- Power Member

É bom ver pessoal a olhar cada vez mais para a conta da luz e a poluição do ambiente, eu de há 2/3 meses para cá tenho pensado muito nisso, aquilo que consigo "manipular" menos é a água do banho, mas isso já não é para aqui chamado :D

A melhor solução para poupar é usar menos o/os pc/pc's e desligar tudo do stand by, monitores, modems, routers idem, etc etc ...

10. Anacleto Pisoes

Mas normalmente eu tenho o Pc ligado 6/7 horas ligado por dia, e como ia comprar a fonte para o PC, começei a pesquisar por fontes com grande eficiência, Gráficas que não gastem quase nada .... assim como MB

e cheguei á seguinte conclusão:

CPU: I7 920 D0

MB : http://techreport.com/articles.x/15908/7
    intel dx58s0 « Msi x58 Eclipse ( green power) « P6T SE
    P6tSE - tou a pensar fazer overclock ( para quando o pc está a RENDERIZAR)

Fonte:
    PC Power and Cooling 750 Quad Black - aproximadamente 90% de eficiencia!!
    Mas ando á procura de mais ..... 750 W é muito para o que eu preciso

gráfica:
    Gts 250 - é a que consome menos ou a Hd 4870 1gb que vem logo a seguir...
    ainda tou indeciso.

cumpz

Última edição: 6 de Abril de 2009
  11. cmrosado

cmrosado Power Member

HD4870 1GB não me parece que consuma pouco. As review variam bastante de umas para as outras.
    Não sei até que ponto este site é rigoroso http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp mas segundo eles uma gtx260 consome bem menos que uma HD4870.

12. RSC

RSC Power Member

Na *****, estava uma P6T SE com um i7 920 D0 a 4.0GHz com 1,25v. Logo, aparentemente, ela safa-se bem em OC.Se bem que OC e poupar na conta da luz, são coisas antagónicas...

Brincadeirinha de dia 1 de Abril já vem atrasada... ;)

Essa fonte tem uma typical efficiency de 84.39%.

Eficiência com:

20% de carga: 82.24%
    50% de carga: 84.39%
    100% de carga: 80.69%

Estás indeciso entre uma 4870 que é das gráficas mais power hungry do mercado e a GTS 250 que é, dentro do segmento médio-alto, das que consome menos?! :rolleyes:

De qualquer das formas, a escolha mais amiga da conta da luz não é a GTS 250, mas a Asus 4850 Matrix.

13. Anacleto Pisoes

Informação errada então !! sorry

Mas já agora sabes dizer uma fonte por volta dos 100€ com eficiência próxima dos 90%?

http://techreport.com/articles.x/16504/10 - neste quadro apareçe uma série de gráficas , e a hd4870 nem é mázinha ... mas deve ser informação falsa.
    DE qualquer dos modos no site o cmrosado deu para calcular o que um sistema consome ... a GTX 260 216p não consumia muito ejá estava inclinado pra esta visto na globaldata estar á venda por 185€.
    De qualquer das maneiras torno a frizar que estou á procura de uma gráfica com bom desempenho e eficiencia energética abaixo dos 200€. Essa HD4850 é muito inferior á gtx 260?

14. RSC

RSC Power Member

1) Não há.
    2) Ou queres performance ou queres baixo consumo, não podes ter as duas coisas.
    3) É um bocado, sim.

15. Anacleto Pisoes

Não há ... abaixo de 100€, concerteza, mas tira uma dúvida : porque é que no site 80plus existem umas 27 fontes com gold? Não existe uma gold até 130€ ?

Eu inicialmente ia comprar a Corsair TX 650W por 90€ , mas não existe nenhuma mais eficiente até 130 € .

Relativamente ao overclock.... só espero tirar partido deste, quando usar o Max!!!aí tenho de esquecer o Ambiente:p

16. RSC

RSC Power Member

1) Em primeiro lugar, muitas das marcas presentes na tabela do 80+ não se vendem em Portugal. E depois, uma fonte para ser 80+ GOLD tem de ter componentes de altíssima qualidade e normalmente costumam ser fontes de 1000w. Junta estes dois factores e torna-se praticamente impossivel arranjar uma fonte GOLD com 130€.

2) Não me parece que arranjes melhor que essa TX-650 (~ 85%) em termos de eficiência, dentro desse orçamento. Um pouco acima, por 140€, tens a Enermax Modu82+ 625w, que é um bocadinho mais eficiente (~ 86%) e já é 80+ BRONZE.

Eficiência TX-650:
    20% de carga: 83.21%
    50% de carga: 85.13%
    100% de carga: 81.28%

Eficiência Modu82+ 625w:
    20% de carga: 84.76%
    50% de carga: 86.22%
    100% de carga: 82.54%

PS: Sairam agora as novas OCZ Z, uma delas é de 650w e é 80+ SILVER, mas não se sabe quando chegarão às lojas nem a que preço.

17. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu percebo o que estás a tentar fazer...o problema é que é complicado ter performance a esse nível e eficiência. As coisas têm evoluído no campo da eficiência mais ao menos ao mesmo passo que na performance. Os I7 por exemplo têm mais performance que os quads anteriores, mas também são mais eficientes, pois conseguem dar mais performance por watt. O que eu quero dizer com isto é que na maior parte das vezes essa pesquisa torna-se um bocado insignificante, pois basta fazeres uma configuração com componentes recentes e de qualidade e tens logo essa relação no topo.

A fonte sem dúvida ajuda muito nesse campo, mas o que tu queres já é mais complicado. As tais 27 fontes 80+ Gold se reparares são praticamente todas fontes para OEM, logo é normal que não as encontres à venda. As que não são, são fontes para cima dos 200€.

Outra coisa que devias pensar mesmo era na gráfica, pois é a principal fonte dos enormes consumos. Não sei até que ponto tencionas jogar, nem até que ponto o Max depende de uma gráfica, mas acho que devias pensar nisso.

Cumps ;)

18. Anacleto Pisoes

O cad e o MAX precisam principalmente de CPU, daí eu ter falado em overclock .
    Estava com uma esperança ingénua de encontrar uma fonte com elevada eficiência mas sendo assim vou ficar com esta config:

CPU : I7 920 DO - 280€
    MB: ASUS p6t SE - 198€
    RAM: OCZ 6gb Platinium 1600mhz CL7 - 120€
    HD: Seagate 500GB 16MB 7200.1.2 - 56€
    PSU: CORSAIR TX 650W - 93€
    GPU: GTX 260 896MB Golden sample - 185€

Pelas contas que fiz no site que o cmrosado indicou, este sistema irá consumir 285w, mais coisa menos coisa. Em load nem quero imaginar....

Provavelmente irei dizer uma grande asneira mas 50% de carga de uma fonte numa corsair 650W significa que estão a ser consumidos 325W pela máquina ou isto não é assim tão linear?

19. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

so para me certificar..não estás a comprar uma gtx260 só para Cad e 3dmax pois nao?

Cumps

Partilhar esta Página