PC IL-2 Sturmovik: 1946

o rato num simulador de avioes serve apenas para navegares nos menus e para (caso o teu joystick não tenha hat) controlar a direcção da cabeça do piloto, virar a cara para olhar pela janela etc
 
Por 20/30€ já compras um joystick.
Não é preciso gastar rios de dinheiro para teres um setup funcional.

Tens aqui o caso de um Saitek Aviator por 20€ (+ portes) na *****.
 
Por 20/30€ já compras um joystick.
Não é preciso gastar rios de dinheiro para teres um setup funcional.

Tens aqui o caso de um Saitek Aviator por 20€ (+ portes) na *****.

Não comprem o Aviator! Conselho de quem já teve 3 e a contar :o

É bastante bom para o preço, mas avaria demasiado facilmente. Eu já vou no terceiro e... este já avariou também. Ainda não tive foi tempo para fazer o RMA. E não, não sou nenhuma besta a manusea-lo, guardo-o sempre após utilizações e tudo.

Eu gosto imenso do stick em si, até porque quando me devolveram o dinheiro no 2º RMA comprei outro Aviator.

Os potenciometros (será isto?) é que são uma bela porcaria. Uma vez foram os throthles, a segunda ainda não sei (o stick ficou literalmente preso na posição central) e esta última foi o twist (rudder).

Estou a pensar experimentar o Cyborg Evo X (saido em janeiro) à próxima, já que ouvi dizer que usa o mesmo sistema do X52 (embora não seja HOTAS). E é dual throttle como o Aviator.
 
É culpa dos potenciómetros.
Pelo preço não fico surpreendido.

O Cyborg é de melhor qualidade, mas á uns anos atrás o Evo tinha problemas de calibração.
O Cyborg X é capaz de ter o problema resolvido.
É um stick estranho, mas há quem o adore.
 
como consigo descobrir a altitude ideal para cada um dos avioes? no pdf menciona rpms mas não altitude

ando a tentar voar em linha recta sem recorrer aos comandos e está a ser dificil mesmo usando os 3 trims

Yahh dual throttle? um para a velocidade e o outro para prop pitch?! o que faz exactamente o prop pitch?
 
Dentro do jogo vai ás informações sobre os veículos, e aí vais ver informações sobre todos os aviões, inclusive altura ideal de funcionamento.

O prop pitch serve para regular a resistência da hélice á deslocação do ar.
Por exemplo, a descer a pique, a hélice serve de travão aerodinâmico, o que esforça (aquece) o motor desnecessariamente.

Em combate não há muito tempo para afinações, pelo que há que encontrar a optimização para o estilo de voo de cada um antes de entrar em confronto.
 
O prop pitch serve para regular a resistência da hélice á deslocação do ar.
Por exemplo, a descer a pique, a hélice serve de travão aerodinâmico, o que esforça (aquece) o motor desnecessariamente.

Em combate não há muito tempo para afinações, pelo que há que encontrar a optimização para o estilo de voo de cada um antes de entrar em confronto.

É isto mesmo. Penso que tem a ver também com o ângulo da hélice?

Pessoalmente, como o stick o permite, consigo ir fazendo pequenos ajustes on-the-fly.

Por exemplo, no Focke-Wulf 190 é especialmente útil. Quer em cruise, quer em combate (quando se mergulha no FW acelera-se bem, e dá jeito meter o prop pitch em 0%, para impedir o motor de entrar em over-rev).

Não há nada tão giro para mim como mergulhar a 700km/h num FW-190 para abater alguém que não nos viu. :D
 
ja consigo aterrar e levantar voo sem me espetar com o il2 primeira série, vou treinar mais um pouco, mais logo tento o voo em linha recta :(
ahhh ok já percebi o prop pitch vou deixar isso para mais tarde quando já dominar mais ou menos a cena
 
O Propeller pitch, basicamente, serve para tirar melhor rendimento do motor. Podemos olhar para a sua função das mesma forma como o fazemos para uma caixa de velocidades num automóvel. Trata-se da gestão e optimização da potência do motor, poupando-o, assim como combustível.

Mais concretamente, basta imaginar o efeito do saca-rolhas a perfurar uma rolha. Uma hélice funciona da mesma forma com o ar. Agora, se aumentarmos "o passo" da rosca do saca-rolhas necessitaremos de roda-lo menos vezes para perfurar a mesma rolha. Nas helices é a mesma coisa.

Exemplos concretos:

Take-off ou Climb. Regime de motor elevado, Passo da hélice menor (ou fino). Resulta em RPM's altas.
Cruise e Descent. Regime de motor médio ou baixo. Passo da hélice maior. Resulta em baixas RPM's.

Há uma relação "intima" entre o setting de potência do motor e do passo da hélice. A saude do eixo que liga a helice ao motor depende desta relação, assim como o próprio motor. Normalmente, os manuais e Checklists dos aviões explicam bem esta relação e como usá-la.

Em termos de combate aéreo, uma optima gestão do motor, pode muito bem significar a diferença entre matar ou morrer. Não sei até que ponto isto estará bem simulado no IL2, mas duvido muito que tenha sido negligenciado.
 
Não há nada tão giro para mim como mergulhar a 700km/h num FW-190 para abater alguém que não nos viu. :D

Numa descida a 700Km/h vais com os tom@tes pendurados ao pé das orelhas, mas sim é sempre giro, especialmente quando te apanho em blackout no zoom climb e entrego-te 50 rounds de .50cal e meia-dúzia de ervilhas de 37mm pelo ** acima. :004: :D

Pois, mas eu gostava de experimentar antes o jogo e depois caso gostasse, comprava o joystick

Vanadio, o IL-2 é um simulador exigente e complexo.
Para tirar partido dele tens desde logo que gostar imenso de aviação, especialmente sobre a decada em questão, e perceber um pouco de aerodinamica se queres ter uma ponta de sucesso.

Não pareces ter a dedicação nessesária para apreciar este simulador.
Existem muito poucos sims desta natureza, e ainda menos os de qualidade, pelo que a realmente gostar disto, já há muito saberias sobre as ofertas no mercado.

Isto não significa que não possas apreciar jogos de aviação, apenas não o pederás fazer a um nivél tão exigente.

Aconselho-te os Blazing Angels 1 e 2 para consolas e PC.
São jogos com excelente aspecto e controlo simplificado (podes e deves jogar com um gamepad).

Para jactos e afins, tens a série Ace Combat, e mais recentemente o Tom Clancy H.A.W.X., um só nas consolas, o outro tambem para os PCs.

São todos bons jogos, muito divertidos e com óptimo aspecto.
Só não são é simuladores, mas isto não é defeito.

ja consigo aterrar e levantar voo sem me espetar com o il2 primeira série, vou treinar mais um pouco, mais logo tento o voo em linha recta :(
ahhh ok já percebi o prop pitch vou deixar isso para mais tarde quando já dominar mais ou menos a cena

Um passo de cada vez.
Há poucas coisas ainda hoje que me agradem tanto fazer como simplesmente levantar voo, fazer umas manobras suicidas para levar as máquinas ao limite da segurança, e calmamente dar a volta e alinhar com a pista para aterrar.

O IL-2 é um excelente avião de aprendizagem, diria até que é o melhor de todos para o efeito.
É muito estável e suave nas reacções, já para não dizer rijo como cornos.
São um bocado preguiçosos nas manobras, há que mantê-los com bastante E (energia) para dar bom uso á envergadura que apresentam.
Só tenho pena de não terem motores mais pujantes, mas mesmo com os disponiveis, conseguem entrar em combate aéreo, embora diga-se de justiça que onde eles realmente se destacam é na função de bombardeiro e ataque ao solo.
Pega num 3M (É um bocado pesado este) e quase nem precisas de bombas, levam tudo á frente com o duplo canhão de 30mm.
Para atingir aviões em voo, o Type 2 com o duplo canhão VYa de 23mm é a escolha certa, cortam qualquer avião em pedaços.

Quando te sentires comfortável com os IL-2, podes passar para as aterragens com aviões mais rápidos e instáveis.
 
Não sei até que ponto isto estará bem simulado no IL2, mas duvido muito que tenha sido negligenciado.

É complexo, especialmente desde a introdução do CEM (Complex Engine Management) há uns anos atrás, mas é acessível para o utilizador dedicado.

O funcionamento real dos aparelhos é levado em consideração.
No caso do Prop Pitch, existiam na época aviões de acção manual (VPP), automática (comum nos aviões alemães), e fixa (ou inexistente) (aviões mais antigos).
 
Back
Topo