PC Lento depois de ser formatado

Zend

Power Member
Ora boas,

Então eu decidi formatar o PC a um colega do Windows 7 Home para o Ultimate (Original) as Drivers estão todas instaladas, Anti-virus, Actualizações mas o mais incrivel é que o PC tem um tipo de "breaks" quando está a fazer qualquer coisa.

Os precessos não têm nada de estranho, já deixamos a correr o anti-virus (Kaspersky) e o Anti-Malwares, apanhou apenas 1 que era algo de Cookies que não parecia ser nada de grave, e o PC continuou lento.

As specs são:
- Core i5 2.3ghz
- 8Gb RAM
- GTX 540
- 1TB de Disco

Pensei ao inicio que podia ser do disco, tambem corri por um CD o HD Check (algo para ver error nos disco) e o Memory Test e nada ocorreu...

Estou sem ideias, alguém sabe do que pode ser?

Obrigado!
 
Verifica o desempenho no gestor de tarefas para veres se a utilização do cpu e a ram chegam perto dos 100% de uso quando o pc têm breaks. Os drivers da motherboard também estão todos instalados? Actualiza o driver do chipset e dos controladores sata directamento do site do fabricante dos controladores. Vê no manual da board qual é o chipset e quais são os controladores sata e depois entra no seguinte site e tens atalhos para os sites dos fabricantes http://www.overclock.net/t/1227609/storage-drivers-utilities-and-firmware-thread

Experimenta tambem desligar o windows update e limpar o start up de softwares que não precisas que arranquem com o windows, vai a iniciar e em procurar ou executar escreve msconfig, no separador Start Up (iniciar) tira o "certo" de tudo o que é software que esta a mais, normalmente só ai precisas de ter o antivirus/ firewall e drivers.
 
desinstala o kaspersky e ve se continua

Porque devia de o desinstalar? É um anti-vírus e além de ser pago nunca lhe deu problemas, aliás nem tira muita memória do sistema...

Verifica o desempenho no gestor de tarefas para veres se a utilização do cpu e a ram chegam perto dos 100% de uso quando o pc têm breaks. Os drivers da motherboard também estão todos instalados? Actualiza o driver do chipset e dos controladores sata directamento do site do fabricante dos controladores. Vê no manual da board qual é o chipset e quais são os controladores sata e depois entra no seguinte site e tens atalhos para os sites dos fabricantes http://www.overclock.net/t/1227609/storage-drivers-utilities-and-firmware-thread

Experimenta tambem desligar o windows update e limpar o start up de softwares que não precisas que arranquem com o windows, vai a iniciar e em procurar ou executar escreve msconfig, no separador Start Up (iniciar) tira o "certo" de tudo o que é software que esta a mais, normalmente só ai precisas de ter o antivirus/ firewall e drivers.

Fiz o que disseste, as drivers estão todas pois ele tem os CD's todos, mas como tal fui actualizar e ficou tudo ok...
Também deixamos updates por completo, demorou umas belas horas e está sem mais nenhum update...

E sim os breaks aumentam o CPU (apenas CPU) para os 80/90 mas não vejo nada a usar o CPU a mais de 4%...
 
Última edição:
Esses drivers que vêm nos cd's estão sempre desactualizados, o melhor que tens a fazer é desinstalar todos os drivers que foram instalados, depois vais ao site do fabricante da motherboard e fazes o download de todos os drivers para essa motherboard, depois vais ao site da nvidia e fazes download do driver para Geforce 500 Serie.

Depois entra nas definições do windows update e selecionas a opção "Nunca procurar actualizações", é só para testar depois podes voltar a ligar, provavelmente tens ai algum serviço do windows a consumir processamento.

Já agora, que fonte de alimentação tem esse pc?
 
Esses drivers que vêm nos cd's estão sempre desactualizados, o melhor que tens a fazer é desinstalar todos os drivers que foram instalados, depois vais ao site do fabricante da motherboard e fazes o download de todos os drivers para essa motherboard, depois vais ao site da nvidia e fazes download do driver para Geforce 500 Serie.

Depois entra nas definições do windows update e selecionas a opção "Nunca procurar actualizações", é só para testar depois podes voltar a ligar, provavelmente tens ai algum serviço do windows a consumir processamento.

Já agora, que fonte de alimentação tem esse pc?

Boas,

Pois foi por isso que eu fui actualizar, mas eu desinstalei e voltei a instalar tudo certinho sem problema algum. Mas nada mudou, o que é estranho pois ele com o outro corria sem problema e sem lentidão.

A fonte é uma Corsair CX600W, não tem muito tempo. O que foi alterado antes de formatar foi apenas 1 RAM que por ventura já alterei e continou a dar a mesma lentidão, troquei a massa do processador, limpei-o por completo e o mesmo continua... Já me disseram que tinha de ser software, mas eu não vejo nada que esteja a projudicar, aliás já corri anti-virus e como disse acima apenas apanhou um Cookie qualquer e nada mais.

Realmente isto já enerva uma beca, pois fico com o pensamento que como fui eu a formatar tenho de ser eu a resolver, isto nunca me aconteceu... Já estive para formatar novamente mas o rapaz já cá tem algumas coisas.

Vou tentar usar o que o leugim18 me aconselhou, já digo alguma coisa.

Obrigado!
 
Bem, depois de algumas tentativas a que penso que resolveu foi desfragmentar.

Já tinha pensado nisto antes, mas sinceramente não pensei que fosse resolver. Pelo menos nas passadas 2 horas não teve assim algum "break" parvo, parece que está tudo normal mas não vou deitar já os foguetes porque ainda pode vir pior.

Obrigado a todos pela ajuda prestada!
 
Até faz sentido ter ficado resolvido depois de desfragmentar. O desfragmentador é um serviço do windows que trabalha automáticamente em back ground, quando ele arrancava ponha-te o cpu a 100% e o pc começava a breakar.
 
Até faz sentido ter ficado resolvido depois de desfragmentar. O desfragmentador é um serviço do windows que trabalha automáticamente em back ground, quando ele arrancava ponha-te o cpu a 100% e o pc começava a breakar.

Boas,

Até podia ter sido desta, mas não... Depois de um tempo a mexer nele deixei-o ligado e quando fui para mexer nele novamente ficou mais uma vez lento... Não compreendo o que se passa com ele, já troquei as memórias todas pois poderia ser delas e nada, pensei no disco mas não me parece ser dai.

Uma coisa que reparei é que os breaks que ele deve agora o CPU não aumentou, o que achei ainda mais estranho, a memória está cerca de 1GB coisa que é normal para o Windows 7.

Corri o famoso HiJackThis e não existe nada para dar fix, o que suspotamente é normal depois do PC ser formatado.

Estou sem ideias, a unica seria formatar, mas se alguém tiver outra ideia, por favor avise!
 
E antes de formatares de certeza que nao estava lento? Ja agora qual e a board?

Não de tudo que não estava lento, tive com ele 3 dias antes de formatar e nada de lentidão...

A Board é uma Asus P8P67, eu fiquei sem ideias, se não conseguir nada até amanha mais vale formatar :/
 
E que ja tive um problema parecido mas era um disco rigido SATA que era ATAPI e na board existiam 2 portas SATA que a controladora nao suportava discos ATAPI (e ate vinha uma nota no manual da board que so vi depois) alterei para outras portas SATA com outra controladora e ficou bom, o sintoma era que ficava muito lento o sistema muito mesmo...
 
Instala o asus pc probe II para verificares se a motherboard esta a receber as voltagens minimas que precisa para estar estável.

Também podes instalar os drivers do chipset e dos controladores sata directamente do site dos fabricantes dos chips. A Asus P8P67 têm o Intel® P67 mas existem dois tipos de P67 dependendo do modelo da board, instala o Intel® Chipset Identification Utility para saberes qual tens e depois faz o download dele a partir do site da intel. Saca o Chipset Identification daqui > http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?DwnldID=18498
 
Bem o problema foi resolvido e era bem simples.

Depois de fazer um CHKDSK onde correu tudo bem, liguei o PC normalmente depois disso e ele configurou actualizações que demorou cerca de 2-3h para a configuração (coisa que já tinha feito para o SP1).

Sim continuou lento, o remédio santo foi desactivar as actualizações e agora corre muito, mas mesmo muito mais rápido.
É verdade que fazer Updates é bom, mas depois de tantas horas ligadas a fazer-los e com tanta lentidão tive mesmo que as parar.

Talvez não tenha sido o melhor a fazer, mas deve que ser.

Obrigado a todos!
 
Podes manter as actualizações desactivadas mas de vez enquanto podes o activar para ele fazer as actualizações importantes e depois voltas a desactivar.
 
Back
Topo