PC lento. Uma das slots da RAM está avariada.

Pappets

Power Member
Olá
Tenho um Acer Aspire com 4GB de RAM DDR2 (2 x 2GB). Mas uma das slots avariou-se e portanto o pc está a funcionar com apenas 2GB. Entretanto, nota-se com clareza que os programas demoram a iniciar, deixam de responder, etc, como por exemplo o firefox.

A pergunta que coloco é a seguinte: Este problema será dos apenas 2GB de RAM que o PC tem para funcionar em vez dos originais 4GB? Se sim, a solução que vejo é comprar uma RAM DDR2 de 4GB. Já sei que é um tipo de RAM difícil de encontrar e o seu preço é alto mas estou disposto a comprar. Mas antes disso quero saber com certeza se o problema é da falta de 2GB de RAM.

Cumprimentos
 
Hoje em dia apenas Windows e Firefox de certeza que te quase enchem os 2GB.
é pouca memoria para o espaço que eles ocupam.
ve no manual da board a quantidade de memoria que ele aceita. Se aceita 4GB, ve se consegues comprar uma dimm a bom preço.
 
Encontrei este manual na internet:

http://tim.id.au/laptops/acer/aspire 6930 6930g.pdf

na página 28 tem lá isto:
  • Processor host bus supports, 667/800/1066MHz FSB support
  • Supports Dual Channel DDR2 SDRAM at 667/800 MHz
  • Supports Dual Channel DDR3 SDRAM at 800/1066 MHz
  • Integrated SDRAM controller up to 8GB (2 SODIMM support)
  • External Graphics interface for
  • PCI Express Architecture support
  • DMI x2 and DMI x 4 for connection between GMCH and ICH9M
  • Supports ACPI 3.0
mas depois na página 31 está isto:
  • Memory Controller: Integrated with GMCH (GM45/ PM45)
  • Memory Size: 0MB (No on-board Memory)
  • DIMM socket number: 2 sockets
  • Supports Memory size per socket: 2 GB
  • Support maximum memory size: 4 GB for 64bit OS (with two 2GB SO-DIMM)
  • Support DIMM type: DDR2 Synchronous DRAM
  • Support DIMM Speed: 533/667 MHz
  • Support DIMM voltage: 1.8V
  • Support DIMM package: 200-pin DDR2-533/667 SO-DIMM
Na página 28 diz que o PC suporta RAM DDR3 mas depois na página 31 diz que só suporta apenas DDR2 (que foi o que me disseram) mas apenas 2GB por slot. Portanto, uma RAM de 4GB não irão funcionar, correcto?
 
Esse manual é quase uma porcaria pegada. Para quem não souber ler essas tabelas perde-se. Isso são todas as capacidades dos componentes instalados, não o que tu tens MESMO.
O teu portatil é DDR2 e só suporta 2x2GB máximo. tens que procurar outra de 2G. Sorry
 
Portanto, uma DDR2 de 4GB não irá ser reconhecida pela motherboard, correcto?

O que está avariado é o slot 1. As duas DIMM estão boas, portanto, não adianta comprar outra DIMM de 2GB. Aliás, quando me apercebi desde problema pensei que fosse a DIMM que estivesse avariada e então comprei uma mas quando a coloquei o problema continuou e foi então que me apercebi que era a slot. Levei o PC a um técnico e ele confirmou. Ainda perguntei-lhe se era possível consertar a slot mas respondeu-me que não porque a slot é uma peça integrante da motherboard, não é removível.
Então a solução que vi foi a de comprar uma DIMM de 4GB e colocá-la no slot 2. Mas já percebi que não vai funcionar. Ainda bem que iniciei este tópico porque já estava a preparar-me para comprar uma que vi no OLX. Sendo assim, a solução que vejo para isto é instalar o windows XP. Os 2GB serão mais do que suficientes.
 
Última edição:
Quando tiver tempo instalarei o WINDOWS XP. Os 2GB serão mais do que suficientes. Parece ser a única solução. Só tenho receio de que alguns programas e/ou actualizações recentes de programas que tenho instalados poderão não funcionar no XP. Quando tiver mais dinheiro então comprarei uma maquinão e usarei este pc como uma espécie de acessório.
 
Back
Topo