1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

PC liga mas não arranca

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por IceTapanho, 8 de Julho de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 12109)

1. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Boas,
    Já li posts antigos mas não consegui resolver o meu problema.

Então o que se passa é o seguinte:
    Ontem de manhã liguei o PC e uns 10min depois de ligado, ele congelou. Manteve a imagem igual mas o rato parou de mexer, as teclas não respondiam, e então tive de fazer reset ao PC no botão da caixa. Ao reiniciar ele simplesmente deixou de iniciar.

Desliguei então o PC para ele "arrefecer" (não tinha tido sequer tempo de aquecer, mas pronto), e ao voltar a ligar, continuou a nem sequer aparecer o ecrã inicial de detecção de discos e drives ópticas, e nada de bips. Mas ouço ele a ligar os discos e as drives ópticas (as luzes dos gravadores de CD e DVD acendem quando ligo o PC), e liga também as fans. E pronto, não passa daqui. A luz do monitor fica a piscar na mesma como se o PC estivesse desligado.

Resolvi desligar os componentes todos e nada. Liguei só o disco principal e ele fez 1 boot normal, e pensei q fosse de algum componente. Liguei mais 1 disco e ele deu erro ao iniciar (não registei o erro, mas ficou-me na memória algo como: asus 9600xt checksum error). Desliguei o 2º disco, mas ´só com o disco principal ele já não iniciou de novo. Então pensei que fosse da placa gráfica (que é uma ATI 9600xt), mas com outra gráfica que funciona (uma 9200) não arrancou.

Por fim fiz um clear CMOS e também nada... começo a achar que a minha MB pifou-se :(
    Alguém tem algum sugestão milagrosa?

Tenho uma asus P4C800 com 3 anos e meio, P4 2.8, 2x512Mb DDR400, e uma ATI radeon 9600XT.

Obrigado por qualquer ajuda desde já

2. luikki

luikki Power Member

verifica se o monitor está a funcionar...e verifica o cabo....verifica se o cpunestá bem colocado e a pasta térmica....
    liga só com um disco, só com uma memória....
    testa com outra fonte...

3. cachirro

cachirro Power Member

estás numa situação lixada, eu a ultima vez que passei por isso, fiz tal como tu, peça uma a uma a ver o que dava, mas nunca dava nada, tb pensava ser a MB queimada, e quando estava quase a partir aquilo tudo com os nervos, montei tudo no sitio, arrumei o pc no sitio, e... ehh, deixa lá ver só naquela, e puffff.... funcionou como se nada tivesse acontecido :P

4. IceTapanho

IceTapanho Power Member

luikki, O monitor está bom porque estou com outro PC no mesmo monitor. A fonte também está a funcionar. O CPU não lhe mexi, mas não é um bocado estranho ele deixar de funcionar sem eu lhe ter tocado?

cachirro, pois, não sei mais o que fazer, quem me dera ter a tua "sorte" e ele voltar a funcionar do nada. Já estou a ponderar levar a uma loja para me verem isto, mas já é mesmo desespero de causa porque estou a ver que vou pagar para me dizerem que a board se foi.

5. taunus

taunus Power Member

Vais ter mesmo de testar alternando os componentes, tais com discos e memórias. Normalmente desconfio sempre desses dois componentes, a ordem não interessa. Se não resultar pode mesmo ser da MB

6. The_Valverd3

The_Valverd3 Power Member

Boas

como é que fizes-te o clear CMOS ?

tiraste a pilha da board serto??

7. IceTapanho

IceTapanho Power Member

O clear fiz mudando o jumper com o computador desligado da corrente durante 5 a 10 segundos como dizia no manual da board. Nunca li nada de tirar a pilha para fazer resets. é preciso tirar a pilha?

8. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Bem,
    Há bocado só naquela do descargo de consciência fui tentar ligar de novo o PC e o gajo arrancou.

A clear do CMOS funcionou pq tive de meter hora e data de novo e tal na BIOS... mas quando estava a meter a hora e data, o gajo bloqueou de novo.
    Começo a ficar inclinado para a hipótese do CPU. Tirei agora o cooler e tinha algum pó acumulado lá por baixo. Estive a limpar com cuidado para tirar o pó e não tocar na parte que toca directamente no processador.

Quanto ao estado da pasta térmica, não sei avaliar porque já montei o PC há 3 anos e tal e nunca mexi no CPU. Não faço ideia se é suposto estar assim como está. Vou tirar uma foto antes de meter o cooler de novo para depois meter aqui caso não consiga resolver isto.

Alguém também acha que pode ser do CPU?

9. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Cá estão as fotos que tirei:

Processador na board:

Cooler visto por baixo:

Não sei se importa muito, mas nos últimos tempos (desde que a Primavera chegou, ou seja, aí ha 3 meses) que a temperatura do CPU não baixava dos 40º, e ultimamente andava sempre a rondar os 50º (e chegava aos 55 / 56 quando puxava por ele muito).
    Nunca mudei a massa térmica e, como disse, já foi montado há 3 anos e meio este PC.

Será do CPU?

10. Kamipt

Kamipt Power Member

Aconselhava-te uma séria limpeza a esse pó todo antes de colocares as placas e cabos.

11. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Já estive a limpar a grande parte do pó que consegui e nada...

Estou mesmo a ficar limitado a problema de motherboard ou CPU. Será algum mau contacto ou mau isolamento de calor que não permite o arranque?

E já agora, com que regularidade mudam a massa térmica do CPU/cooler?

12. edusantos

edusantos Power Member

Congelamento? Isso deve ser as memórias! Tenta trocar e ver qual da erro... Memtest86...:)

13. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Já testei também as memórias.
    Usei só 1 de cada vez na slot A1 e não arrancou nas 2x (continua a ligar mas a não arrancar)

Acho que vou levá-lo à loja onde comprei a maioria dos componentes e pago o preço do diagnóstico e depois logo vejo o que faço... acho que já não consigo descobrir, já testei quase tudo o que sabia.
    Algumas derradeiras sugestões vossas?

Partilhar esta Página