1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria PC Liga mas não dá boot

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por non1ckzz, 3 de Outubro de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 3440)

1. Boa tarde...a uns tempos para tras o meu pc deixou de ligar...ele liga mas não dá boot..nem beeps de nada faz...a gráfica ja foi testada e funciona noutro computador...as rams como tenho duas nao se estragariam ao mesmo tempo e ja experimentei as duas...e um reset a board também já foi feito...não sei mais o que fazer...já estou desesperado por não conseguir arranjar(em me) o computador

as specs são :

Disco Seagate 500Gb/7200 Rpm 6GB/s Sata
    Processador AMD PHENOM II X4 965 3.4Ghz - AM3+
    Memoria DDR3 Hyper X Blu 4GB 1333MHz Kingston ( 2x2048MB )
    Placa Gráfica NVIDIA GTS450 1GB DDR5
    Board Asus M4N68T-M -SKT AM3

Última edição: 3 de Outubro de 2012
  2. Sergio_x

Sergio_x Power Member

Ouves alguma coisa a funcionar tipo fonte de alimentação?

3. Sim...a fonte liga...o cooler e a ventoinha da grafica também...

4. Sergio_x

Sergio_x Power Member

Não tenho grande experiência na matéria, mas possivelmente foi o disco que morreu.Tenta utilizar o teu disco noutro pc para ver se ele funciona.

5. sniper55

sniper55 Banido

Dá imagem ou monitor completamente preto?? Se nao der imagem...
    Das duas uma!!
    Ou hdd ou cpu!!

Aconteceu-me o mesmo há uns tempos e foi o cpu que tinha chegado ao fim dos seus dias. E era um i5 750.
    Se o hdd der noutro pc, certamente foi o cpu. Acho eu.

6. INFeCT1oN

INFeCT1oN Power Member

CPU foi à vida. Se fosse o HDD ele fazia-o POST.

7. Pois...tenho que arranjar uma forma de ver se foi o DISCO..se nao for é o processador certo?

ele fazia o POST? o que é isso?

8. turambar1337

turambar1337 Power Member

Duvido que tenha sido o disco, como foi dito ele tinha de fazer o post na mesma.
    Experimenta ligar o computador sem as duas RAM's, desliga, e volta a ligar com as RAM's

Se não funcionar, compra umas flores para o funeral do CPU :P

9. tiago_gamer

tiago_gamer Power Member

Concordo.. se já experimentas-te quase tudo menos o CPU a parte e se a MB também trabalha...

Tudo aponta para problema no CPU.. mesmo sem Disco ele liga e dá um Bip pelo menos o meu é assim.

10. quando nao faz beeps provavelmente é da motherboard, ve se entras na bios ou o ecrã fica todo a preto?

11. Asustek27

Asustek27 Power Member

Experimenta 1 memória RAM de cada vez, se não aposto no CPU ou motherboard.

12. fica completamente preto

13. ptfuzi

ptfuzi Power Member

pode ser CPU, como RAM, como BOARD, como FONTE, a olho não é fácil de descobrir, só testando

14. reditus

reditus Suspenso

na minha opiniao, motherboard... se tiveres a mobo dentro da caixa a funcionar, tira fora...e tenta ligar fora...tive 2 casos que as mobos tocavam no chassis e n arrancavam....

15. DjPatinhazz

DjPatinhazz Power Member

nao sei mas acho qe e do cpu. sabes tirar e por o cpu, mudar pasta etc etc? e que tive um problema igual e foi isso q resolveu.
    problemas da mobo da bips
    problemas da fonte desligava mais tarde
    ram tambem apita

16. ptfuzi

ptfuzi Power Member

se fosse sempre assim era simples era.

17. Cylon

Cylon Power Member

Peço desculpa ao non1ckzz por aproveitar o tópico dele sem lhe apresentar uma solução válida, mas estou aqui para lhe dizer, tão-somente: "olha, somos dois!!!" : (

O meu caso foi muito mais caricato: desde Abril de 2005 que tenho um PC Targa Ultra AN64 3400_EU, de Março desse ano, comprado no Lidl, e entretanto já lhe adicionei uma placa WLAN, outra de som do meu PC anterior, substituí-lhe o disco de origem por um SATA de 500 GB, e adicionei-lhe outro IDE de 200 GB. Neste momento, a configuração da minha defunta máquina é a seguinte:
    - Processador: AMD Athlon 64 3400+
    - Motherboard: Gigabyte GA-K8NF-9
    - Memórias: Swittbit 512 DDR PC3200 SDU 06464H1B72MT-50 e Kingston KVR400X64C3A/512
    - Discos: WDC SATA 5000 GB e WDC IDE 200 GB
    - WLAN: Sitecom Mimo-XR WL151 v1001
    - Som: Creative ES1371 (Soundblaster AWE64)
    - Sintonizador: Creatix TV-Tuner 7134 CTX917_V.1 DVB-T/TV/FM
    - Video: Gigabyte GV-MX66128DP
    - Alimentação: 2HIX 450W

Diga-se de passagem que o PC nunca me foi fiável a 100%, pois uma das coisas que lhe costumava acontecer era, precisamente, ligá-lo no interruptor, as luzes e as ventoinhas começarem a funcionar... e não passava disso. Tinha de o desligar e voltar a ligar e, na próxima ou nas seguintes tentativas, lá funcionava; e muitas vezes estava semanas sem me dar mais problemas...

Embora nos últimos tempos, após várias formatações e reinstalações, tenha ficado um bocado lento aqui e ali, o que é certo é que me ia dando para os gastos, apesar de velhote, pois ia utilizando o Windows XP OEM SP2 vendido de origem com o PC, constantemente actualizado...

Ora um destes dias decidi-me a ajudar um colega meu que tinha no PC aquele vírus que lhe dizia que, por andar a fazer downloads ilegais na net, tinha de desembolsar uns tantos euros para um NIB qualquer... para lhe recuperar os dados, pedi-lhe o disco com o vírus emprestado e, após ter desligado os meus outros dois discos do sistema - para não os contaminar - liguei o disco dele, de 500 GB ao meu PC e arranquei.

Fiquei pasmado por ver um AMD equivalente a um PIV a 3,4 GHz a carregar o Windows 7 do meu colega sem grandes sobressaltos mas, assim que este foi carregado, entrou na tal página que correspondia ao vírus e daí não me deixava mais passar. Como estava sem ligação por o sistema naquele disco não conter controladores para a minha placa wireless, aparecia-me a página em branco e o botão "Diagnosticar problemas de ligação".

Para tentar recuperar-lhe os ficheiros, lembrei-me de arrancar com o CD do Windows XP, para depois, via consola de recuperação, e caso conseguisse suporte USB, passar os ficheiros dele para uma pendrive. Foi o que tentei fazer... Assim que o CD arrancou e eu entro na consola de recuperação, pede-me uma palavra-chave, e eu ligo para o meu colega para saber qual era. Foi quando, durante a chamada, o PC começa a apitar. Como não desliguei logo, cerca de um minuto depois o PC fez o trabalho por mim e... desligou-se! Foi o fim!!! Para "ajudar"... o cooler fervia e, muito pior, um cheiro a queimado vagueava pelo interior da caixa...

Depois disso, nunca mais consegui arrancar o PC com qualquer canal IDE ou SATA. Ou ligo o PC, ligam-se as luzes, as ventoinhas e o disco começam a girar, mas não há actividade no ecrã - por norma, o meu ainda CRT costumava, estando em standby, "arrancar" nesta fase - ou, nos casos raros em que a há, o POST é lentíssimo, culmina com a célebre opção "F1 to continue. DEL to enter SETUP" mas... por mais teclas onde eu toque, nem continuo nem entro na BIOS. Num dos casos em que consegui ir mais além, apareceu-me a também célebre "NTLDR is missing" mas, com essa, podia eu bem...

Fiz o teste que o non1ckzz fez. Tirei as réguas de memória DDR, de 512 MB cada e, quando liguei o PC, aquilo apitava por todo o lado, o que daria alguma esperança no que à motherboard diz respeito. Por outro lado, fiz um reset à BIOS já por várias vezes. Várias porque, logo a seguir a esta operação, inicia-se o tal POST lentíssimo, com as consequências acima descritas mas, logo a seguir, quando reinicio o PC, a escuridão é completa! Só as luzes e o som, quer das ventoinhas, quer dos discos, "animam" o cenário.

Já desmontei o processador, com a respectiva ventoinha e o cooler, e os voltei a montar, com direito a pasta térmica nova... tudo na mesma. Ao telefone com um meu irmão, este falou-me da hipótese de eu lhe ter "baralhado" a BIOS ao carregar o PC com um Windows 7 com drivers que não os dos componentes do meu PC, e de estar a ser necessário um update de firmware para resolver a situação. Mas, como não consigo aceder à BIOS, no departamento de informática do trabalho desse meu irmão, não me depositavam grandes esperanças na motherboard.

Quando ao problema que deu origem a este tópico, aparenta ser mais "permanente" do que o meu. No meu caso, a motherboard acusa também a falta de DDR mas, ocasionalmente, arranca muito lentamente, até certo ponto. Não estarei muito inclinado para o processador. Temo que seja algum componente da placa. Alguém conhece na zona a norte de Lisboa alguma casa de informática/electrónica que faça reparações em motherboards?

18. Cylon

Cylon Power Member

Vídeo demonstrativo do não arranque regular do PC. Dá ideia de que entra numa espécie de redundância cíclica.

19. exprimentrar trocar a pilha

Partilhar esta Página