PC liga sozinho apos uns segundos...

DanielDenis

Power Member
Olá a todos,estou com um problema estranhissimo,ha ja largos meses que tenho esta configuraçao (está indicada na sig),o pc ja foi formatado 2 vezes e ha uns 2/3 dias aconteceu me o seguinte,desliguei o pc e sai do quarto,qdo voltei ele estava ligado,pensei que me tivesse enganado e tivesse reiniciado em vez de encerrado,pois encerrei novamente e fiquei a espera...
Após uns segundos desligado...a fonte faz uns barulhinhos(aquele som tipico de qdo se liga a corrente na fonte) e liga me o pc.
A fonte é uma revoltec chromus 450w/25A na linha dos 12V.
Já verifiquei na bios as opçoes de wake up on lan (tenho um router/modem adsl) e semelhantes.
De notar que nao houve qq alteraçao no hardware ou software,simplesmente começou a fazer isto...
Qualquer opiniao ou conselho sera bem vindo.
Desde já o meu obrigado.
 
Provavelmente tem a ver com um pino que devias encaixar na board (ou tirar de lá) que tem a ver com o arranque automático do computador assim que a board ganha corrente. Além disso, também deves ter o cabo de alimentação mal encaixado na fonte, ou deve haver qualquer outro problema relacionado com mau contacto.

Se não for isso, então a fonte deve estar a dar o berro.
 
Última edição:
Provavelmente tem a ver com um pino que devias encaixar na board (ou tirar de lá) que tem a ver com o arranque automático do computador assim que a board ganha corrente. Além disso, também deves ter o cabo de alimentação mal encaixado na fonte.

Se não for isso, então a fonte deve estar a dar o berro.


Em relaçao a um possivel pino na board,como nao houve qq alteraçao está fora de questao,vou checkar o cabo de corrente...e rezar...:'(
 
ja tive esse problema, e descobri que era quando deixava a pen Bluetooth ligada ao computador depois de desligado, que ele acontecia. Pode ser tambem algum dispositivo ligado à porta Serie com a função "Wake On Ring" activada.
 
Não será bem o "Wake up on LAN"... Agora não tenho aqui a minha BIOS há mão para dizer o nome correcto da opção, mas a maioria das boards que já me pararam nas mãos tinham uma opção na BIOS que permitiam que o PC se ligasse sozinho sempre que houvesse sinal de corrente... Deve ser qualquer coisa como "Auto Power ON"... Digo eu. Quando reiniciar isto logo confirmo.
 
Continuo com o mesmo problema,ja verifikei o cabo de alimentaçao e nao tenho nenhum dispositivo ligado que ja nao estivesse antes (antes do problema).
So tenho um trackball,um teclado e um eye toy ligado nos usb.
 
Não será bem o "Wake up on LAN"... Agora não tenho aqui a minha BIOS há mão para dizer o nome correcto da opção, mas a maioria das boards que já me pararam nas mãos tinham uma opção na BIOS que permitiam que o PC se ligasse sozinho sempre que houvesse sinal de corrente... Deve ser qualquer coisa como "Auto Power ON"... Digo eu. Quando reiniciar isto logo confirmo.

Tambem me cheira que seja algo do genero,pq a fonte faz precisamente aquele somzinho de receber corrente uns segs antes do pc ligar,no entanto ja andei a "cheirar" na bios e nao encontro nada,mas como explicas o facto de simplesmente começar a acontecer sem eu alterar nada previamente?
Relembro que a board é uma abit an7
 
Nao me parece que um trackball,um teclado e um eyetoy sejam os culpados :P

Bem resta-me começar a ponderar a hipotese de ser mesmo a fonte...

Mas esta AN7 tem muitas manhas que eu ja a conheço...
 
e andaste a mexer na bios a toa? se nao mexeste na bios... o prob n ha de se resolver na bios ;) tenta arranjar uma fonte emprestada para experimentar se acontece na mesma
 
Eu nao mexi na bios,o que aconteceu e agora me recordo foi que falhou a luz e qdo liguei o pc tava td em default(velocidade/multiplicador/vcore/timings das mems) e eu pus td noavamente igual.
Podera ter sido a falha de corrente que deixou o sistema meio confuso?
 
oh pa pode acontecer, teoricamente. mas nao sei ate que ponto uma falha de corrente pode influenciar isso. olha tenta fazer uma coisa que muitas vezes resolve probs inexplicavelmente:

desliga o pc
desliga a corrente
saca a pilha da board (reset)
muda os pinos (reset)
espera 10s
volta a encaixar os pinos no sitio original
poe a pilha
descarrega os condensadores (carrega no botao de desligar, ainda com o pc desligado da corrente, durante uns 10s)

depois liga o pc e n mexas na bios so pra ver se volta a acontecer. espero ter ajudado

cumps
 
Bem cá estou eu de volta,fiz o que me recomendaram,deixei o pc completamente desligado durante o fim de semana,sem pilha,sem cabos,sem fonte.

Acontece me o mesmo,só reparei em algo estranho,a AN7 tem um visor numerico de 2 digitos,qdo desligo o pc da 1ª vez fica um "F." nesse visor e passado uns segundos liga se.
Quando o desligo novamente apos ele ligar se sozinho no visor fica "9.9." (que era o q sempre ficava qdo nao estava c este problema) e nao se liga mais...

Tou completamente as escuras...
 
Back
Topo