PC linux numa pen usb

huckleberryfinn

Power Member
Viva a todos.

De há uns anos para cá que tenho dual boot no meu computador. Tinha um Win7 e um Linux Mint.
Gosto particularmente dessa formula porque me permite ter uma versão sempre "limpinha" com windows e como o computador é para trabalhar gosto do windows com o menos lixo possível.
Então usava uns 30 Gb no Linux para jagunçar na net (ao nível de uns torrents) sem me preocupar muito porque o malware destinado aos produtos microsoft não faz nada ao Linux.

Acontece que fiz um upgrade e com uma máquina nova meti um Windows 10.
O problema é que não estou a conseguir instalar o Linux lado a lado com o windows tal como sempre fiz.

A pergunta é esta. Tenho o Linux a arrancar numa pen antiga de 2gb. É possível ter uma pen com mais capacidade a funcionar de forma independente do computador por forma a correr por exemplo um utorrent e sacar as coisas para a própria pen?

Ou se houver uma forma melhor que alguém possa sugerir também agradeço. No fundo que quero é continuar a manter o meu sistema e discos sem estarem contaminados com o resultado de torrents ou ligações "manhosas".

Obrigado desde já.
Cumprimentos a todos.
 
para instalares o windows 10 e linux como fazias no pc antigo, na maquina nova tens de ir á bios desactivar as opções UEFI e Secure Boot, e então ai já consegues ter o windows 10 e noutra partição ou disco uma distro linux como tinhas anteriormente...

 
Tens uma guia aqui → https://www.todoespacoonline.com/w/2015/05/instalar-ubuntu-e-windows-em-dual-boot-guia-definitivo/ - de instalação do windows 10 em modo dual com Linux.

Para o que queres fazer numa pen-usb tens de procurar por método persistente em USB Linux, onde é perfeitamente possivel ter o transmission ou outro a descarregar coisas para Pen na partição dela de dados de usuário /home/user... .

Mas dado que as pens costumam ter menos espaço que os discos acho que te seria mais vantajoso configurar no programa torrent um caminho diferente para um disco ou uma partição tipo USB no disco, se quiseres fazer isso tens de pensar antes de instalares os sistemas ou de particionar o disco deixando uma partição para isso para lá ires metendo os torrents que baixas através do sistema em pen-usb.

Pelo que vi agora tens um programa para Ubuntu capaz de facilitar e muito a criação de pens persistentes →

http://askubuntu.com/questions/397481/how-to-make-a-persistent-live-ubuntu-usb-with-more-than-4gb

http://phillw.net/isos/linux-tools/mkusb/mkUSB-quick-start-manual.pdf
 
Peço desculpa por ter lançado um tópico e não ter cá vindo depois disso. Quero agradecer aos colegas que gastaram do seu tempo para dar uma ajuda.
Com a ajuda prestada já me Safo.
Gosto muito de linux, mas o pouco que sei não aprendi em nenhum curso nem por ninguém. O linux é fantástico e não é difícil de usar o básico, mas depois tudo o que seja um pouquinho acima do básico torna-se muito difícil para um leigo devido aos termos próprios que usa, como "grub" , e o pessoal estar sempre a abrir linhas de comandos e escrever o famoso "sudo" para tudo e mais alguma coisa. E depois a própria formatação no disco é diferente.

Mas com os links dados e com a ajuda só santo YouTube, já me arranjo.

Um grande obrigado.
 
Peço desculpa por ter lançado um tópico e não ter cá vindo depois disso. Quero agradecer aos colegas que gastaram do seu tempo para dar uma ajuda.
Com a ajuda prestada já me Safo.
Gosto muito de linux, mas o pouco que sei não aprendi em nenhum curso nem por ninguém. O linux é fantástico e não é difícil de usar o básico, mas depois tudo o que seja um pouquinho acima do básico torna-se muito difícil para um leigo devido aos termos próprios que usa, como "grub" , e o pessoal estar sempre a abrir linhas de comandos e escrever o famoso "sudo" para tudo e mais alguma coisa. E depois a própria formatação no disco é diferente.

Mas com os links dados e com a ajuda só santo YouTube, já me arranjo.

Um grande obrigado.

Tudo o que nos é mais desconhecido gera-nos insegurança num primeiro momento é uma reacção humana normal.
Mas eu discordo da tua opinião efectivamente na prática o GNU/Linux kernel , módulos programas são na verdade um todo que são geridos de forma muito simples é claro que existem nomes mais complexos como seja Grub, Plymouth o Grub gere o processo boot sistema partição raíz , o Plymouth é responsável por animar o boot mantendo atrás dele as verdadeiras linhas de iniciação de serviços sistema como seja o mount etc .

A simplicidade do Linux é tal que se tu quiseres editar o Grub o podes fazer à mão directamente num detertminado lugar para o efeito /etc/default/grub
Já o Plymouth fica em /lib/plymouth ...

Cada local caminho tem um porque , segue como que uma hierarquia e isso junto ao facto de ter código aberto no núcleo torna o processo de configuração muito mais fácil que outros sistemas , por exemplo o windows em termos de organização deste tipo é mais desorganizado .

O medo ao terminal dá-se porque as pessoas estão habituadas ao click click e não percebem o método texto , mas muitos dos comandos que tu possas ver não são assim tão desconexos da realidade em sí por exemplo o comando ls literalmente advém da palavra "list" em inglês e o que ele faz então?
-Acertaste lista um determinado conteúdo no caso dentro de um directório exemplo : ls /home/joao

O Sudo é uma invenção meritória não é uma conta em si de administração de sistema mas sim um acesso temporal a permissão su , o u em debians e Ubuntus é o verdadeiro acesso root com conta usuário!
Simples , muito simples mas dificil de entender se unicamete usas outro sistema ou não tens curiosidade em perceber o que é um SO , o GNU/Linux , Getoo FreeBSD todos aqueles qe tenham um núcleo SL - GPL - outro Open-source ou similar ao serem abertos são os únicos que te permitem a ti "pouco entendido profissioalmente nas TI técnicas" aprender algo sobre um SO e quem sabe fazer o teu personalizado , eu por exemplo criei o Flavitu e de TI não sabia nada até que entrei nas UNiv e comecei a usar pcs eu pensava que no meu caso me serviriam mais para amparar livros no escritório que para os usar mas depois quando comecei a tomar conacto com a chamada comunidade livre linux acendeu-se uma lâmpada e olha cá me tens um absoluto curioso de tudo - mudou no meu caso totalmente o meu interesse nos pcs e mudou-me para a vida.

É a possibilidade de aprenderes de partilhares de ajudares no fundo coisas muito básicas mas que todos gostamos de fazer e nos valoriza em conjunto.

Formatação do disco é efectivamente diferente , no tipo partição mas as partições GNU/Linx são tão potentes que alargam e muito a vida útil de um disco , mais que isso tens máquinas Linux inalteradas em tempos de 10 anos isso noutros é impossivel.
A transmissão de dados nas partições Linux são umas quantas vezes mais rápidas , são de bastante fácil manutenção , não precisam de desfragmentação é colocar , limpar , apagar voltar a colocar - não raras vezes echo os meus discos de /home e / e nunca tive problemas graves - por exemplo ficar a meio de um torrent e ter de baixar tudo outra vez.
As partições resumem-se a blocos de caminho resumindo-se os mais importantes a / uma raíz sistema /home (casa) - a casa do usuário normal e lá podes colocar o que tu quiseres pois tu mandas!


Tens softwars que demonstram bem a potencia Linux por exemplo o Kiwix é muito diferente indexar um ZIM de 30 ou mais gigas num Linux que noutro , aliás no outro nem chega a indexar não sai do meio ... eu experimentei no SO mais conhecido e nada.

Existem muitas vantagens do windows ou outros sobre Linux , tens por exemplo melhor suporte a gráficas e jogos , outras como por exemplo o sftware pacote já todo direitinho e limitar-se a clicks .exe etc , tens suporte (dizem profissional ) ...

Mas certamente uma das vantagens do windows ou outros sobre linux não é a simplicidade , a estrutura de desenho de um Linux é muito mas muito mais fácil que outros e isso implica na sua grande capacidade de adaptação e configuração fácil.

Claro está mesmo que digamos que um Ubuntu é muito click click e pouco terminal o mesmo não deixa de ser um GNU/Linux e um Linux que se preze precisa de um terminal , não tem graça sem ele .
NO entanto um Ubuntu vem tão tão configurado que se o comparas a um Slackware ou um Parábola não dizes que é do mesmo tipo ! uns exigem muito mais saber Linux que outros, mas ao dominares um Ubuntu estás apto a dominares outros bem diferentes e isso só é possível porquê?
- Acertaste , devido à simplicidade de construção do SO em sí, noutros isso não existe , têm de complicar para proteger o produto.

No Linux o SO é construído em função do usuário - desde pessoas como tu - com medo de experimentar a pessoas mais entradas no dominio de sistemas . Nos sistemas privados todo o sistema é construído em função do software , pela simples razão de que te têm que vender suporte, configuração e o software em sí e é normal que assim procedam.

Portanto discordo - o Linux e outros similares são de uma simplicidade extrema - tanto assim é que escolas e universidades de nome e de bom colectivo de professores docentes escolhem o uso deste sistema e não outros na prática e desenvolvimento de conteúdos ligados às TI ou trabalhos que delas fazem uso!

Ah e obrigado nós, por aqui colocares a tua questão assim ajudas ouros usuários com o mesmo tipo de dúvida a encontrar uma - possivel solução!

Sê livre , sê feliz.
 
Última edição:
Back
Topo