[PC] Melhorar/Corrigir a imagem de um jogo - AA/HDR/Bloom/Vibrance/etc.

M_guest

Banido
O programa em questão é o SweetFx, mais especificamente um GUI que permite configurar melhor o programa, o SweetFx Configurator.

Muitos já devem conhecer a ideia por detrás deste programa com o famoso ENB para o Gran Theft Auto IV ou o FXAA Injector do The Elder Scrolls V: Skyrim.
De uma forma resumida, o SweetFx é shader injector que permite modificar certos efeitos visuais de vários jogos que anteriormente não eram possíveis, ao gosto de uma pessoa.

Eu descobri este programa em particular porque não gostada do fraco Anti-Aliasing do Alpha Protocol e decidi pesquisar um pouco, e eis que encontrei esta bela pérola.
Já se falou, de uma forma muito breve, em programas deste genero, mas só o vi dedicado a um ou outro jogo, mas a verdade é que funciona com uma quantidade generosa de jogos.

O principio inicial do meu uso do programa, o SMAA, poderá não ser relevante para um jogo com um bom AA, mas é nas restantes opções que o SweetFx fica muito bom.
Adicionar HDR, Bloom, Vibrance (este ultimo em alguns jogos como o Torchlight e o Borderlands fica muito bom, as cores ganham uma vida fenomenal, muito bom mesmo).
Ou apenas ajustar os níveis de luminosidade, contraste, etc.

Vou tentar arranjar uns vídeos que descrevam bem o que quero dizer...

Battlefield 3 - Dishonored - GTA4 - ARMA II


Lembro que podem escolher o que querem activar ou desactivar, até podem ter um jogo já com AA interno mas não é um AA mais suave ou leve com o SMAA (este superior ao FXAA e MLAA).
Só é necessário ser um jogo DX9/10/11 e ser a versão 32bit dele (aqui é que o pessoal do World of Warcraft pode não gostar muito... ah, e falando no WoW - World of Warcraft com SweetFx)

E, claro, a razão pela qual me lembrei de falar aqui no SweetFx, Guild Wars 2 com SweetFx :)


Para quem não quer se dar ao trabalho e usar um ajuste prévio de um jogo podem ir a esta lista de ajustes com screenshots comparativos para terem uma ideia.
 
Última edição:
Eu usava no Age of Conan e um jogo por si que era graficamente muito bom ficou excelente.

Penso que ja havia uma theard sobre o sweetfx aqui no forum.
 
Peço desculpa se então for o caso, mas uma ferramenta como esta é pecado não ser mais conhecida.
Eu até que estou a ter alguma "dificuldade" a usar o SweetFx pois o meu monitor já está modificado para mostrar uma imagem com uma boa saturação e contraste... liga-se o SweetFx e parece que tenho o ecrã prestes a pegar fogo :D

Só peca mesmo por, em alguns jogos, não dar para ajustar as opções com o GUI, activa o injector e isso tudo... mas os ajustes têm que ser manuais :(
 
Ainda não percebi essa de duas graficas.
Tenho o HD4000 mais a GTX560. Ja li algures que uso as duas, outros que so uso uma. Alguem me pode explicar o que tenho mesmo ou algum link para ler afim de perceber isto
 
Última edição:
No meu portatil tem uma gráfica integrada, e uma Nvidia. Ao usar o SweetFX os jogos correm com a Intel (integrada) logo com uma performance muito má. O que quero é poder usar o SweetFX com a Nvidia (que uso normalmente).
 
Tenho que ver isso, tem algo a ver com alterar os .DLL manualmente.

Outro uso interessante para o SweetFx é livrar-se dos filtros de cor que alguns jogos têm, nomeadamente o Battlefield 3 e o Resident Evil V (acabei de testar o ultimo, mesmo muito bom, nem tinha reparado o quão exagerado estava o filtro Sepia que o jogo tinha originalmente, agora está muito melhor) e também ajustar o contraste, acabar com brancos onde devia ser preto e nada mais. O site com o directório com varias alterações não é assim propriamente vasto mas, fora o filtro que requer manualmente saber alterar os valores de RGB, os restantes filtros são fáceis de entender e ajustar a gosto.

Demora um pouco a atinar com o que se quer (recomendo que ponham o jogo em modo janela para o ajuste ser muito mais rápido e simples) mas depois o jogo fica tal e qual como o queremos.
Aquele contraste manhoso do Hitman: Blood Money? Corrigido, até deu para dar um pouco mais de vida ás cores e realçar os detalhes (a viabilidade do filtro de LumaSharpen varia de jogo para jogo, gosto dele no Hitman, já não gosto muito no Guild Wars 2).
 
Última edição:
Por acaso fui logo ver o Resident Evil 5 e só agora me apercebi o quanto a imagem é amarelada. Nunca tinha imaginado. Muitos dos jogos da lista da DB estão instalados no meu PC, logo é uma excelente oportunidade de os ir melhorando.

Só uma questão, como é a aplicação a nível de recursos?

Muito Obrigado Morais, mesmo muito Obrigado ;)

Uma pessoa pode sempre pesquisar, mas é totalmente diferente ter a papinha feita.
 
Por acaso fui logo ver o Resident Evil 5 e só agora me apercebi o quanto a imagem é amarelada. Nunca tinha imaginado. Muitos dos jogos da lista da DB estão instalados no meu PC, logo é uma excelente oportunidade de os ir melhorando.

Só uma questão, como é a aplicação a nível de recursos?

Muito Obrigado Morais, mesmo muito Obrigado ;)

Uma pessoa pode sempre pesquisar, mas é totalmente diferente ter a papinha feita.

É a parte interessante, tudo que é filtros de cor não aparenta ter impacto, ai está, apenas muda a cor da imagem... já o SMAA em alguns casos até melhora a performance pois o algoritmo é mais eficaz que o FXAA e o AA clássico.

Só mesmo o shrapen e outro que não me lembro é que tem impacto na performance, está mesmo na descrição.

Quando chegar a casa meto umas imagens minhas de alguns jogos, o que é que temos de alojamento de imagens hoje em dia?

Ah, o site tem apens perfis de terceiros, se não o tem podem sempre criar o vosso perfil ou usar um de outro jogo que tenham gostado, por exemplo.
 
Última edição:
Eu uso sempre a pasta Public da Dropbox. Depois é só Right Click\Copy Public Link e voilá.

Vou fazer o mesmo com alguns jogos que aqui tenho ;)
 
Screenshots pelo Steam não registam o filtro, usem o atalho do filtto em si, Print Screen, vão encontrar as imagens na pasta do jogo que o gestor do filtro criou.

Hum... convem é eu reduzir a resolução primeiro que jogo a 19029x1080 :p

Vou é por umas imagens não minhas do Battlefield 3 que é um dos jogos cujo filtro tem um bom impacto pois anula o filtro de cor parvo que a Dice pos no jogo. Eu cá já nem tenho esse jogo instalado... hum, mas tenho o Arma Ii e há um bom perfil que torna as cores muito mais vivas...
 
Natural Selection 2

Default
Screenshot20717.png


SweetFx Ligado (Filtros personalizados por mim )
Screenshot20654.png


Default
Screenshot13527.png



SweetFx Ligado (Filtros personalizados por mim )
Screenshot13440.png


O SweetFx tem muito bom aspecto em jogos cell shaded, Borderlands, Dishonored, Bioshock etc .


Algumas do RO2+SweetFX mas sem comparação (NÃO SÃO MINHAS)
4bX3j.jpg


RO2_Screen_0030.jpg


RO2_Screen_3005.jpg
 
Começo por um jogo que estou a adorar, não tem o nível de jogabilidade de um Gears of War mas é um bom jogo do género e estou a gostar do que vejo (e custou-me 3 euros), Binary Domain.
Podem até mesmo reparar que estou a jogar com um FOV bastante bom para um cover shoooter, este jogo permite ajustar os níveis de FOV, um toque que muitos jogos se tem vindo a esquecer...

Screenshot1219.png


Screenshot14977.png


Screenshot17191.png


O SweetFx tem mesmo uma opção para mostrar a imagem dessa forma, ajuda a terem uma ideia directa da comparação.
Como podem ver, escolhi logo a imagem principal do jogo para esse efeito, o filtro limpa logo as zonas cinzentas, o preto é preto.
Nas restantes imagens dá para ver as correcções ao excesso de claridade do jogo e falta de contraste do mesmo, não e tão revolucionário como outros jogos que vou mostrar.
Isso consegue-se com os filtos Curves, Lift Gamma Gain e Vibrance, SSMA não está activo pois o nativo do jogo é bastante bom o suficiente.

De notar, como disse, em teoria, se o AA de um jogo é demasiado pesado é possivel desactivar o mesmo e activar o SMAA, mas por alguma razão o SMAA é mais leve, o AA nativo de muitos jogos é bastante bom o suficiente.
 
Última edição:
Resident Evil V, este jogo tem vários ajustes de um perfil que encontrei mas acho que não é preciso apontar bem qual é a maior diferença que vão notar nas imagens que se seguem

Screenshot14504.png


Screenshot16129.png


Screenshot18600.png


Acho que a ultima imagem diz tudo, o filtro sépia que este jogo aplicada é exagerado, a primeira imagem também mostra bem o que é que um céu a serio deve ser.
Pode não aparentar mas este perfil aplica um montão de filtros, mais uma vez não é aplicado o SMAA, esta versão para PC tem um bom AA nativo, e HDR, tem um HDR "suave".
 
Agora para um jogo em que usei um perfil que torna as cores mais vivas, o Torchlight 2, outro bom jogo, também arranjei baratinho :D

Screenshot2.png


Screenshot1950.png


Screenshot5978.png


Screenshot2077.png


Como podem ver, cores mais vivas (e podia puxar mais, o meu monitor é que está a fazer o resto, nele fica fenomenal).
E, não sei se dá para notar, mas também tem um SMAA activo, infelizmente é daqueles jogos em que o AA nativo tem que ser desligado para os filtros serem aceites.
Mas, como dá para ver, o SMAA até que faz um bom serviço, não é nada como o "clássico"" AA mas a performance até agradece.
 
E o Guild Wars 2, aqui foram aplicados vários filtros,

Screenshot24081.png


Screenshot23273.png


Screenshot22542.png


Screenshot20884.png


Screenshot19142.png


Não sei se dá para notar que na direita a imagem tem uma maior defenição, faz parte de um filtro que uso pouco, e apenas o activei aqui para notarem o impacto, eu cá não o tenho tão alto.
Fora isso são os ajustes de sempre, contráste da imagem, claridade, SMAA, mas penso ser possivel usarem o AA do jogo, em termos de performance ainda não testei a diferença entre o AA do jogo e o SMAA.
 
Hitman: Blood Money, aqui dá para notar dois tipos de filtros activos, que eu proprio ainda estou a ajustar a ver se encontro o melhor equilibrio

Screenshot7185.png


Screenshot14586.png


Screenshot16921.png


Screenshot17888.png


A primeira imagem só tem pequenos ajustes, agora as restantes já se mexeu nos niveis de cor, e nota-se bem, ainda estou a brincar com isso mas estou a gostar, dá mais vida à imagem, mas está a um ponto parece que apliquei um filtro de cor na imagem, vou reduzir uns valores e ir testando. ah, e reparei na careca do Agent 47 o SMAA em "acção".
 
Back
Topo