[PC] Melhorar/Corrigir a imagem de um jogo - AA/HDR/Bloom/Vibrance/etc.

Já estava no topico original, mas obrigado na mesma, vou acrescentar agora umas modificações rápidas que fiz ao Mafia II, gostei muito do resultado final.

Screenshot41805.png


Screenshot50665.png


Screenshot30249.png


Screenshot52843.png


Isto aliado ao meu OC finamente conseguir correr este jogo com o PhysisX a Medium com tudo no máximo a um bom frame-rate dá mesmo vontade de pegar nele :D
 
É muito simples, pequeno "guia" breve:

- Arranjar o programa em questão, é um .rar, não tem installer nem nada, é só extrair e correr;
- Escolher Add new game, navegar para a pasta do jogo onde está o .exe do jogo em questão e seleccionar essa pasta;
- Escolher Add SweetFX e podes começar a aplicar filtros no jogo!

- Escolhe a opção Splitscreen para teres uma comparação em tempo real das diferenças;
- Escolhe o SMAA se o jogo em questão não tem AA ou preferes escolher um AA mais leve (o SMAA é inferior ao AA* nativo de um jogo mas superior ao FXAA, na minha opinião);
- Bloom e HDR são boas opções para dar mais "alma" ao jogo, o Mafia II, por exemplo, tem ambos ligados, é isso que está a dar aquela "força" ao céu, é uma questão de gostos, eu cá gosto;
- Curves é quase obrigatório em tudo que seja jogo com um mau contraste ou para simplesmente dar um aspecto mais "forte" à imagem;
- Vibrance é bom para as cores "saltarem" mas vai depende imenso do gosto de uma pessoa e do jogo em si, eu cá gosto de o usar;

Os restantes filtros são mais artísticos por assim dizer, o Lift Gamma Gain e o Tonemap requerem muito jeito, em teoria a ideia é tirares um printscreen ao jogo original manipulares a imagem num programa como o Photoshop para atingires a imagem que queres e depois anotares as alterações que fizeste às cores e aplicares esses parametros no perfil, não são filtros que uma pessoa possa ajusta propriamente "a olho", na sua maioria basta ligar os primeiros filtros que eu indiquei e a diferença é logo notória já estes dois ultimos... nem por isso, e variam imenso de jogo para jogo, por isso o perfil que funciona bem num jogo não tem nada a ver com outro...

Resumindo, podes tu muito bem aplicar os filtros que queres no jogo:

- Arranca o jogo após aplicares o filtro;
- Alt-Tab ou até mesmo por o jogo em janela temporáriamente para facilitar o ajuste da imagem;
- Fazer as alterações aos filtros, escolher Save new config (ou marcar logo Autimatically save on changes);
- Ajustar até ficares contente com os resultados.

Claro que podes sempre ir ao site que indicaram à pouco e obter de lá um perfil já personalizado:

- Download do filtro em questão;
- Save / Load Configuration - Import Preset e escolher o .txt em questão;
- Fechar a janela que abriu que esta versão do programa tem um bug que não reconhece o perfil à primeira;
- Basta voltar a escolher Save / Load Configuration - Escolher o perfil e Load Selected Preset;

As opões que descrevi inicialmente, todas activas sem alterações aos parametros de cada uma, já dão um bom resultado, a titulo de exemplo foi exactamente o que fiz com o Mafia 2, liguei tudo o que falei, menos as opções "artísticas" e o resultado foi aquele.

*Quando digo AA digo mesmo a opção "AA", costuma ser a melhor visualmente mas também é a mais pesada, já FXAA é mais leve mas, teoricamente, SMAA tem o mesmo resultado mas com um impacto inferior na performance, é uma questão de ver qual o AA nativo na performance do jogo e se vale a pena ou não usar o mesmo, claro que também há um tipo de AA Superior que se pode aplicar num jogo que não o suporte, para isso tens programas como o RivaTuner para as nVidia (é o que uso para aplicar um bom AA ao Alpha Protocol, infelizmente jogos com o motor Unreal 2.0 e AA nunca se deram bem...).
 
Última edição:
bom trabalho Morais. :)
Já agora: não se arranja ai um profile para o Star Wars The old Republic? Gostava de ter um que torna-se o jogo mais "ddiferente".
 
Podes sempre criar tu o teu próprio, acho que o jogo deve ganhar "alma" com o Bloom (especialmente para o efeito dos sabres de luz), Curves para limpar bem o contraste do jogo e um SMAA para tentar corrigir o FXAA manhoso que o motor do jogo aplica e um Vibrance para realçar o aspecto cartoony que o jogo tem, e testa qual o impacto do HDR no jogo, eu cá só o ligo em alguns jogos, sendo que o HDR ás vezes exagera bastante a luz, o que é bom para alguns jogos e pessimo para outros, e também é uma questão de gosto. E testa o Cineon DPX, raramente o uso mas acho que é bom para jogos com muitas cores, realça bastante as mesmas.

Eu cá desisti do jogo por isso não o devo testar num futuro proximo, isso e o meu SSD já está cheio com o Guild Wars 2, Civilization V, Skyrim e o Battlefield 3 (para os loadings).
 
O que são curvas? qial é o nome disto no software é o que eu pergunto..... E se meter o jogo em janela em vez de full screen, mantendo o jogo a correr, as alterações disto são em tempo real?
 
O que são curvas? qial é o nome disto no software é o que eu pergunto..... E se meter o jogo em janela em vez de full screen, mantendo o jogo a correr, as alterações disto são em tempo real?

Curves, é uma das opções que o Configurator tem, amplia o contraste de um jogo, e em teoria deve dar para ver os efeitos em tempo real, pessoalmente ainda não o testei, mas vou assumir que tens que usar o atalho para fazer reload ao filtro (o mesmo é feito automaticamente durante o alt-tab para um jogo em full-screen)... por isso vai quase dar ao mesmo, a unica diferença é que há certos jogos que se passam por completo com o alt-tab.
 
Hum....... No Caso do The Old Republic parece que não resulta este software...... à primeira vista tudo parece tão igual ao que era antes....

Será que ao aplicar isso no launcher é que deve estar a falhar? O WoW também tem launcher certo? Então aplicas no launcher ou noutro exe do jogo?

Edit: O laubcher é de facto o exe do jogo: Não existe outro. Não noto diferenças nas alterações mas pode ser impressão minha também sem comparar uma imagem de antes com outra não ajuda e sinceramente sem saber ao certo o que quero fazer para melhorar precisamente o quê? o Bloon já está nas opções do jogo desde o último patch.
 
Última edição:
Quando estiveres a jogar faz alt-tab e vai ao gestor de tarefas, processos.. deve aparecer lá um com muito uso de memória que será o teu jogo. E é provável que acabe em .exe
 
Sim já vi que afinal está a funcionar. Bastou-me por o HDDR com um valor de 0.xx nas duas partes para ficar com o screen um pouco escuro num mapa como o Voidstar.

Com alguns ajustes já consegui encontrar um bom valor de luz sem ficar demasiado brilhante. As cores do jogo em si são muito vivas dai que acertos no contraste pouco se notem.
 
Um jogo que estava aqui há bastante tempo que nunca me lembrei de jogar, Alan Wake, gostei muito da forma como o HDR dá aquele toque surrealista no qual o jogo em si se baseia

Screenshot1590.png


Screenshot2980.png


Screenshot3887.png


Screenshot2763.png


Nesta ultima nota-se bem o impacto do HDR, eu cá gosto de o usar em alguns jogos, mais tarde mostro o impacto em mais jogos, até mostrava no World of Warcraft mas já desinstalei o jogo :p
 
Última edição:
Desta o Killing Floor, acho que o Bloom e HDR ficam bem com este jogo, há poucas luzes e então o que há fica com um bom efeito, contrasta bem com o... bem, o contraste elevado do jogo.

Screenshot22207.png


Screenshot24173.png


Screenshot28016.png
 
Finalmente chegou o Photoshop dos jogos...muito bom.

Mas atenção é preciso saber usar a densidade e intensidade das alterações, apesar de parece mais bonito uma imagem ter mais contraste isso por vezes faz-se á custa de aumentar as altas luzes e começar a perder informação e detalhes por brilhos mt intensos...
Por exemplo numa zona de queda de agua ou nuvens, onde temos uma gama tonal de largo espectro, puxar pelo contraste faz arrebentar as tonalidades que ja estava perto do branco...por isso apesar de ser mais bonito para os olhos, não "temos melhor qualidade de imagem"

Algumas marcas de maquinas fotograficas e de TVs LCD usaram essa tecnica...mostravam muito contraste e cores saturadas e as pessoas...hhuuuaooo grande qualidade pensavam...e compravam mal...

Antes de mexer em qualquer parametro de cores tem de se começar na base...um monitor bem calibrado. ou por hardware como o spyder 3 com perfil de icc ou a olho num bom site de calibração...e no menu do monitor.


http://www.lagom.nl/lcd-test/contrast.php

http://www.lagom.nl/lcd-test/gamma_calibration.php

http://www.lagom.nl/lcd-test/black.php

http://www.lagom.nl/lcd-test/white.php
 
Não é o tópico mais indicado mas parece-me o que tem mais a haver com performances de jogos PC e modificações. Alguém me pode indicar uma ferramenta que me permita ter em cima de uma aplicação full-screen (neste caso um jogo) informação em texto acerca das temperaturas, fps, etc que o PC tem no momento (portanto valores instantaneos) ao correr essa aplicaçao? O Everest faz isso, mas não consigo sobrepor o texto em aplicações full-screen.
 
Não é o tópico mais indicado mas parece-me o que tem mais a haver com performances de jogos PC e modificações. Alguém me pode indicar uma ferramenta que me permita ter em cima de uma aplicação full-screen (neste caso um jogo) informação em texto acerca das temperaturas, fps, etc que o PC tem no momento (portanto valores instantaneos) ao correr essa aplicaçao? O Everest faz isso, mas não consigo sobrepor o texto em aplicações full-screen.

Penso que o msi afterburner dá para fazer o que queres, se tiveres um sistema android/Ios portátil podes monotorizar remotamente com o "Remote System Monitor" (existem outros) é o que eu uso.
 
Penso que o msi afterburner dá para fazer o que queres, se tiveres um sistema android/Ios portátil podes monotorizar remotamente com o "Remote System Monitor" (existem outros) é o que eu uso.

Não me parece ter tanta informação como o Everest, mas funcionou e tem a informação mais importante. Obrigado pela sugestão.
 
Back
Topo