Se fosses produtor de jogos não tinhas dito metade das barbaridades que disseste. É mais que sabido que cópias piratas não equivalem a vendas perdidas, é um tema mais que debatido e admitido por várias editoras. Quanto maior for a userbase mais pirataria existirá, o que interessa são os utilizadores legítimos. Basta olhar para as consolas e portáteis de maior sucesso, tais como a Playstation, Playstation 2, Wii e DS, todas elas com pirataria facilmente acessível e ainda assim a vender imenso software e a baterem recordes de vendas. A grande maioria da pirataria é proveniente de quem nunca iria comprar o jogo e só saca porque pode, no que diz respeito aos restantes alguns aproveitam para experimentar o jogo antes de o comprar, uns nem sequer o têm disponível na região (como acontece em vários países da Europa de Leste e América do Sul onde os jogos demoram vários meses a ser lançados ou nem sequer aparecem) e por fim outros que realmente aproveitam para o sacar à borla.
Já os 9 milhões "perdidos" pela EA deves ter sacado o número do bolso. Ainda para mais esta conversa toda a usar o The Sims como exemplo, uma das séries de maior sucesso de sempre cujos títulos anteriores venderam cada um 16 e 14 milhões respectivamente, isto sem sequer contar com as expansões (nesse caso o franchise vendeu ao todo mais de 100 milhões). Enfim...
E para quem julga que este "fenómeno" dos jogos estarem disponíveis nos trackers antes do lançamento é algo exclusivo:
Fable 2 is the latest 360 game to get leaked
Gears of War 2 leaked, all over BitTorrent, Usenet
Pirates raid Xbox release calendar, leak Gears 2 & Fallout 3 among others
Pirated GTA IV Leaked Early Online
E como é óbvio esses jogos não deixaram de ter sucesso indepentemente de terem sido pirateados com semanas de antecedência.
Quanto aos jogos multiplataforma venderem menos, basta consultar os jogos multiplataforma mais vendidos dos últimos tempos para ver o COD IV, Orange Box, Fallout 3, COD: World at War, Fifa 09, PES 2009, série Lego (Batman, Star Wars, Indiana Jones, etc), vários Guitar Hero e Need for Speed, GTA IV (o único desta lista cuja versão PC foi lançada depois das consolas), Rainbow Six: Vegas 2, Far Cry 2 e outros tantos jogos que saíram nas 3 plataformas a constarem da lista. As editoras não lançam jogos para perder dinheiro, se uma versão diminuísse as vendas e não fosse lucrativa é mais do que óbvio que não a iriam lançar. E com isto nem sequer estou a incluir os exclusivos que vendem milhões no PC.
Também é curioso esse comentário de haver menos jogos para PC, quando na realidade há cada vez mais produtoras e editoras a apostarem a sério na plataforma, algumas cuja presença era diminuta ou quase inexistente no passado (Capcom e Square Enix por exemplo). Basta olhar para esta
lista (que nem sequer está completa) para ver que jogos é coisa que não falta, tanto em qualidade como quantidade e com imensos exclusivos. É o que dá falar sem estar a par do mercado.
Fica também a pergunta, qual é o objectivo destes comentários no tópico do MGS: Rising? Parece que nunca se perde uma oportunidade para falar mal e criar off-topic
Mais artwork: