• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Pc + monitor = 2.100€, ajuda

@VrumVRum @JoaoVaz19 @Stormgiant @hug0b0ss @Slider @fmlp @VelhoDoRestelo @mata-pombos @TeclasBoy

Boas,

Já tenho a máquina montada e tudo configurado, ontem testei pela primeira vez um jogo, primeiras impressões e não me quero alongar muito pois tenho dúvidas para tirar e queria que me ajudassem, a caixa é linda, o pc é fresco e silencioso, monitor excelente... :)

Caro @Daniel_1110, @erdnagama, expert @miguelbazil e outros users que tenham o monitor Dell s2716dg :

- Eu tenho uma UPS e desligo a corrente para não ficar as coisas em stand-by durante a noite, quando ligo a UPS para usar o PC, o monitor liga sozinho automaticamente, como tivesse sido eu a carregar no botão de ligar do monitor, acho isto estranho, também te acontece?

Experimentei ligar a uma tomada tripla com botão de desligar/ligar, acontece isso na mesma, desligo a tomada, ao ligar a tomada, o monitor liga sozinho por si.

- O que é a opção "Deep Sleep" ?
(Desliguei isso)

- Experimentei meter o inputlag em fast, mas fico com sombra no ponteiro do rato, ou seja melhora o inputlag mas piora a imagem?

- A base não conseguia rodar, tive de tirar 3 parafusos na base, caiu me uma coisa de plástico branca e não consegui voltar a por, mas a base ficou liberta e agora já consigo rodar a base, também te aconteceu?

O monitor é lindo, nada de "defeitos", nada de lightbleed, a única queixa que tenho a fazer é que os botões do monitor não são nada intuitivos de usar, são muito pequenos e vejo-me a carregar 2 ou 3 vezes para conseguir usa-los, de resto 5 estrelas de monitor.

Dúvidas sobre o PC em si:

- O RGB da gráfica e do cooler do CPU, parece que funcionam em conjunto com a motherboard, suponho que a motherboard controla as luzes de tudo, como faço para controlar as luzes?
Preciso de uma aplicação?
Essa aplicação tem de estar sempre aberta?

- A caixa trouxe duas ventoinhas, uma à frente e outra atrás, uma mete ar a outra tira, pelo que vi, parece que a caixa permite levar mais uma ventoinha, o cpu em stress anda na casa dos 55 graus e a gráfica não passou dos 67 graus, suponho que com estas temps nem preciso de me chatear a meter uma terceira ventoinha?
Quanto custará uma ventoinha boa e silenciosa do mesmo tipo?

- O disco SSD 860 EVO da Samsung anda na casa dos 38 graus com uso, temps normais?

- Noto algum "coil whine" na gigabyte 1080 a jogar, penso que seja normal hoje em dia?
Até a PS4 Pro que tenho sofre disto, pelo que apurei todas as PS4 Pro fazem.

- Como faço para ver as temps das VRMs?

Para finalizar,

Que recomendam de colunas básicas e simples?
Queria algo pequeno, com poucos cabos.


De momento não me estou a lembrar de mais nada.

Obrigado.

Olá @brunrib ! Não sei esclarecer todas as dúvidas, mas aqui vai:

1- O meu monitor também se liga sozinho quando ligo a corrente. Não sei se é devido a alguma descarga ou se é suposto ser assim. Mas não é grave.

2- Deep Sleep deves desligar porque causa alguns problemas quando o computador entra em hibernação ou suspensão.

3- Alguns modos proporcionam maior arrastamento de imagem ou artefactos, se esse modo de input lag te causa isso desliga. Mas antes experimenta colocar o contraste a 40 ou menos e o brilho no máximo (para compensar) e vê se continua a acontecer. Nos monitores da Dell o truque de baixar o contraste ao máximo possível elimina todos os artefactos de imagem.

4- Não te consigo ajudar em relação às luzes porque eu não tenho nenhuma luz no meu computador, não gosto de RGB. Desliguei as luzes da motherboard desconectando os pinos fisicamente. Se for MSI tem de ser por software (ou desligando pinos caso não queiras). Se for Asus na bios há opção para controlar as luzes, o mesmo com a Gigabyte.

5- Não precisas de mais fans com essas temperaturas!

6- Temperaturas normais no SSD

7- HWMonitor para ler temperaturas das VRMs, se a board tiver sensores nas mesmas.

8- Coil Whine é uma lotaria, algumas samples fazem mais que outras. Nos modelos high-end tem sido comum ultimamente (infelizmente), e é algo que me faz confusão dado que raramente uso headphones. Um dos motivos que me tem afastado de placas gráficas mais high-end.
 
Não faço ideia mas podes pesquisar no Google, pessoalmente não desligo nada pois gosto de me sentar e carregar num botão

Compreendo, mas então deixas o PC suspenso 24 horas, ou encerras o windows?

Estive a pesquisar na net e confirma-se: desligar as coisas da corrente, estando desligadas no botão ON/OFF, não faz mal nenhum.

No caso dos PCs, gasta a pilha da motherboard, mas fora isso, até é recomendável desligar, até porque estar 24 horas ligado pode ganhar eletricidade estatica ou assim.

Atenção, respeito a vossa opinião e agradeço todas as dicas e opiniões dadas, mas eu sempre desliguei as coisas da corrente á noite, ou quando estou dias sem as usar, fico mais decansado...

Nunca me avariou nada em 20 anos, felizmente coisas que comprei a funcionar bem logo no acto da compra, nunca me avariaram depois.

Caso deixasse o PC 24 horas ligado á corrente, á noite tinha de desligar manualmente o RGB do teclado, rato e motherboard, todos os dias e depois quando voltasse ao PC, voltar a ligar novamente.

Muito chato.

Estive a ver na BIOS da motherboard e não tem nenhuma opção para desligar as USB caso o PC esteja desligado, muito estranho.

Olá @brunrib ! Não sei esclarecer todas as dúvidas, mas aqui vai:

1- O meu monitor também se liga sozinho quando ligo a corrente. Não sei se é devido a alguma descarga ou se é suposto ser assim. Mas não é grave.

2- Deep Sleep deves desligar porque causa alguns problemas quando o computador entra em hibernação ou suspensão.

3- Alguns modos proporcionam maior arrastamento de imagem ou artefactos, se esse modo de input lag te causa isso desliga. Mas antes experimenta colocar o contraste a 40 ou menos e o brilho no máximo (para compensar) e vê se continua a acontecer. Nos monitores da Dell o truque de baixar o contraste ao máximo possível elimina todos os artefactos de imagem.

4- Não te consigo ajudar em relação às luzes porque eu não tenho nenhuma luz no meu computador, não gosto de RGB. Desliguei as luzes da motherboard desconectando os pinos fisicamente. Se for MSI tem de ser por software (ou desligando pinos caso não queiras). Se for Asus na bios há opção para controlar as luzes, o mesmo com a Gigabyte.

5- Não precisas de mais fans com essas temperaturas!

6- Temperaturas normais no SSD

7- HWMonitor para ler temperaturas das VRMs, se a board tiver sensores nas mesmas.

8- Coil Whine é uma lotaria, algumas samples fazem mais que outras. Nos modelos high-end tem sido comum ultimamente (infelizmente), e é algo que me faz confusão dado que raramente uso headphones. Um dos motivos que me tem afastado de placas gráficas mais high-end.

Obrigado pelas respostas caro, @Daniel_1110, tu também tens este Dell 27 certo?

Realmente é estranho o monitor funcionar assim,

O que fiz agora foi ligar á tomada da UPS que tem sempre eletricidade 24horas, porque de facto o monitor parece que foi desligado da corrente estando ligado, se desligar e ligar a UPS, porque assim que ligo a UPS, ele liga sozinho e aparece o logotipo da Dell, coisa que nunca faz normalmente.

Para mim o monitor não foi feito para ser desligado da corrente, porque alguma coisa deve ficar suspensa mesmo com as opções de energia desligadas no menu.

Assim fico de consciencia tranquila, fica ligado á tomada da UPS que tem eletricidade 24horas, a situação é que se falhar a corrente por algum motivo, ele vai ligar sozinho :facepalm:

Mas ok, gostava era de saber a opinião do @erdnagama também, visto ele ter o mesmo monitor.

Outra coisas que queria perguntar do monitor,

- Notas um ruido eletrico baixinho atrás do monitor, na saida de ar que tem atras?
(parece-me coil whine mas em quantidade muito reduzida)

Pelo que pesquisei na net tem gente a pontapé a queixar-se disto, principalmente nas primeiras revisões, ao que parece sair dos valores de brilho e contraste de fabrica (75 / 75), baixar o brilho aumenta o ruido.


Outra coisa interessante, apanhei a ultima revisão (A08) deste monitor e que tem a imagem corrigida ! :msmiley1:


https://www.reddit.com/r/Monitors/comments/7x4q86/dell_s2716dg_a08_revision/
 
Boas malta,

Que achas do Dell? Calibraste as cores? Angulos de visão é ok?
Já tiveste IPS para comparar com esse topo de gama?

Não posso ajudar te nesse sentido, eu nunca liguei a cores / angulos de visao, só a tempos de resposta, gsync e essas coisas.

Posso te garantir é que a revisão deste monitor A08, é a melhor versão e melhora muito o tal problema das cores como podes ver nos links que deixei atrás.

A pessoa que te podia ajudar nas tuas questões e nas minhas é o user @erdnagama, mas já o citei várias vezes e ele simplesmente não vem ao tópico.

Eu penso que o @Daniel_1110, também tem este monitor devido a resposta que ele deu, aguarda que ele apareca cá.

--------------------------------------------------------

Malta ajuda!

Estou com 2 problemas graves no PC, estava contente com a máquina mas ja estou a ficar desanimado:

1) Perco Wi-Fi sem mais nem menos, As vezes estou 4 horas seguidas a fazer downloads e tudo, e depois falha 15m ou mais, pelo pesquisei algumas pessoas queixam disto nas boards Z370 e Z270, entretanto vou editar o post com mais info e vídeos.

Mas estou a ver que boards com wifi nunca mais na minha vida.

2) Às vezes quando entro ou saio da bios fico sem imagem, desligo e ligo o monitor, niclas, já me aconteceu 3 vezes, e nessas 3 vezes, tive de fazer hard reset ao sistema... não faço ideia o que seja.

Agora estou com receio de fazer update à bios pois posso ficar sem imagem a meio do processo...

Alguém do fórum com a motherboard Z370-e da Asus?

@Stormgiant , permita-me que faça um topico à parte apenas para estas duas questões?

Até ao final do dia vou meter fotos no tópico dos setups, como prometido.

Bom feriado e fico aguardar por respostas.
 
Questao bastante importante, vou tambem acompanhar o topico visto que quero saber um pouco mais se desligar o botao on/off da fonte prejudica o hardware (eu tenho surge protector) mas ficaria mais descansado em relaçao a tirar cabo de rede e desligar a fonte. Motivo do qual está descrito na "Assinatura" . Eu quando tiver seguro com mod de electricidade e UPS da apc pro (custa á volta de 230 euros, tem proteçao via ethernet, apesar quem tiver FTTH é praticamente impossivel de acontecer algo via ethernet).

Uma maneira de reduzires o coil whine é usares frames locked, tenta não usar no csgo e jogos super high frame unlimited fps , mete a 300fps no máximo, apesar que o dell deveria já fazer isso devido ao gsync.
 
Última edição:
Acabei de ler o o teu primeiro post e é que coincide tudo, o que quero é igual e as dúvidas são todas as mesmas. Já nem preciso de criar outro tópico para mim, aproveito este para tirar duvidas depois.
 
Acabei de ler o o teu primeiro post e é que coincide tudo, o que quero é igual e as dúvidas são todas as mesmas. Já nem preciso de criar outro tópico para mim, aproveito este para tirar duvidas depois.

Estás á vontade.

Estou prestes a terminar um largo post sobre a máquina, que de certeza que vai te ajudar a tirar ainda mais duvidas.
 
Boa noite,

Fotos do setup estão no tópico "mostra a tua config", passem por lá,

Primeiro quero a agradeçer a ajuda de todos na escolha das peças e nas duvidas que fui tendo, muito obrigado caros, mas ando um pouco desanimado com a malta, pois passou 15 dias desde que pedi ajuda sobre aquelas duvidas e ninguém respondeu, secalhar se tivesse criado um topico á parte como tinha ideia de fazer, na secção de duvidas e suporte técnico, a malta tinha respondido, mas o @Stormgiant, não me deu permissão para tal.

Após 3 semanas com a máquina venho trazer feedback, estou muito contente com a aquisição, fazendo um resumo da coisa:

Pontos fortes

- Caixa da Fractal é impec, 5 estrelas, bem haja a quem deu a sugestão no tópico, airflow top, espaço, qualidade, tudo muito BOM.
- Monitor da Dell (REV A08) excelente, lindo sem bezels, boa imagem, excelente inputlag / tempo de resposta, g-sync é uma maravilha e os 144hz, nada de lightbleed ou defeitos habituais que os monitores costumam ter.
- Colunas foi uma aposta minha, dei com elas num video de youtube, poucos fios, subwoofer e controlador do som e bass embutidos.
- Teclado foi uma sugestão da loja, como estou completamente á parte do mundo dos teclados, para mim acho que foi grande compra, 55 euros, traz RGB, montes de botões dedicados, e nada a precisar de software, que hoje em dia dificilmente acontece
- A fonte foi outra sugestão de topo do forum, 10 anos de garantia, veio numa caixa XPTO, a fonte é silenciosa, não se ouve NADA, a ventoinha simplesmente não liga, nem a jogar jogos, BRUTAL.
- Cooler da coolermaster foi sugestão da loja, outra aposta ganha, lindo de morrer com RGB que suporta Aura sync, o CPU estando a ser stressado nunca passa dos 60 graus, é silencioso.
- Gráfica foi aposta minha, ao preço que foi, 599€, já foi excelente tendo em conta os preços do mercado para as 1080, mas a gráfica é excelente, tem RGB, OC de fábrica, app para controlar OC/RGB, 3 ventoinhas, e a cereja no topo do bolo, em idle as ventoinhas estão a ZERO!
- Benchs com a máquina tudo em default, pontuação, temperaturas, voltagens, tudo normal? @Daniel_1110 e outros?

Queixas

- O monitor da Dell, faz um coil whine muito baixinho, quase inaudivel, mas está lá, depois há aquela situação de ele ligar sozinho quando ligo a UPS ou a tomada
- A gráfica faz coil whine em jogos puxados, penso que seja normal nas gráficas mais potentes
- Motherboard Asus Z370-E Gaming, a função da bios que controla o RGB / USB é um pouco estranha e depois há tal situação de perder a imagem na bios aleatoriamente, por fim o Wi-fi da motherboard não é 100% fiavel, mais sobre isso em baixo.
- Disco de 1TB da Western 7200rpm, devolvi, o barulho incomodava, o pc é tão silencioso que um barulho mais básico sobressai logo.

Conclusão

Estou muito satisfeito com a máquina, já não tinha um PC fixo desde 2008, mas o ideal era montar o pc apenas quando saissem as gráficas novas da Nvidia, isso sim era o ideal, pois as pascal estão em final de vida, o problema é que estava sem pc há cerca de 2 meses e precisava de montar a torre agora.

Só tenho pena disso, pois a 1080 vai desvalorizar muito mal saia essas gráficas que não devem faltar muito para sair, mas penso que a 1080 deve dar conta do recado para a resolução nativa do monitor, pelo menos enquanto não sairem as consolas novas.

Fora isso, a máquina leva nota de 9.9/10, não fosse aquelas queixas pequeninas, era 10/10.

Ideias finais

Questao bastante importante, vou tambem acompanhar o topico visto que quero saber um pouco mais se desligar o botao on/off da fonte prejudica o hardware (eu tenho surge protector) mas ficaria mais descansado em relaçao a tirar cabo de rede e desligar a fonte. Motivo do qual está descrito na "Assinatura" . Eu quando tiver seguro com mod de electricidade e UPS da apc pro (custa á volta de 230 euros, tem proteçao via ethernet, apesar quem tiver FTTH é praticamente impossivel de acontecer algo via ethernet).

Perguntei ao tecnico de informática da loja onde comprei o pc, sobre o desligar da corrente fazer mal, ele riu-se, perguntou logo onde tinha lido ou ouvido falar sobre semelhante, ao qual eu respondi que também concordava com ele, achava simplesmente absurdo a ideia de desligar da corrente fazer mal aos aparelhos/pc.

Ele disse que fazia muito bem em desligar da corrente, protege a máquina de eventuais situações que possam ocorrer e que não esteja ninguém em casa, também disse que faz bem desligar da corrente, até porque aparelhos/pc que estão 24 horas ligados, ganham eletricidade estática entre outras coisas, para além de estar a gastar eletricidade sem razão nenhuma.

Por fim, expliquei-lhe que a minha duvida náo era essa, pois eu sempre desliguei as minhas coisas da corrente, para tudo que tenho em casa, pois tenho tomadas com botão ou UPS, já há 20 anos ou que, sempre fiz assim e nunca me avariou nada, aliás tudo o que eu comprei a funcionar a 100% desde o primeiro dia, nunca tive nenhuma varia ou que correr á garantia. (bato na mesa)

Então disse-lhe que a minha duvida e preocupação era se desligar da corrente o pc estando o RGB da motherboard ligado, ele diz que não fazia mal absolutamente nenhum, que podia desligar na boa.

Para mim isto do RGB é uma novidade, portanto não faço mesmo ideia se fará mal estar a desligar da corrente estando o RGB desligado fará mesmo mal ou não, estou a ponderar contactar a asus directamente, mais sobre isto, mais á frante no post.

@TeclasBoy, se percebi bem o que te aconteceu pelo que diz na assinatura, o teu pc queimou devido ao cabo de internet?

Uma maneira de reduzires o coil whine é usares frames locked, tenta não usar no csgo e jogos super high frame unlimited fps , mete a 300fps no máximo, apesar que o dell deveria já fazer isso devido ao gsync.

Sim e mas também depende do jogo em questão, por exemplo no Life is Strange, não se ouve nada a 60fps, mas no AC Origins já se ouve bem o coil whine mesmo a 60fps, se o jogo for muito puxado, mesmo com as frames bloqueadas vai dar ao mesmo.

A mim não me incomoda e passo a explicar o porque, tenho uma PS4 Pro desde o lançamento e estas consolas sofrem bastante de coil whine, o meu ouvido já se acostumou, ao inicio ainda troquei a consola por outras, mas todas tem isto, a consola leva uma RX 470 senão estou em erro, e pelo que pesquisei é uma gráfica que sofre bastante disto.

Se a minha gráfica sofre disto, então imagino uma 1080 TI... :wscared:

1) Perco Wi-Fi sem mais nem menos, As vezes estou 4 horas seguidas a fazer downloads e tudo, e depois falha 15m ou mais, pelo pesquisei algumas pessoas queixam disto nas boards Z370 e Z270, entretanto vou editar o post com mais info e vídeos.

"Resolvi" com a driver oficial da asus que está no site da motherboard, mas há um senão, o Wi-Fi ficou a 100% excepto para o download de torrents, a usar o Vuze, quando estou a fazer download de torrents, aletoriamente perco o sinal da net, não consigo abrir sites, nada, mas no icone do Wi-fi continua aparecer a net no máximo e nenhum aviso de perca de sinal, isto acontece uns segundos, talvez 1 minuto e depois volta ao normal, bem já está bem melhor que antes, pois isto acontece apenas a usar o Vuze.

2) Às vezes quando entro ou saio da bios fico sem imagem, desligo e ligo o monitor, niclas, já me aconteceu 3 vezes, e nessas 3 vezes, tive de fazer hard reset ao sistema... não faço ideia o que seja.

Agora estou com receio de fazer update à bios pois posso ficar sem imagem a meio do processo...

Não resolvi isto, ás vezes entro 10 vezes na bios e nada, e depois lá de repente e aletoriamente, tento entrar na bios noutra altura e fico sem imagem, o que descobri por mim mesmo, para evitar de fazer hard reset á maquina quando isto acontece é fazer CTRL ALT DEL e máquina reinicia normalmente.

Questionei no forum da asus oficial e ao tecnico da loja, ninguem me sabe dizer a razão disto, para mim é qualquer coisa relacionada com o monito, estar ligado por display port ou a resolução nativa que ele usa, é o meu palpite.

Olá @brunrib1- O meu monitor também se liga sozinho quando ligo a corrente. Não sei se é devido a alguma descarga ou se é suposto ser assim. Mas não é grave.

Respostas da Dell:

image.png


image.png


Mais uma vez, outra pessoa a confirmar que desligar da corrente não faz mal nenhum, quanto ao facto de ele se ligar sozinho ao ligar á corrente, ele menciona a tal descarga de 0.5watts, mas continuo a achar estranho pois ele parece que reinicia quando ligo a UPS, aparece o logo da Dell e tudo no ecrã, o que fiz em relação a isto foi simples, deixei o monitor ligado a tomada da UPS que tem eletricidade 24 horas e pronto, não deixa de estar protegido na mesma, assim estou de consciencia limpa.

@Daniel_1110, vais receber uma msg privada depois diz algo, obrigado.

4- Não te consigo ajudar em relação às luzes porque eu não tenho nenhuma luz no meu computador, não gosto de RGB. Desliguei as luzes da motherboard desconectando os pinos fisicamente. Se for MSI tem de ser por software (ou desligando pinos caso não queiras). Se for Asus na bios há opção para controlar as luzes, o mesmo com a Gigabyte.

Ora agora vamos para a parte mais insólita e que me deu mais dores de cabeça no pc, para além de ainda não estar descansado, se realmente desligar da corrente com o RGB ligado fará mal ou não, esta coisa do RGB da motherboard e as USB ligadas são uma dor de cabeça, as vezes que fui á bios e que andei a mexer na aplicação do Aura Sync á custa disto :facepalm:, já agora o aura sync tem 3 processos abertos para funcionar, um abuso, desinstalei, quando precisar de mudar as cores instalo outra vez, mudo as cores do rgb, salvo e desinstalo a aplicação.

Na bios

ErP ON (opção na bios que desliga a eletricidade das USB depois de encerrar o Windows), desliga automaticamente os RGB da motherboard na bios estando o PC ligado ou desligado é mesmo de raiz, porquê não faço ideia, mas penso que a voltagem das usb esteja interligado com o RGB da motherboard, talvez o RGB use uma voltagem minima e essa voltagem minima alimenta o RGB e as USB ao mesmo tempo, é o meu palpite.

Então que fiz para contornar isto, fui manualmente meter ON no RGB, claro que só descobri isto passado 1 semana, pois pensava que não seria possivel alterar depois de mexer na opção ErP, afinal dá para mexer, agora porque que a bios desliga os RGB automaticamente caso mexa nessa opção? não faço ideia.

Depois, o RGB tem apenas 2 opções na bios,

- RGB ON/OFF com o PC ligado

- RGB ON/OFF com o PC suspenso e desligado

Aqui está outra estupidez, suspenso e desligado não devia estar na mesma opção, eu separava a coisa em 3 opções,

- RGB ON/OFF com o PC ligado

- RGB ON/OFF com o PC suspenso

- RGB ON/OFF com o PC desligado

Assim é que devia ser a meu ver,

Vamos ao resumo da coisa então,

- ErP ON (S5) + RGB com o PC activo ON & RGB com o PC desligado OFF,

Não faz nada, ao desligar o PC o teclado e rato mantem-se activos, ou seja as USB continuam com eletricidade

- ErP ON (S4+S5) + RGB com o PC activo ON & RGB com o PC desligado OFF,

Impec, desliga tudo ao encerrar o Windows,

Mas há dois contras, se suspender a máquina, perco o RGB na board e cooler, ao voltar ao Windows nunca mais liga, reinicio, nada, o que está mal, pois se a opção de RGB está ligado na bios com o PC activo, então ele devia voltar a ligar quando volto ao windows depois da suspensão, tal não acontece, nem com reiniciar.

Uma vez vim á máquina, liguei-a de raiz no botão e o RGB da board / cooler não ligavam, ou seja parece que aletoriamente o RGB deixa de ligar.

Para concluir,

Claro que depois de tantos testes, fartei-me :facepalm:, deixei tudo em default, portanto USB e RGB da motherboard continuam ligados depois de encerrar a máquina, limito-me a desligar a UPS á noite que corta a corrente, sendo a solução eficaz, agora não sei se estarei a fazer mal á motherboard a fazer isto.

Estou a ponderar em contactar diretamente a Asus, mas as pessoas que respondem aos emails ou atendem o telefone nem sempre sabem do que falam, se houvesse maneira de contactar alguém da marca mas alguém que sabe do que fala era o ideal.

Fico á espera da vossa opinião caros, @JoaoVaz19, @mata-pombos, @hug0b0ss, @fmlp, @VrumVRum, @Slider, @VelhoDoRestelo, @Kuchiki Byakuya, @erdnagama, @Kezman, @sensemann, @Spike`, @ObscureAngel e dos restantes users, deixem a vossa opinião, alguma dica, ou ideia...

Abraço!
 
Última edição:
Em primeiro lugar bom post e é excelente ouvir o teu feedback, ainda bem que estás satisfeito com a maquina e na minha opinião pessoal tens ai uma config de hardware muito balanced e boa.

Em relação ao coil-whine é pena algum hardware sofrer mais disso que outro, eu por acaso não tenho esse problema, mas como foi referido podes fazer o que foi sugerido lock aos fps, na AMD tenho opções excelentes como o Radeon Chill o FRTC, etc mas de certeza que a Nvidia tem também eu não me lembro porque já á duas gerações que estou com AMD mas é uma questão de dares uma vista de olhos no software da Nvidia acho que o Nvidia Inspector faz isso.

Em relação á UPS e o monitor ligar quando ligas a UPS acho que é característica de alguns monitores, assim que recebem corrente fazem um “check up” e ficam em standby, não é para preocupação, o RGB podes desligar a UPS que não tem problema, em relação á configuração na bios acho que as opções da Asus até estão bastante boas no Aura como a separação do suspenso e desligado, isso de suspender a maquina e perder RGB é porque não tens o software instalado ou então na bios deixar ON na parte RGB ON//OFF quando suspenso, eu pessoalmente detesto ter que usar software para controlar o RGB e não uso, quanto menos software melhor em tudo, para resolver o problema da suspensão e do RGB é desligares no Windows a possibilidade de o PC entrar em suspensão.

Acho que a solução que arranjas-te é funcional ou seja não tens software para aura e mesmo desligando o pc e o RGB ON ele fica OFF assim que desligas a UPS e não traz qualquer problema para o hardware, eu pessoalmente não costumo desligar nada fica sempre tudo em standby, monitores etc, o que se calhar contribui para mais uns trocos na conta da luz e o risco de problemas quando existem sobrecargas mas como á partida estou “protegido” pela sêxtupla não me preocupo, depois desligar a corrente completamente a toda a hora no pc é sempre uma maneira de gastar a pilha da board mais rápido, bem o que se poupa na luz talvez compense.
 
Em primeiro lugar bom post e é excelente ouvir o teu feedback, ainda bem que estás satisfeito com a maquina e na minha opinião pessoal tens ai uma config de hardware muito balanced e boa.

Em relação ao coil-whine é pena algum hardware sofrer mais disso que outro, eu por acaso não tenho esse problema, mas como foi referido podes fazer o que foi sugerido lock aos fps, na AMD tenho opções excelentes como o Radeon Chill o FRTC, etc mas de certeza que a Nvidia tem também eu não me lembro porque já á duas gerações que estou com AMD mas é uma questão de dares uma vista de olhos no software da Nvidia acho que o Nvidia Inspector faz isso.

Em relação á UPS e o monitor ligar quando ligas a UPS acho que é característica de alguns monitores, assim que recebem corrente fazem um “check up” e ficam em standby, não é para preocupação, o RGB podes desligar a UPS que não tem problema, em relação á configuração na bios acho que as opções da Asus até estão bastante boas no Aura como a separação do suspenso e desligado, isso de suspender a maquina e perder RGB é porque não tens o software instalado ou então na bios deixar ON na parte RGB ON//OFF quando suspenso, eu pessoalmente detesto ter que usar software para controlar o RGB e não uso, quanto menos software melhor em tudo, para resolver o problema da suspensão e do RGB é desligares no Windows a possibilidade de o PC entrar em suspensão.

Acho que a solução que arranjas-te é funcional ou seja não tens software para aura e mesmo desligando o pc e o RGB ON ele fica OFF assim que desligas a UPS e não traz qualquer problema para o hardware, eu pessoalmente não costumo desligar nada fica sempre tudo em standby, monitores etc, o que se calhar contribui para mais uns trocos na conta da luz e o risco de problemas quando existem sobrecargas mas como á partida estou “protegido” pela sêxtupla não me preocupo, depois desligar a corrente completamente a toda a hora no pc é sempre uma maneira de gastar a pilha da board mais rápido, bem o que se poupa na luz talvez compense.

Obrigado pela resposta amigo @hug0b0ss :)

Pois, eu também detesto ter programas desnecessarios a correr no fundo, o aura sync tem 3 processos abertos para funcionar, é demais mesmo, portanto desinstalei, quando me apetecer trocar o esquema do rgb instalo novamente o programa do aura, gravo o efeito e volto a desinstalar.

Felizmente o teclado rgb da corsair não requer qualquer programa para usar as funcões todas, é mesmo excelente nesse aspecto, raro hoje em dia!

Quanto ao suspender perder o RGB, acontece com o Aura sync instalado ou desinstalado.

De facto acho a BIOS da motherboard boa (não sei como serão as outras motherboards das outras marcas), mas acho que esta é uma boa motherboard com uma boa BIOS, mas verdade seja dita, acho que o suspender devia estar separado do desligar, e secalhar é por isso que perco o RGB quando suspendo o PC (com essa opção activa).

Devia ser assim para as opções do RGB na motherboard:

- PC ligado ON/OFF, PC suspenso ON/OFF, PC desligado ON/OFF, portanto não meter o suspender e o desligar na mesma opção. (era o ideal)

Para concluir,

Onde posso comprar pilha para a motherboard?
 
@brunrib Pilha podes comprar no chines ou em qualquer ourivesaria, grandes superficies também tem, lojas de informática normalmente todas tem, mas a pilha da tua board vai durar bastante tempo mesmo que desligues completamente a corrente, mas sim podes comprar e ter guardada para qualquer eventualidade.

Qualquer marca e é CR2032 3v.
 
@brunrib Pilha podes comprar no chines ou em qualquer ourivesaria, grandes superficies também tem, lojas de informática normalmente todas tem, mas a pilha da tua board vai durar bastante tempo mesmo que desligues completamente a corrente, mas sim podes comprar e ter guardada para qualquer eventualidade.

Qualquer marca e é CR2032 3v.

Obrigado pela resposta, era mais para saber onde comprar quando precisar, por enquanto não vou comprar até porque as pilhas tem validade, se comprar agora depois na volta quando precisar já passou a data.

Depois passa no tópico do @TeclasBoy, diz que achas sobre o assunto.

Abraço!
 
Última edição:
Back
Topo