• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Pc + monitor = 2.100€, ajuda

A meu ver quando o 2600x deixar de ser bom processador para jogos, todas as outras opções no mercado actualmente também ficarao limitadas :)

A grande questão aqui é que vais ganhar no máximo 10fps/20fps num universo de 100 ou mais, em situações nas quais a placa gráfica é o factor limitativo, e a jogar single player! E isso não compensa o gasto de 100€ a mais que devem ser aplicados no GPU!

De qualquer forma penso que vários utilizadores te ofereceram boas propostas e te explicaram tudo, agora a decisão é tua! Boas compras e depois mostra-nos a configuração :)
 
@brunrib Não é que seja coisa do passado com a AMD, cada vez é mais coisa do passado por causas das novas tecnologias embutidas de origem no cpu, tipo Precision Boost, Extended Frequency Range, Precision Overdrive ou seja o que isto faz é que o cpu se auto overclock sem necessidade de intervenção do utilizador, claro podes sempre fazer overclock na mesma os cpu's AMD são por norma todos desbloqueados mas os ganhos/consumo/temperatura não justificam e nesta ultima geração ainda menos.

O que eu quero dizer é que quem compra um Ryzen tem grande performance out the box porque os cpu's tem todas essas perks, não é como o i7 8700k por exemplo que precisa de ser overclockado á maneira antiga, não que isso seja mau.
 
A meu ver quando o 2600x deixar de ser bom processador para jogos, todas as outras opções no mercado actualmente também ficarao limitadas :)

A grande questão aqui é que vais ganhar no máximo 10fps/20fps num universo de 100 ou mais, em situações nas quais a placa gráfica é o factor limitativo, e a jogar single player! E isso não compensa o gasto de 100€ a mais que devem ser aplicados no GPU!

De qualquer forma penso que vários utilizadores te ofereceram boas propostas e te explicaram tudo, agora a decisão é tua! Boas compras e depois mostra-nos a configuração :)

Entendo onde queres chegar.

Mas por exemplo os fps mínimos no 2600X são um bocado baixas, detesto quedas de fps, principalmente se for abaixo das 60fps.

Eu ainda não sei que vou fazer, também pondero portátil, mas pelo que tenho lido, são sempre mais limitados que um PC fixo.

@brunrib Não é que seja coisa do passado com a AMD, cada vez é mais coisa do passado por causas das novas tecnologias embutidas de origem no cpu, tipo Precision Boost, Extended Frequency Range, Precision Overdrive ou seja o que isto faz é que o cpu se auto overclock sem necessidade de intervenção do utilizador, claro podes sempre fazer overclock na mesma os cpu's AMD são por norma todos desbloqueados mas os ganhos/consumo/temperatura não justificam e nesta ultima geração ainda menos.

O que eu quero dizer é que quem compra um Ryzen tem grande performance out the box porque os cpu's tem todas essas perks, não é como o i7 8700k por exemplo que precisa de ser overclockado á maneira antiga, não que isso seja mau.

Pois, as gráficas da nvidia fazem boost sozinhas também.
 
Olá @JoaoVaz19 ! Falaste numa engine curiosa! Testei o meu 8700k sem Hyper Threading (ficando idêntico ao 8600k) a 5ghz e ram a 3600mhz C16. Consigo cerca de 180fps no Battlefield 1 e em Amiens, mas o processador fica com utilização de 85% a 100%! A experiência tornou-se mesmo muito má.

Com as 12 threads, no entanto, o 8700k com overclock e memórias rápidas dizimou a engine! 240fps constantes sem qualquer queda. Basta descer a velocidade das memórias para 3000mhz e perdem-se imediatamente 20fps a 30fps, e descendo o clock do 8700k para 4ghz já não ultrapassava dos 150fps. Uma engine mesmo muito sensível a threads, clocks e memórias!

É um jogo que espelha onde um 8600k pode ficar extremamente limitado, apesar de ser um bom processador para grande percentagem dos jogos :)

Tendo em atenção, claro, que há alguns jogos que não gostam de Hyper Threading e acabam por entregar melhor performance com HT desligado!

2600x não deixa de ser a melhor aposta no geral nessa gama de preços para mim!
Obrigado por partilhares a tua experiência e opinião, mas não acho que 180fps seja uma má experiência mesmo com o cpu a 100% xD
Btw foi em MP que fizeste o teste ?
 
Isto dos preços online todos os dias estão em constante mudança, ha um HP igual ao Dell por 500€ numa loja de informática conhecida, era boa oportunidade.

Que acham?

OMEN by HP TN 27" QHD 16:9 165Hz G-SYNC
 
Obrigado por partilhares a tua experiência e opinião, mas não acho que 180fps seja uma má experiência mesmo com o cpu a 100% xD
Btw foi em MP que fizeste o teste ?

Olá João! Torna-se mau! Porque os micro stutters atrapalham bastante a fluidez da imagem mesmo com o MSI afterburner a mostrar 180fps! Dou preferência a uma experiência de 120fps com o processador bastante folgado do que 180fps com 100% de utilização! Em batalhas intensas torna-se um caos de stutters. Testei multiplayer sim! Amiens que é bastante exigente com o hardware, apesar de não jogar battlefield 1 é um excelente benchmark :)

No entanto, é curioso que nas sagas Call of Duty (testei o Black Ops 3, WW2) o 8700k com o HT desligado tira maior framerate do que com HT ligado! Provavelmente devido a ser uma conversão menos boa de consola. Mas em alguns mapas os stutters são existentes, com utilizações constantes de 90%.

Isto dos preços online todos os dias estão em constante mudança, ha um HP igual ao Dell por 500€ numa loja de informática conhecida, era boa oportunidade.

Que acham?

OMEN by HP TN 27" QHD 16:9 165Hz G-SYNC

O meu conselho pessoal para ti tendo em conta o número de monitores que já testei (é o meu pedaço de hardware favorito :) ). Evita monitores da HP, praticamente todos induzem demasiado processamento de sinal e têm input lag mais alto que a concorrência! O controlo de qualidade quanto a blacklight bleed costuma ser bom, no entanto.

Olha para o Dell S27 1440p 165hz ou para o ViewSonic XG2703-GS IPS 165hz. Ambos excelentes opções 1440p. Gostas de Ultra Wide? Eu olhava para Ultra Wide se jogos single player fossem a minha prioridade! Dá uma imersão espetacular! :)
 
@brunrib Não é que seja coisa do passado com a AMD, cada vez é mais coisa do passado por causas das novas tecnologias embutidas de origem no cpu, tipo Precision Boost, Extended Frequency Range, Precision Overdrive ou seja o que isto faz é que o cpu se auto overclock sem necessidade de intervenção do utilizador, claro podes sempre fazer overclock na mesma os cpu's AMD são por norma todos desbloqueados mas os ganhos/consumo/temperatura não justificam e nesta ultima geração ainda menos.
Isso não faz qualquer sentido o que dizes.
Estás a confundir velocidade final de TODOS os cores com velocidade automatico parcial em X cores de acord com a carga e temperatura do cpu.
 
Ganhas mais com memoria mais rápida em bench que propriamente a fazer lock aos cores todos.
Eu por acaso já vi em jogos a manter acima de 4ghz mas por exemplo este link:
https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-7-2700x-review,5571-11.html

A parte que importa mais é esta no final:
"If you spend some money on good cooling, there's no reason to manually overclock Ryzen 7 2700X. Thanks to XFR2, AMD's flagship should remain stable above 4 GHz, even under full load. Try to go any higher and you'll pay a hefty price in heat, power, and possibly long-term reliability."
 
Continua a não explicar a questão do balanceamento dos cores.
Ai não fala em quantos cores.

O que estou a explicar é que é SEMPRE melhor fazer OC manual do que deixar em auto e esperar que os cores que precisamos subam a velocidade.
Eu prefiro 1000x ter TODOS os cores a 4.1 ou 4.2Ghz do que ter 2 cores a 4.3Ghz, 6 a 4.1Ghz e a 4Ghz se puxar pelos cores todos em auto.

O que me apercebeo das reviews e de todos os pc's que montamos todas as pessoas é que hoje em dia as pessoas perderam aquilo que tinhamos há 10 anos atras quando se fazia OC, que é dedinhos....
 
Ainda não percebes-te que nos zen+ não são 2 cores ou 1, estás a confundir com os intel mas não tem nada a ver.

Estes zen+ fazem oc aos cores todos não é tipo turbo boost da intel ou mesmo os zen que faziam só a 2 cores.

Sim eu sou desse tempo ainda me lembro o primeiro pc Pentium a 133mhz que meti a 150mhz, ui foi das melhores satisfações nerds que tive.
 
Boa noite, pois é malta, ainda não sei bem o que fazer, a escolha é muito difícil, há tanta coisa por optar, que torna tudo mais complicado.

Estava a pensar no 2700X invés do 2600X, por causa do cooler que eu gosto e o 2600X não traz, depois pelo que li o 2600X não tem aquilo do XFR 2 / Precision Boost, em que o cpu faz oc sozinho, também li que o 2600X não funciona bem com memórias com clock elevado.

O 8700k invés do 8700, porque são 15€ de diferença e já traz clock de raiz um bocadinho mais elevado e tenho sempre opção de poder fazer oc no futuro.

Portanto agora estava a pensar assim:

2700X + X470 (cooler de origem)

8700k + Z370 (cooler a ar)


Neste momento apenas tenho as rams, G.Skill Trident DDR4 3600mhz CL16, e a tal caixa Fractal.

Quanto ao cooler, gostava mais de ter watercooling devido ao visual, mas vocês falaram tão mal da fiabilidade, que eu tenho medo de me meter por aí e vir a ter problemas, também um bom cooler a água são mais de 100€...são caros.

Problema é que a nivel de coolers a ar nem sei o que escolher, queria algo silencioso, bonito e que ocupasse pouco espaço (nada daqueles montros da noctua), algo pequeno e simples (assim na linha do cooler do 2700X), já estive a ver as vossas sugestões e nada puxou-me assim muito, assim do que vi de coolers a ar, este cryorig h7, até achei +/- em linha do que gosto e não pareceu grande, de momento é o único cooler a ar que me agrada.

Para finalizar, tenho lido sobre as boards X470 que algumas precisam de ser limadas a nivel da bios e isso deixa-me um pouco de pé atrás em ir para AMD, que acham disto?

Agradeço mais opiniões, ideias, dicas, sei que já foi dito quase tudo de vossa parte, mas é sempre bom ler sobre diferentes maneiras de pensar.

@hug0b0ss @mata-pombos @Stormgiant @Daniel_1110 @Slider @JoaoVaz19 @VelhoDoRestelo @TeclasBoy @VrumVRum
 
Não sei a que lojas estás a ir pois o 8700 já se arranja por 270€-280€ enquanto o 8700k arranjas por 315€-320€ ou seja não são 15€ de diferença mas sim 45€-50€ quanto a coolers bons e pequenos a ar simplesmente não existe mas em termos estéticos gosto bastante do DarkRock 3 pois é silencioso e o performance é bastante equivalente aos Noctua.
 
Última edição:
pessoalmente, sendo um all-round e para gaming, ia pelo 2700x
É mais recente, tem a mesma performance em jogos como o 8700k e é mais fresco, logo não te tens de stressar com com coolers xpto e nem precisas de te chatear com OC, dado que com as novas tecnologias dele, faz ele esse trabalho, e aparte, ganhas mais 2 cores e 4 threads. O cooler de origem é suficiente para já, mas podes sempre melhorar por um qualquer, não tens de te chatear em meter um monstro para dissipar uma torradeira ;)
 
https://es.*****.com/list/4y8Ygw

Essa è a config final depois de muito pensar, já tenho as peças todas e monitor, acho que ficou tudo por 2400 e pico.

O 2700X acabei por não optar por algumas razões, as boards X470 andam na casa dos 250€ e não se arranja em lado nenhum, está tudo em encomenda, depois o 2700X para usufruir do tal overclock automático tem de levar um bom cooler, depois li que as bios das X470 ainda estavam verdes e que o tal overcloking automático ainda não está a 100% (alias para ativar aquilo na bios aparece uma mensagem a dizer que se algo correr mal, chapéu garantia).

O 8700K está neste momento a 309€ na Amazon (estive quase pa comprar aí mas ia atrasar as coisas), comprei cá a 318€ numa loja tuga, motherboard subi um pouco a fasquia para ter a funcionalidade de wi-fi embutida (uma placa wi fi ou powerline era 30/40€ à parte).

Depois entre a 1070ti e a 1080 eram 20/30€, acho que valia a diferença.

As memórias eram 20€ de diferença de 3200mhz para 3600mhz, CL16, como falaram aí que alguns jogos davam uso isso, fui para elas.

O cooler não espero grande coisa dele, mas na loja não tinham mais nada assim a ar que eu gostasse visualmente, esse até achei bonito, espero é que o cooler seja suficiente bom para um 8700k em stock e que não seja barulhento (mas também deve dar para trocar as fans, acho eu, por umas silenciosas).

A caixa fractal é que nem sei que ventoinhas permite por, pois nem vi a caixa ao vivo (estava dentro da caixa de cartao ainda), mas suponho que depois convem meter umas ventoinhas para meter o ar a circular.

De realçar que nas 3 lojas de informática que fui, todos falaram bem de water cooling e insistiram que era fiável, e que nunca tiveram queixas nenhumas de clientes (se é verdade ou não, não sei), preferi seguir o vosso conselho...

Portanto a máquina ficou lá para montarem, amanhã é feriado portanto chapéu :(, a correr bem quinta feira tenho a máquina comigo.

Depois dou feedback e fotos da máquina, só espero mesmo que corra tudo bem, e que a máquina cumpra com as minhas expectativas...

Cumprimentos
 
Última edição:
Boa noite, pois é malta, ainda não sei bem o que fazer, a escolha é muito difícil, há tanta coisa por optar, que torna tudo mais complicado.

Estava a pensar no 2700X invés do 2600X, por causa do cooler que eu gosto e o 2600X não traz, depois pelo que li o 2600X não tem aquilo do XFR 2 / Precision Boost, em que o cpu faz oc sozinho, também li que o 2600X não funciona bem com memórias com clock elevado.

O 8700k invés do 8700, porque são 15€ de diferença e já traz clock de raiz um bocadinho mais elevado e tenho sempre opção de poder fazer oc no futuro.

Portanto agora estava a pensar assim:

2700X + X470 (cooler de origem)

8700k + Z370 (cooler a ar)


Neste momento apenas tenho as rams, G.Skill Trident DDR4 3600mhz CL16, e a tal caixa Fractal.

Quanto ao cooler, gostava mais de ter watercooling devido ao visual, mas vocês falaram tão mal da fiabilidade, que eu tenho medo de me meter por aí e vir a ter problemas, também um bom cooler a água são mais de 100€...são caros.

Problema é que a nivel de coolers a ar nem sei o que escolher, queria algo silencioso, bonito e que ocupasse pouco espaço (nada daqueles montros da noctua), algo pequeno e simples (assim na linha do cooler do 2700X), já estive a ver as vossas sugestões e nada puxou-me assim muito, assim do que vi de coolers a ar, este cryorig h7, até achei +/- em linha do que gosto e não pareceu grande, de momento é o único cooler a ar que me agrada.

Para finalizar, tenho lido sobre as boards X470 que algumas precisam de ser limadas a nivel da bios e isso deixa-me um pouco de pé atrás em ir para AMD, que acham disto?

Agradeço mais opiniões, ideias, dicas, sei que já foi dito quase tudo de vossa parte, mas é sempre bom ler sobre diferentes maneiras de pensar.

@hug0b0ss @mata-pombos @Stormgiant @Daniel_1110 @Slider @JoaoVaz19 @VelhoDoRestelo @TeclasBoy @VrumVRum

Por todos os motivos por mim e pelos outros utilizadores apresentados, a minha escolha ia para o 2700x :) Frisar, no entanto, que não precisas de tanto para jogos apenas. Com o 2600x ias muito bem também.

edit: peço desculpa, não vi que já tinhas comprado o material, foste muito bem servido de qualquer forma :)
 
Por todos os motivos por mim e pelos outros utilizadores apresentados, a minha escolha ia para o 2700x :) Frisar, no entanto, que não precisas de tanto para jogos apenas. Com o 2600x ias muito bem também.

edit: peço desculpa, não vi que já tinhas comprado o material, foste muito bem servido de qualquer forma :)

O problema é que estou sem PC há quase dois meses e tinha alguma pressa em montar a máquina, as tais boards X470 são mais caras que Z370 e não tem data de entrega nas lojas que fui.

Como também isto do overclock automático ainda é novidade e li que as bios estavam verdes, fiquei assim também de pé atrás...

Secalhar fui burro, mas ficou assim.

Acho que mesmo assim fiquei com uma boa máquina para jogar e para aguentar alguns anos (espero eu), agora quero é testar tudo e ver está tudo nos conformes.

O cooler é que não sei mesmo se será suficiente bom, e estou com receios.
 
Não foste burro, compraste aquele que é indiscutivelmente o processador mais rápido para jogos! Não te preocupes :) por 318€, eu paguei 360€ há 2 meses!

O cooler é mais que suficiente sem overclocks extremos. Com esse cooler consegues 4,7ghz/4,8ghz em todos os núcleos sem dificuldades. Acima disso é que pode (ou não) complicar, dependendo do chip que te calha. Mas ter 4,8ghz ou 5ghz é irrelevante segundo os testes que efectuei. Tens memórias muito rápidas e isso é tão ou mais importante. Não te preocupes! Bons jogos! :)
 
Back
Topo